Salário para o cargo de Comerciante atacadista
CBO 1414-05 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Comerciante atacadista - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Comerciante atacadista

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • atender aos clientes;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);

Atividades

  • recomendar promoção de funcionários;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • controlar o cumprimento de normas;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • analisar tendências do mercado;
  • representar a empresa;
  • instruir subordinados;
  • designar equipe para projeto;
  • planejar compras e locações;
  • determinar perfis profissionais;
  • elaborar normas e instruções;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • cooperar na definição de projetos;
  • buscar atualização profissional;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • captar recursos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • resolver reclamações de clientes;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • gerir investimentos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • gerir compras;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • exercer liderança;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • demonstrar motivação;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • agir com dinamismo;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • operar equipamentos de informática;
  • manter apresentação pessoal;
  • orientar clientes;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • fazer orçamentos;
  • recepcionar mercadorias;
  • providenciar integração de funcionários;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • contratar serviços;
  • transferir numerário para o banco;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • propor compra de novos itens;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • entrevistar candidatos;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • gerir estoques;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • delegar atribuições;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • promover funcionários;
  • participar de reuniões;
  • cobrar resultados;
  • promover programas prevencionistas;
  • formular incentivos de produtividade;
  • expressar-se gestualmente;
  • examinar currículos;
  • expressar-se oralmente;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • avaliar desempenho;
  • definir perfil do consumidor final;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • implantar técnicas de vendas;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • exercitar a autonomia;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • gerir custos;
  • atender agentes de fiscalização;
  • elaborar plano de investimentos;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • definir estratégias de terceirização;
  • administrar remanejamentos;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • remanejar leiaute;
  • medir resultados de treinamento;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • argumentar com convicção (persuasão);


Setores que mais contratam Comerciante atacadista no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
  • Supermercados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Comércio atacadista de leite e laticínios
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Fabricação de laticínios
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Fabricação de produtos de panificação industrial




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