Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
- Gerente de empresas comerciais
- Proprietário de loja (comércio varejista)
- Gerente de granja
- Subgerente de loja (operações comerciais)
- Proprietário de lavanderia
- Vidraceiro de quadros e molduras (comércio varejista)
- Comerciante atacadista
- Madeireiro (comércio varejista)
- Sorveteiro (comércio varejista)
- Joalheiro (comércio varejista)
- Gerente de papelaria
- Inspetor geral (comércio de mercadorias a varejo)
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Gerente de posto de venda
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- estruturar equipes de trabalho;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- atender aos clientes;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- gerir recursos materiais e financeiros;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- gerenciar contratos de serviços;
- avaliar desempenho;
- administrar conflitos entre funcionários;
- gerir compras;
- instruir subordinados;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- definir estratégias de terceirização;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- implementar reciclagem de funcionários;
- transferir numerário para o banco;
- atender agentes de fiscalização;
- formular incentivos de produtividade;
- buscar atualização profissional;
- propor compra de novos itens;
- qualificar fornecedores;
- entrevistar candidatos;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- liberar mercadorias para entrega;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- cobrar resultados;
- negociar preços e condições de pagamento;
- participar de reuniões;
- realizar reuniões com a equipe;
- captar recursos;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- prover ações de preservação ambiental;
- providenciar integração de funcionários;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- agir com dinamismo;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- representar a empresa;
- recomendar promoção de funcionários;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- monitorar o andamento de projetos;
- medir resultados de treinamento;
- delegar atribuições;
- remanejar leiaute;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- planejar compras e locações;
- designar equipe para projeto;
- elaborar normas e instruções;
- acompanhar rotinas administrativas;
- colaborar na definição de epi e epc;
- estimular a motivação das equipes;
- definir perfil do consumidor final;
- examinar currículos;
- sugerir inovações;
- gerir estoques;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- promover programas prevencionistas;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- exercitar a autonomia;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- expressar-se oralmente;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- sugerir investimentos;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- contratar serviços;
- redigir comunicados e normas;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- controlar o cumprimento de normas;
- apreciar inovações organizacionais;
- orientar clientes;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- demonstrar motivação;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- planejar racionalização do uso de recursos;
- acompanhar a execução orçamentária;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- manter apresentação pessoal;
- preparar relatórios para a diretoria;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- divulgar mercadorias e serviços;
- determinar perfis profissionais;
- operar equipamentos de informática;
- recepcionar mercadorias;
- gerir custos;
- exercer liderança;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- revisar manuais de procedimentos;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- administrar remanejamentos;
- analisar tendências do mercado;
- fazer orçamentos;
- argumentar com convicção (persuasão);
- expressar-se gestualmente;
- cooperar na definição de projetos;
- resolver reclamações de clientes;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- implantar técnicas de vendas;
- elaborar plano de investimentos;
Setores que mais contratam Gerente de posto de venda no mercado de trabalho
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Supermercados
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de calçados
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
- Comércio varejista de artigos de óptica
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Restaurantes e similares
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
- Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
- Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
- Comércio varejista de móveis
- Hipermercados