Salário para o cargo de Telefonista-líder
CBO 4222-15 > Operadores de telefonia

Telefonista-líder - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Telefonista-líder

Um Telefonista-líder trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.172,82 e R$ 2.784,58, com a média salarial de R$ 1.533,85 e o salário mediana em R$ 1.358,81 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Telefonista-líder

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.533,85 18.406,21 383,46 7,56
1º Quartil 1.172,82 14.073,81 293,20 5,78
Salário Mediana 1.358,81 16.305,72 339,70 6,70
3º Quartil 2.123,64 25.483,66 530,91 10,46
Teto Salarial 2.784,58 33.414,94 696,14 13,72


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.081 - 3.172 1.666,94 1.081,42 1.450,00 2.618,43 3.171,52
Curitiba - PR 1.110 - 2.353 1.438,54 1.109,67 1.331,34 1.942,31 2.352,58
Brasília - DF 1.045 - 2.697 1.540,89 1.045,00 1.381,28 2.227,02 2.697,44
Belo Horizonte - MG 1.063 - 1.847 1.234,67 1.062,62 1.169,73 1.524,62 1.846,66
Fortaleza - CE 1.060 - 2.021 1.338,08 1.059,80 1.287,49 1.668,90 2.021,43
Novo Hamburgo - RS 1.225 - 1.505 1.236,43 1.224,98 1.239,02 1.242,55 1.505,01
Rio de Janeiro - RJ 1.160 - 3.056 1.675,93 1.159,75 1.500,00 2.522,97 3.055,90
Recife - PE 1.160 - 2.252 1.418,55 1.159,72 1.240,00 1.859,37 2.252,12
Goiânia - GO 1.106 - 1.894 1.260,36 1.106,09 1.201,62 1.564,07 1.894,45
Ribeirão Preto - SP 1.296 - 4.308 1.938,93 1.296,38 1.462,00 3.556,39 4.307,60
Salvador - BA 1.057 - 2.109 1.303,56 1.056,85 1.147,00 1.741,09 2.108,86
Barueri - SP 1.305 - 2.457 1.571,70 1.305,41 1.439,00 2.028,59 2.457,08
Vitoria - ES 1.569 - 2.189 1.647,70 1.568,52 1.608,55 1.807,22 2.188,96
Porto Alegre - RS 1.208 - 3.936 1.933,03 1.207,54 1.460,00 3.250,00 3.936,50
Bauru - SP 1.404 - 2.233 1.647,69 1.403,90 1.687,67 1.843,69 2.233,14
São Bernardo do Campo - SP 1.103 - 2.261 1.353,67 1.103,40 1.177,10 1.866,52 2.260,78
Guarulhos - SP 1.144 - 2.862 1.547,55 1.143,82 1.302,21 2.362,75 2.861,83
Campinas - SP 1.099 - 2.594 1.529,63 1.099,06 1.305,37 2.141,65 2.594,03
Santo André - SP 1.142 - 1.706 1.231,95 1.142,48 1.188,57 1.408,18 1.705,63
Campo Grande - MS 1.066 - 1.940 1.224,45 1.066,24 1.140,03 1.602,03 1.940,42


