Salário para o cargo de Gerente de serviços de oficina (assistência técnica)
CBO 1414-20 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de serviços de oficina (assistência técnica) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Quanto ganha um Gerente de serviços de oficina (assistência técnica)

Um Gerente de serviços de oficina (assistência técnica) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.155,62 e R$ 12.338,94, com a média salarial de R$ 4.822,73 e o salário mediana em R$ 3.042,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de serviços de oficina (assistência técnica)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.822,73 57.872,82 1.205,68 22,17
1º Quartil 2.155,62 25.867,47 538,91 9,91
Salário Mediana 3.042,00 36.504,00 760,50 13,99
3º Quartil 9.410,20 112.922,41 2.352,55 43,27
Teto Salarial 12.338,94 148.067,25 3.084,73 56,73


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.254 - 24.867 8.873,78 2.253,78 5.289,00 20.530,74 24.867,45
Rio de Janeiro - RJ 1.920 - 12.027 4.571,60 1.920,13 3.309,50 9.929,23 12.026,58
Cotia - SP 1.856 - 6.239 2.741,59 1.856,00 1.856,00 5.150,58 6.238,54
Belo Horizonte - MG 2.015 - 19.417 6.429,10 2.014,94 3.650,00 16.030,61 19.416,75
Goiânia - GO 1.556 - 9.543 3.785,34 1.555,81 3.000,00 7.878,44 9.542,60
Curitiba - PR 2.035 - 19.286 6.250,27 2.035,19 3.257,00 15.922,80 19.286,17
Brasília - DF 1.718 - 8.077 3.417,67 1.718,45 2.108,00 6.668,14 8.076,65
Campo Grande - MS 1.584 - 9.596 3.984,72 1.583,53 3.000,00 7.922,37 9.595,81
Barueri - SP 3.294 - 26.941 11.093,19 3.293,87 9.999,00 22.242,95 26.941,33
Porto Alegre - RS 1.849 - 6.966 3.221,61 1.848,77 2.300,00 5.751,25 6.966,08
Manaus - AM 1.735 - 12.874 4.816,85 1.735,46 3.570,00 10.629,08 12.874,26
Cuiabá - MT 1.670 - 15.944 5.390,18 1.670,42 3.236,00 13.163,50 15.944,03
Ribeirão Preto - SP 2.115 - 10.504 4.472,55 2.115,09 3.356,00 8.671,79 10.503,54
Guarulhos - SP 1.965 - 19.561 6.815,09 1.964,73 4.292,00 16.149,73 19.561,03
Fortaleza - CE 1.500 - 7.482 3.531,39 1.499,70 2.971,50 6.176,96 7.481,72
Campinas - SP 1.973 - 23.454 7.710,62 1.973,06 4.180,00 19.363,75 23.453,96
Ponta Grossa - PR 1.889 - 18.041 6.178,47 1.889,33 3.841,20 14.895,11 18.041,41
Salvador - BA 1.575 - 9.369 3.963,18 1.574,50 3.374,00 7.735,06 9.368,94
Joinville - SC 2.222 - 11.367 4.430,42 2.222,00 3.169,00 9.385,00 11.367,39
Recife - PE 1.688 - 10.136 4.184,94 1.687,50 3.200,00 8.368,25 10.135,88


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.986 - 19.306 6.594,41 1.986,19 3.800,50 15.939,09 19.305,91
Minas Gerais 1.735 - 12.957 4.597,93 1.735,42 2.793,00 10.697,61 12.957,26
Paraná 1.976 - 12.439 4.785,48 1.975,77 3.300,00 10.269,79 12.439,08
Santa Catarina 1.894 - 9.285 4.033,96 1.893,80 3.226,50 7.665,49 9.284,68
Rio de Janeiro 1.820 - 12.205 4.520,58 1.819,58 3.000,00 10.076,72 12.205,22
Mato Grosso 1.685 - 9.184 3.819,87 1.685,35 2.835,00 7.582,29 9.183,90
Rio Grande do Sul 1.933 - 8.649 3.894,26 1.933,36 3.356,00 7.141,05 8.649,45
Goiás 1.555 - 10.085 3.945,90 1.555,39 3.000,00 8.326,63 10.085,47
Bahia 1.518 - 7.770 3.331,56 1.518,15 2.603,00 6.415,20 7.770,28
Mato Grosso do Sul 1.697 - 9.830 4.152,73 1.696,97 3.182,50 8.115,66 9.829,93
Pará 1.525 - 9.600 3.600,45 1.524,57 2.226,00 7.926,13 9.600,37
Espírito Santo 1.783 - 10.288 4.089,13 1.783,32 2.893,00 8.493,73 10.287,86
Pernambuco 1.705 - 13.085 4.792,84 1.705,09 3.200,00 10.803,14 13.085,08
Tocantins 1.631 - 11.049 3.844,28 1.631,10 2.260,00 9.121,91 11.048,73
Distrito Federal 1.718 - 8.077 3.417,67 1.718,45 2.108,00 6.668,14 8.076,65
Ceará 1.487 - 8.877 3.697,77 1.486,78 2.570,00 7.329,29 8.877,46
Rondônia 1.512 - 6.269 2.875,92 1.511,80 2.487,50 5.175,36 6.268,55
Amazonas 1.754 - 12.401 4.766,55 1.754,36 3.535,00 10.238,07 12.400,66
Maranhão 1.551 - 7.757 3.542,12 1.550,62 3.138,25 6.404,46 7.757,28
Rio Grande do Norte 1.667 - 5.565 2.875,45 1.666,50 2.604,00 4.594,83 5.565,40
Paraíba 1.465 - 5.305 2.539,98 1.465,10 2.000,00 4.379,60 5.304,70
Alagoas 1.444 - 6.868 2.939,50 1.443,63 2.142,50 5.670,50 6.868,28
Sergipe 1.527 - 7.862 3.248,03 1.526,86 2.500,00 6.491,29 7.862,44
Piauí 1.499 - 10.291 3.945,39 1.498,71 2.471,00 8.496,29 10.290,96
Roraima 1.412 - 6.413 2.401,59 1.412,00 1.412,00 5.295,00 6.413,46
Amapá 2.195 - 19.380 6.212,78 2.194,61 3.069,00 16.000,00 19.379,68
Acre 1.412 - 5.689 2.308,33 1.412,00 1.522,00 4.696,67 5.688,74


