Salário para o cargo de Gerente de farmácia
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de farmácia - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de farmácia

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • atender aos clientes;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;

Atividades

  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • captar recursos;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • monitorar o andamento de projetos;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • exercitar a autonomia;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • determinar perfis profissionais;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • recepcionar mercadorias;
  • formular incentivos de produtividade;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • examinar currículos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • participar de reuniões;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • elaborar plano de investimentos;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • remanejar leiaute;
  • avaliar desempenho;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • estimular a motivação das equipes;
  • medir resultados de treinamento;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • gerir custos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • propor compra de novos itens;
  • orientar clientes;
  • cooperar na definição de projetos;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • expressar-se gestualmente;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • administrar remanejamentos;
  • promover programas prevencionistas;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • exercer liderança;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • fazer orçamentos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • planejar compras e locações;
  • demonstrar motivação;
  • atender agentes de fiscalização;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • entrevistar candidatos;
  • transferir numerário para o banco;
  • analisar tendências do mercado;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • definir perfil do consumidor final;
  • buscar atualização profissional;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • cobrar resultados;
  • gerir estoques;
  • delegar atribuições;
  • contratar serviços;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • providenciar integração de funcionários;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • resolver reclamações de clientes;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • expressar-se oralmente;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • representar a empresa;
  • designar equipe para projeto;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • definir estratégias de terceirização;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • manter apresentação pessoal;
  • gerir compras;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • promover funcionários;
  • qualificar fornecedores;
  • implantar técnicas de vendas;
  • elaborar normas e instruções;
  • operar equipamentos de informática;
  • instruir subordinados;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • agir com dinamismo;
  • gerir investimentos;


Setores que mais contratam Gerente de farmácia no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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