Salário para o cargo de Analista de inteligência de mercado
CBO 1423-35 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Analista de inteligência de mercado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Analista de inteligência de mercado

Um Analista de inteligência de mercado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.485,08 e R$ 10.116,05, com a média salarial de R$ 4.494,93 e o salário mediana em R$ 3.535,85 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de inteligência de mercado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.494,93 53.939,22 1.123,73 21,06
1º Quartil 2.485,08 29.820,98 621,27 11,64
Salário Mediana 3.535,85 42.430,14 883,96 16,57
3º Quartil 7.714,93 92.579,18 1.928,73 36,14
Teto Salarial 10.116,05 121.392,60 2.529,01 47,39


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.455 - 12.913 5.775,95 2.455,33 4.968,00 10.660,73 12.912,59
Rio de Janeiro - RJ 2.229 - 11.526 5.083,43 2.228,67 4.200,00 9.515,85 11.525,88
Belo Horizonte - MG 1.997 - 8.926 4.161,69 1.997,02 3.500,00 7.369,09 8.925,67
Curitiba - PR 2.191 - 9.779 4.424,23 2.190,77 3.603,00 8.073,87 9.779,31
Barueri - SP 2.419 - 12.513 5.585,41 2.418,88 4.685,50 10.330,70 12.512,85
Porto Alegre - RS 2.273 - 9.931 4.566,60 2.273,31 3.894,00 8.199,23 9.931,15
Goiânia - GO 1.835 - 6.726 3.307,86 1.834,91 2.892,00 5.553,30 6.726,33
Brasília - DF 1.843 - 9.739 4.148,19 1.842,97 3.288,50 8.040,98 9.739,48
Campinas - SP 2.241 - 10.595 4.745,88 2.241,11 3.969,00 8.747,10 10.594,75
Fortaleza - CE 1.749 - 6.661 3.276,88 1.748,83 2.993,00 5.499,29 6.660,91
Florianópolis - SC 2.256 - 9.900 4.514,68 2.255,64 3.712,00 8.173,88 9.900,44
Recife - PE 1.740 - 6.255 3.104,90 1.740,36 2.687,50 5.164,39 6.255,27
Osasco - SP 2.750 - 16.171 7.097,84 2.750,43 5.721,00 13.350,53 16.170,56
Joinville - SC 2.135 - 8.758 4.106,75 2.135,14 3.494,50 7.230,78 8.758,14
Maringá - PR 1.797 - 6.186 3.070,12 1.796,58 2.600,00 5.107,52 6.186,38
Ribeirão Preto - SP 2.057 - 7.636 3.784,80 2.057,44 3.294,50 6.304,52 7.636,22
Londrina - PR 1.843 - 5.654 2.912,69 1.842,66 2.500,00 4.668,00 5.654,02
Blumenau - SC 2.030 - 7.739 3.782,05 2.029,65 3.328,00 6.389,69 7.739,38
Guarulhos - SP 2.189 - 8.459 4.146,04 2.188,88 3.600,00 6.983,74 8.458,92
Salvador - BA 1.777 - 7.271 3.476,71 1.776,71 3.000,00 6.002,76 7.270,72


