Salário para o cargo de Telefonista-líder
CBO 4222-15 > Operadores de telefonia

Telefonista-líder - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Telefonista-líder

Um Telefonista-líder trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.087,83 e R$ 3.023,71, com a média salarial de R$ 1.533,85 e o salário mediana em R$ 1.358,81 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Telefonista-líder

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.533,85 18.406,21 383,46 7,56
1º Quartil 1.087,83 13.053,99 271,96 5,36
Salário Mediana 1.358,81 16.305,72 339,70 6,70
3º Quartil 2.306,01 27.672,11 576,50 11,36
Teto Salarial 3.023,71 36.284,50 755,93 14,90


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.081 - 3.172 1.666,94 1.081,42 1.450,00 2.618,43 3.171,52
Curitiba - PR 1.110 - 2.353 1.438,54 1.109,67 1.331,34 1.942,31 2.352,58
Belo Horizonte - MG 1.063 - 1.847 1.234,67 1.062,62 1.169,73 1.524,62 1.846,66
Brasília - DF 1.045 - 2.697 1.540,89 1.045,00 1.381,28 2.227,02 2.697,44
Fortaleza - CE 1.060 - 2.021 1.338,08 1.059,80 1.287,49 1.668,90 2.021,43
Novo Hamburgo - RS 1.225 - 1.505 1.236,43 1.224,98 1.239,02 1.242,55 1.505,01
Rio de Janeiro - RJ 1.160 - 3.056 1.675,93 1.159,75 1.500,00 2.522,97 3.055,90
Recife - PE 1.160 - 2.252 1.418,55 1.159,72 1.240,00 1.859,37 2.252,12
Goiânia - GO 1.106 - 1.894 1.260,36 1.106,09 1.201,62 1.564,07 1.894,45
Ribeirão Preto - SP 1.296 - 4.308 1.938,93 1.296,38 1.462,00 3.556,39 4.307,60
Salvador - BA 1.057 - 2.109 1.303,56 1.056,85 1.147,00 1.741,09 2.108,86
Barueri - SP 1.305 - 2.457 1.571,70 1.305,41 1.439,00 2.028,59 2.457,08
Vitoria - ES 1.569 - 2.189 1.647,70 1.568,52 1.608,55 1.807,22 2.188,96
Porto Alegre - RS 1.208 - 3.936 1.933,03 1.207,54 1.460,00 3.250,00 3.936,50
Bauru - SP 1.404 - 2.233 1.647,69 1.403,90 1.687,67 1.843,69 2.233,14
São Bernardo do Campo - SP 1.103 - 2.261 1.353,67 1.103,40 1.177,10 1.866,52 2.260,78
Guarulhos - SP 1.144 - 2.862 1.547,55 1.143,82 1.302,21 2.362,75 2.861,83
Campinas - SP 1.099 - 2.594 1.529,63 1.099,06 1.305,37 2.141,65 2.594,03
Santo André - SP 1.142 - 1.706 1.231,95 1.142,48 1.188,57 1.408,18 1.705,63
Campo Grande - MS 1.066 - 1.940 1.224,45 1.066,24 1.140,03 1.602,03 1.940,42


