Salário para o cargo de Administrador (serviço de hospedagem)
CBO 1415-05 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Administrador (serviço de hospedagem) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Administrador (serviço de hospedagem)

Um Administrador (serviço de hospedagem) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.004,73 e R$ 9.174,03, com a média salarial de R$ 4.048,34 e o salário mediana em R$ 2.750,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Administrador (serviço de hospedagem)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.048,34 48.580,08 1.012,09 18,83
1º Quartil 2.004,73 24.056,76 501,18 9,32
Salário Mediana 2.750,00 33.000,00 687,50 12,79
3º Quartil 7.574,14 90.889,68 1.893,54 35,23
Teto Salarial 9.174,03 110.088,36 2.293,51 42,67


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Administrador (serviço de hospedagem)

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • administrar pessoal;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • gerenciar compras;
  • prestar assessoria;
  • executar rotinas administrativas;
  • administrar recursos financeiros;
  • promover vendas de produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;

Atividades

  • criar planos de incentivo;
  • acompanhar fluxo de caixa;
  • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
  • elaborar cardápio;
  • definir equipes de trabalho;
  • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
  • definir critérios de avaliação dos serviços;
  • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
  • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
  • participar na avaliação da política de marketing;
  • controlar inventários;
  • supervisionar serviços de recepção;
  • viabilizar treinamento;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • definir critérios de seleção de pessoal;
  • definir produtos, serviços e preços;
  • propor reformas de instalações;
  • motivar equipes;
  • definir padrões de serviços em hotéis;
  • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
  • supervisionar atividades de recreação e lazer;
  • tomar decisões;
  • tratar sugestões e reclamações de clientes;
  • medir satisfação do cliente;
  • autorizar compras;
  • atender auditorias;
  • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
  • definir parcerias com outras empresas;
  • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
  • atender fiscalizações;
  • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
  • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
  • controlar desperdícios;
  • administrar andamento de questões trabalhistas;
  • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
  • montar cadastro de fornecedores;
  • participar da promoção de ações sociais;
  • controlar estoque do almoxarifado;
  • avaliar relatórios de atividades financeiras;
  • supervisionar serviços de governança;
  • assumir responsabilidade;
  • controlar documentação;
  • acompanhar aplicações financeiras;
  • avaliar produtos e serviços adquiridos;
  • coordenar logística para recebimento de produtos;
  • definir políticas de atendimento a clientes;
  • demonstrar dinamismo;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • liderar equipes;
  • alocar recursos;
  • analisar previsões de mercado;
  • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
  • administrar conflitos;
  • promover reuniões da equipe;
  • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
  • avaliar necessidade treinamento;
  • participar da elaboração de normas e procedimentos;
  • demonstrar fluência verbal;
  • participar na definição da política financeira da empresa;
  • demonstrar senso de organização;
  • definir fornecedores;
  • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
  • participar na elaboração de planos de emergência;
  • identificar segmentos de turismo;
  • definir prioridades de execução dos serviços;
  • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
  • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
  • relacionar-se com a mídia;
  • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
  • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
  • elaborar carta de bebidas;
  • atender fornecedores;
  • supervisionar preparação de receitas;
  • propor investimentos;
  • degustar alimentos e bebidas;
  • elaborar relatórios gerenciais;
  • elaborar orçamento;
  • controlar qualidade dos serviços;
  • supervisionar serviços de reservas;
  • pesquisar novas receitas;
  • supervisionar serviços de eventos;
  • definir benefícios aos funcionários;
  • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
  • monitorar treinamento de funcionários;
  • coordenar execução de obras;
  • participar na elaboração do plano estratégico;
  • avaliar relatórios de desempenho;


Setores que mais contratam Administrador (serviço de hospedagem) no mercado de trabalho

  • Hotéis
  • Motéis
  • Condomínios prediais
  • Restaurantes e similares
  • Outros alojamentos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Apart-hotéis
  • Atividades de exibição cinematográfica
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Agências de viagens
  • Pensões (alojamento)
  • Albergues
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê




Profissões em Destaque: