Salário para o cargo de Gerente de serviços e peças
CBO 1414-20 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de serviços e peças - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Quanto ganha um Gerente de serviços e peças

Um Gerente de serviços e peças trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.324,35 e R$ 12.093,94, com a média salarial de R$ 3.921,79 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de serviços e peças

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.921,79 47.061,47 980,45 18,14
1º Quartil 1.324,35 15.892,22 331,09 6,13
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,57
3º Quartil 9.223,35 110.680,24 2.305,84 42,67
Teto Salarial 12.093,94 145.127,25 3.023,48 55,95


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.127 - 21.344 7.763,47 2.126,91 5.235,00 17.621,53 21.343,72
Rio de Janeiro - RJ 1.567 - 11.718 4.167,13 1.566,83 2.551,45 9.674,51 11.718,06
Belo Horizonte - MG 1.080 - 8.377 2.991,63 1.080,31 2.000,00 6.916,49 8.377,46
Goiânia - GO 1.134 - 6.345 2.461,92 1.134,45 1.600,00 5.238,73 6.345,31
Curitiba - PR 1.481 - 12.855 4.232,89 1.481,46 2.100,00 10.613,07 12.854,87
Barueri - SP 3.065 - 20.238 8.123,62 3.065,21 6.000,00 16.708,59 20.237,95
Campinas - SP 1.540 - 12.431 4.497,71 1.539,75 3.100,00 10.262,89 12.430,73
Campo Grande - MS 1.480 - 4.898 2.537,54 1.480,17 2.291,00 4.043,99 4.898,21
Porto Alegre - RS 1.521 - 11.254 4.158,79 1.521,18 3.077,89 9.291,04 11.253,59
Fortaleza - CE 1.090 - 56.691 12.397,37 1.090,20 1.832,38 46.804,53 56.691,05
São Bernardo do Campo - SP 1.455 - 9.327 3.400,51 1.455,05 2.500,51 7.700,11 9.326,60
Brasília - DF 1.519 - 7.058 3.379,69 1.518,69 2.900,00 5.826,75 7.057,53
Recife - PE 1.462 - 8.407 3.450,96 1.461,77 2.500,00 6.940,99 8.407,13
Cuiabá - MT 1.221 - 11.141 3.819,52 1.221,27 2.200,00 9.198,02 11.140,92
Manaus - AM 1.400 - 6.961 3.099,06 1.399,84 2.500,00 5.747,44 6.961,47
Sorocaba - SP 1.400 - 11.493 3.748,99 1.400,48 2.214,09 9.488,56 11.492,83
Cascavel - PR 1.419 - 5.980 2.641,58 1.419,43 2.033,00 4.936,77 5.979,56
Maringá - PR 1.311 - 7.618 2.895,28 1.310,50 1.958,35 6.289,11 7.617,55
Salvador - BA 1.564 - 10.234 3.968,43 1.564,05 3.000,00 8.449,65 10.234,47
Ribeirão Preto - SP 1.541 - 11.547 4.375,25 1.540,94 3.278,51 9.533,00 11.546,66


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.696 - 16.223 5.731,22 1.695,64 3.500,00 13.394,06 16.223,28
Minas Gerais 1.127 - 7.218 2.785,45 1.127,08 2.000,00 5.959,12 7.217,87
Paraná 1.434 - 9.305 3.469,87 1.433,77 2.200,00 7.682,41 9.305,17
Rio de Janeiro 1.422 - 10.352 3.733,34 1.421,99 2.551,45 8.546,68 10.351,99
Rio Grande do Sul 1.558 - 9.693 3.748,42 1.558,01 2.754,97 8.002,58 9.692,96
Goiás 1.134 - 7.118 2.784,16 1.134,06 2.000,00 5.876,55 7.117,85
Santa Catarina 1.407 - 6.122 2.717,27 1.407,45 2.100,00 5.054,07 6.121,64
Mato Grosso 1.382 - 8.895 3.418,78 1.381,99 2.407,91 7.343,70 8.894,91
Mato Grosso do Sul 1.388 - 5.881 2.763,41 1.388,35 2.400,00 4.855,10 5.880,64
Bahia 1.180 - 7.143 2.814,14 1.179,74 2.000,00 5.897,25 7.142,93
Pernambuco 1.128 - 7.119 2.834,74 1.128,38 2.122,50 5.877,12 7.118,54
Pará 1.212 - 4.972 2.350,33 1.212,25 2.000,00 4.105,23 4.972,38
Ceará 1.093 - 34.961 8.166,34 1.092,52 1.800,00 28.864,09 34.961,06
Rondônia 1.145 - 6.939 2.560,05 1.144,51 1.617,00 5.728,61 6.938,66
Espírito Santo 1.324 - 10.660 3.889,70 1.323,85 2.678,58 8.801,28 10.660,37
Tocantins 1.221 - 5.085 2.224,52 1.221,34 1.787,42 4.198,02 5.084,77
Maranhão 1.155 - 5.744 2.565,85 1.154,95 2.184,00 4.742,62 5.744,40
Distrito Federal 1.519 - 7.058 3.379,69 1.518,69 2.900,00 5.826,75 7.057,53
Amazonas 1.400 - 6.961 3.099,06 1.399,84 2.500,00 5.747,44 6.961,47
Paraíba 1.173 - 5.380 2.327,33 1.173,25 1.800,00 4.442,00 5.380,28
Rio Grande do Norte 1.166 - 5.631 2.338,50 1.165,88 2.000,00 4.649,00 5.631,01
Piauí 1.113 - 10.581 3.029,86 1.113,38 1.581,00 8.735,85 10.581,12
Sergipe 1.081 - 3.506 1.752,29 1.081,00 1.599,06 2.894,25 3.505,60
Alagoas 1.045 - 3.537 1.777,46 1.045,00 1.597,50 2.920,25 3.537,09
Roraima 1.200 - 15.175 3.570,72 1.200,00 1.600,00 12.528,75 15.175,20
Acre 1.185 - 4.134 1.887,76 1.185,21 1.500,00 3.413,00 4.133,93


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de serviços e peças

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • atender aos clientes;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerir recursos materiais e financeiros;

  • Atividades

    • remanejar leiaute;
    • acompanhar auditoria interna e externa;
    • mediar relação entre funcionário e empresa;
    • acompanhar rotinas administrativas;
    • exercitar a autonomia;
    • delegar atribuições;
    • sugerir melhoria em mercadorias;
    • gerir investimentos;
    • propor compra de novos itens;
    • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
    • sugerir investimentos;
    • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
    • administrar remanejamentos;
    • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
    • avaliar nível de satisfação das equipes;
    • cooperar na definição de projetos;
    • gerir compras;
    • definir perfil do consumidor final;
    • agir com dinamismo;
    • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
    • qualificar fornecedores;
    • definir estratégias de terceirização;
    • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
    • operar equipamentos de informática;
    • recomendar promoção de funcionários;
    • manter apresentação pessoal;
    • implementar reciclagem de funcionários;
    • providenciar integração de funcionários;
    • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
    • evidenciar equilíbrio emocional;
    • elaborar plano de investimentos;
    • gerir custos;
    • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
    • realizar reuniões com a equipe;
    • planejar compras e locações;
    • contratar serviços;
    • preparar relatórios para a diretoria;
    • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
    • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
    • colaborar na definição de epi e epc;
    • fazer orçamentos;
    • determinar perfis profissionais;
    • averiguar comportamento dos concorrentes;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • medir resultados de treinamento;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • examinar currículos;
    • exercer liderança;
    • revisar manuais de procedimentos;
    • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
    • pesquisar a satisfação dos clientes;
    • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
    • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
    • designar equipe para projeto;
    • prover ações de preservação ambiental;
    • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
    • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
    • argumentar com convicção (persuasão);
    • informar funcionários sobre seus desempenhos;
    • promover funcionários;
    • prestar assistência social aos funcionários;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
    • buscar atualização profissional;
    • elaborar normas e instruções;
    • negociar preços e condições de pagamento;
    • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
    • controlar o cumprimento de normas;
    • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
    • analisar tendências do mercado;
    • entrevistar candidatos;
    • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
    • apreciar inovações organizacionais;
    • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
    • avaliar desempenho;
    • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
    • atender agentes de fiscalização;
    • liberar mercadorias para entrega;
    • participar de reuniões;
    • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
    • acompanhar a execução orçamentária;
    • redigir comunicados e normas;
    • administrar horas trabalhadas, horas extras;
    • sugerir inovações;
    • zelar pela organização do local de trabalho;
    • representar a empresa;
    • instruir subordinados;
    • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
    • recepcionar mercadorias;
    • gerenciar contratos de serviços;
    • expressar-se gestualmente;
    • cobrar resultados;
    • estabelecer escala de férias e de folgas;
    • transferir numerário para o banco;
    • demonstrar motivação;
    • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
    • implantar técnicas de vendas;
    • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
    • autorizar pagamentos e recebimentos;
    • captar recursos;
    • divulgar mercadorias e serviços;
    • promover programas prevencionistas;
    • estimular a motivação das equipes;
    • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
    • orientar clientes;
    • monitorar o andamento de projetos;
    • expressar-se oralmente;
    • resolver reclamações de clientes;
    • gerir estoques;
    • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
    • formular incentivos de produtividade;


    Setores que mais contratam Gerente de serviços e peças no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
    • Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Orientador sócio educativo
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Orientador sócio educativo