Salário para o cargo de Sapateiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Sapateiro (comércio varejista) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Quanto ganha um Sapateiro (comércio varejista)

Um Sapateiro (comércio varejista) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.130,53 e R$ 4.188,33, com a média salarial de R$ 1.793,28 e o salário mediana em R$ 1.420,37 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Sapateiro (comércio varejista)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.793,28 21.519,35 448,32 8,27
1º Quartil 1.130,53 13.566,41 282,63 5,21
Salário Mediana 1.420,37 17.044,44 355,09 6,55
3º Quartil 3.194,20 38.330,38 798,55 14,72
Teto Salarial 4.188,33 50.259,94 1.047,08 19,31


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.207 - 4.747 2.070,84 1.206,65 1.466,00 3.919,34 4.747,22
Rio de Janeiro - RJ 1.196 - 5.070 2.205,37 1.195,64 1.692,43 4.185,77 5.069,93
Porto Alegre - RS 1.249 - 3.153 1.657,35 1.248,85 1.379,38 2.603,03 3.152,87
Belo Horizonte - MG 1.087 - 3.689 1.723,41 1.086,83 1.273,00 3.045,45 3.688,74
Ribeirão Preto - SP 1.280 - 3.101 1.679,86 1.280,28 1.462,00 2.560,03 3.100,79
Manaus - AM 1.120 - 2.128 1.331,68 1.120,09 1.196,36 1.757,18 2.128,34
Brasília - DF 1.089 - 5.198 1.995,18 1.089,37 1.200,00 4.291,58 5.198,10
Curitiba - PR 1.306 - 4.062 1.908,67 1.306,47 1.436,60 3.353,85 4.062,29
Atibaia - SP 1.424 - 2.129 1.549,38 1.424,12 1.454,00 1.757,86 2.129,18
Mogi das Cruzes - SP 1.309 - 2.562 1.587,49 1.308,53 1.461,00 2.115,04 2.561,80
Campinas - SP 1.408 - 5.136 2.277,14 1.408,30 1.608,00 4.240,21 5.135,87
Osasco - SP 1.372 - 4.303 1.968,80 1.372,12 1.442,00 3.552,64 4.303,06
Fortaleza - CE 1.045 - 2.858 1.387,60 1.045,00 1.060,00 2.359,44 2.857,83
Braço do Norte - SC 1.352 - 1.726 1.378,16 1.351,61 1.368,00 1.425,20 1.726,24
Salvador - BA 1.077 - 5.270 2.269,36 1.076,88 1.892,27 4.351,14 5.270,23
Volta Redonda - RJ 1.157 - 2.953 1.558,16 1.157,48 1.295,00 2.438,06 2.953,05
Arapongas - PR 1.384 - 1.758 1.410,91 1.384,32 1.404,00 1.451,75 1.758,41
São José dos Campos - SP 1.244 - 3.809 1.844,36 1.243,55 1.453,00 3.145,04 3.809,37
Santos - SP 1.320 - 3.464 1.793,40 1.319,58 1.544,72 2.859,98 3.464,10
São Bernardo do Campo - SP 1.308 - 3.306 1.751,68 1.308,30 1.466,03 2.729,19 3.305,68


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.242 - 4.244 1.929,46 1.242,21 1.464,00 3.504,18 4.244,37
Rio de Janeiro 1.174 - 4.034 1.902,94 1.174,07 1.428,72 3.330,80 4.034,36
Rio Grande do Sul 1.215 - 2.847 1.567,73 1.215,15 1.344,00 2.350,44 2.846,92
Minas Gerais 1.058 - 3.251 1.546,86 1.058,08 1.165,87 2.683,76 3.250,65
Paraná 1.181 - 2.956 1.614,02 1.180,70 1.404,00 2.440,10 2.955,53
Santa Catarina 1.285 - 3.143 1.679,88 1.284,71 1.391,00 2.595,09 3.143,25
Mato Grosso 1.047 - 2.172 1.271,54 1.046,99 1.118,00 1.793,57 2.172,42
Goiás 1.050 - 3.879 1.704,47 1.049,51 1.205,00 3.202,37 3.878,81
Bahia 1.061 - 4.907 2.043,24 1.061,42 1.500,00 4.051,37 4.907,15
Amazonas 1.101 - 2.105 1.317,24 1.100,80 1.196,36 1.737,99 2.105,11
Distrito Federal 1.089 - 5.198 1.995,18 1.089,37 1.200,00 4.291,58 5.198,10
Espírito Santo 1.113 - 3.936 1.765,44 1.112,59 1.204,00 3.249,42 3.935,80
Maranhão 1.125 - 3.113 1.541,16 1.125,05 1.197,27 2.570,19 3.113,09
Ceará 1.045 - 2.965 1.409,94 1.045,00 1.077,33 2.447,75 2.964,79
Pará 1.073 - 7.023 2.357,00 1.072,83 1.281,27 5.798,09 7.022,82
Mato Grosso do Sul 1.116 - 3.149 1.579,42 1.116,25 1.282,45 2.599,61 3.148,72
Pernambuco 1.090 - 4.910 2.003,34 1.089,77 1.350,00 4.053,62 4.909,86
Rondônia 1.106 - 2.462 1.374,88 1.106,33 1.178,53 2.032,94 2.462,36
Paraíba 1.061 - 4.283 1.799,16 1.060,85 1.171,90 3.536,18 4.283,13
Piauí 1.054 - 3.697 1.577,79 1.053,57 1.155,89 3.052,57 3.697,36
Rio Grande do Norte 1.050 - 5.255 2.191,48 1.049,76 1.672,87 4.338,47 5.254,89
Tocantins 1.062 - 2.785 1.398,86 1.061,77 1.100,00 2.299,45 2.785,16
Alagoas 1.059 - 4.529 1.963,87 1.059,46 1.500,00 3.739,50 4.529,39
Sergipe 1.087 - 3.966 1.674,57 1.087,00 1.148,86 3.274,11 3.965,70
Roraima 1.057 - 1.666 1.156,88 1.056,50 1.076,25 1.375,44 1.665,97
Amapá 1.045 - 2.111 1.225,40 1.045,00 1.045,00 1.742,77 2.110,90
Acre 1.103 - 5.463 2.267,12 1.102,98 1.844,00 4.510,00 5.462,65


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Sapateiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • atender aos clientes;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • gerir custos;
    • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
    • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
    • preparar relatórios para a diretoria;
    • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
    • acompanhar auditoria interna e externa;
    • mediar relação entre funcionário e empresa;
    • exercer liderança;
    • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
    • sugerir melhoria em mercadorias;
    • estabelecer escala de férias e de folgas;
    • realizar reuniões com a equipe;
    • delegar atribuições;
    • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
    • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
    • autorizar pagamentos e recebimentos;
    • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
    • prover ações de preservação ambiental;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
    • qualificar fornecedores;
    • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
    • argumentar com convicção (persuasão);
    • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
    • resolver reclamações de clientes;
    • formular incentivos de produtividade;
    • implantar técnicas de vendas;
    • instruir subordinados;
    • participar de reuniões;
    • implementar reciclagem de funcionários;
    • controlar o cumprimento de normas;
    • promover programas prevencionistas;
    • avaliar desempenho;
    • gerir estoques;
    • recomendar promoção de funcionários;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • expressar-se gestualmente;
    • medir resultados de treinamento;
    • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
    • definir perfil do consumidor final;
    • demonstrar motivação;
    • estimular a motivação das equipes;
    • definir estratégias de terceirização;
    • redigir comunicados e normas;
    • averiguar comportamento dos concorrentes;
    • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
    • entrevistar candidatos;
    • elaborar plano de investimentos;
    • negociar preços e condições de pagamento;
    • gerir investimentos;
    • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
    • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
    • analisar tendências do mercado;
    • pesquisar a satisfação dos clientes;
    • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
    • planejar compras e locações;
    • monitorar o andamento de projetos;
    • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
    • colaborar na definição de epi e epc;
    • expressar-se oralmente;
    • cobrar resultados;
    • apreciar inovações organizacionais;
    • gerenciar contratos de serviços;
    • cooperar na definição de projetos;
    • evidenciar equilíbrio emocional;
    • examinar currículos;
    • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
    • acompanhar rotinas administrativas;
    • fazer orçamentos;
    • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
    • prestar assistência social aos funcionários;
    • atender agentes de fiscalização;
    • elaborar normas e instruções;
    • agir com dinamismo;
    • propor compra de novos itens;
    • transferir numerário para o banco;
    • revisar manuais de procedimentos;
    • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
    • designar equipe para projeto;
    • avaliar nível de satisfação das equipes;
    • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
    • informar funcionários sobre seus desempenhos;
    • providenciar integração de funcionários;
    • captar recursos;
    • sugerir investimentos;
    • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
    • exercitar a autonomia;
    • recepcionar mercadorias;
    • operar equipamentos de informática;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
    • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
    • sugerir inovações;
    • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • divulgar mercadorias e serviços;
    • administrar remanejamentos;
    • representar a empresa;
    • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
    • administrar horas trabalhadas, horas extras;
    • determinar perfis profissionais;
    • zelar pela organização do local de trabalho;
    • acompanhar a execução orçamentária;
    • gerir compras;
    • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
    • promover funcionários;
    • liberar mercadorias para entrega;
    • contratar serviços;
    • buscar atualização profissional;
    • orientar clientes;
    • manter apresentação pessoal;
    • remanejar leiaute;


    Setores que mais contratam Sapateiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
    • Comércio varejista de plantas e flores naturais
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: