Salário para o cargo de Telefonista-monitor
CBO 4222-15 > Operadores de telefonia

Telefonista-monitor - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Telefonista-monitor

Um Telefonista-monitor trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.087,83 e R$ 3.023,71, com a média salarial de R$ 1.533,85 e o salário mediana em R$ 1.358,81 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Telefonista-monitor

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.533,85 18.406,21 383,46 7,56
1º Quartil 1.087,83 13.053,99 271,96 5,36
Salário Mediana 1.358,81 16.305,72 339,70 6,70
3º Quartil 2.306,01 27.672,11 576,50 11,36
Teto Salarial 3.023,71 36.284,50 755,93 14,90


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.081 - 3.172 1.666,94 1.081,42 1.450,00 2.618,43 3.171,52
Curitiba - PR 1.110 - 2.353 1.438,54 1.109,67 1.331,34 1.942,31 2.352,58
Belo Horizonte - MG 1.063 - 1.847 1.234,67 1.062,62 1.169,73 1.524,62 1.846,66
Brasília - DF 1.045 - 2.697 1.540,89 1.045,00 1.381,28 2.227,02 2.697,44
Fortaleza - CE 1.060 - 2.021 1.338,08 1.059,80 1.287,49 1.668,90 2.021,43
Novo Hamburgo - RS 1.225 - 1.505 1.236,43 1.224,98 1.239,02 1.242,55 1.505,01
Rio de Janeiro - RJ 1.160 - 3.056 1.675,93 1.159,75 1.500,00 2.522,97 3.055,90
Recife - PE 1.160 - 2.252 1.418,55 1.159,72 1.240,00 1.859,37 2.252,12
Goiânia - GO 1.106 - 1.894 1.260,36 1.106,09 1.201,62 1.564,07 1.894,45
Ribeirão Preto - SP 1.296 - 4.308 1.938,93 1.296,38 1.462,00 3.556,39 4.307,60
Salvador - BA 1.057 - 2.109 1.303,56 1.056,85 1.147,00 1.741,09 2.108,86
Barueri - SP 1.305 - 2.457 1.571,70 1.305,41 1.439,00 2.028,59 2.457,08
Vitoria - ES 1.569 - 2.189 1.647,70 1.568,52 1.608,55 1.807,22 2.188,96
Porto Alegre - RS 1.208 - 3.936 1.933,03 1.207,54 1.460,00 3.250,00 3.936,50
Bauru - SP 1.404 - 2.233 1.647,69 1.403,90 1.687,67 1.843,69 2.233,14
São Bernardo do Campo - SP 1.103 - 2.261 1.353,67 1.103,40 1.177,10 1.866,52 2.260,78
Guarulhos - SP 1.144 - 2.862 1.547,55 1.143,82 1.302,21 2.362,75 2.861,83
Campinas - SP 1.099 - 2.594 1.529,63 1.099,06 1.305,37 2.141,65 2.594,03
Santo André - SP 1.142 - 1.706 1.231,95 1.142,48 1.188,57 1.408,18 1.705,63
Campo Grande - MS 1.066 - 1.940 1.224,45 1.066,24 1.140,03 1.602,03 1.940,42


