Salário para o cargo de Gerente de posto de venda
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de posto de venda - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Quanto ganha um Gerente de posto de venda

Um Gerente de posto de venda trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.299,81 e R$ 5.817,26, com a média salarial de R$ 2.387,86 e o salário mediana em R$ 1.877,04 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de posto de venda

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.387,86 28.654,31 596,96 11,06
1º Quartil 1.299,81 15.597,74 324,95 6,02
Salário Mediana 1.877,04 22.524,48 469,26 8,70
3º Quartil 4.436,49 53.237,85 1.109,12 20,56
Teto Salarial 5.817,26 69.807,06 1.454,31 26,95


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.527 - 6.524 2.851,95 1.527,09 2.168,00 5.386,30 6.524,05
Rio de Janeiro - RJ 1.287 - 5.055 2.237,34 1.287,24 1.700,00 4.173,51 5.055,08
Belo Horizonte - MG 1.180 - 4.515 2.062,46 1.180,13 1.595,63 3.727,48 4.514,83
Porto Alegre - RS 1.340 - 5.441 2.428,24 1.340,50 1.900,99 4.492,33 5.441,25
Curitiba - PR 1.372 - 5.275 2.411,06 1.372,00 1.991,00 4.355,33 5.275,31
Brasília - DF 1.247 - 5.163 2.286,26 1.246,88 1.760,25 4.262,65 5.163,05
Fortaleza - CE 1.191 - 4.743 2.170,74 1.191,32 1.771,89 3.916,02 4.743,20
Campinas - SP 1.523 - 7.605 3.062,65 1.522,89 2.156,48 6.278,79 7.605,06
Manaus - AM 1.223 - 4.587 2.171,19 1.223,11 1.785,72 3.786,85 4.586,74
Salvador - BA 1.205 - 5.314 2.336,71 1.205,34 1.806,50 4.387,31 5.314,04
Goiânia - GO 1.218 - 4.927 2.268,11 1.217,67 1.760,25 4.067,47 4.926,64
Recife - PE 1.269 - 5.285 2.320,31 1.268,87 1.731,23 4.363,41 5.285,09
Guarulhos - SP 1.595 - 6.034 2.742,31 1.594,73 2.096,69 4.981,30 6.033,50
Contagem - MG 1.188 - 4.396 2.075,54 1.188,07 1.615,00 3.629,68 4.396,37
Niterói - RJ 1.276 - 4.030 1.996,44 1.276,16 1.659,90 3.327,28 4.030,10
Santo André - SP 1.466 - 5.997 2.634,08 1.465,88 1.955,03 4.951,03 5.996,84
Duque de Caxias - RJ 1.327 - 3.695 1.970,13 1.327,27 1.700,00 3.050,68 3.695,07
Florianópolis - SC 1.461 - 5.032 2.345,38 1.460,87 1.874,03 4.154,56 5.032,13
Ribeirão Preto - SP 1.488 - 6.333 2.811,10 1.488,21 2.200,43 5.228,94 6.333,45
Barueri - SP 1.672 - 8.555 3.563,98 1.672,11 2.800,00 7.062,84 8.554,72


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.519 - 6.075 2.730,80 1.518,55 2.103,63 5.015,55 6.074,98
Rio de Janeiro 1.281 - 4.782 2.166,27 1.280,64 1.688,13 3.948,39 4.782,41
Minas Gerais 1.167 - 4.303 2.017,00 1.167,24 1.600,00 3.552,72 4.303,16
Rio Grande do Sul 1.321 - 4.519 2.168,39 1.321,33 1.800,00 3.730,77 4.518,82
Paraná 1.361 - 4.849 2.281,73 1.360,58 1.847,03 4.003,61 4.849,30
Santa Catarina 1.395 - 4.801 2.291,76 1.394,73 1.885,00 3.964,11 4.801,45
Bahia 1.204 - 4.793 2.205,06 1.203,63 1.799,49 3.957,45 4.793,39
Goiás 1.211 - 4.681 2.191,23 1.210,55 1.800,00 3.864,51 4.680,81
Pernambuco 1.214 - 4.707 2.157,76 1.214,05 1.714,95 3.885,90 4.706,72
Ceará 1.157 - 9.046 3.029,09 1.157,15 1.700,00 7.468,17 9.045,67
Espírito Santo 1.178 - 4.373 2.062,89 1.178,20 1.700,00 3.610,22 4.372,81
Distrito Federal 1.247 - 5.163 2.286,26 1.246,88 1.760,25 4.262,65 5.163,05
Mato Grosso 1.122 - 4.698 2.088,14 1.122,16 1.603,75 3.878,96 4.698,32
Amazonas 1.208 - 4.593 2.156,62 1.207,55 1.715,94 3.791,85 4.592,80
Pará 1.183 - 18.582 4.980,78 1.182,52 1.576,69 15.341,16 18.581,67
Mato Grosso do Sul 1.161 - 4.580 2.059,85 1.161,45 1.571,10 3.781,30 4.580,02
Rio Grande do Norte 1.092 - 4.354 1.997,66 1.092,39 1.552,50 3.594,68 4.353,99
Maranhão 1.263 - 4.379 2.164,36 1.263,25 1.840,65 3.615,60 4.379,33
Paraíba 1.182 - 4.872 2.209,11 1.181,79 1.793,00 4.022,00 4.871,56
Rondônia 1.126 - 3.511 1.705,12 1.126,35 1.420,00 2.898,62 3.510,89
Alagoas 1.171 - 4.370 2.100,46 1.171,03 1.718,76 3.608,07 4.370,20
Piauí 1.119 - 4.020 1.952,59 1.118,91 1.575,72 3.319,09 4.020,19
Tocantins 1.098 - 4.213 1.959,80 1.098,42 1.672,74 3.477,93 4.212,57
Sergipe 1.113 - 4.528 1.982,94 1.112,89 1.500,00 3.738,55 4.528,24
Acre 1.123 - 4.510 2.010,86 1.122,64 1.500,00 3.723,15 4.509,59
Roraima 1.233 - 3.480 1.925,17 1.232,72 1.653,40 2.872,90 3.479,75
Amapá 1.114 - 3.716 1.839,27 1.113,84 1.583,75 3.068,07 3.716,14


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de posto de venda

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • atender aos clientes;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • estruturar equipes de trabalho;

  • Atividades

    • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
    • contratar serviços;
    • gerir estoques;
    • avaliar desempenho;
    • buscar atualização profissional;
    • promover programas prevencionistas;
    • acompanhar auditoria interna e externa;
    • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
    • pesquisar a satisfação dos clientes;
    • demonstrar motivação;
    • apreciar inovações organizacionais;
    • instruir subordinados;
    • gerir investimentos;
    • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
    • liberar mercadorias para entrega;
    • preparar relatórios para a diretoria;
    • operar equipamentos de informática;
    • cooperar na definição de projetos;
    • prover ações de preservação ambiental;
    • definir perfil do consumidor final;
    • monitorar o andamento de projetos;
    • medir resultados de treinamento;
    • determinar perfis profissionais;
    • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
    • sugerir investimentos;
    • resolver reclamações de clientes;
    • qualificar fornecedores;
    • elaborar normas e instruções;
    • mediar relação entre funcionário e empresa;
    • expressar-se gestualmente;
    • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
    • orientar clientes;
    • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
    • acompanhar a execução orçamentária;
    • acompanhar rotinas administrativas;
    • administrar remanejamentos;
    • propor compra de novos itens;
    • prestar assistência social aos funcionários;
    • analisar tendências do mercado;
    • manter apresentação pessoal;
    • gerir custos;
    • negociar preços e condições de pagamento;
    • planejar compras e locações;
    • implementar reciclagem de funcionários;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • implantar técnicas de vendas;
    • examinar currículos;
    • averiguar comportamento dos concorrentes;
    • providenciar integração de funcionários;
    • exercer liderança;
    • gerenciar contratos de serviços;
    • cobrar resultados;
    • recepcionar mercadorias;
    • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
    • estimular a motivação das equipes;
    • elaborar plano de investimentos;
    • colaborar na definição de epi e epc;
    • designar equipe para projeto;
    • expressar-se oralmente;
    • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
    • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
    • remanejar leiaute;
    • administrar horas trabalhadas, horas extras;
    • atender agentes de fiscalização;
    • sugerir melhoria em mercadorias;
    • gerir compras;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • divulgar mercadorias e serviços;
    • argumentar com convicção (persuasão);
    • evidenciar equilíbrio emocional;
    • redigir comunicados e normas;
    • zelar pela organização do local de trabalho;
    • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
    • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
    • controlar o cumprimento de normas;
    • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
    • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
    • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
    • fazer orçamentos;
    • estabelecer escala de férias e de folgas;
    • avaliar nível de satisfação das equipes;
    • entrevistar candidatos;
    • definir estratégias de terceirização;
    • delegar atribuições;
    • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
    • informar funcionários sobre seus desempenhos;
    • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
    • representar a empresa;
    • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
    • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
    • recomendar promoção de funcionários;
    • autorizar pagamentos e recebimentos;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • agir com dinamismo;
    • realizar reuniões com a equipe;
    • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
    • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
    • sugerir inovações;
    • transferir numerário para o banco;
    • revisar manuais de procedimentos;
    • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
    • formular incentivos de produtividade;
    • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
    • exercitar a autonomia;
    • captar recursos;
    • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
    • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
    • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
    • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
    • participar de reuniões;
    • promover funcionários;


    Setores que mais contratam Gerente de posto de venda no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Comércio varejista de calçados
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Restaurantes e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Estalageiro