Salário para o cargo de Charuteiro - no comércio - empregador
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Charuteiro - no comércio - empregador - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Charuteiro - no comércio - empregador

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • atender aos clientes;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;

Atividades

  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • cooperar na definição de projetos;
  • propor compra de novos itens;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • medir resultados de treinamento;
  • analisar tendências do mercado;
  • orientar clientes;
  • administrar remanejamentos;
  • exercer liderança;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • fazer orçamentos;
  • manter apresentação pessoal;
  • formular incentivos de produtividade;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • apreciar inovações organizacionais;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • instruir subordinados;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • definir perfil do consumidor final;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • gerir compras;
  • estimular a motivação das equipes;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • participar de reuniões;
  • implantar técnicas de vendas;
  • promover programas prevencionistas;
  • demonstrar motivação;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • elaborar normas e instruções;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • remanejar leiaute;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • determinar perfis profissionais;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • entrevistar candidatos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • exercitar a autonomia;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • providenciar integração de funcionários;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • expressar-se oralmente;
  • gerir custos;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • examinar currículos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • expressar-se gestualmente;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • delegar atribuições;
  • operar equipamentos de informática;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • planejar compras e locações;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • qualificar fornecedores;
  • cobrar resultados;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • transferir numerário para o banco;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • buscar atualização profissional;
  • recepcionar mercadorias;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • definir estratégias de terceirização;
  • atender agentes de fiscalização;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • gerir estoques;
  • agir com dinamismo;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • designar equipe para projeto;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • representar a empresa;
  • contratar serviços;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • resolver reclamações de clientes;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • elaborar plano de investimentos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • gerir investimentos;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • captar recursos;
  • promover funcionários;
  • avaliar desempenho;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;


Setores que mais contratam Charuteiro - no comércio - empregador no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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