Salário para o cargo de Gerente de editora
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de editora - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Quanto ganha um Gerente de editora

Um Gerente de editora trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.130,53 e R$ 4.188,33, com a média salarial de R$ 1.793,28 e o salário mediana em R$ 1.420,37 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de editora

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.793,28 21.519,35 448,32 8,27
1º Quartil 1.130,53 13.566,41 282,63 5,21
Salário Mediana 1.420,37 17.044,44 355,09 6,55
3º Quartil 3.194,20 38.330,38 798,55 14,72
Teto Salarial 4.188,33 50.259,94 1.047,08 19,31


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.207 - 4.747 2.070,84 1.206,65 1.466,00 3.919,34 4.747,22
Rio de Janeiro - RJ 1.196 - 5.070 2.205,37 1.195,64 1.692,43 4.185,77 5.069,93
Porto Alegre - RS 1.249 - 3.153 1.657,35 1.248,85 1.379,38 2.603,03 3.152,87
Belo Horizonte - MG 1.087 - 3.689 1.723,41 1.086,83 1.273,00 3.045,45 3.688,74
Ribeirão Preto - SP 1.280 - 3.101 1.679,86 1.280,28 1.462,00 2.560,03 3.100,79
Manaus - AM 1.120 - 2.128 1.331,68 1.120,09 1.196,36 1.757,18 2.128,34
Brasília - DF 1.089 - 5.198 1.995,18 1.089,37 1.200,00 4.291,58 5.198,10
Curitiba - PR 1.306 - 4.062 1.908,67 1.306,47 1.436,60 3.353,85 4.062,29
Atibaia - SP 1.424 - 2.129 1.549,38 1.424,12 1.454,00 1.757,86 2.129,18
Mogi das Cruzes - SP 1.309 - 2.562 1.587,49 1.308,53 1.461,00 2.115,04 2.561,80
Campinas - SP 1.408 - 5.136 2.277,14 1.408,30 1.608,00 4.240,21 5.135,87
Osasco - SP 1.372 - 4.303 1.968,80 1.372,12 1.442,00 3.552,64 4.303,06
Fortaleza - CE 1.045 - 2.858 1.387,60 1.045,00 1.060,00 2.359,44 2.857,83
Braço do Norte - SC 1.352 - 1.726 1.378,16 1.351,61 1.368,00 1.425,20 1.726,24
Salvador - BA 1.077 - 5.270 2.269,36 1.076,88 1.892,27 4.351,14 5.270,23
Volta Redonda - RJ 1.157 - 2.953 1.558,16 1.157,48 1.295,00 2.438,06 2.953,05
Arapongas - PR 1.384 - 1.758 1.410,91 1.384,32 1.404,00 1.451,75 1.758,41
São José dos Campos - SP 1.244 - 3.809 1.844,36 1.243,55 1.453,00 3.145,04 3.809,37
Santos - SP 1.320 - 3.464 1.793,40 1.319,58 1.544,72 2.859,98 3.464,10
São Bernardo do Campo - SP 1.308 - 3.306 1.751,68 1.308,30 1.466,03 2.729,19 3.305,68


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.242 - 4.244 1.929,46 1.242,21 1.464,00 3.504,18 4.244,37
Rio de Janeiro 1.174 - 4.034 1.902,94 1.174,07 1.428,72 3.330,80 4.034,36
Rio Grande do Sul 1.215 - 2.847 1.567,73 1.215,15 1.344,00 2.350,44 2.846,92
Minas Gerais 1.058 - 3.251 1.546,86 1.058,08 1.165,87 2.683,76 3.250,65
Paraná 1.181 - 2.956 1.614,02 1.180,70 1.404,00 2.440,10 2.955,53
Santa Catarina 1.285 - 3.143 1.679,88 1.284,71 1.391,00 2.595,09 3.143,25
Mato Grosso 1.047 - 2.172 1.271,54 1.046,99 1.118,00 1.793,57 2.172,42
Goiás 1.050 - 3.879 1.704,47 1.049,51 1.205,00 3.202,37 3.878,81
Bahia 1.061 - 4.907 2.043,24 1.061,42 1.500,00 4.051,37 4.907,15
Amazonas 1.101 - 2.105 1.317,24 1.100,80 1.196,36 1.737,99 2.105,11
Distrito Federal 1.089 - 5.198 1.995,18 1.089,37 1.200,00 4.291,58 5.198,10
Espírito Santo 1.113 - 3.936 1.765,44 1.112,59 1.204,00 3.249,42 3.935,80
Maranhão 1.125 - 3.113 1.541,16 1.125,05 1.197,27 2.570,19 3.113,09
Ceará 1.045 - 2.965 1.409,94 1.045,00 1.077,33 2.447,75 2.964,79
Pará 1.073 - 7.023 2.357,00 1.072,83 1.281,27 5.798,09 7.022,82
Mato Grosso do Sul 1.116 - 3.149 1.579,42 1.116,25 1.282,45 2.599,61 3.148,72
Pernambuco 1.090 - 4.910 2.003,34 1.089,77 1.350,00 4.053,62 4.909,86
Rondônia 1.106 - 2.462 1.374,88 1.106,33 1.178,53 2.032,94 2.462,36
Paraíba 1.061 - 4.283 1.799,16 1.060,85 1.171,90 3.536,18 4.283,13
Piauí 1.054 - 3.697 1.577,79 1.053,57 1.155,89 3.052,57 3.697,36
Rio Grande do Norte 1.050 - 5.255 2.191,48 1.049,76 1.672,87 4.338,47 5.254,89
Tocantins 1.062 - 2.785 1.398,86 1.061,77 1.100,00 2.299,45 2.785,16
Alagoas 1.059 - 4.529 1.963,87 1.059,46 1.500,00 3.739,50 4.529,39
Sergipe 1.087 - 3.966 1.674,57 1.087,00 1.148,86 3.274,11 3.965,70
Roraima 1.057 - 1.666 1.156,88 1.056,50 1.076,25 1.375,44 1.665,97
Amapá 1.045 - 2.111 1.225,40 1.045,00 1.045,00 1.742,77 2.110,90
Acre 1.103 - 5.463 2.267,12 1.102,98 1.844,00 4.510,00 5.462,65