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.100 - 3.084 1.640,73 1.100,06 1.446,24 2.545,79 3.083,54
Minas Gerais 1.061 - 2.672 1.427,50 1.060,54 1.217,51 2.206,33 2.672,37
Paraná 1.126 - 2.393 1.460,51 1.126,48 1.369,68 1.975,92 2.393,30
Rio Grande do Sul 1.203 - 2.404 1.439,36 1.203,49 1.239,02 1.984,82 2.404,08
Distrito Federal 1.045 - 2.697 1.540,89 1.045,00 1.381,28 2.227,02 2.697,44
Santa Catarina 1.118 - 2.276 1.411,99 1.118,23 1.348,33 1.878,87 2.275,74
Ceará 1.066 - 2.013 1.340,46 1.066,04 1.287,49 1.661,93 2.012,98
Rio de Janeiro 1.167 - 2.870 1.627,41 1.167,43 1.477,09 2.369,31 2.869,78
Pernambuco 1.071 - 2.215 1.359,15 1.070,57 1.205,00 1.828,42 2.214,63
Goiás 1.095 - 2.023 1.284,83 1.095,22 1.203,23 1.669,81 2.022,52
Bahia 1.060 - 2.158 1.326,04 1.060,41 1.166,00 1.781,42 2.157,71
Espírito Santo 1.298 - 2.154 1.573,40 1.298,44 1.608,55 1.778,06 2.153,64
Mato Grosso do Sul 1.066 - 1.833 1.204,69 1.066,44 1.128,40 1.513,42 1.833,10
Paraíba 1.055 - 2.273 1.296,51 1.055,10 1.105,76 1.876,28 2.272,60
Mato Grosso 1.073 - 1.918 1.259,32 1.073,38 1.152,56 1.583,56 1.918,05
Pará 1.113 - 1.763 1.276,62 1.112,74 1.279,81 1.455,62 1.763,09
Amazonas 1.174 - 1.781 1.319,49 1.174,47 1.358,16 1.470,25 1.780,82
Rio Grande do Norte 1.055 - 2.110 1.348,37 1.055,28 1.266,10 1.741,94 2.109,89
Maranhão 1.152 - 2.309 1.417,50 1.151,79 1.251,82 1.906,70 2.309,45
Piauí 1.045 - 1.541 1.104,11 1.045,00 1.045,00 1.272,17 1.540,89
Rondônia 1.045 - 1.761 1.189,54 1.045,00 1.128,00 1.454,15 1.761,31
Sergipe 1.045 - 2.193 1.245,37 1.045,00 1.121,50 1.810,64 2.193,10
Tocantins 1.073 - 1.305 1.073,77 1.072,51 1.072,51 1.077,57 1.305,18
Alagoas 1.202 - 1.775 1.324,39 1.201,52 1.337,39 1.465,70 1.775,30


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Telefonista-líder

Operadores de telefonia devem:

  • cadastrar informações;
  • treinar funcionários;
  • monitorar atendimentos;
  • fornecer informações;
  • comunicar-se;
  • operar equipamentos;
  • prestar serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender o cliente;
  • elaborar escalas de trabalho;

  • Atividades

    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • transmitir recados;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • programar mensagem;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • registrar pendências de informações;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • acessar códigos;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • demonstrar objetividade;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • lançar ligações manualmente;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • informar alteração de número telefônico;
    • relatar informações de troca de turno;
    • consultar código de grupo;
    • enviar mensagens;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • identificar necessidades do cliente;
    • acompanhar ligação;
    • simular situações reais;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • consultar terminal de informações;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • transmitir informações corretamente;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • redigir ordens de serviço;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • orientar trajeto do motorista;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • adequar o tom de voz;
    • demonstrar cordialidade;
    • ler mensagem para cliente;
    • sugerir agenda de folgas;
    • registrar reclamações de trote;
    • atualizar código de grupo;
    • documentar serviços prestados;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • preencher bilhete;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • monitorar tempo de pausa;
    • programar pabx;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • informar números de telefones internos;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • enviar correio eletrônico;
    • ouvir o cliente;
    • operar pabx;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • falar formalmente;
    • controlar frequência de funcionários;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • identificar pontos de melhoria;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • demonstrar autocontrole;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • anotar recados;
    • pronunciar-se claramente;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • especificar atendimentos diários;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • informar ramais;
    • propor medidas corretivas;
    • trocar senha do cliente;
    • preencher boleto de tarifa;
    • retransmitir mensagens;
    • identificar origem da chamada;
    • participar de cursos específicos;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • cadastrar números de telefones;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • fazer monitoria ativa;
    • dominar o idioma inglês;
    • demonstrar pontualidade;
    • identificar tipo de chamada;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • retornar contato com cliente;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • demonstrar entusiasmo;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • saudar o cliente;
    • demonstrar paciência;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • demonstrar agilidade;
    • interceptar ligações;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • elaborar revezamento;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • demonstrar imparcialidade;
    • gravar informações;
    • digitar mensagem;
    • atualizar cadastro;
    • informar tarifas;
    • acionar despertador automático;
    • informar horário de atendimento;
    • demonstrar prontidão;
    • localizar pessoas;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • digitar teclados;
    • demonstrar segurança;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • bloquear ligações;
    • elaborar relatórios mensais;
    • manter sigilo;
    • informar fuso-horário;


    Setores que mais contratam Telefonista-líder no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Atividades de vigilância e segurança privada




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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