Salário para o cargo de Papeleiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Papeleiro (comércio varejista) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Quanto ganha um Papeleiro (comércio varejista)

Um Papeleiro (comércio varejista) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.130,53 e R$ 4.188,33, com a média salarial de R$ 1.793,28 e o salário mediana em R$ 1.420,37 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Papeleiro (comércio varejista)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.793,28 21.519,35 448,32 8,27
1º Quartil 1.130,53 13.566,41 282,63 5,21
Salário Mediana 1.420,37 17.044,44 355,09 6,55
3º Quartil 3.194,20 38.330,38 798,55 14,72
Teto Salarial 4.188,33 50.259,94 1.047,08 19,31


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.207 - 4.747 2.070,84 1.206,65 1.466,00 3.919,34 4.747,22
Rio de Janeiro - RJ 1.196 - 5.070 2.205,37 1.195,64 1.692,43 4.185,77 5.069,93
Porto Alegre - RS 1.249 - 3.153 1.657,35 1.248,85 1.379,38 2.603,03 3.152,87
Belo Horizonte - MG 1.087 - 3.689 1.723,41 1.086,83 1.273,00 3.045,45 3.688,74
Ribeirão Preto - SP 1.280 - 3.101 1.679,86 1.280,28 1.462,00 2.560,03 3.100,79
Manaus - AM 1.120 - 2.128 1.331,68 1.120,09 1.196,36 1.757,18 2.128,34
Brasília - DF 1.089 - 5.198 1.995,18 1.089,37 1.200,00 4.291,58 5.198,10
Curitiba - PR 1.306 - 4.062 1.908,67 1.306,47 1.436,60 3.353,85 4.062,29
Atibaia - SP 1.424 - 2.129 1.549,38 1.424,12 1.454,00 1.757,86 2.129,18
Mogi das Cruzes - SP 1.309 - 2.562 1.587,49 1.308,53 1.461,00 2.115,04 2.561,80
Campinas - SP 1.408 - 5.136 2.277,14 1.408,30 1.608,00 4.240,21 5.135,87
Osasco - SP 1.372 - 4.303 1.968,80 1.372,12 1.442,00 3.552,64 4.303,06
Fortaleza - CE 1.045 - 2.858 1.387,60 1.045,00 1.060,00 2.359,44 2.857,83
Braço do Norte - SC 1.352 - 1.726 1.378,16 1.351,61 1.368,00 1.425,20 1.726,24
Salvador - BA 1.077 - 5.270 2.269,36 1.076,88 1.892,27 4.351,14 5.270,23
Volta Redonda - RJ 1.157 - 2.953 1.558,16 1.157,48 1.295,00 2.438,06 2.953,05
Arapongas - PR 1.384 - 1.758 1.410,91 1.384,32 1.404,00 1.451,75 1.758,41
São José dos Campos - SP 1.244 - 3.809 1.844,36 1.243,55 1.453,00 3.145,04 3.809,37
Santos - SP 1.320 - 3.464 1.793,40 1.319,58 1.544,72 2.859,98 3.464,10
São Bernardo do Campo - SP 1.308 - 3.306 1.751,68 1.308,30 1.466,03 2.729,19 3.305,68


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.242 - 4.244 1.929,46 1.242,21 1.464,00 3.504,18 4.244,37
Rio de Janeiro 1.174 - 4.034 1.902,94 1.174,07 1.428,72 3.330,80 4.034,36
Rio Grande do Sul 1.215 - 2.847 1.567,73 1.215,15 1.344,00 2.350,44 2.846,92
Minas Gerais 1.058 - 3.251 1.546,86 1.058,08 1.165,87 2.683,76 3.250,65
Paraná 1.181 - 2.956 1.614,02 1.180,70 1.404,00 2.440,10 2.955,53
Santa Catarina 1.285 - 3.143 1.679,88 1.284,71 1.391,00 2.595,09 3.143,25
Mato Grosso 1.047 - 2.172 1.271,54 1.046,99 1.118,00 1.793,57 2.172,42
Goiás 1.050 - 3.879 1.704,47 1.049,51 1.205,00 3.202,37 3.878,81
Bahia 1.061 - 4.907 2.043,24 1.061,42 1.500,00 4.051,37 4.907,15
Amazonas 1.101 - 2.105 1.317,24 1.100,80 1.196,36 1.737,99 2.105,11
Distrito Federal 1.089 - 5.198 1.995,18 1.089,37 1.200,00 4.291,58 5.198,10
Espírito Santo 1.113 - 3.936 1.765,44 1.112,59 1.204,00 3.249,42 3.935,80
Maranhão 1.125 - 3.113 1.541,16 1.125,05 1.197,27 2.570,19 3.113,09
Ceará 1.045 - 2.965 1.409,94 1.045,00 1.077,33 2.447,75 2.964,79
Pará 1.073 - 7.023 2.357,00 1.072,83 1.281,27 5.798,09 7.022,82
Mato Grosso do Sul 1.116 - 3.149 1.579,42 1.116,25 1.282,45 2.599,61 3.148,72
Pernambuco 1.090 - 4.910 2.003,34 1.089,77 1.350,00 4.053,62 4.909,86
Rondônia 1.106 - 2.462 1.374,88 1.106,33 1.178,53 2.032,94 2.462,36
Paraíba 1.061 - 4.283 1.799,16 1.060,85 1.171,90 3.536,18 4.283,13
Piauí 1.054 - 3.697 1.577,79 1.053,57 1.155,89 3.052,57 3.697,36
Rio Grande do Norte 1.050 - 5.255 2.191,48 1.049,76 1.672,87 4.338,47 5.254,89
Tocantins 1.062 - 2.785 1.398,86 1.061,77 1.100,00 2.299,45 2.785,16
Alagoas 1.059 - 4.529 1.963,87 1.059,46 1.500,00 3.739,50 4.529,39
Sergipe 1.087 - 3.966 1.674,57 1.087,00 1.148,86 3.274,11 3.965,70
Roraima 1.057 - 1.666 1.156,88 1.056,50 1.076,25 1.375,44 1.665,97
Amapá 1.045 - 2.111 1.225,40 1.045,00 1.045,00 1.742,77 2.110,90
Acre 1.103 - 5.463 2.267,12 1.102,98 1.844,00 4.510,00 5.462,65


