Salário para o cargo de Subgerente de oficina (assistência técnica)
CBO 1414-20 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Subgerente de oficina (assistência técnica) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Quanto ganha um Subgerente de oficina (assistência técnica)

Um Subgerente de oficina (assistência técnica) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.155,62 e R$ 12.338,94, com a média salarial de R$ 4.822,73 e o salário mediana em R$ 3.042,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Subgerente de oficina (assistência técnica)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.822,73 57.872,82 1.205,68 22,17
1º Quartil 2.155,62 25.867,47 538,91 9,91
Salário Mediana 3.042,00 36.504,00 760,50 13,99
3º Quartil 9.410,20 112.922,41 2.352,55 43,27
Teto Salarial 12.338,94 148.067,25 3.084,73 56,73


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.254 - 24.867 8.873,78 2.253,78 5.289,00 20.530,74 24.867,45
Rio de Janeiro - RJ 1.920 - 12.027 4.571,60 1.920,13 3.309,50 9.929,23 12.026,58
Cotia - SP 1.856 - 6.239 2.741,59 1.856,00 1.856,00 5.150,58 6.238,54
Belo Horizonte - MG 2.015 - 19.417 6.429,10 2.014,94 3.650,00 16.030,61 19.416,75
Goiânia - GO 1.556 - 9.543 3.785,34 1.555,81 3.000,00 7.878,44 9.542,60
Curitiba - PR 2.035 - 19.286 6.250,27 2.035,19 3.257,00 15.922,80 19.286,17
Brasília - DF 1.718 - 8.077 3.417,67 1.718,45 2.108,00 6.668,14 8.076,65
Campo Grande - MS 1.584 - 9.596 3.984,72 1.583,53 3.000,00 7.922,37 9.595,81
Barueri - SP 3.294 - 26.941 11.093,19 3.293,87 9.999,00 22.242,95 26.941,33
Porto Alegre - RS 1.849 - 6.966 3.221,61 1.848,77 2.300,00 5.751,25 6.966,08
Manaus - AM 1.735 - 12.874 4.816,85 1.735,46 3.570,00 10.629,08 12.874,26
Cuiabá - MT 1.670 - 15.944 5.390,18 1.670,42 3.236,00 13.163,50 15.944,03
Ribeirão Preto - SP 2.115 - 10.504 4.472,55 2.115,09 3.356,00 8.671,79 10.503,54
Guarulhos - SP 1.965 - 19.561 6.815,09 1.964,73 4.292,00 16.149,73 19.561,03
Fortaleza - CE 1.500 - 7.482 3.531,39 1.499,70 2.971,50 6.176,96 7.481,72
Campinas - SP 1.973 - 23.454 7.710,62 1.973,06 4.180,00 19.363,75 23.453,96
Ponta Grossa - PR 1.889 - 18.041 6.178,47 1.889,33 3.841,20 14.895,11 18.041,41
Salvador - BA 1.575 - 9.369 3.963,18 1.574,50 3.374,00 7.735,06 9.368,94
Joinville - SC 2.222 - 11.367 4.430,42 2.222,00 3.169,00 9.385,00 11.367,39
Recife - PE 1.688 - 10.136 4.184,94 1.687,50 3.200,00 8.368,25 10.135,88


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.986 - 19.306 6.594,41 1.986,19 3.800,50 15.939,09 19.305,91
Minas Gerais 1.735 - 12.957 4.597,93 1.735,42 2.793,00 10.697,61 12.957,26
Paraná 1.976 - 12.439 4.785,48 1.975,77 3.300,00 10.269,79 12.439,08
Santa Catarina 1.894 - 9.285 4.033,96 1.893,80 3.226,50 7.665,49 9.284,68
Rio de Janeiro 1.820 - 12.205 4.520,58 1.819,58 3.000,00 10.076,72 12.205,22
Mato Grosso 1.685 - 9.184 3.819,87 1.685,35 2.835,00 7.582,29 9.183,90
Rio Grande do Sul 1.933 - 8.649 3.894,26 1.933,36 3.356,00 7.141,05 8.649,45
Goiás 1.555 - 10.085 3.945,90 1.555,39 3.000,00 8.326,63 10.085,47
Bahia 1.518 - 7.770 3.331,56 1.518,15 2.603,00 6.415,20 7.770,28
Mato Grosso do Sul 1.697 - 9.830 4.152,73 1.696,97 3.182,50 8.115,66 9.829,93
Pará 1.525 - 9.600 3.600,45 1.524,57 2.226,00 7.926,13 9.600,37
Espírito Santo 1.783 - 10.288 4.089,13 1.783,32 2.893,00 8.493,73 10.287,86
Pernambuco 1.705 - 13.085 4.792,84 1.705,09 3.200,00 10.803,14 13.085,08
Tocantins 1.631 - 11.049 3.844,28 1.631,10 2.260,00 9.121,91 11.048,73
Distrito Federal 1.718 - 8.077 3.417,67 1.718,45 2.108,00 6.668,14 8.076,65
Ceará 1.487 - 8.877 3.697,77 1.486,78 2.570,00 7.329,29 8.877,46
Rondônia 1.512 - 6.269 2.875,92 1.511,80 2.487,50 5.175,36 6.268,55
Amazonas 1.754 - 12.401 4.766,55 1.754,36 3.535,00 10.238,07 12.400,66
Maranhão 1.551 - 7.757 3.542,12 1.550,62 3.138,25 6.404,46 7.757,28
Rio Grande do Norte 1.667 - 5.565 2.875,45 1.666,50 2.604,00 4.594,83 5.565,40
Paraíba 1.465 - 5.305 2.539,98 1.465,10 2.000,00 4.379,60 5.304,70
Alagoas 1.444 - 6.868 2.939,50 1.443,63 2.142,50 5.670,50 6.868,28
Sergipe 1.527 - 7.862 3.248,03 1.526,86 2.500,00 6.491,29 7.862,44
Piauí 1.499 - 10.291 3.945,39 1.498,71 2.471,00 8.496,29 10.290,96
Roraima 1.412 - 6.413 2.401,59 1.412,00 1.412,00 5.295,00 6.413,46
Amapá 2.195 - 19.380 6.212,78 2.194,61 3.069,00 16.000,00 19.379,68
Acre 1.412 - 5.689 2.308,33 1.412,00 1.522,00 4.696,67 5.688,74


