Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
- Comerciante varejista
- Botequineiro
- Gerente de loja e supermercado
- Vendeiro (comércio varejista)
- Carvoeiro - no comércio - empregador
- Proprietário de jogos eletrônicos
- Bricabraquista
- Proprietário de lavanderia
- Subgerente de loja (operações comerciais)
- Alfarrabista (comércio varejista)
- Relojoeiro (comércio varejista)
- Fornecedor
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Gerente de papelaria
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- gerir recursos materiais e financeiros;
- estruturar equipes de trabalho;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- atender aos clientes;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- implantar técnicas de vendas;
- operar equipamentos de informática;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- atender agentes de fiscalização;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- colaborar na definição de epi e epc;
- delegar atribuições;
- acompanhar a execução orçamentária;
- gerenciar contratos de serviços;
- realizar reuniões com a equipe;
- acompanhar auditoria interna e externa;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- manter apresentação pessoal;
- medir resultados de treinamento;
- elaborar normas e instruções;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- captar recursos;
- providenciar integração de funcionários;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- redigir comunicados e normas;
- exercitar a autonomia;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- controlar o cumprimento de normas;
- negociar preços e condições de pagamento;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- contratar serviços;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- prover ações de preservação ambiental;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- expressar-se oralmente;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- administrar conflitos entre funcionários;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- definir estratégias de terceirização;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- determinar perfis profissionais;
- cooperar na definição de projetos;
- remanejar leiaute;
- representar a empresa;
- administrar remanejamentos;
- recepcionar mercadorias;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- monitorar o andamento de projetos;
- instruir subordinados;
- gerir custos;
- recomendar promoção de funcionários;
- sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
- fazer orçamentos;
- orientar clientes;
- buscar atualização profissional;
- implementar reciclagem de funcionários;
- resolver reclamações de clientes;
- sugerir inovações;
- estimular a motivação das equipes;
- divulgar mercadorias e serviços;
- formular incentivos de produtividade;
- demonstrar motivação;
- analisar tendências do mercado;
- sugerir melhoria em mercadorias;
- revisar manuais de procedimentos;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- gerir estoques;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- liberar mercadorias para entrega;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- elaborar plano de investimentos;
- propor compra de novos itens;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- promover programas prevencionistas;
- apreciar inovações organizacionais;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- sugerir investimentos;
- argumentar com convicção (persuasão);
- preparar relatórios para a diretoria;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- qualificar fornecedores;
- examinar currículos;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- definir perfil do consumidor final;
- participar de reuniões;
- exercer liderança;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- agir com dinamismo;
- expressar-se gestualmente;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- entrevistar candidatos;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- acompanhar rotinas administrativas;
- gerir compras;
- designar equipe para projeto;
- transferir numerário para o banco;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- planejar compras e locações;
- cobrar resultados;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- avaliar desempenho;
Setores que mais contratam Gerente de papelaria no mercado de trabalho
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Supermercados
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de calçados
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
- Comércio varejista de artigos de óptica
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Restaurantes e similares
- Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
- Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
- Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
- Comércio varejista de móveis
- Hipermercados