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Papeleiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • atender aos clientes;
  • gerir recursos materiais e financeiros;

  • Atividades

    • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
    • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
    • sugerir melhoria em mercadorias;
    • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
    • remanejar leiaute;
    • instruir subordinados;
    • orientar clientes;
    • administrar remanejamentos;
    • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
    • delegar atribuições;
    • expressar-se gestualmente;
    • implantar técnicas de vendas;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • estabelecer escala de férias e de folgas;
    • colaborar na definição de epi e epc;
    • buscar atualização profissional;
    • sugerir inovações;
    • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
    • manter apresentação pessoal;
    • autorizar pagamentos e recebimentos;
    • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
    • definir estratégias de terceirização;
    • elaborar plano de investimentos;
    • mediar relação entre funcionário e empresa;
    • atender agentes de fiscalização;
    • demonstrar motivação;
    • acompanhar auditoria interna e externa;
    • informar funcionários sobre seus desempenhos;
    • negociar preços e condições de pagamento;
    • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
    • administrar horas trabalhadas, horas extras;
    • preparar relatórios para a diretoria;
    • gerir compras;
    • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
    • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
    • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
    • evidenciar equilíbrio emocional;
    • implementar reciclagem de funcionários;
    • designar equipe para projeto;
    • planejar compras e locações;
    • representar a empresa;
    • gerir custos;
    • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
    • recomendar promoção de funcionários;
    • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • recepcionar mercadorias;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • expressar-se oralmente;
    • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
    • contratar serviços;
    • qualificar fornecedores;
    • medir resultados de treinamento;
    • prover ações de preservação ambiental;
    • acompanhar rotinas administrativas;
    • definir perfil do consumidor final;
    • propor compra de novos itens;
    • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
    • transferir numerário para o banco;
    • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
    • realizar reuniões com a equipe;
    • resolver reclamações de clientes;
    • providenciar integração de funcionários;
    • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
    • agir com dinamismo;
    • averiguar comportamento dos concorrentes;
    • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
    • elaborar normas e instruções;
    • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
    • participar de reuniões;
    • redigir comunicados e normas;
    • pesquisar a satisfação dos clientes;
    • gerir investimentos;
    • entrevistar candidatos;
    • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
    • exercitar a autonomia;
    • sugerir investimentos;
    • promover programas prevencionistas;
    • analisar tendências do mercado;
    • cobrar resultados;
    • monitorar o andamento de projetos;
    • examinar currículos;
    • cooperar na definição de projetos;
    • avaliar desempenho;
    • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
    • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
    • determinar perfis profissionais;
    • exercer liderança;
    • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
    • revisar manuais de procedimentos;
    • controlar o cumprimento de normas;
    • acompanhar a execução orçamentária;
    • apreciar inovações organizacionais;
    • captar recursos;
    • fazer orçamentos;
    • liberar mercadorias para entrega;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
    • formular incentivos de produtividade;
    • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
    • estimular a motivação das equipes;
    • argumentar com convicção (persuasão);
    • prestar assistência social aos funcionários;
    • operar equipamentos de informática;
    • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
    • gerir estoques;
    • avaliar nível de satisfação das equipes;
    • divulgar mercadorias e serviços;
    • promover funcionários;
    • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
    • gerenciar contratos de serviços;
    • zelar pela organização do local de trabalho;


    Setores que mais contratam Papeleiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
    • Comércio varejista de plantas e flores naturais
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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