Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
- Comissário de café
- Subgerente de loja (operações comerciais)
- Vidraceiro de quadros e molduras (comércio varejista)
- Proprietário de lavanderia
- Proprietário de casa funerária (comércio varejista)
- Proprietário de tinturaria (comércio varejista)
- Exportador - empregador
- Quitandeiro (comércio varejista)
- Proprietário de loja (comércio varejista)
- Carniceiro
- Droguista (comércio varejista)
- Doceiro (exclusive no comércio ambulante)
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Madeireiro (comércio atacadista)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- gerir recursos materiais e financeiros;
- atender aos clientes;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- estruturar equipes de trabalho;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- definir estratégias de terceirização;
- implementar reciclagem de funcionários;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- prover ações de preservação ambiental;
- elaborar normas e instruções;
- promover funcionários;
- apreciar inovações organizacionais;
- argumentar com convicção (persuasão);
- implantar técnicas de vendas;
- controlar o cumprimento de normas;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- orientar clientes;
- operar equipamentos de informática;
- liberar mercadorias para entrega;
- administrar conflitos entre funcionários;
- agir com dinamismo;
- gerir investimentos;
- providenciar integração de funcionários;
- divulgar mercadorias e serviços;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- entrevistar candidatos;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- atender agentes de fiscalização;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- expressar-se oralmente;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- negociar preços e condições de pagamento;
- demonstrar motivação;
- manter apresentação pessoal;
- recomendar promoção de funcionários;
- captar recursos;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- administrar remanejamentos;
- analisar tendências do mercado;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- gerir estoques;
- exercitar a autonomia;
- elaborar plano de investimentos;
- monitorar o andamento de projetos;
- acompanhar a execução orçamentária;
- gerenciar contratos de serviços;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- formular incentivos de produtividade;
- colaborar na definição de epi e epc;
- transferir numerário para o banco;
- remanejar leiaute;
- exercer liderança;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- recepcionar mercadorias;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- acompanhar rotinas administrativas;
- cobrar resultados;
- planejar compras e locações;
- medir resultados de treinamento;
- participar de reuniões;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- expressar-se gestualmente;
- avaliar desempenho;
- revisar manuais de procedimentos;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- contratar serviços;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- propor compra de novos itens;
- examinar currículos;
- gerir custos;
- delegar atribuições;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- fazer orçamentos;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- gerir compras;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- estimular a motivação das equipes;
- designar equipe para projeto;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- definir perfil do consumidor final;
- resolver reclamações de clientes;
- buscar atualização profissional;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- promover programas prevencionistas;
- realizar reuniões com a equipe;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- instruir subordinados;
- prestar assistência social aos funcionários;
- determinar perfis profissionais;
- cooperar na definição de projetos;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- representar a empresa;
Setores que mais contratam Madeireiro (comércio atacadista) no mercado de trabalho
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
- Supermercados
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Comércio atacadista de leite e laticínios
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Restaurantes e similares
- Fabricação de laticínios
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Fabricação de produtos de panificação industrial