Salário para o cargo de Gerente de papelaria
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Gerente de papelaria - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Quanto ganha um Gerente de papelaria

Um Gerente de papelaria trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.299,81 e R$ 5.817,26, com a média salarial de R$ 2.387,86 e o salário mediana em R$ 1.877,04 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de papelaria

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.387,86 28.654,31 596,96 11,06
1º Quartil 1.299,81 15.597,74 324,95 6,02
Salário Mediana 1.877,04 22.524,48 469,26 8,70
3º Quartil 4.436,49 53.237,85 1.109,12 20,56
Teto Salarial 5.817,26 69.807,06 1.454,31 26,95


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.527 - 6.524 2.851,95 1.527,09 2.168,00 5.386,30 6.524,05
Rio de Janeiro - RJ 1.287 - 5.055 2.237,34 1.287,24 1.700,00 4.173,51 5.055,08
Belo Horizonte - MG 1.180 - 4.515 2.062,46 1.180,13 1.595,63 3.727,48 4.514,83
Porto Alegre - RS 1.340 - 5.441 2.428,24 1.340,50 1.900,99 4.492,33 5.441,25
Curitiba - PR 1.372 - 5.275 2.411,06 1.372,00 1.991,00 4.355,33 5.275,31
Brasília - DF 1.247 - 5.163 2.286,26 1.246,88 1.760,25 4.262,65 5.163,05
Fortaleza - CE 1.191 - 4.743 2.170,74 1.191,32 1.771,89 3.916,02 4.743,20
Campinas - SP 1.523 - 7.605 3.062,65 1.522,89 2.156,48 6.278,79 7.605,06
Manaus - AM 1.223 - 4.587 2.171,19 1.223,11 1.785,72 3.786,85 4.586,74
Salvador - BA 1.205 - 5.314 2.336,71 1.205,34 1.806,50 4.387,31 5.314,04
Goiânia - GO 1.218 - 4.927 2.268,11 1.217,67 1.760,25 4.067,47 4.926,64
Recife - PE 1.269 - 5.285 2.320,31 1.268,87 1.731,23 4.363,41 5.285,09
Guarulhos - SP 1.595 - 6.034 2.742,31 1.594,73 2.096,69 4.981,30 6.033,50
Contagem - MG 1.188 - 4.396 2.075,54 1.188,07 1.615,00 3.629,68 4.396,37
Niterói - RJ 1.276 - 4.030 1.996,44 1.276,16 1.659,90 3.327,28 4.030,10
Santo André - SP 1.466 - 5.997 2.634,08 1.465,88 1.955,03 4.951,03 5.996,84
Duque de Caxias - RJ 1.327 - 3.695 1.970,13 1.327,27 1.700,00 3.050,68 3.695,07
Florianópolis - SC 1.461 - 5.032 2.345,38 1.460,87 1.874,03 4.154,56 5.032,13
Ribeirão Preto - SP 1.488 - 6.333 2.811,10 1.488,21 2.200,43 5.228,94 6.333,45
Barueri - SP 1.672 - 8.555 3.563,98 1.672,11 2.800,00 7.062,84 8.554,72


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.519 - 6.075 2.730,80 1.518,55 2.103,63 5.015,55 6.074,98
Rio de Janeiro 1.281 - 4.782 2.166,27 1.280,64 1.688,13 3.948,39 4.782,41
Minas Gerais 1.167 - 4.303 2.017,00 1.167,24 1.600,00 3.552,72 4.303,16
Rio Grande do Sul 1.321 - 4.519 2.168,39 1.321,33 1.800,00 3.730,77 4.518,82
Paraná 1.361 - 4.849 2.281,73 1.360,58 1.847,03 4.003,61 4.849,30
Santa Catarina 1.395 - 4.801 2.291,76 1.394,73 1.885,00 3.964,11 4.801,45
Bahia 1.204 - 4.793 2.205,06 1.203,63 1.799,49 3.957,45 4.793,39
Goiás 1.211 - 4.681 2.191,23 1.210,55 1.800,00 3.864,51 4.680,81
Pernambuco 1.214 - 4.707 2.157,76 1.214,05 1.714,95 3.885,90 4.706,72
Ceará 1.157 - 9.046 3.029,09 1.157,15 1.700,00 7.468,17 9.045,67
Espírito Santo 1.178 - 4.373 2.062,89 1.178,20 1.700,00 3.610,22 4.372,81
Distrito Federal 1.247 - 5.163 2.286,26 1.246,88 1.760,25 4.262,65 5.163,05
Mato Grosso 1.122 - 4.698 2.088,14 1.122,16 1.603,75 3.878,96 4.698,32
Amazonas 1.208 - 4.593 2.156,62 1.207,55 1.715,94 3.791,85 4.592,80
Pará 1.183 - 18.582 4.980,78 1.182,52 1.576,69 15.341,16 18.581,67
Mato Grosso do Sul 1.161 - 4.580 2.059,85 1.161,45 1.571,10 3.781,30 4.580,02
Rio Grande do Norte 1.092 - 4.354 1.997,66 1.092,39 1.552,50 3.594,68 4.353,99
Maranhão 1.263 - 4.379 2.164,36 1.263,25 1.840,65 3.615,60 4.379,33
Paraíba 1.182 - 4.872 2.209,11 1.181,79 1.793,00 4.022,00 4.871,56
Rondônia 1.126 - 3.511 1.705,12 1.126,35 1.420,00 2.898,62 3.510,89
Alagoas 1.171 - 4.370 2.100,46 1.171,03 1.718,76 3.608,07 4.370,20
Piauí 1.119 - 4.020 1.952,59 1.118,91 1.575,72 3.319,09 4.020,19
Tocantins 1.098 - 4.213 1.959,80 1.098,42 1.672,74 3.477,93 4.212,57
Sergipe 1.113 - 4.528 1.982,94 1.112,89 1.500,00 3.738,55 4.528,24
Acre 1.123 - 4.510 2.010,86 1.122,64 1.500,00 3.723,15 4.509,59
Roraima 1.233 - 3.480 1.925,17 1.232,72 1.653,40 2.872,90 3.479,75
Amapá 1.114 - 3.716 1.839,27 1.113,84 1.583,75 3.068,07 3.716,14


