Salário para o cargo de Telefonista bilíngüe
CBO 4222-05 > Operadores de telefonia

Telefonista bilíngüe - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Telefonista bilíngüe

Um Telefonista bilíngüe trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.481,02 e R$ 2.691,35, com a média salarial de R$ 1.704,82 e o salário mediana em R$ 1.617,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Telefonista bilíngüe

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.704,82 20.457,80 426,20 9,24
1º Quartil 1.481,02 17.772,27 370,26 8,02
Salário Mediana 1.617,00 19.404,00 404,25 8,76
3º Quartil 2.052,54 24.630,50 513,14 11,12
Teto Salarial 2.691,35 32.296,25 672,84 14,58


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.540 - 2.929 1.883,37 1.539,64 1.823,00 2.418,29 2.929,10
Rio de Janeiro - RJ 1.464 - 2.437 1.663,67 1.464,49 1.570,00 2.011,63 2.436,55
Belo Horizonte - MG 1.432 - 2.785 1.760,10 1.432,39 1.585,00 2.299,38 2.785,07
Barueri - SP 1.601 - 2.227 1.708,52 1.600,89 1.694,00 1.838,71 2.227,10
Porto Alegre - RS 1.448 - 2.181 1.540,94 1.447,73 1.451,00 1.800,62 2.180,96
Goiânia - GO 1.462 - 2.216 1.624,22 1.462,24 1.566,59 1.829,62 2.216,09
Curitiba - PR 1.444 - 2.449 1.731,07 1.443,54 1.756,00 2.022,13 2.449,26
São Jose - SC 1.653 - 3.651 2.145,65 1.652,98 1.872,84 3.014,13 3.650,80
Brasília - DF 1.412 - 2.164 1.528,05 1.412,00 1.448,00 1.786,40 2.163,74
Florianópolis - SC 1.563 - 2.719 1.907,57 1.562,77 1.911,50 2.245,20 2.719,46
Fortaleza - CE 1.412 - 2.516 1.623,40 1.412,00 1.447,00 2.077,57 2.516,41
Salvador - BA 1.412 - 1.999 1.499,66 1.412,08 1.464,00 1.650,01 1.998,54
Joinville - SC 1.505 - 2.546 1.701,67 1.504,65 1.633,00 2.101,95 2.545,95
Campinas - SP 1.551 - 2.792 1.843,14 1.551,11 1.736,00 2.305,36 2.792,32
Teresina - PI 1.412 - 2.287 1.609,84 1.412,00 1.486,00 1.888,16 2.287,00
Recife - PE 1.413 - 2.000 1.483,75 1.412,65 1.424,00 1.651,44 2.000,28
Guarulhos - SP 1.630 - 2.424 1.767,12 1.630,09 1.696,46 2.001,00 2.423,67
São Luís - MA 1.412 - 2.504 1.599,09 1.412,00 1.444,00 2.067,62 2.504,36
Bauru - SP 1.598 - 2.021 1.630,70 1.598,50 1.628,00 1.668,37 2.020,78
São João de Meriti - RJ 1.729 - 2.271 1.800,62 1.729,00 1.833,00 1.874,68 2.270,66


