Salário para o cargo de Quitandeiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Quitandeiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Quitandeiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • atender aos clientes;
  • estruturar equipes de trabalho;

Atividades

  • divulgar mercadorias e serviços;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • expressar-se gestualmente;
  • formular incentivos de produtividade;
  • resolver reclamações de clientes;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • remanejar leiaute;
  • providenciar integração de funcionários;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • definir perfil do consumidor final;
  • elaborar plano de investimentos;
  • transferir numerário para o banco;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • gerir investimentos;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • propor compra de novos itens;
  • operar equipamentos de informática;
  • demonstrar motivação;
  • planejar compras e locações;
  • medir resultados de treinamento;
  • orientar clientes;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • entrevistar candidatos;
  • cobrar resultados;
  • gerir estoques;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • gerir compras;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • representar a empresa;
  • delegar atribuições;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • qualificar fornecedores;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • administrar remanejamentos;
  • cooperar na definição de projetos;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • contratar serviços;
  • fazer orçamentos;
  • manter apresentação pessoal;
  • definir estratégias de terceirização;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • atender agentes de fiscalização;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • examinar currículos;
  • promover programas prevencionistas;
  • implantar técnicas de vendas;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • exercitar a autonomia;
  • promover funcionários;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • exercer liderança;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • elaborar normas e instruções;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • designar equipe para projeto;
  • instruir subordinados;
  • expressar-se oralmente;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • agir com dinamismo;
  • buscar atualização profissional;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • recepcionar mercadorias;
  • determinar perfis profissionais;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • captar recursos;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • avaliar desempenho;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • gerir custos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • participar de reuniões;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • analisar tendências do mercado;


Setores que mais contratam Quitandeiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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