Salário para o cargo de Gerente de serviços de oficina (assistência técnica)
CBO 1414-20 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de serviços de oficina (assistência técnica) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Quanto ganha um Gerente de serviços de oficina (assistência técnica)

Um Gerente de serviços de oficina (assistência técnica) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.324,35 e R$ 12.093,94, com a média salarial de R$ 3.921,79 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de serviços de oficina (assistência técnica)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.921,79 47.061,47 980,45 18,14
1º Quartil 1.324,35 15.892,22 331,09 6,13
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,57
3º Quartil 9.223,35 110.680,24 2.305,84 42,67
Teto Salarial 12.093,94 145.127,25 3.023,48 55,95


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.127 - 21.344 7.763,47 2.126,91 5.235,00 17.621,53 21.343,72
Rio de Janeiro - RJ 1.567 - 11.718 4.167,13 1.566,83 2.551,45 9.674,51 11.718,06
Belo Horizonte - MG 1.080 - 8.377 2.991,63 1.080,31 2.000,00 6.916,49 8.377,46
Goiânia - GO 1.134 - 6.345 2.461,92 1.134,45 1.600,00 5.238,73 6.345,31
Curitiba - PR 1.481 - 12.855 4.232,89 1.481,46 2.100,00 10.613,07 12.854,87
Barueri - SP 3.065 - 20.238 8.123,62 3.065,21 6.000,00 16.708,59 20.237,95
Campinas - SP 1.540 - 12.431 4.497,71 1.539,75 3.100,00 10.262,89 12.430,73
Campo Grande - MS 1.480 - 4.898 2.537,54 1.480,17 2.291,00 4.043,99 4.898,21
Porto Alegre - RS 1.521 - 11.254 4.158,79 1.521,18 3.077,89 9.291,04 11.253,59
Fortaleza - CE 1.090 - 56.691 12.397,37 1.090,20 1.832,38 46.804,53 56.691,05
São Bernardo do Campo - SP 1.455 - 9.327 3.400,51 1.455,05 2.500,51 7.700,11 9.326,60
Brasília - DF 1.519 - 7.058 3.379,69 1.518,69 2.900,00 5.826,75 7.057,53
Recife - PE 1.462 - 8.407 3.450,96 1.461,77 2.500,00 6.940,99 8.407,13
Manaus - AM 1.400 - 6.961 3.099,06 1.399,84 2.500,00 5.747,44 6.961,47
Cuiabá - MT 1.221 - 11.141 3.819,52 1.221,27 2.200,00 9.198,02 11.140,92
Sorocaba - SP 1.400 - 11.493 3.748,99 1.400,48 2.214,09 9.488,56 11.492,83
Cascavel - PR 1.419 - 5.980 2.641,58 1.419,43 2.033,00 4.936,77 5.979,56
Maringá - PR 1.311 - 7.618 2.895,28 1.310,50 1.958,35 6.289,11 7.617,55
Ribeirão Preto - SP 1.541 - 11.547 4.375,25 1.540,94 3.278,51 9.533,00 11.546,66
Salvador - BA 1.564 - 10.234 3.968,43 1.564,05 3.000,00 8.449,65 10.234,47


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.696 - 16.223 5.731,22 1.695,64 3.500,00 13.394,06 16.223,28
Minas Gerais 1.127 - 7.218 2.785,45 1.127,08 2.000,00 5.959,12 7.217,87
Paraná 1.434 - 9.305 3.469,87 1.433,77 2.200,00 7.682,41 9.305,17
Rio de Janeiro 1.422 - 10.352 3.733,34 1.421,99 2.551,45 8.546,68 10.351,99
Rio Grande do Sul 1.558 - 9.693 3.748,42 1.558,01 2.754,97 8.002,58 9.692,96
Goiás 1.134 - 7.118 2.784,16 1.134,06 2.000,00 5.876,55 7.117,85
Santa Catarina 1.407 - 6.122 2.717,27 1.407,45 2.100,00 5.054,07 6.121,64
Mato Grosso 1.382 - 8.895 3.418,78 1.381,99 2.407,91 7.343,70 8.894,91
Mato Grosso do Sul 1.388 - 5.881 2.763,41 1.388,35 2.400,00 4.855,10 5.880,64
Bahia 1.180 - 7.143 2.814,14 1.179,74 2.000,00 5.897,25 7.142,93
Pernambuco 1.128 - 7.119 2.834,74 1.128,38 2.122,50 5.877,12 7.118,54
Pará 1.212 - 4.972 2.350,33 1.212,25 2.000,00 4.105,23 4.972,38
Ceará 1.093 - 34.961 8.166,34 1.092,52 1.800,00 28.864,09 34.961,06
Rondônia 1.145 - 6.939 2.560,05 1.144,51 1.617,00 5.728,61 6.938,66
Espírito Santo 1.324 - 10.660 3.889,70 1.323,85 2.678,58 8.801,28 10.660,37
Tocantins 1.221 - 5.085 2.224,52 1.221,34 1.787,42 4.198,02 5.084,77
Maranhão 1.155 - 5.744 2.565,85 1.154,95 2.184,00 4.742,62 5.744,40
Distrito Federal 1.519 - 7.058 3.379,69 1.518,69 2.900,00 5.826,75 7.057,53
Amazonas 1.400 - 6.961 3.099,06 1.399,84 2.500,00 5.747,44 6.961,47
Paraíba 1.173 - 5.380 2.327,33 1.173,25 1.800,00 4.442,00 5.380,28
Rio Grande do Norte 1.166 - 5.631 2.338,50 1.165,88 2.000,00 4.649,00 5.631,01
Piauí 1.113 - 10.581 3.029,86 1.113,38 1.581,00 8.735,85 10.581,12
Sergipe 1.081 - 3.506 1.752,29 1.081,00 1.599,06 2.894,25 3.505,60
Alagoas 1.045 - 3.537 1.777,46 1.045,00 1.597,50 2.920,25 3.537,09
Roraima 1.200 - 15.175 3.570,72 1.200,00 1.600,00 12.528,75 15.175,20
Acre 1.185 - 4.134 1.887,76 1.185,21 1.500,00 3.413,00 4.133,93


