Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
- Locador de patins para lazer
- Subgerente de loja (operações comerciais)
- Distribuidor de fumo
- Adegueiro
- Livreiro (comércio varejista)
- Locador de cadeira de praia
- Chumbeiro (comércio varejista)
- Bibliopola
- Charcuteiro (comércio varejista)
- Quitandeiro (comércio varejista)
- Armeiro (comércio atacadista)
- Locador de pedalinho para lazer
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Gerente de serviços de oficina (assistência técnica)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- demonstrar competências pessoais;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- atender aos clientes;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- estruturar equipes de trabalho;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
Atividades
- resolver reclamações de clientes;
- remanejar leiaute;
- estimular a motivação das equipes;
- captar recursos;
- auxiliar em testes de campo de novos produtos;
- delegar atribuições;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- designar equipe para projeto;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- preparar relatórios para a diretoria;
- formular incentivos de produtividade;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- divulgar mercadorias e serviços;
- recomendar promoção de funcionários;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- expressar-se gestualmente;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- sugerir inovações;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- instruir subordinados;
- expressar-se oralmente;
- medir resultados de treinamento;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- elaborar normas e instruções;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- realizar reuniões com a equipe;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- exercer liderança;
- operar equipamentos de informática;
- liberar mercadorias para entrega;
- implantar técnicas de vendas;
- fazer orçamentos;
- negociar preços e condições de pagamento;
- demonstrar motivação;
- implementar reciclagem de funcionários;
- cobrar resultados;
- acompanhar rotinas administrativas;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- determinar perfis profissionais;
- administrar conflitos entre funcionários;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- cooperar na definição de projetos;
- revisar manuais de procedimentos;
- colaborar na definição de epi e epc;
- gerir estoques;
- elaborar plano de investimentos;
- agir com dinamismo;
- controlar o cumprimento de normas;
- gerir custos;
- providenciar integração de funcionários;
- redigir comunicados e normas;
- gerir investimentos;
- buscar atualização profissional;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- gerenciar contratos de serviços;
- recepcionar mercadorias;
- atender agentes de fiscalização;
- sugerir investimentos;
- analisar tendências do mercado;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- acompanhar a execução orçamentária;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- contratar serviços;
- avaliar desempenho;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- propor compra de novos itens;
- orientar clientes;
- apreciar inovações organizacionais;
- gerir compras;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- exercitar a autonomia;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- examinar currículos;
- argumentar com convicção (persuasão);
- manter apresentação pessoal;
- definir estratégias de terceirização;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- transferir numerário para o banco;
- promover programas prevencionistas;
- administrar remanejamentos;
- participar de reuniões;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- representar a empresa;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- entrevistar candidatos;
- prover ações de preservação ambiental;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- sugerir melhoria em mercadorias;
- planejar compras e locações;
- monitorar o andamento de projetos;
Setores que mais contratam Gerente de serviços de oficina (assistência técnica) no mercado de trabalho
- Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio por atacado de caminhões novos e usados
- Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
- Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Serviços de comunicação multimídia - scm
- Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção