Salário para o cargo de Ferrageiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Ferrageiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Ferrageiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • estruturar equipes de trabalho;
  • atender aos clientes;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;

Atividades

  • remanejar leiaute;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • representar a empresa;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • delegar atribuições;
  • cooperar na definição de projetos;
  • determinar perfis profissionais;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • demonstrar motivação;
  • operar equipamentos de informática;
  • captar recursos;
  • medir resultados de treinamento;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • propor compra de novos itens;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • avaliar desempenho;
  • implantar técnicas de vendas;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • entrevistar candidatos;
  • designar equipe para projeto;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • expressar-se gestualmente;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • elaborar plano de investimentos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • contratar serviços;
  • examinar currículos;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • definir perfil do consumidor final;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • apreciar inovações organizacionais;
  • atender agentes de fiscalização;
  • expressar-se oralmente;
  • cobrar resultados;
  • elaborar normas e instruções;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • gerir investimentos;
  • promover programas prevencionistas;
  • formular incentivos de produtividade;
  • estimular a motivação das equipes;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • planejar compras e locações;
  • recepcionar mercadorias;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • participar de reuniões;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • transferir numerário para o banco;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • gerir compras;
  • exercer liderança;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • agir com dinamismo;
  • orientar clientes;
  • gerir custos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • definir estratégias de terceirização;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • exercitar a autonomia;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • buscar atualização profissional;
  • analisar tendências do mercado;
  • resolver reclamações de clientes;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • administrar remanejamentos;
  • promover funcionários;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • qualificar fornecedores;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • instruir subordinados;
  • manter apresentação pessoal;
  • fazer orçamentos;
  • gerir estoques;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);


Setores que mais contratam Ferrageiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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