Salário para o cargo de Administrador no comércio de mercadorias
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Administrador no comércio de mercadorias - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Administrador no comércio de mercadorias

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender aos clientes;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;

Atividades

  • sugerir investimentos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • planejar compras e locações;
  • exercer liderança;
  • instruir subordinados;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • gerenciar contratos de serviços;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • examinar currículos;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • orientar clientes;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • avaliar desempenho;
  • representar a empresa;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • operar equipamentos de informática;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • determinar perfis profissionais;
  • propor compra de novos itens;
  • expressar-se gestualmente;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • elaborar normas e instruções;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • captar recursos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • exercitar a autonomia;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • expressar-se oralmente;
  • administrar remanejamentos;
  • delegar atribuições;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • agir com dinamismo;
  • medir resultados de treinamento;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • transferir numerário para o banco;
  • participar de reuniões;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • definir perfil do consumidor final;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • gerir compras;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • formular incentivos de produtividade;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • gerir estoques;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • entrevistar candidatos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • definir estratégias de terceirização;
  • atender agentes de fiscalização;
  • cobrar resultados;
  • analisar tendências do mercado;
  • cooperar na definição de projetos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • gerir custos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • redigir comunicados e normas;
  • buscar atualização profissional;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • remanejar leiaute;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • designar equipe para projeto;
  • sugerir inovações;
  • contratar serviços;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • elaborar plano de investimentos;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • recepcionar mercadorias;
  • implantar técnicas de vendas;
  • demonstrar motivação;
  • fazer orçamentos;
  • qualificar fornecedores;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • promover programas prevencionistas;
  • manter apresentação pessoal;


Setores que mais contratam Administrador no comércio de mercadorias no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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