Salário para o cargo de Doceiro (exclusive no comércio ambulante)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Doceiro (exclusive no comércio ambulante) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Doceiro (exclusive no comércio ambulante)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • atender aos clientes;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • estruturar equipes de trabalho;

Atividades

  • elaborar plano de investimentos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • entrevistar candidatos;
  • buscar atualização profissional;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • examinar currículos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • agir com dinamismo;
  • captar recursos;
  • orientar clientes;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • promover funcionários;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • formular incentivos de produtividade;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • planejar compras e locações;
  • exercitar a autonomia;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • contratar serviços;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • gerir compras;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • implantar técnicas de vendas;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • representar a empresa;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • fazer orçamentos;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • cobrar resultados;
  • definir estratégias de terceirização;
  • expressar-se gestualmente;
  • transferir numerário para o banco;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • gerir investimentos;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • designar equipe para projeto;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • gerir custos;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • analisar tendências do mercado;
  • elaborar normas e instruções;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • instruir subordinados;
  • participar de reuniões;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • promover programas prevencionistas;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • definir perfil do consumidor final;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • qualificar fornecedores;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • cooperar na definição de projetos;
  • recepcionar mercadorias;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • atender agentes de fiscalização;
  • determinar perfis profissionais;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • delegar atribuições;
  • expressar-se oralmente;
  • medir resultados de treinamento;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • manter apresentação pessoal;
  • demonstrar motivação;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • remanejar leiaute;
  • avaliar desempenho;
  • administrar remanejamentos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • exercer liderança;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • propor compra de novos itens;
  • gerir estoques;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • operar equipamentos de informática;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • providenciar integração de funcionários;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • prestar assistência social aos funcionários;


Setores que mais contratam Doceiro (exclusive no comércio ambulante) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




Profissões em Destaque: