Salário para o cargo de Proprietário de sinuquinha (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Proprietário de sinuquinha (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Proprietário de sinuquinha (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • atender aos clientes;

Atividades

  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • transferir numerário para o banco;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • elaborar plano de investimentos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • cooperar na definição de projetos;
  • promover funcionários;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • exercitar a autonomia;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • examinar currículos;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • expressar-se gestualmente;
  • administrar remanejamentos;
  • operar equipamentos de informática;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • providenciar integração de funcionários;
  • instruir subordinados;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • gerir compras;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • gerir investimentos;
  • captar recursos;
  • demonstrar motivação;
  • resolver reclamações de clientes;
  • designar equipe para projeto;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • elaborar normas e instruções;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • expressar-se oralmente;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • gerir custos;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • agir com dinamismo;
  • cobrar resultados;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • gerir estoques;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • implantar técnicas de vendas;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • definir estratégias de terceirização;
  • determinar perfis profissionais;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • orientar clientes;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • recepcionar mercadorias;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • atender agentes de fiscalização;
  • buscar atualização profissional;
  • qualificar fornecedores;
  • fazer orçamentos;
  • medir resultados de treinamento;
  • propor compra de novos itens;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • estimular a motivação das equipes;
  • entrevistar candidatos;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • definir perfil do consumidor final;
  • representar a empresa;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • delegar atribuições;
  • avaliar desempenho;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • planejar compras e locações;
  • manter apresentação pessoal;
  • promover programas prevencionistas;
  • participar de reuniões;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • contratar serviços;
  • exercer liderança;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • analisar tendências do mercado;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • remanejar leiaute;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • formular incentivos de produtividade;


Setores que mais contratam Proprietário de sinuquinha (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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