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.100 - 3.084 1.640,73 1.100,06 1.446,24 2.545,79 3.083,54
Minas Gerais 1.061 - 2.672 1.427,50 1.060,54 1.217,51 2.206,33 2.672,37
Paraná 1.126 - 2.393 1.460,51 1.126,48 1.369,68 1.975,92 2.393,30
Rio Grande do Sul 1.203 - 2.404 1.439,36 1.203,49 1.239,02 1.984,82 2.404,08
Distrito Federal 1.045 - 2.697 1.540,89 1.045,00 1.381,28 2.227,02 2.697,44
Santa Catarina 1.118 - 2.276 1.411,99 1.118,23 1.348,33 1.878,87 2.275,74
Ceará 1.066 - 2.013 1.340,46 1.066,04 1.287,49 1.661,93 2.012,98
Rio de Janeiro 1.167 - 2.870 1.627,41 1.167,43 1.477,09 2.369,31 2.869,78
Pernambuco 1.071 - 2.215 1.359,15 1.070,57 1.205,00 1.828,42 2.214,63
Goiás 1.095 - 2.023 1.284,83 1.095,22 1.203,23 1.669,81 2.022,52
Bahia 1.060 - 2.158 1.326,04 1.060,41 1.166,00 1.781,42 2.157,71
Espírito Santo 1.298 - 2.154 1.573,40 1.298,44 1.608,55 1.778,06 2.153,64
Mato Grosso do Sul 1.066 - 1.833 1.204,69 1.066,44 1.128,40 1.513,42 1.833,10
Paraíba 1.055 - 2.273 1.296,51 1.055,10 1.105,76 1.876,28 2.272,60
Mato Grosso 1.073 - 1.918 1.259,32 1.073,38 1.152,56 1.583,56 1.918,05
Pará 1.113 - 1.763 1.276,62 1.112,74 1.279,81 1.455,62 1.763,09
Amazonas 1.174 - 1.781 1.319,49 1.174,47 1.358,16 1.470,25 1.780,82
Rio Grande do Norte 1.055 - 2.110 1.348,37 1.055,28 1.266,10 1.741,94 2.109,89
Maranhão 1.152 - 2.309 1.417,50 1.151,79 1.251,82 1.906,70 2.309,45
Rondônia 1.045 - 1.761 1.189,54 1.045,00 1.128,00 1.454,15 1.761,31
Piauí 1.045 - 1.541 1.104,11 1.045,00 1.045,00 1.272,17 1.540,89
Sergipe 1.045 - 2.193 1.245,37 1.045,00 1.121,50 1.810,64 2.193,10
Tocantins 1.073 - 1.305 1.073,77 1.072,51 1.072,51 1.077,57 1.305,18
Alagoas 1.202 - 1.775 1.324,39 1.201,52 1.337,39 1.465,70 1.775,30


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Telefonista-líder

Operadores de telefonia devem:

  • fornecer informações;
  • comunicar-se;
  • monitorar atendimentos;
  • atender o cliente;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços;
  • operar equipamentos;
  • treinar funcionários;
  • cadastrar informações;
  • elaborar escalas de trabalho;

  • Atividades

    • pronunciar-se claramente;
    • cadastrar números de telefones;
    • propor medidas corretivas;
    • orientar trajeto do motorista;
    • informar tarifas;
    • ler mensagem para cliente;
    • retransmitir mensagens;
    • redigir ordens de serviço;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • interpretar mensagem do cliente;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • trocar senha do cliente;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • demonstrar agilidade;
    • fazer monitoria ativa;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • retornar contato com cliente;
    • informar ramais;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • demonstrar imparcialidade;
    • demonstrar entusiasmo;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • participar de cursos específicos;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • demonstrar pontualidade;
    • identificar necessidades do cliente;
    • identificar pontos de melhoria;
    • registrar reclamações de trote;
    • anotar recados;
    • demonstrar paciência;
    • lançar ligações manualmente;
    • demonstrar cordialidade;
    • operar pabx;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • dominar o idioma inglês;
    • transmitir recados;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • documentar serviços prestados;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • programar pabx;
    • gravar informações;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • especificar atendimentos diários;
    • demonstrar objetividade;
    • demonstrar prontidão;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • simular situações reais;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • digitar teclados;
    • consultar código de grupo;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • bloquear ligações;
    • falar formalmente;
    • registrar pendências de informações;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • identificar tipo de chamada;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • localizar pessoas;
    • informar horário de atendimento;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • sugerir agenda de folgas;
    • acompanhar ligação;
    • manter sigilo;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • demonstrar autocontrole;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • elaborar revezamento;
    • identificar origem da chamada;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • elaborar relatórios mensais;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • interceptar ligações;
    • acionar despertador automático;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • acessar códigos;
    • controlar frequência de funcionários;
    • preencher boleto de tarifa;
    • preencher bilhete;
    • atualizar cadastro;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • informar alteração de número telefônico;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • monitorar tempo de pausa;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • demonstrar segurança;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • consultar terminal de informações;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • adequar o tom de voz;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • enviar correio eletrônico;
    • enviar mensagens;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • informar fuso-horário;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • transmitir informações corretamente;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • atualizar código de grupo;
    • programar mensagem;
    • saudar o cliente;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • relatar informações de troca de turno;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • ouvir o cliente;
    • informar números de telefones internos;
    • digitar mensagem;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;


    Setores que mais contratam Telefonista-líder no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Atividades de vigilância e segurança privada




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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