Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de Áreas de apoio
- Gerentes de comercialização, marketing e comunicação
Cargos relacionados:
- Analista de pesquisa de mercado
- Gerente de departamento de vendas
- Analista de mercado
- Gerente de comunicação corporativa
- Analista de estudos de mercado
- Gerente de mercado
- Analista de informações de mercado
- Gerente geral de vendas
- Analista de BI (Business Intelligence)
- Gerente de exportação
- Especialista de comunicação em relações públicas
- Gerente de área de vendas
Principais locais de trabalho
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Funções e atividades do Analista de inteligência de mercado
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:
- implementar atividades de negócios e relacionamentos;
- coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
- implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
- assessorar diretoria e setores da organização;
- elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- demonstrar criatividade;
- assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
- demonstrar habilidades comunicativas;
- relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
- liderar pessoas;
- monitorar a execução de serviços de terceiros;
- sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
- identificar necessidade de recursos;
- subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
- participar da elaboração de projetos educacionais;
- demonstrar visão sistêmica;
- negociar com partes interessadas;
- demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
- tomar decisões;
- monitorar mídias;
- detectar expectativas e necessidades;
- monitorar metas e indicadores de desempenho;
- pesquisar mercado;
- elaborar recomendações de ações e soluções;
- acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
- demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
- dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- analisar fatores econômico-financeiros;
- recomendar doações e/ou patrocínios;
- demonstrar capacidade de síntese;
- pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
- demonstrar capacidade de negociação;
- analisar contexto;
- acompanhar atuação da concorrência;
- avaliar alternativas de soluções;
- analisar tendências do mercado;
- revisar planos;
- demonstrar capacidade de organização;
- analisar demanda do cliente;
- elaborar relatórios;
- subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
- pensar estrategicamente;
- trabalhar em equipe;
- saber ouvir;
- agir com empatia;
- contratar serviços de terceiros;
- monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
- demonstrar capacidade de abstração;
- demonstrar flexibilidade;
Setores que mais contratam Analista de inteligência de mercado no mercado de trabalho
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Agências de publicidade
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
- Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
- Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
- Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
- Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Bancos múltiplos, com carteira comercial
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Confecção de peças do vestuário
- Marketing direto
- Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
- Holdings de instituições não-financeiras
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Consultoria em tecnologia da informação
- Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
- Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet