Salário para o cargo de Telefonista bilíngüe
CBO 4222-05 > Operadores de telefonia

Telefonista bilíngüe - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Telefonista bilíngüe

Um Telefonista bilíngüe trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.139,08 e R$ 2.176,12, com a média salarial de R$ 1.346,79 e o salário mediana em R$ 1.275,60 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Telefonista bilíngüe

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.346,79 16.161,53 336,70 7,49
1º Quartil 1.139,08 13.668,93 284,77 6,34
Salário Mediana 1.275,60 15.307,20 318,90 7,10
3º Quartil 1.659,61 19.915,27 414,90 9,23
Teto Salarial 2.176,12 26.113,50 544,03 12,11


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.074 - 2.698 1.517,02 1.074,46 1.390,00 2.227,26 2.697,72
Belo Horizonte - MG 1.104 - 2.282 1.457,94 1.103,90 1.413,36 1.884,19 2.282,19
Curitiba - PR 1.131 - 1.868 1.291,03 1.130,52 1.193,00 1.542,59 1.868,44
Florianópolis - SC 1.177 - 1.951 1.434,35 1.177,23 1.496,00 1.610,84 1.951,09
Salvador - BA 1.094 - 1.870 1.272,31 1.093,62 1.229,01 1.544,09 1.870,24
São Jose - SC 1.228 - 1.861 1.439,07 1.227,58 1.499,01 1.536,36 1.860,88
Brasília - DF 1.041 - 1.983 1.258,54 1.041,04 1.184,45 1.637,49 1.983,38
Rio de Janeiro - RJ 1.200 - 2.296 1.476,40 1.199,64 1.389,10 1.895,28 2.295,62
Porto Alegre - RS 1.061 - 1.914 1.229,18 1.061,40 1.116,37 1.580,07 1.913,83
Goiânia - GO 1.143 - 1.757 1.286,55 1.142,93 1.290,77 1.450,97 1.757,46
Barueri - SP 1.241 - 1.873 1.426,73 1.241,29 1.496,00 1.546,75 1.873,47
Londrina - PR 1.188 - 2.276 1.512,24 1.188,43 1.496,00 1.879,00 2.275,91
Lauro de Freitas - BA 1.118 - 1.593 1.203,07 1.117,95 1.191,21 1.314,85 1.592,58
Joinville - SC 1.147 - 1.736 1.259,35 1.146,75 1.229,01 1.433,28 1.736,04
Recife - PE 1.056 - 1.529 1.114,59 1.055,90 1.071,93 1.262,22 1.528,83
Fortaleza - CE 1.052 - 1.606 1.151,24 1.052,06 1.111,49 1.326,24 1.606,38
São José dos Campos - SP 1.045 - 1.975 1.239,84 1.045,00 1.100,00 1.630,81 1.975,29
Bauru - SP 1.215 - 1.780 1.340,27 1.215,33 1.338,15 1.469,51 1.779,91
Teresina - PI 1.045 - 1.485 1.113,23 1.045,00 1.082,86 1.226,35 1.485,39
São José do Rio Preto - SP 1.189 - 2.168 1.436,44 1.188,57 1.386,00 1.790,24 2.168,40