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.179 - 11.995 5.217,46 2.178,93 4.273,00 9.903,21 11.995,06
Minas Gerais 1.733 - 8.056 3.643,40 1.733,28 3.000,00 6.650,92 8.055,79
Paraná 1.920 - 8.391 3.804,87 1.920,05 3.087,00 6.927,56 8.390,87
Santa Catarina 1.959 - 7.731 3.696,35 1.958,96 3.200,00 6.382,70 7.730,92
Rio de Janeiro 2.003 - 10.815 4.688,20 2.003,11 3.841,50 8.928,97 10.815,04
Rio Grande do Sul 1.925 - 8.209 3.857,21 1.924,64 3.300,00 6.777,81 8.209,49
Goiás 1.787 - 6.787 3.305,90 1.787,09 2.884,00 5.603,79 6.787,48
Ceará 1.717 - 6.941 3.319,59 1.716,92 2.895,50 5.730,46 6.940,91
Pernambuco 1.683 - 6.086 3.027,70 1.682,92 2.628,50 5.024,87 6.086,27
Distrito Federal 1.843 - 9.739 4.148,19 1.842,97 3.288,50 8.040,98 9.739,48
Espírito Santo 1.833 - 6.902 3.380,61 1.833,22 3.000,00 5.697,96 6.901,54
Bahia 1.625 - 6.639 3.154,58 1.625,37 2.800,00 5.480,80 6.638,51
Mato Grosso 1.742 - 9.451 4.040,70 1.742,49 3.200,00 7.802,79 9.450,97
Pará 1.611 - 5.788 2.905,86 1.611,34 2.640,00 4.778,40 5.787,74
Mato Grosso do Sul 1.623 - 5.672 2.893,97 1.622,52 2.500,00 4.683,19 5.672,42
Amazonas 1.720 - 5.719 3.005,70 1.719,68 2.780,00 4.721,41 5.718,71
Paraíba 1.477 - 4.680 2.402,84 1.476,89 2.050,50 3.863,58 4.679,69
Rio Grande do Norte 1.577 - 4.692 2.547,10 1.576,77 2.500,00 3.873,68 4.691,92
Alagoas 1.639 - 6.587 3.256,95 1.639,06 2.824,00 5.438,17 6.586,88
Rondônia 1.495 - 4.522 2.345,86 1.494,77 2.000,00 3.733,14 4.521,69
Maranhão 1.519 - 7.235 3.110,48 1.519,47 2.500,00 5.972,91 7.234,56
Sergipe 1.562 - 6.273 3.001,94 1.561,82 2.660,00 5.179,03 6.273,00
Piauí 1.621 - 5.194 2.699,04 1.621,16 2.500,00 4.288,29 5.194,11
Tocantins 1.626 - 5.737 3.025,36 1.626,25 2.941,00 4.736,88 5.737,45
Amapá 1.412 - 3.835 2.016,20 1.412,00 1.800,00 3.166,33 3.835,16
Acre 1.412 - 5.807 2.743,18 1.412,00 2.500,00 4.794,25 5.806,94
Roraima 1.437 - 8.689 3.279,20 1.437,14 2.023,00 7.174,11 8.689,50


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista de inteligência de mercado

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;

  • Atividades

    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • agir com empatia;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • analisar demanda reclamatória;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • autorizar pagamentos;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • cobrar ações;
    • planejar campanhas de vendas;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • gerir lucratividade;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • monitorar contratos;
    • definir perfis profissionais;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • gerenciar remanejamentos;
    • dimensionar equipe;
    • formular plano de incentivos;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • cobrar resultados da equipe;
    • administrar orçamentos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • checar informações para divulgação;
    • analisar tendências do mercado;
    • elaborar relatórios;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • mapear processo de decisão;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • trabalhar em equipe;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • pesquisar mercado;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • negociar com clientes;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • revisar planos;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • analisar contexto;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • captar recursos;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • analisar impacto normativo;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • saber ouvir;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • analisar cenários;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • liderar pessoas;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • demonstrar criatividade;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • realizar campanhas de vendas;
    • avaliar desempenho;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • pensar estrategicamente;
    • examinar currículos;
    • otimizar custos e recursos;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • identificar necessidade de recursos;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • tomar decisões;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • monitorar mídias;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • entrevistar candidatos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • negociar com partes interessadas;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • administrar conflitos entre partes;
    • realizar escuta ativa;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • analisar demanda do cliente;
    • mediar conflitos;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • estabelecer diálogo;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • estabelecer política comercial;
    • delegar atribuições;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • representar empresa publicamente;
    • gerenciar equipes;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • elaborar orçamentos;


    Setores que mais contratam Analista de inteligência de mercado no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Agências de publicidade
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de albergue
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de albergue