Salário para o cargo de Gerente de serviços de oficina (assistência técnica)
CBO 1414-20 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de serviços de oficina (assistência técnica) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Quanto ganha um Gerente de serviços de oficina (assistência técnica)

Um Gerente de serviços de oficina (assistência técnica) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.324,35 e R$ 12.093,94, com a média salarial de R$ 3.921,79 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de serviços de oficina (assistência técnica)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.921,79 47.061,47 980,45 18,14
1º Quartil 1.324,35 15.892,22 331,09 6,13
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,57
3º Quartil 9.223,35 110.680,24 2.305,84 42,67
Teto Salarial 12.093,94 145.127,25 3.023,48 55,95


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.127 - 21.344 7.763,47 2.126,91 5.235,00 17.621,53 21.343,72
Rio de Janeiro - RJ 1.567 - 11.718 4.167,13 1.566,83 2.551,45 9.674,51 11.718,06
Belo Horizonte - MG 1.080 - 8.377 2.991,63 1.080,31 2.000,00 6.916,49 8.377,46
Goiânia - GO 1.134 - 6.345 2.461,92 1.134,45 1.600,00 5.238,73 6.345,31
Curitiba - PR 1.481 - 12.855 4.232,89 1.481,46 2.100,00 10.613,07 12.854,87
Barueri - SP 3.065 - 20.238 8.123,62 3.065,21 6.000,00 16.708,59 20.237,95
Campinas - SP 1.540 - 12.431 4.497,71 1.539,75 3.100,00 10.262,89 12.430,73
Campo Grande - MS 1.480 - 4.898 2.537,54 1.480,17 2.291,00 4.043,99 4.898,21
Porto Alegre - RS 1.521 - 11.254 4.158,79 1.521,18 3.077,89 9.291,04 11.253,59
Fortaleza - CE 1.090 - 56.691 12.397,37 1.090,20 1.832,38 46.804,53 56.691,05
São Bernardo do Campo - SP 1.455 - 9.327 3.400,51 1.455,05 2.500,51 7.700,11 9.326,60
Brasília - DF 1.519 - 7.058 3.379,69 1.518,69 2.900,00 5.826,75 7.057,53
Recife - PE 1.462 - 8.407 3.450,96 1.461,77 2.500,00 6.940,99 8.407,13
Cuiabá - MT 1.221 - 11.141 3.819,52 1.221,27 2.200,00 9.198,02 11.140,92
Manaus - AM 1.400 - 6.961 3.099,06 1.399,84 2.500,00 5.747,44 6.961,47
Sorocaba - SP 1.400 - 11.493 3.748,99 1.400,48 2.214,09 9.488,56 11.492,83
Cascavel - PR 1.419 - 5.980 2.641,58 1.419,43 2.033,00 4.936,77 5.979,56
Maringá - PR 1.311 - 7.618 2.895,28 1.310,50 1.958,35 6.289,11 7.617,55
Salvador - BA 1.564 - 10.234 3.968,43 1.564,05 3.000,00 8.449,65 10.234,47
Ribeirão Preto - SP 1.541 - 11.547 4.375,25 1.540,94 3.278,51 9.533,00 11.546,66


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.696 - 16.223 5.731,22 1.695,64 3.500,00 13.394,06 16.223,28
Minas Gerais 1.127 - 7.218 2.785,45 1.127,08 2.000,00 5.959,12 7.217,87
Paraná 1.434 - 9.305 3.469,87 1.433,77 2.200,00 7.682,41 9.305,17
Rio de Janeiro 1.422 - 10.352 3.733,34 1.421,99 2.551,45 8.546,68 10.351,99
Rio Grande do Sul 1.558 - 9.693 3.748,42 1.558,01 2.754,97 8.002,58 9.692,96
Goiás 1.134 - 7.118 2.784,16 1.134,06 2.000,00 5.876,55 7.117,85
Santa Catarina 1.407 - 6.122 2.717,27 1.407,45 2.100,00 5.054,07 6.121,64
Mato Grosso 1.382 - 8.895 3.418,78 1.381,99 2.407,91 7.343,70 8.894,91
Mato Grosso do Sul 1.388 - 5.881 2.763,41 1.388,35 2.400,00 4.855,10 5.880,64
Bahia 1.180 - 7.143 2.814,14 1.179,74 2.000,00 5.897,25 7.142,93
Pernambuco 1.128 - 7.119 2.834,74 1.128,38 2.122,50 5.877,12 7.118,54
Pará 1.212 - 4.972 2.350,33 1.212,25 2.000,00 4.105,23 4.972,38
Ceará 1.093 - 34.961 8.166,34 1.092,52 1.800,00 28.864,09 34.961,06
Rondônia 1.145 - 6.939 2.560,05 1.144,51 1.617,00 5.728,61 6.938,66
Espírito Santo 1.324 - 10.660 3.889,70 1.323,85 2.678,58 8.801,28 10.660,37
Tocantins 1.221 - 5.085 2.224,52 1.221,34 1.787,42 4.198,02 5.084,77
Maranhão 1.155 - 5.744 2.565,85 1.154,95 2.184,00 4.742,62 5.744,40
Distrito Federal 1.519 - 7.058 3.379,69 1.518,69 2.900,00 5.826,75 7.057,53
Amazonas 1.400 - 6.961 3.099,06 1.399,84 2.500,00 5.747,44 6.961,47
Paraíba 1.173 - 5.380 2.327,33 1.173,25 1.800,00 4.442,00 5.380,28
Rio Grande do Norte 1.166 - 5.631 2.338,50 1.165,88 2.000,00 4.649,00 5.631,01
Piauí 1.113 - 10.581 3.029,86 1.113,38 1.581,00 8.735,85 10.581,12
Sergipe 1.081 - 3.506 1.752,29 1.081,00 1.599,06 2.894,25 3.505,60
Alagoas 1.045 - 3.537 1.777,46 1.045,00 1.597,50 2.920,25 3.537,09
Roraima 1.200 - 15.175 3.570,72 1.200,00 1.600,00 12.528,75 15.175,20
Acre 1.185 - 4.134 1.887,76 1.185,21 1.500,00 3.413,00 4.133,93


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de serviços de oficina (assistência técnica)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • estruturar equipes de trabalho;
  • atender aos clientes;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;

  • Atividades

    • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
    • gerir estoques;
    • negociar preços e condições de pagamento;
    • divulgar mercadorias e serviços;
    • expressar-se oralmente;
    • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
    • cooperar na definição de projetos;
    • apreciar inovações organizacionais;
    • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
    • recepcionar mercadorias;
    • definir estratégias de terceirização;
    • mediar relação entre funcionário e empresa;
    • remanejar leiaute;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • demonstrar motivação;
    • administrar horas trabalhadas, horas extras;
    • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
    • gerenciar contratos de serviços;
    • sugerir melhoria em mercadorias;
    • promover funcionários;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
    • agir com dinamismo;
    • implementar reciclagem de funcionários;
    • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
    • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
    • evidenciar equilíbrio emocional;
    • elaborar plano de investimentos;
    • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
    • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
    • designar equipe para projeto;
    • zelar pela organização do local de trabalho;
    • fazer orçamentos;
    • monitorar o andamento de projetos;
    • avaliar nível de satisfação das equipes;
    • preparar relatórios para a diretoria;
    • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
    • estabelecer escala de férias e de folgas;
    • propor compra de novos itens;
    • buscar atualização profissional;
    • administrar remanejamentos;
    • colaborar na definição de epi e epc;
    • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
    • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
    • redigir comunicados e normas;
    • realizar reuniões com a equipe;
    • promover programas prevencionistas;
    • providenciar integração de funcionários;
    • expressar-se gestualmente;
    • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • sugerir inovações;
    • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
    • examinar currículos;
    • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
    • prover ações de preservação ambiental;
    • implantar técnicas de vendas;
    • informar funcionários sobre seus desempenhos;
    • orientar clientes;
    • entrevistar candidatos;
    • gerir investimentos;
    • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
    • acompanhar a execução orçamentária;
    • contratar serviços;
    • recomendar promoção de funcionários;
    • pesquisar a satisfação dos clientes;
    • planejar compras e locações;
    • avaliar desempenho;
    • delegar atribuições;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • exercer liderança;
    • operar equipamentos de informática;
    • averiguar comportamento dos concorrentes;
    • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
    • exercitar a autonomia;
    • prestar assistência social aos funcionários;
    • revisar manuais de procedimentos;
    • atender agentes de fiscalização;
    • transferir numerário para o banco;
    • definir perfil do consumidor final;
    • representar a empresa;
    • sugerir investimentos;
    • cobrar resultados;
    • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
    • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
    • captar recursos;
    • medir resultados de treinamento;
    • participar de reuniões;
    • controlar o cumprimento de normas;
    • acompanhar auditoria interna e externa;
    • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
    • argumentar com convicção (persuasão);
    • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
    • autorizar pagamentos e recebimentos;
    • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
    • determinar perfis profissionais;
    • acompanhar rotinas administrativas;
    • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
    • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
    • estimular a motivação das equipes;
    • gerir compras;
    • elaborar normas e instruções;
    • qualificar fornecedores;
    • instruir subordinados;
    • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
    • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
    • resolver reclamações de clientes;
    • analisar tendências do mercado;
    • liberar mercadorias para entrega;
    • gerir custos;
    • formular incentivos de produtividade;
    • manter apresentação pessoal;


    Setores que mais contratam Gerente de serviços de oficina (assistência técnica) no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
    • Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador social de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social de rua