Salário para o cargo de Baiuqueiro
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Baiuqueiro - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Baiuqueiro

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • atender aos clientes;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;

Atividades

  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • recepcionar mercadorias;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • delegar atribuições;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • representar a empresa;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • gerir custos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • medir resultados de treinamento;
  • fazer orçamentos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • atender agentes de fiscalização;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • expressar-se gestualmente;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • operar equipamentos de informática;
  • providenciar integração de funcionários;
  • formular incentivos de produtividade;
  • designar equipe para projeto;
  • gerir investimentos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • avaliar desempenho;
  • instruir subordinados;
  • buscar atualização profissional;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • qualificar fornecedores;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • exercer liderança;
  • definir estratégias de terceirização;
  • examinar currículos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • captar recursos;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • implantar técnicas de vendas;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • analisar tendências do mercado;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • gerir compras;
  • cooperar na definição de projetos;
  • planejar compras e locações;
  • definir perfil do consumidor final;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • estimular a motivação das equipes;
  • demonstrar motivação;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • transferir numerário para o banco;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • manter apresentação pessoal;
  • administrar remanejamentos;
  • elaborar plano de investimentos;
  • contratar serviços;
  • cobrar resultados;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • exercitar a autonomia;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • propor compra de novos itens;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • promover funcionários;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • orientar clientes;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • remanejar leiaute;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • entrevistar candidatos;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • resolver reclamações de clientes;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • agir com dinamismo;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • determinar perfis profissionais;
  • gerir estoques;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • expressar-se oralmente;
  • participar de reuniões;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • promover programas prevencionistas;
  • elaborar normas e instruções;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;


Setores que mais contratam Baiuqueiro no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Caricaturista
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Caricaturista