Salário para o cargo de Proprietário de lavanderia
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Proprietário de lavanderia - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Proprietário de lavanderia

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • atender aos clientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;

Atividades

  • agir com dinamismo;
  • cobrar resultados;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • expressar-se oralmente;
  • atender agentes de fiscalização;
  • examinar currículos;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • promover programas prevencionistas;
  • remanejar leiaute;
  • implantar técnicas de vendas;
  • gerir estoques;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • administrar remanejamentos;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • gerir compras;
  • elaborar normas e instruções;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • transferir numerário para o banco;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • orientar clientes;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • definir perfil do consumidor final;
  • definir estratégias de terceirização;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • analisar tendências do mercado;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • gerir custos;
  • captar recursos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • recepcionar mercadorias;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • resolver reclamações de clientes;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • promover funcionários;
  • exercer liderança;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • avaliar desempenho;
  • representar a empresa;
  • determinar perfis profissionais;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • entrevistar candidatos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • buscar atualização profissional;
  • manter apresentação pessoal;
  • designar equipe para projeto;
  • medir resultados de treinamento;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • providenciar integração de funcionários;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • gerir investimentos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • exercitar a autonomia;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • expressar-se gestualmente;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • planejar compras e locações;
  • cooperar na definição de projetos;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • demonstrar motivação;
  • contratar serviços;
  • estimular a motivação das equipes;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • formular incentivos de produtividade;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • operar equipamentos de informática;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • qualificar fornecedores;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • delegar atribuições;
  • participar de reuniões;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • fazer orçamentos;
  • propor compra de novos itens;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • instruir subordinados;
  • elaborar plano de investimentos;


Setores que mais contratam Proprietário de lavanderia no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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