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de editora

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • estruturar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • atender aos clientes;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;

  • Atividades

    • liberar mercadorias para entrega;
    • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
    • gerir investimentos;
    • prover ações de preservação ambiental;
    • divulgar mercadorias e serviços;
    • transferir numerário para o banco;
    • autorizar pagamentos e recebimentos;
    • mediar relação entre funcionário e empresa;
    • administrar horas trabalhadas, horas extras;
    • participar de reuniões;
    • contratar serviços;
    • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
    • negociar preços e condições de pagamento;
    • atender agentes de fiscalização;
    • colaborar na definição de epi e epc;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • avaliar desempenho;
    • implementar reciclagem de funcionários;
    • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
    • exercer liderança;
    • exercitar a autonomia;
    • providenciar integração de funcionários;
    • estabelecer escala de férias e de folgas;
    • avaliar nível de satisfação das equipes;
    • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
    • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
    • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
    • revisar manuais de procedimentos;
    • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
    • demonstrar motivação;
    • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
    • expressar-se oralmente;
    • fazer orçamentos;
    • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
    • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
    • gerenciar contratos de serviços;
    • realizar reuniões com a equipe;
    • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
    • promover programas prevencionistas;
    • captar recursos;
    • expressar-se gestualmente;
    • gerir custos;
    • designar equipe para projeto;
    • qualificar fornecedores;
    • zelar pela organização do local de trabalho;
    • prestar assistência social aos funcionários;
    • instruir subordinados;
    • propor compra de novos itens;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
    • planejar compras e locações;
    • estimular a motivação das equipes;
    • evidenciar equilíbrio emocional;
    • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
    • acompanhar a execução orçamentária;
    • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
    • recomendar promoção de funcionários;
    • operar equipamentos de informática;
    • recepcionar mercadorias;
    • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
    • averiguar comportamento dos concorrentes;
    • cooperar na definição de projetos;
    • representar a empresa;
    • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
    • definir estratégias de terceirização;
    • remanejar leiaute;
    • delegar atribuições;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • formular incentivos de produtividade;
    • gerir compras;
    • apreciar inovações organizacionais;
    • monitorar o andamento de projetos;
    • determinar perfis profissionais;
    • pesquisar a satisfação dos clientes;
    • preparar relatórios para a diretoria;
    • informar funcionários sobre seus desempenhos;
    • medir resultados de treinamento;
    • promover funcionários;
    • redigir comunicados e normas;
    • entrevistar candidatos;
    • administrar remanejamentos;
    • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
    • manter apresentação pessoal;
    • gerir estoques;
    • argumentar com convicção (persuasão);
    • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
    • orientar clientes;
    • cobrar resultados;
    • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
    • elaborar plano de investimentos;
    • analisar tendências do mercado;
    • agir com dinamismo;
    • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
    • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
    • acompanhar auditoria interna e externa;
    • definir perfil do consumidor final;
    • examinar currículos;
    • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
    • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
    • controlar o cumprimento de normas;
    • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
    • resolver reclamações de clientes;
    • buscar atualização profissional;
    • elaborar normas e instruções;
    • sugerir inovações;
    • acompanhar rotinas administrativas;
    • sugerir investimentos;
    • implantar técnicas de vendas;
    • sugerir melhoria em mercadorias;
    • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);


    Setores que mais contratam Gerente de editora no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
    • Comércio varejista de plantas e flores naturais
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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