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.127 - 2.413 1.479,02 1.127,41 1.411,18 1.992,30 2.413,13
Santa Catarina 1.173 - 1.959 1.409,70 1.172,98 1.496,00 1.617,33 1.958,96
Paraná 1.111 - 2.024 1.344,46 1.110,95 1.299,56 1.670,79 2.023,71
Minas Gerais 1.075 - 2.210 1.394,04 1.075,47 1.361,53 1.824,48 2.209,86
Bahia 1.084 - 1.784 1.235,39 1.083,84 1.191,21 1.472,96 1.784,09
Rio Grande do Sul 1.059 - 1.989 1.273,79 1.059,40 1.204,98 1.641,91 1.988,73
Rio de Janeiro 1.164 - 2.213 1.441,27 1.164,43 1.378,32 1.827,43 2.213,44
Goiás 1.107 - 1.752 1.263,35 1.107,35 1.248,00 1.446,28 1.751,78
Distrito Federal 1.041 - 1.983 1.258,54 1.041,04 1.184,45 1.637,49 1.983,38
Pernambuco 1.054 - 1.569 1.124,21 1.054,15 1.071,93 1.295,60 1.569,27
Ceará 1.047 - 1.611 1.148,15 1.047,36 1.111,49 1.330,34 1.611,35
Mato Grosso 1.047 - 1.822 1.195,23 1.046,98 1.100,00 1.504,53 1.822,33
Espírito Santo 1.091 - 1.907 1.284,56 1.091,19 1.208,75 1.574,53 1.907,12
Piauí 1.045 - 1.481 1.112,80 1.045,00 1.082,86 1.222,43 1.480,64
Rio Grande do Norte 1.042 - 2.042 1.281,50 1.042,17 1.150,00 1.685,77 2.041,86
Pará 1.049 - 2.042 1.279,34 1.049,04 1.174,00 1.685,56 2.041,60
Maranhão 1.050 - 1.538 1.136,03 1.050,49 1.081,60 1.269,69 1.537,89
Alagoas 1.045 - 1.511 1.102,56 1.045,00 1.047,96 1.247,27 1.510,73
Paraíba 1.037 - 1.870 1.184,92 1.036,84 1.061,60 1.543,83 1.869,94
Mato Grosso do Sul 1.079 - 1.678 1.206,51 1.078,74 1.180,00 1.385,50 1.678,16
Amazonas 1.079 - 1.707 1.219,98 1.078,67 1.180,67 1.409,39 1.707,10
Sergipe 1.057 - 1.486 1.136,41 1.056,84 1.147,98 1.226,55 1.485,63
Rondônia 1.078 - 1.719 1.205,33 1.077,61 1.154,50 1.419,22 1.719,00
Acre 1.212 - 1.658 1.317,56 1.212,30 1.341,00 1.369,00 1.658,17
Amapá 1.087 - 1.840 1.386,31 1.086,76 1.495,16 1.518,92 1.839,76
Tocantins 1.061 - 1.588 1.152,37 1.061,46 1.134,01 1.310,99 1.587,91
Roraima 1.045 - 1.385 1.073,48 1.045,00 1.059,00 1.143,76 1.385,36


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Telefonista bilíngüe

Operadores de telefonia devem:

  • atender o cliente;
  • demonstrar competências pessoais;
  • fornecer informações;
  • comunicar-se;
  • treinar funcionários;
  • cadastrar informações;
  • monitorar atendimentos;
  • prestar serviços;
  • operar equipamentos;
  • elaborar escalas de trabalho;

  • Atividades

    • comunicar-se em outros idiomas;
    • demonstrar autocontrole;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • localizar pessoas;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • acessar códigos;
    • lançar ligações manualmente;
    • enviar mensagens;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • monitorar tempo de pausa;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • demonstrar segurança;
    • preencher bilhete;
    • demonstrar paciência;
    • sugerir agenda de folgas;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • preencher boleto de tarifa;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • demonstrar prontidão;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • informar números de telefones internos;
    • registrar pendências de informações;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • digitar teclados;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • acompanhar ligação;
    • operar pabx;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • manter sigilo;
    • ler mensagem para cliente;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • transmitir recados;
    • transmitir informações corretamente;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • demonstrar pontualidade;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • interceptar ligações;
    • acionar despertador automático;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • orientar trajeto do motorista;
    • pronunciar-se claramente;
    • programar pabx;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • anotar recados;
    • demonstrar entusiasmo;
    • informar ramais;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • especificar atendimentos diários;
    • identificar origem da chamada;
    • ouvir o cliente;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • bloquear ligações;
    • atualizar cadastro;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • simular situações reais;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • informar alteração de número telefônico;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • demonstrar cordialidade;
    • retransmitir mensagens;
    • programar mensagem;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • consultar código de grupo;
    • identificar necessidades do cliente;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • trocar senha do cliente;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • participar de cursos específicos;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • documentar serviços prestados;
    • saudar o cliente;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • demonstrar imparcialidade;
    • elaborar revezamento;
    • informar horário de atendimento;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • fazer monitoria ativa;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • identificar pontos de melhoria;
    • redigir ordens de serviço;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • adequar o tom de voz;
    • consultar terminal de informações;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • relatar informações de troca de turno;
    • elaborar relatórios mensais;
    • atualizar código de grupo;
    • propor medidas corretivas;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • enviar correio eletrônico;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • cadastrar números de telefones;
    • demonstrar agilidade;
    • falar formalmente;
    • demonstrar objetividade;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • gravar informações;
    • informar tarifas;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • registrar reclamações de trote;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • dominar o idioma inglês;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • identificar tipo de chamada;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • controlar frequência de funcionários;
    • digitar mensagem;
    • informar fuso-horário;
    • retornar contato com cliente;


    Setores que mais contratam Telefonista bilíngüe no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de teleatendimento
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Outras obras de acabamento da construção




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador social
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social