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de serviços de oficina (assistência técnica)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • atender aos clientes;

  • Atividades

    • analisar tendências do mercado;
    • exercitar a autonomia;
    • resolver reclamações de clientes;
    • medir resultados de treinamento;
    • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
    • monitorar o andamento de projetos;
    • agir com dinamismo;
    • gerir custos;
    • orientar clientes;
    • administrar remanejamentos;
    • demonstrar motivação;
    • estabelecer escala de férias e de folgas;
    • administrar horas trabalhadas, horas extras;
    • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
    • zelar pela organização do local de trabalho;
    • negociar preços e condições de pagamento;
    • exercer liderança;
    • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
    • sugerir inovações;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • evidenciar equilíbrio emocional;
    • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
    • redigir comunicados e normas;
    • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
    • representar a empresa;
    • acompanhar auditoria interna e externa;
    • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
    • liberar mercadorias para entrega;
    • implantar técnicas de vendas;
    • gerir compras;
    • acompanhar a execução orçamentária;
    • definir perfil do consumidor final;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • prestar assistência social aos funcionários;
    • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
    • sugerir investimentos;
    • acompanhar rotinas administrativas;
    • operar equipamentos de informática;
    • designar equipe para projeto;
    • definir estratégias de terceirização;
    • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
    • implementar reciclagem de funcionários;
    • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
    • gerir investimentos;
    • prover ações de preservação ambiental;
    • avaliar nível de satisfação das equipes;
    • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
    • gerenciar contratos de serviços;
    • mediar relação entre funcionário e empresa;
    • contratar serviços;
    • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
    • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
    • elaborar plano de investimentos;
    • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
    • promover funcionários;
    • gerir estoques;
    • determinar perfis profissionais;
    • examinar currículos;
    • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
    • participar de reuniões;
    • realizar reuniões com a equipe;
    • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
    • manter apresentação pessoal;
    • providenciar integração de funcionários;
    • planejar compras e locações;
    • recomendar promoção de funcionários;
    • cobrar resultados;
    • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
    • revisar manuais de procedimentos;
    • pesquisar a satisfação dos clientes;
    • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
    • recepcionar mercadorias;
    • fazer orçamentos;
    • colaborar na definição de epi e epc;
    • avaliar desempenho;
    • promover programas prevencionistas;
    • qualificar fornecedores;
    • divulgar mercadorias e serviços;
    • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
    • cooperar na definição de projetos;
    • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
    • estimular a motivação das equipes;
    • argumentar com convicção (persuasão);
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • expressar-se gestualmente;
    • averiguar comportamento dos concorrentes;
    • expressar-se oralmente;
    • entrevistar candidatos;
    • instruir subordinados;
    • captar recursos;
    • buscar atualização profissional;
    • atender agentes de fiscalização;
    • formular incentivos de produtividade;
    • propor compra de novos itens;
    • elaborar normas e instruções;
    • transferir numerário para o banco;
    • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
    • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
    • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
    • remanejar leiaute;
    • preparar relatórios para a diretoria;
    • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
    • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
    • sugerir melhoria em mercadorias;
    • apreciar inovações organizacionais;
    • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
    • delegar atribuições;
    • autorizar pagamentos e recebimentos;
    • controlar o cumprimento de normas;
    • informar funcionários sobre seus desempenhos;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);

    Setores que mais contratam Gerente de serviços de oficina (assistência técnica) no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
    • Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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