Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Gerente de supermercado
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- atender aos clientes;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- demonstrar competências pessoais;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- estruturar equipes de trabalho;
Atividades
- formular incentivos de produtividade;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- definir perfil do consumidor final;
- operar equipamentos de informática;
- determinar perfis profissionais;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- analisar tendências do mercado;
- definir estratégias de terceirização;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- designar equipe para projeto;
- medir resultados de treinamento;
- participar de reuniões;
- exercitar a autonomia;
- expressar-se gestualmente;
- gerenciar contratos de serviços;
- apreciar inovações organizacionais;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- atender agentes de fiscalização;
- examinar currículos;
- planejar compras e locações;
- orientar clientes;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- acompanhar a execução orçamentária;
- monitorar o andamento de projetos;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- resolver reclamações de clientes;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- cobrar resultados;
- controlar o cumprimento de normas;
- gerir compras;
- fazer orçamentos;
- implementar reciclagem de funcionários;
- prover ações de preservação ambiental;
- recepcionar mercadorias;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- argumentar com convicção (persuasão);
- acompanhar auditoria interna e externa;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- captar recursos;
- agir com dinamismo;
- sugerir inovações;
- transferir numerário para o banco;
- elaborar plano de investimentos;
- sugerir investimentos;
- gerir custos;
- gerir estoques;
- buscar atualização profissional;
- negociar preços e condições de pagamento;
- acompanhar rotinas administrativas;
- preparar relatórios para a diretoria;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- realizar reuniões com a equipe;
- divulgar mercadorias e serviços;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- providenciar integração de funcionários;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- delegar atribuições;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- manter apresentação pessoal;
- estimular a motivação das equipes;
- implantar técnicas de vendas;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- promover programas prevencionistas;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- liberar mercadorias para entrega;
- representar a empresa;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- propor compra de novos itens;
- revisar manuais de procedimentos;
- administrar remanejamentos;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- cooperar na definição de projetos;
- qualificar fornecedores;
- entrevistar candidatos;
- exercer liderança;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- instruir subordinados;
- demonstrar motivação;
- elaborar normas e instruções;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- redigir comunicados e normas;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- zelar pela organização do local de trabalho;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- expressar-se oralmente;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- administrar conflitos entre funcionários;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- recomendar promoção de funcionários;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- contratar serviços;
- avaliar desempenho;
- colaborar na definição de epi e epc;
- remanejar leiaute;
Setores que mais contratam Gerente de supermercado no mercado de trabalho
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Supermercados
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de calçados
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
- Comércio varejista de artigos de óptica
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Restaurantes e similares
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
- Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
- Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
- Comércio varejista de móveis
- Hipermercados