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.530 - 2.706 1.809,87 1.529,90 1.735,00 2.234,40 2.706,38
Santa Catarina 1.542 - 3.069 1.941,08 1.541,76 1.872,00 2.533,92 3.069,15
Minas Gerais 1.414 - 2.736 1.677,99 1.413,86 1.511,00 2.259,08 2.736,26
Rio Grande do Sul 1.444 - 2.423 1.645,80 1.443,54 1.554,00 2.000,19 2.422,70
Rio de Janeiro 1.462 - 2.441 1.690,38 1.462,10 1.625,00 2.015,15 2.440,82
Paraná 1.440 - 2.475 1.714,87 1.440,24 1.686,00 2.043,24 2.474,83
Goiás 1.433 - 2.224 1.608,40 1.432,76 1.566,00 1.836,24 2.224,11
Bahia 1.412 - 2.006 1.500,79 1.412,00 1.476,00 1.656,05 2.005,86
Distrito Federal 1.412 - 2.164 1.528,05 1.412,00 1.448,00 1.786,40 2.163,74
Ceará 1.412 - 2.494 1.612,97 1.412,00 1.447,00 2.058,93 2.493,83
Pernambuco 1.413 - 2.050 1.491,42 1.412,82 1.424,00 1.692,77 2.050,34
Espírito Santo 1.429 - 2.301 1.588,45 1.429,35 1.485,00 1.899,51 2.300,75
Mato Grosso 1.412 - 2.280 1.567,27 1.412,00 1.493,00 1.882,11 2.279,66
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.406 1.591,65 1.412,00 1.509,00 1.986,77 2.406,43
Paraíba 1.412 - 2.308 1.581,66 1.412,00 1.424,00 1.905,51 2.308,01
Maranhão 1.412 - 2.427 1.577,30 1.412,00 1.431,00 2.004,04 2.427,35
Piauí 1.412 - 2.286 1.608,43 1.412,00 1.486,00 1.887,73 2.286,48
Mato Grosso do Sul 1.412 - 2.161 1.551,64 1.412,44 1.476,00 1.783,95 2.160,77
Pará 1.412 - 2.498 1.662,47 1.412,00 1.510,00 2.061,96 2.497,51
Amazonas 1.412 - 2.114 1.512,22 1.412,00 1.447,50 1.745,48 2.114,18
Sergipe 1.412 - 1.861 1.469,51 1.412,00 1.486,00 1.536,82 1.861,44
Alagoas 1.412 - 2.245 1.581,88 1.412,00 1.500,00 1.853,52 2.245,04
Tocantins 1.412 - 1.982 1.478,57 1.412,00 1.430,00 1.636,57 1.982,26
Rondônia 1.421 - 2.449 1.648,57 1.420,50 1.600,00 2.022,08 2.449,21
Acre 1.421 - 2.258 1.617,63 1.420,86 1.606,00 1.864,29 2.258,08
Amapá 1.412 - 2.452 1.672,89 1.412,00 1.735,00 2.024,00 2.451,53
Roraima 1.412 - 1.750 1.419,33 1.412,00 1.412,00 1.445,00 1.750,23


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Telefonista bilíngüe

Operadores de telefonia devem:

  • operar equipamentos;
  • comunicar-se;
  • fornecer informações;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • cadastrar informações;
  • treinar funcionários;
  • prestar serviços;
  • atender o cliente;
  • monitorar atendimentos;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • saudar o cliente;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • demonstrar entusiasmo;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • identificar tipo de chamada;
    • consultar terminal de informações;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • transmitir recados;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • consultar código de grupo;
    • atualizar cadastro;
    • atualizar código de grupo;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • controlar frequência de funcionários;
    • informar fuso-horário;
    • demonstrar prontidão;
    • demonstrar paciência;
    • lançar ligações manualmente;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • documentar serviços prestados;
    • demonstrar segurança;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • interceptar ligações;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • informar ramais;
    • participar de cursos específicos;
    • acompanhar ligação;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • retransmitir mensagens;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • elaborar relatórios mensais;
    • enviar mensagens;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • identificar necessidades do cliente;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • demonstrar objetividade;
    • demonstrar agilidade;
    • informar horário de atendimento;
    • pronunciar-se claramente;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • registrar pendências de informações;
    • acionar despertador automático;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • demonstrar autocontrole;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • simular situações reais;
    • orientar trajeto do motorista;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • informar números de telefones internos;
    • sugerir agenda de folgas;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • elaborar revezamento;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • digitar mensagem;
    • anotar recados;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • demonstrar imparcialidade;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • preencher bilhete;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • localizar pessoas;
    • especificar atendimentos diários;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • redigir ordens de serviço;
    • fazer monitoria ativa;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • cadastrar números de telefones;
    • transmitir informações corretamente;
    • demonstrar cordialidade;
    • adequar o tom de voz;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • falar formalmente;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • informar alteração de número telefônico;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • digitar teclados;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • demonstrar pontualidade;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • trocar senha do cliente;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • retornar contato com cliente;
    • relatar informações de troca de turno;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • registrar reclamações de trote;
    • ouvir o cliente;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • dominar o idioma inglês;
    • identificar pontos de melhoria;
    • programar mensagem;
    • ler mensagem para cliente;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • monitorar tempo de pausa;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • preencher boleto de tarifa;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • informar tarifas;
    • gravar informações;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • operar pabx;
    • propor medidas corretivas;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • manter sigilo;
    • bloquear ligações;
    • enviar correio eletrônico;
    • programar pabx;
    • identificar origem da chamada;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • acessar códigos;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;


    Setores que mais contratam Telefonista bilíngüe no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Outras obras de acabamento da construção
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de teleatendimento
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador social
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social