Salário para o cargo de Gerente de posto de venda
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de posto de venda - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de posto de venda

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • atender aos clientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos materiais e financeiros;

Atividades

  • promover programas prevencionistas;
  • gerir compras;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • buscar atualização profissional;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • fazer orçamentos;
  • delegar atribuições;
  • elaborar normas e instruções;
  • determinar perfis profissionais;
  • gerir estoques;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • propor compra de novos itens;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • sugerir investimentos;
  • transferir numerário para o banco;
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • cooperar na definição de projetos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • elaborar plano de investimentos;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • estimular a motivação das equipes;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • resolver reclamações de clientes;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • manter apresentação pessoal;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • remanejar leiaute;
  • administrar remanejamentos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • expressar-se oralmente;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • entrevistar candidatos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • implantar técnicas de vendas;
  • designar equipe para projeto;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • definir perfil do consumidor final;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • prover ações de preservação ambiental;
  • definir estratégias de terceirização;
  • formular incentivos de produtividade;
  • operar equipamentos de informática;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • instruir subordinados;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • agir com dinamismo;
  • planejar compras e locações;
  • avaliar desempenho;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • demonstrar motivação;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • analisar tendências do mercado;
  • orientar clientes;
  • participar de reuniões;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • medir resultados de treinamento;
  • sugerir inovações;
  • cobrar resultados;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • realizar reuniões com a equipe;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • exercer liderança;
  • expressar-se gestualmente;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • exercitar a autonomia;
  • gerir custos;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • captar recursos;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • representar a empresa;
  • providenciar integração de funcionários;
  • redigir comunicados e normas;
  • atender agentes de fiscalização;
  • recepcionar mercadorias;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • examinar currículos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • qualificar fornecedores;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • contratar serviços;
  • gerenciar contratos de serviços;


Setores que mais contratam Gerente de posto de venda no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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