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Subgerente de oficina (assistência técnica)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender aos clientes;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • estruturar equipes de trabalho;

  • Atividades

    • sugerir inovações;
    • pesquisar a satisfação dos clientes;
    • estabelecer escala de férias e de folgas;
    • acompanhar auditoria interna e externa;
    • agir com dinamismo;
    • transferir numerário para o banco;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
    • gerenciar contratos de serviços;
    • preparar relatórios para a diretoria;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
    • divulgar mercadorias e serviços;
    • averiguar comportamento dos concorrentes;
    • administrar horas trabalhadas, horas extras;
    • remanejar leiaute;
    • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
    • propor compra de novos itens;
    • promover programas prevencionistas;
    • manter apresentação pessoal;
    • prestar assistência social aos funcionários;
    • controlar o cumprimento de normas;
    • cooperar na definição de projetos;
    • resolver reclamações de clientes;
    • redigir comunicados e normas;
    • monitorar o andamento de projetos;
    • implantar técnicas de vendas;
    • formular incentivos de produtividade;
    • expressar-se gestualmente;
    • implementar reciclagem de funcionários;
    • medir resultados de treinamento;
    • apreciar inovações organizacionais;
    • entrevistar candidatos;
    • captar recursos;
    • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
    • acompanhar rotinas administrativas;
    • demonstrar motivação;
    • sugerir melhoria em mercadorias;
    • elaborar normas e instruções;
    • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
    • prover ações de preservação ambiental;
    • gerir custos;
    • recomendar promoção de funcionários;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • gerir estoques;
    • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
    • estimular a motivação das equipes;
    • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
    • realizar reuniões com a equipe;
    • participar de reuniões;
    • zelar pela organização do local de trabalho;
    • negociar preços e condições de pagamento;
    • revisar manuais de procedimentos;
    • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
    • administrar remanejamentos;
    • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
    • exercer liderança;
    • operar equipamentos de informática;
    • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
    • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
    • gerir compras;
    • elaborar plano de investimentos;
    • atender agentes de fiscalização;
    • exercitar a autonomia;
    • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
    • evidenciar equilíbrio emocional;
    • avaliar nível de satisfação das equipes;
    • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
    • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
    • designar equipe para projeto;
    • avaliar desempenho;
    • promover funcionários;
    • autorizar pagamentos e recebimentos;
    • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
    • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
    • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
    • examinar currículos;
    • contratar serviços;
    • planejar compras e locações;
    • orientar clientes;
    • sugerir investimentos;
    • analisar tendências do mercado;
    • colaborar na definição de epi e epc;
    • informar funcionários sobre seus desempenhos;
    • argumentar com convicção (persuasão);
    • definir perfil do consumidor final;
    • qualificar fornecedores;
    • determinar perfis profissionais;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
    • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
    • providenciar integração de funcionários;
    • liberar mercadorias para entrega;
    • mediar relação entre funcionário e empresa;
    • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
    • definir estratégias de terceirização;
    • fazer orçamentos;
    • delegar atribuições;
    • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
    • acompanhar a execução orçamentária;
    • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
    • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
    • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
    • instruir subordinados;
    • gerir investimentos;
    • representar a empresa;
    • recepcionar mercadorias;
    • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
    • cobrar resultados;
    • buscar atualização profissional;
    • expressar-se oralmente;
    • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;


    Setores que mais contratam Subgerente de oficina (assistência técnica) no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
    • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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