Salário para o cargo de Subgerente de oficina (assistência técnica)
CBO 1414-20 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Subgerente de oficina (assistência técnica) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Quanto ganha um Subgerente de oficina (assistência técnica)

Um Subgerente de oficina (assistência técnica) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.324,35 e R$ 12.093,94, com a média salarial de R$ 3.921,79 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Subgerente de oficina (assistência técnica)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.921,79 47.061,47 980,45 18,14
1º Quartil 1.324,35 15.892,22 331,09 6,13
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,57
3º Quartil 9.223,35 110.680,24 2.305,84 42,67
Teto Salarial 12.093,94 145.127,25 3.023,48 55,95


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.127 - 21.344 7.763,47 2.126,91 5.235,00 17.621,53 21.343,72
Rio de Janeiro - RJ 1.567 - 11.718 4.167,13 1.566,83 2.551,45 9.674,51 11.718,06
Belo Horizonte - MG 1.080 - 8.377 2.991,63 1.080,31 2.000,00 6.916,49 8.377,46
Goiânia - GO 1.134 - 6.345 2.461,92 1.134,45 1.600,00 5.238,73 6.345,31
Curitiba - PR 1.481 - 12.855 4.232,89 1.481,46 2.100,00 10.613,07 12.854,87
Barueri - SP 3.065 - 20.238 8.123,62 3.065,21 6.000,00 16.708,59 20.237,95
Campinas - SP 1.540 - 12.431 4.497,71 1.539,75 3.100,00 10.262,89 12.430,73
Campo Grande - MS 1.480 - 4.898 2.537,54 1.480,17 2.291,00 4.043,99 4.898,21
Porto Alegre - RS 1.521 - 11.254 4.158,79 1.521,18 3.077,89 9.291,04 11.253,59
Fortaleza - CE 1.090 - 56.691 12.397,37 1.090,20 1.832,38 46.804,53 56.691,05
São Bernardo do Campo - SP 1.455 - 9.327 3.400,51 1.455,05 2.500,51 7.700,11 9.326,60
Brasília - DF 1.519 - 7.058 3.379,69 1.518,69 2.900,00 5.826,75 7.057,53
Recife - PE 1.462 - 8.407 3.450,96 1.461,77 2.500,00 6.940,99 8.407,13
Cuiabá - MT 1.221 - 11.141 3.819,52 1.221,27 2.200,00 9.198,02 11.140,92
Manaus - AM 1.400 - 6.961 3.099,06 1.399,84 2.500,00 5.747,44 6.961,47
Sorocaba - SP 1.400 - 11.493 3.748,99 1.400,48 2.214,09 9.488,56 11.492,83
Cascavel - PR 1.419 - 5.980 2.641,58 1.419,43 2.033,00 4.936,77 5.979,56
Maringá - PR 1.311 - 7.618 2.895,28 1.310,50 1.958,35 6.289,11 7.617,55
Salvador - BA 1.564 - 10.234 3.968,43 1.564,05 3.000,00 8.449,65 10.234,47
Ribeirão Preto - SP 1.541 - 11.547 4.375,25 1.540,94 3.278,51 9.533,00 11.546,66


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.696 - 16.223 5.731,22 1.695,64 3.500,00 13.394,06 16.223,28
Minas Gerais 1.127 - 7.218 2.785,45 1.127,08 2.000,00 5.959,12 7.217,87
Paraná 1.434 - 9.305 3.469,87 1.433,77 2.200,00 7.682,41 9.305,17
Rio de Janeiro 1.422 - 10.352 3.733,34 1.421,99 2.551,45 8.546,68 10.351,99
Rio Grande do Sul 1.558 - 9.693 3.748,42 1.558,01 2.754,97 8.002,58 9.692,96
Goiás 1.134 - 7.118 2.784,16 1.134,06 2.000,00 5.876,55 7.117,85
Santa Catarina 1.407 - 6.122 2.717,27 1.407,45 2.100,00 5.054,07 6.121,64
Mato Grosso 1.382 - 8.895 3.418,78 1.381,99 2.407,91 7.343,70 8.894,91
Mato Grosso do Sul 1.388 - 5.881 2.763,41 1.388,35 2.400,00 4.855,10 5.880,64
Bahia 1.180 - 7.143 2.814,14 1.179,74 2.000,00 5.897,25 7.142,93
Pernambuco 1.128 - 7.119 2.834,74 1.128,38 2.122,50 5.877,12 7.118,54
Pará 1.212 - 4.972 2.350,33 1.212,25 2.000,00 4.105,23 4.972,38
Ceará 1.093 - 34.961 8.166,34 1.092,52 1.800,00 28.864,09 34.961,06
Rondônia 1.145 - 6.939 2.560,05 1.144,51 1.617,00 5.728,61 6.938,66
Espírito Santo 1.324 - 10.660 3.889,70 1.323,85 2.678,58 8.801,28 10.660,37
Tocantins 1.221 - 5.085 2.224,52 1.221,34 1.787,42 4.198,02 5.084,77
Maranhão 1.155 - 5.744 2.565,85 1.154,95 2.184,00 4.742,62 5.744,40
Distrito Federal 1.519 - 7.058 3.379,69 1.518,69 2.900,00 5.826,75 7.057,53
Amazonas 1.400 - 6.961 3.099,06 1.399,84 2.500,00 5.747,44 6.961,47
Paraíba 1.173 - 5.380 2.327,33 1.173,25 1.800,00 4.442,00 5.380,28
Rio Grande do Norte 1.166 - 5.631 2.338,50 1.165,88 2.000,00 4.649,00 5.631,01
Piauí 1.113 - 10.581 3.029,86 1.113,38 1.581,00 8.735,85 10.581,12
Sergipe 1.081 - 3.506 1.752,29 1.081,00 1.599,06 2.894,25 3.505,60
Alagoas 1.045 - 3.537 1.777,46 1.045,00 1.597,50 2.920,25 3.537,09
Roraima 1.200 - 15.175 3.570,72 1.200,00 1.600,00 12.528,75 15.175,20
Acre 1.185 - 4.134 1.887,76 1.185,21 1.500,00 3.413,00 4.133,93


