Salário para o cargo de Gerente de posto de venda
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de posto de venda - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Quanto ganha um Gerente de posto de venda

Um Gerente de posto de venda trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.881,25 e R$ 5.828,26, com a média salarial de R$ 2.844,84 e o salário mediana em R$ 2.330,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de posto de venda

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.844,84 34.138,08 711,21 13,07
1º Quartil 1.881,25 22.574,94 470,31 8,64
Salário Mediana 2.330,00 27.960,00 582,50 10,70
3º Quartil 4.444,88 53.338,58 1.111,22 20,42
Teto Salarial 5.828,26 69.939,15 1.457,07 26,77


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.934 - 7.168 3.314,80 1.933,93 2.600,00 5.918,35 7.168,49
Rio de Janeiro - RJ 1.634 - 5.999 2.737,98 1.633,74 2.105,00 4.953,08 5.999,32
Belo Horizonte - MG 1.525 - 5.197 2.492,42 1.525,02 2.000,00 4.290,88 5.197,25
Curitiba - PR 1.800 - 5.488 2.781,50 1.800,29 2.400,00 4.530,79 5.487,83
Brasília - DF 1.509 - 5.671 2.615,98 1.508,70 2.038,00 4.682,14 5.671,15
Campinas - SP 1.994 - 6.401 3.181,66 1.993,57 2.641,00 5.284,61 6.400,88
Porto Alegre - RS 1.722 - 5.607 2.784,83 1.721,82 2.426,00 4.629,35 5.607,21
Fortaleza - CE 1.542 - 5.438 2.640,22 1.541,95 2.200,00 4.489,85 5.438,24
Goiânia - GO 1.570 - 6.107 2.823,95 1.569,89 2.200,00 5.041,74 6.106,70
Salvador - BA 1.608 - 6.802 2.945,64 1.607,80 2.200,00 5.615,37 6.801,51
Recife - PE 1.709 - 6.607 3.016,32 1.709,01 2.354,00 5.455,06 6.607,33
Manaus - AM 1.550 - 6.243 2.746,23 1.549,91 2.062,00 5.154,21 6.242,93
Guarulhos - SP 1.913 - 7.858 3.437,02 1.912,76 2.546,00 6.487,40 7.857,74
Niterói - RJ 1.634 - 5.690 2.706,14 1.633,65 2.190,00 4.698,12 5.690,50
Florianópolis - SC 1.899 - 5.893 2.871,79 1.899,43 2.300,00 4.865,55 5.893,30
Uberlândia - MG 1.584 - 5.910 2.768,03 1.583,87 2.196,50 4.879,35 5.910,02
Duque de Caxias - RJ 1.725 - 4.881 2.536,50 1.724,64 2.136,00 4.029,50 4.880,66
Contagem - MG 1.540 - 5.834 2.610,64 1.539,65 2.000,00 4.816,25 5.833,59
São Bernardo do Campo - SP 1.902 - 6.732 3.175,52 1.902,37 2.550,00 5.557,73 6.731,69
Ribeirão Preto - SP 1.910 - 6.442 3.183,64 1.910,49 2.750,00 5.318,58 6.442,02


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.924 - 6.634 3.184,91 1.923,77 2.585,00 5.476,76 6.633,62
Rio de Janeiro 1.624 - 5.533 2.623,11 1.624,15 2.100,00 4.568,35 5.533,33
Minas Gerais 1.531 - 5.291 2.532,72 1.531,40 2.041,00 4.367,98 5.290,63
Rio Grande do Sul 1.710 - 5.370 2.716,99 1.710,37 2.338,00 4.433,42 5.369,89
Paraná 1.788 - 6.087 2.901,75 1.787,99 2.364,30 5.025,17 6.086,64
Santa Catarina 1.827 - 5.924 2.912,06 1.826,74 2.445,00 4.891,15 5.924,31
Bahia 1.560 - 5.884 2.715,34 1.560,44 2.118,00 4.857,59 5.883,66
Goiás 1.545 - 5.771 2.711,05 1.544,54 2.165,21 4.764,75 5.771,20
Espírito Santo 1.505 - 5.083 2.451,49 1.505,03 2.009,00 4.196,92 5.083,43
Ceará 1.494 - 5.252 2.540,66 1.494,44 2.104,00 4.335,87 5.251,74
Pernambuco 1.599 - 6.122 2.825,15 1.598,66 2.237,00 5.054,27 6.121,88
Distrito Federal 1.509 - 5.671 2.615,98 1.508,70 2.038,00 4.682,14 5.671,15
Mato Grosso 1.502 - 6.523 2.860,90 1.501,79 2.192,00 5.385,03 6.522,51
Pará 1.525 - 5.239 2.500,27 1.525,18 2.000,00 4.325,10 5.238,69
Mato Grosso do Sul 1.622 - 6.088 2.832,71 1.621,54 2.216,00 5.026,00 6.087,64
Amazonas 1.529 - 6.120 2.701,08 1.529,13 2.060,50 5.052,47 6.119,70
Maranhão 1.574 - 7.076 3.110,57 1.574,47 2.386,00 5.842,32 7.076,40
Paraíba 1.557 - 5.561 2.654,14 1.556,89 2.135,50 4.591,54 5.561,41
Rio Grande do Norte 1.490 - 4.788 2.399,98 1.490,02 2.031,50 3.953,22 4.788,26
Alagoas 1.470 - 5.674 2.608,82 1.470,32 2.023,00 4.684,17 5.673,61
Rondônia 1.492 - 4.565 2.249,53 1.492,08 1.900,00 3.768,91 4.565,02
Tocantins 1.445 - 5.238 2.413,94 1.444,83 1.893,50 4.324,60 5.238,09
Piauí 1.438 - 5.958 2.667,33 1.437,94 2.118,00 4.919,14 5.958,21
Sergipe 1.489 - 5.494 2.516,47 1.488,60 1.961,50 4.536,15 5.494,32
Roraima 1.528 - 4.903 2.513,06 1.528,41 2.200,00 4.047,97 4.903,02
Acre 1.426 - 4.989 2.345,12 1.425,82 2.000,00 4.118,74 4.988,74
Amapá 1.440 - 4.000 2.144,64 1.439,65 2.000,00 3.302,22 3.999,74


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de posto de venda

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • atender aos clientes;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;

  • Atividades

    • acompanhar auditoria interna e externa;
    • demonstrar motivação;
    • gerir investimentos;
    • liberar mercadorias para entrega;
    • preparar relatórios para a diretoria;
    • medir resultados de treinamento;
    • cobrar resultados;
    • administrar remanejamentos;
    • providenciar integração de funcionários;
    • orientar clientes;
    • estimular a motivação das equipes;
    • divulgar mercadorias e serviços;
    • expressar-se oralmente;
    • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
    • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
    • zelar pela organização do local de trabalho;
    • autorizar pagamentos e recebimentos;
    • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
    • estabelecer escala de férias e de folgas;
    • planejar compras e locações;
    • revisar manuais de procedimentos;
    • captar recursos;
    • expressar-se gestualmente;
    • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
    • propor compra de novos itens;
    • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
    • avaliar desempenho;
    • avaliar nível de satisfação das equipes;
    • definir perfil do consumidor final;
    • mediar relação entre funcionário e empresa;
    • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
    • participar de reuniões;
    • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
    • sugerir inovações;
    • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
    • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
    • cooperar na definição de projetos;
    • agir com dinamismo;
    • monitorar o andamento de projetos;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • gerir estoques;
    • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
    • argumentar com convicção (persuasão);
    • contratar serviços;
    • remanejar leiaute;
    • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
    • qualificar fornecedores;
    • redigir comunicados e normas;
    • gerenciar contratos de serviços;
    • evidenciar equilíbrio emocional;
    • determinar perfis profissionais;
    • atender agentes de fiscalização;
    • manter apresentação pessoal;
    • sugerir melhoria em mercadorias;
    • recepcionar mercadorias;
    • acompanhar rotinas administrativas;
    • implantar técnicas de vendas;
    • apreciar inovações organizacionais;
    • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
    • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
    • entrevistar candidatos;
    • averiguar comportamento dos concorrentes;
    • instruir subordinados;
    • recomendar promoção de funcionários;
    • exercer liderança;
    • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
    • pesquisar a satisfação dos clientes;
    • administrar horas trabalhadas, horas extras;
    • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
    • informar funcionários sobre seus desempenhos;
    • elaborar plano de investimentos;
    • acompanhar a execução orçamentária;
    • colaborar na definição de epi e epc;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
    • promover programas prevencionistas;
    • analisar tendências do mercado;
    • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
    • operar equipamentos de informática;
    • formular incentivos de produtividade;
    • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
    • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
    • negociar preços e condições de pagamento;
    • fazer orçamentos;
    • promover funcionários;
    • prestar assistência social aos funcionários;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • representar a empresa;
    • implementar reciclagem de funcionários;
    • gerir compras;
    • delegar atribuições;
    • designar equipe para projeto;
    • sugerir investimentos;
    • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
    • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
    • definir estratégias de terceirização;
    • controlar o cumprimento de normas;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
    • prover ações de preservação ambiental;
    • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
    • resolver reclamações de clientes;
    • realizar reuniões com a equipe;
    • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
    • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
    • buscar atualização profissional;
    • examinar currículos;
    • transferir numerário para o banco;
    • elaborar normas e instruções;
    • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
    • exercitar a autonomia;
    • gerir custos;


    Setores que mais contratam Gerente de posto de venda no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de calçados
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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