Salário para o cargo de Gerente de magazine
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de magazine - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de magazine

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • atender aos clientes;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • definir perfil do consumidor final;
  • gerir estoques;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • orientar clientes;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • gerir compras;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • manter apresentação pessoal;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • sugerir investimentos;
  • analisar tendências do mercado;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • recepcionar mercadorias;
  • formular incentivos de produtividade;
  • fazer orçamentos;
  • planejar compras e locações;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • propor compra de novos itens;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • revisar manuais de procedimentos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • contratar serviços;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • delegar atribuições;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • instruir subordinados;
  • providenciar integração de funcionários;
  • exercer liderança;
  • demonstrar motivação;
  • captar recursos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • elaborar normas e instruções;
  • expressar-se oralmente;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • atender agentes de fiscalização;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • examinar currículos;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • resolver reclamações de clientes;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • determinar perfis profissionais;
  • sugerir inovações;
  • cobrar resultados;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • administrar remanejamentos;
  • designar equipe para projeto;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • elaborar plano de investimentos;
  • transferir numerário para o banco;
  • implantar técnicas de vendas;
  • qualificar fornecedores;
  • exercitar a autonomia;
  • medir resultados de treinamento;
  • gerir custos;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • redigir comunicados e normas;
  • participar de reuniões;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • buscar atualização profissional;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • representar a empresa;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • agir com dinamismo;
  • entrevistar candidatos;
  • cooperar na definição de projetos;
  • remanejar leiaute;
  • avaliar desempenho;
  • promover programas prevencionistas;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • definir estratégias de terceirização;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • operar equipamentos de informática;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • expressar-se gestualmente;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;


Setores que mais contratam Gerente de magazine no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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