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de serviços de oficina (assistência técnica)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • atender aos clientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • estruturar equipes de trabalho;

  • Atividades

    • gerir estoques;
    • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
    • avaliar desempenho;
    • realizar reuniões com a equipe;
    • prover ações de preservação ambiental;
    • divulgar mercadorias e serviços;
    • gerir custos;
    • redigir comunicados e normas;
    • contratar serviços;
    • elaborar normas e instruções;
    • promover funcionários;
    • argumentar com convicção (persuasão);
    • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
    • preparar relatórios para a diretoria;
    • cobrar resultados;
    • estimular a motivação das equipes;
    • recomendar promoção de funcionários;
    • definir perfil do consumidor final;
    • providenciar integração de funcionários;
    • agir com dinamismo;
    • entrevistar candidatos;
    • exercitar a autonomia;
    • operar equipamentos de informática;
    • avaliar nível de satisfação das equipes;
    • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
    • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
    • revisar manuais de procedimentos;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • recepcionar mercadorias;
    • evidenciar equilíbrio emocional;
    • atender agentes de fiscalização;
    • analisar tendências do mercado;
    • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
    • informar funcionários sobre seus desempenhos;
    • expressar-se oralmente;
    • implantar técnicas de vendas;
    • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
    • participar de reuniões;
    • qualificar fornecedores;
    • buscar atualização profissional;
    • exercer liderança;
    • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
    • elaborar plano de investimentos;
    • acompanhar rotinas administrativas;
    • determinar perfis profissionais;
    • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
    • cooperar na definição de projetos;
    • acompanhar auditoria interna e externa;
    • sugerir melhoria em mercadorias;
    • zelar pela organização do local de trabalho;
    • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
    • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
    • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
    • sugerir investimentos;
    • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
    • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
    • planejar compras e locações;
    • manter apresentação pessoal;
    • definir estratégias de terceirização;
    • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
    • medir resultados de treinamento;
    • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
    • administrar remanejamentos;
    • fazer orçamentos;
    • mediar relação entre funcionário e empresa;
    • liberar mercadorias para entrega;
    • orientar clientes;
    • estabelecer escala de férias e de folgas;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • captar recursos;
    • promover programas prevencionistas;
    • implementar reciclagem de funcionários;
    • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
    • designar equipe para projeto;
    • delegar atribuições;
    • demonstrar motivação;
    • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
    • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
    • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
    • controlar o cumprimento de normas;
    • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
    • gerir compras;
    • prestar assistência social aos funcionários;
    • negociar preços e condições de pagamento;
    • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
    • propor compra de novos itens;
    • apreciar inovações organizacionais;
    • remanejar leiaute;
    • examinar currículos;
    • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
    • instruir subordinados;
    • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
    • administrar horas trabalhadas, horas extras;
    • monitorar o andamento de projetos;
    • pesquisar a satisfação dos clientes;
    • representar a empresa;
    • gerenciar contratos de serviços;
    • colaborar na definição de epi e epc;
    • formular incentivos de produtividade;
    • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
    • gerir investimentos;
    • transferir numerário para o banco;
    • sugerir inovações;
    • autorizar pagamentos e recebimentos;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • expressar-se gestualmente;
    • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
    • resolver reclamações de clientes;
    • acompanhar a execução orçamentária;
    • averiguar comportamento dos concorrentes;


    Setores que mais contratam Gerente de serviços de oficina (assistência técnica) no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
    • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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