Salário para o cargo de Chumbeiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Chumbeiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chumbeiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • atender aos clientes;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);

Atividades

  • gerir custos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • delegar atribuições;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • atender agentes de fiscalização;
  • determinar perfis profissionais;
  • qualificar fornecedores;
  • remanejar leiaute;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • contratar serviços;
  • gerir compras;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • cooperar na definição de projetos;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • fazer orçamentos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • gerir investimentos;
  • propor compra de novos itens;
  • expressar-se oralmente;
  • manter apresentação pessoal;
  • representar a empresa;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • promover programas prevencionistas;
  • resolver reclamações de clientes;
  • orientar clientes;
  • agir com dinamismo;
  • participar de reuniões;
  • definir estratégias de terceirização;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • captar recursos;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • elaborar plano de investimentos;
  • analisar tendências do mercado;
  • examinar currículos;
  • definir perfil do consumidor final;
  • buscar atualização profissional;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • providenciar integração de funcionários;
  • medir resultados de treinamento;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • exercer liderança;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • instruir subordinados;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • designar equipe para projeto;
  • recepcionar mercadorias;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • estimular a motivação das equipes;
  • exercitar a autonomia;
  • transferir numerário para o banco;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • expressar-se gestualmente;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • cobrar resultados;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • promover funcionários;
  • elaborar normas e instruções;
  • formular incentivos de produtividade;
  • planejar compras e locações;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • implantar técnicas de vendas;
  • operar equipamentos de informática;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • gerir estoques;
  • demonstrar motivação;
  • avaliar desempenho;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • administrar remanejamentos;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • entrevistar candidatos;
  • prestar assistência social aos funcionários;


Setores que mais contratam Chumbeiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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