Salário para o cargo de Subgerente de loja (operações comerciais)
CBO 1414-15 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Subgerente de loja (operações comerciais) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Subgerente de loja (operações comerciais)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • atender aos clientes;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;

Atividades

  • administrar conflitos entre funcionários;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • participar de reuniões;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • elaborar plano de investimentos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • promover programas prevencionistas;
  • gerir custos;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • sugerir inovações;
  • formular incentivos de produtividade;
  • gerir compras;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • operar equipamentos de informática;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • designar equipe para projeto;
  • exercitar a autonomia;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • recepcionar mercadorias;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • examinar currículos;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • definir estratégias de terceirização;
  • captar recursos;
  • sugerir desenvolvimento de novas mercadorias;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • providenciar integração de funcionários;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • acompanhar auditoria interna e externa;
  • cobrar resultados;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • remanejar leiaute;
  • implantar técnicas de vendas;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • atender agentes de fiscalização;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • exercer liderança;
  • agir com dinamismo;
  • manter apresentação pessoal;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • sugerir investimentos;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • analisar tendências do mercado;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • definir perfil do consumidor final;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • orientar clientes;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • delegar atribuições;
  • propor compra de novos itens;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • buscar atualização profissional;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • estimular a motivação das equipes;
  • resolver reclamações de clientes;
  • avaliar desempenho;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • contratar serviços;
  • expressar-se gestualmente;
  • qualificar fornecedores;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • medir resultados de treinamento;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • gerir estoques;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • transferir numerário para o banco;
  • representar a empresa;
  • instruir subordinados;
  • determinar perfis profissionais;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • elaborar normas e instruções;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • preparar relatórios para a diretoria;
  • expressar-se oralmente;
  • planejar compras e locações;
  • demonstrar motivação;
  • fazer orçamentos;
  • administrar remanejamentos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • entrevistar candidatos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • sugerir melhoria em mercadorias;
  • cooperar na definição de projetos;
  • redigir comunicados e normas;


Setores que mais contratam Subgerente de loja (operações comerciais) no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de calçados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
  • Comércio varejista de artigos de óptica
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
  • Comércio varejista de móveis
  • Hipermercados




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