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Gerente de papelaria

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • estruturar equipes de trabalho;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • atender aos clientes;
  • gerir recursos materiais e financeiros;

  • Atividades

    • realizar reuniões com a equipe;
    • planejar compras e locações;
    • implementar reciclagem de funcionários;
    • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
    • colaborar na definição de epi e epc;
    • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
    • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • buscar atualização profissional;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
    • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
    • manter apresentação pessoal;
    • determinar perfis profissionais;
    • gerir custos;
    • definir perfil do consumidor final;
    • redigir comunicados e normas;
    • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
    • gerenciar contratos de serviços;
    • cobrar resultados;
    • divulgar mercadorias e serviços;
    • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
    • cooperar na definição de projetos;
    • administrar remanejamentos;
    • autorizar pagamentos e recebimentos;
    • avaliar desempenho;
    • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
    • entrevistar candidatos;
    • monitorar o andamento de projetos;
    • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
    • exercer liderança;
    • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
    • agir com dinamismo;
    • evidenciar equilíbrio emocional;
    • designar equipe para projeto;
    • fazer orçamentos;
    • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
    • promover funcionários;
    • implantar técnicas de vendas;
    • delegar atribuições;
    • estabelecer escala de férias e de folgas;
    • promover programas prevencionistas;
    • prestar assistência social aos funcionários;
    • pesquisar a satisfação dos clientes;
    • negociar preços e condições de pagamento;
    • liberar mercadorias para entrega;
    • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
    • informar funcionários sobre seus desempenhos;
    • formular incentivos de produtividade;
    • atender agentes de fiscalização;
    • orientar clientes;
    • elaborar normas e instruções;
    • recepcionar mercadorias;
    • mediar relação entre funcionário e empresa;
    • prover ações de preservação ambiental;
    • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
    • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
    • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
    • demonstrar motivação;
    • gerir compras;
    • instruir subordinados;
    • apreciar inovações organizacionais;
    • participar de reuniões;
    • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
    • representar a empresa;
    • gerir investimentos;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • elaborar plano de investimentos;
    • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
    • argumentar com convicção (persuasão);
    • qualificar fornecedores;
    • acompanhar a execução orçamentária;
    • preparar relatórios para a diretoria;
    • expressar-se oralmente;
    • providenciar integração de funcionários;
    • analisar tendências do mercado;
    • sugerir investimentos;
    • propor compra de novos itens;
    • avaliar nível de satisfação das equipes;
    • resolver reclamações de clientes;
    • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
    • definir estratégias de terceirização;
    • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
    • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
    • exercitar a autonomia;
    • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
    • auxiliar em testes de campo de novos produtos;
    • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
    • acompanhar rotinas administrativas;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • examinar currículos;
    • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
    • estimular a motivação das equipes;
    • sugerir inovações;
    • contratar serviços;
    • revisar manuais de procedimentos;
    • averiguar comportamento dos concorrentes;
    • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
    • sugerir melhoria em mercadorias;
    • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
    • acompanhar auditoria interna e externa;
    • recomendar promoção de funcionários;
    • captar recursos;
    • administrar horas trabalhadas, horas extras;
    • zelar pela organização do local de trabalho;
    • medir resultados de treinamento;
    • controlar o cumprimento de normas;
    • transferir numerário para o banco;
    • operar equipamentos de informática;
    • expressar-se gestualmente;
    • gerir estoques;
    • remanejar leiaute;


    Setores que mais contratam Gerente de papelaria no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Comércio varejista de calçados
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Restaurantes e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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