Salário para o cargo de Gerente de serviços e peças
CBO 1414-20 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de serviços e peças - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de serviços e peças

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • atender aos clientes;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • estruturar equipes de trabalho;

Atividades

  • expressar-se gestualmente;
  • designar equipe para projeto;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • promover programas prevencionistas;
  • avaliar desempenho;
  • sugerir inovações;
  • elaborar normas e instruções;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • providenciar integração de funcionários;
  • instruir subordinados;
  • resolver reclamações de clientes;
  • operar equipamentos de informática;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • elaborar plano de investimentos;
  • examinar currículos;
  • planejar compras e locações;
  • gerir estoques;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • entrevistar candidatos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • monitorar o andamento de projetos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • administrar remanejamentos;
  • buscar atualização profissional;
  • definir estratégias de terceirização;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • remanejar leiaute;
  • cooperar na definição de projetos;
  • medir resultados de treinamento;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • expressar-se oralmente;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • gerir investimentos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • manter apresentação pessoal;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • transferir numerário para o banco;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • redigir comunicados e normas;
  • fazer orçamentos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • determinar perfis profissionais;
  • gerir custos;
  • participar de reuniões;
  • gerir compras;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • cobrar resultados;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • estimular a motivação das equipes;
  • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • exercer liderança;
  • captar recursos;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • representar a empresa;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • exercitar a autonomia;
  • propor compra de novos itens;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • sugerir investimentos;
  • orientar clientes;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • agir com dinamismo;
  • analisar tendências do mercado;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • delegar atribuições;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • atender agentes de fiscalização;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • contratar serviços;
  • implantar técnicas de vendas;
  • recepcionar mercadorias;
  • demonstrar motivação;
  • formular incentivos de produtividade;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);


Setores que mais contratam Gerente de serviços e peças no mercado de trabalho

  • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
  • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio por atacado de caminhões novos e usados
  • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
  • Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura de veículos automotores
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção




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