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Subgerente de oficina (assistência técnica)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • atender aos clientes;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;

  • Atividades

    • preparar relatórios para a diretoria;
    • gerir investimentos;
    • recepcionar mercadorias;
    • apreciar inovações organizacionais;
    • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
    • acompanhar auditoria interna e externa;
    • definir perfil do consumidor final;
    • gerir estoques;
    • definir estratégias de terceirização;
    • informar funcionários sobre seus desempenhos;
    • transferir numerário para o banco;
    • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
    • acompanhar a execução orçamentária;
    • sugerir inovações;
    • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
    • autorizar pagamentos e recebimentos;
    • realizar reuniões com a equipe;
    • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
    • formular incentivos de produtividade;
    • colaborar na definição de epi e epc;
    • participar de reuniões;
    • demonstrar motivação;
    • sugerir investimentos;
    • providenciar integração de funcionários;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
    • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
    • gerenciar contratos de serviços;
    • analisar tendências do mercado;
    • buscar atualização profissional;
    • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
    • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • argumentar com convicção (persuasão);
    • manter apresentação pessoal;
    • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
    • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
    • captar recursos;
    • remanejar leiaute;
    • contratar serviços;
    • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
    • controlar o cumprimento de normas;
    • expressar-se oralmente;
    • exercitar a autonomia;
    • designar equipe para projeto;
    • estabelecer escala de férias e de folgas;
    • elaborar normas e instruções;
    • averiguar comportamento dos concorrentes;
    • exercer liderança;
    • avaliar desempenho;
    • entrevistar candidatos;
    • instruir subordinados;
    • agir com dinamismo;
    • zelar pela organização do local de trabalho;
    • planejar compras e locações;
    • orientar clientes;
    • negociar preços e condições de pagamento;
    • divulgar mercadorias e serviços;
    • promover programas prevencionistas;
    • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
    • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
    • resolver reclamações de clientes;
    • mediar relação entre funcionário e empresa;
    • revisar manuais de procedimentos;
    • qualificar fornecedores;
    • estimular a motivação das equipes;
    • elaborar plano de investimentos;
    • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • examinar currículos;
    • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
    • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
    • implementar reciclagem de funcionários;
    • atender agentes de fiscalização;
    • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
    • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
    • delegar atribuições;
    • administrar horas trabalhadas, horas extras;
    • implantar técnicas de vendas;
    • administrar remanejamentos;
    • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
    • medir resultados de treinamento;
    • expressar-se gestualmente;
    • acompanhar rotinas administrativas;
    • redigir comunicados e normas;
    • determinar perfis profissionais;
    • representar a empresa;
    • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
    • liberar mercadorias para entrega;
    • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
    • gerir custos;
    • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
    • recomendar promoção de funcionários;
    • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
    • cooperar na definição de projetos;
    • pesquisar a satisfação dos clientes;
    • operar equipamentos de informática;
    • prover ações de preservação ambiental;
    • cobrar resultados;
    • sugerir melhoria em mercadorias;
    • evidenciar equilíbrio emocional;
    • fazer orçamentos;
    • propor compra de novos itens;
    • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
    • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
    • gerir compras;
    • monitorar o andamento de projetos;
    • promover funcionários;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • prestar assistência social aos funcionários;
    • avaliar nível de satisfação das equipes;
    • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;


    Setores que mais contratam Subgerente de oficina (assistência técnica) no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
    • Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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