Salário para o cargo de Subgerente de oficina (assistência técnica)
CBO 1414-20 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Subgerente de oficina (assistência técnica) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Subgerente de oficina (assistência técnica)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • atender aos clientes;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;

Atividades

  • sugerir inovações;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • demonstrar motivação;
  • designar equipe para projeto;
  • captar recursos;
  • agir com dinamismo;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • determinar perfis profissionais;
  • entrevistar candidatos;
  • expressar-se gestualmente;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • exercitar a autonomia;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • gerenciar contratos de serviços;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • elaborar plano de investimentos;
  • contratar serviços;
  • administrar remanejamentos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • examinar currículos;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • sugerir investimentos;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • gerir compras;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • participar de reuniões;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • formular incentivos de produtividade;
  • representar a empresa;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • medir resultados de treinamento;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • gerir investimentos;
  • avaliar desempenho;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • redigir comunicados e normas;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • analisar tendências do mercado;
  • atender agentes de fiscalização;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • orientar clientes;
  • instruir subordinados;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • gerir estoques;
  • cobrar resultados;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • propor compra de novos itens;
  • elaborar normas e instruções;
  • planejar compras e locações;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • transferir numerário para o banco;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • implantar técnicas de vendas;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • definir estratégias de terceirização;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • gerir custos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • promover programas prevencionistas;
  • estimular a motivação das equipes;
  • resolver reclamações de clientes;
  • delegar atribuições;
  • recepcionar mercadorias;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • cooperar na definição de projetos;
  • expressar-se oralmente;
  • remanejar leiaute;
  • fazer orçamentos;
  • exercer liderança;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • buscar atualização profissional;
  • manter apresentação pessoal;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • operar equipamentos de informática;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);


Setores que mais contratam Subgerente de oficina (assistência técnica) no mercado de trabalho

  • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
  • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
  • Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção




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