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.100 - 3.084 1.640,73 1.100,06 1.446,24 2.545,79 3.083,54
Minas Gerais 1.061 - 2.672 1.427,50 1.060,54 1.217,51 2.206,33 2.672,37
Paraná 1.126 - 2.393 1.460,51 1.126,48 1.369,68 1.975,92 2.393,30
Rio Grande do Sul 1.203 - 2.404 1.439,36 1.203,49 1.239,02 1.984,82 2.404,08
Distrito Federal 1.045 - 2.697 1.540,89 1.045,00 1.381,28 2.227,02 2.697,44
Santa Catarina 1.118 - 2.276 1.411,99 1.118,23 1.348,33 1.878,87 2.275,74
Ceará 1.066 - 2.013 1.340,46 1.066,04 1.287,49 1.661,93 2.012,98
Rio de Janeiro 1.167 - 2.870 1.627,41 1.167,43 1.477,09 2.369,31 2.869,78
Pernambuco 1.071 - 2.215 1.359,15 1.070,57 1.205,00 1.828,42 2.214,63
Goiás 1.095 - 2.023 1.284,83 1.095,22 1.203,23 1.669,81 2.022,52
Bahia 1.060 - 2.158 1.326,04 1.060,41 1.166,00 1.781,42 2.157,71
Espírito Santo 1.298 - 2.154 1.573,40 1.298,44 1.608,55 1.778,06 2.153,64
Mato Grosso do Sul 1.066 - 1.833 1.204,69 1.066,44 1.128,40 1.513,42 1.833,10
Paraíba 1.055 - 2.273 1.296,51 1.055,10 1.105,76 1.876,28 2.272,60
Mato Grosso 1.073 - 1.918 1.259,32 1.073,38 1.152,56 1.583,56 1.918,05
Pará 1.113 - 1.763 1.276,62 1.112,74 1.279,81 1.455,62 1.763,09
Amazonas 1.174 - 1.781 1.319,49 1.174,47 1.358,16 1.470,25 1.780,82
Rio Grande do Norte 1.055 - 2.110 1.348,37 1.055,28 1.266,10 1.741,94 2.109,89
Maranhão 1.152 - 2.309 1.417,50 1.151,79 1.251,82 1.906,70 2.309,45
Rondônia 1.045 - 1.761 1.189,54 1.045,00 1.128,00 1.454,15 1.761,31
Piauí 1.045 - 1.541 1.104,11 1.045,00 1.045,00 1.272,17 1.540,89
Sergipe 1.045 - 2.193 1.245,37 1.045,00 1.121,50 1.810,64 2.193,10
Tocantins 1.073 - 1.305 1.073,77 1.072,51 1.072,51 1.077,57 1.305,18
Alagoas 1.202 - 1.775 1.324,39 1.201,52 1.337,39 1.465,70 1.775,30


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Telefonista-monitor

Operadores de telefonia devem:

  • atender o cliente;
  • fornecer informações;
  • cadastrar informações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços;
  • treinar funcionários;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • operar equipamentos;
  • monitorar atendimentos;

  • Atividades

    • informar horário de atendimento;
    • transmitir recados;
    • cadastrar números de telefones;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • sugerir agenda de folgas;
    • falar formalmente;
    • manter sigilo;
    • demonstrar entusiasmo;
    • informar alteração de número telefônico;
    • especificar atendimentos diários;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • fazer monitoria ativa;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • consultar terminal de informações;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • registrar pendências de informações;
    • enviar mensagens;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • acionar despertador automático;
    • participar de cursos específicos;
    • demonstrar objetividade;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • controlar frequência de funcionários;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • anotar recados;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • ler mensagem para cliente;
    • gravar informações;
    • informar ramais;
    • demonstrar paciência;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • bloquear ligações;
    • saudar o cliente;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • atualizar cadastro;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • documentar serviços prestados;
    • localizar pessoas;
    • programar mensagem;
    • identificar tipo de chamada;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • informar números de telefones internos;
    • consultar código de grupo;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • demonstrar segurança;
    • acessar códigos;
    • digitar teclados;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • dominar o idioma inglês;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • elaborar relatórios mensais;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • demonstrar autocontrole;
    • enviar correio eletrônico;
    • informar fuso-horário;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • propor medidas corretivas;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • lançar ligações manualmente;
    • operar pabx;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • demonstrar agilidade;
    • acompanhar ligação;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • retornar contato com cliente;
    • relatar informações de troca de turno;
    • monitorar tempo de pausa;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • demonstrar prontidão;
    • informar tarifas;
    • demonstrar pontualidade;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • ouvir o cliente;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • digitar mensagem;
    • pronunciar-se claramente;
    • atualizar código de grupo;
    • redigir ordens de serviço;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • identificar pontos de melhoria;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • identificar origem da chamada;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • preencher bilhete;
    • trocar senha do cliente;
    • demonstrar cordialidade;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • interceptar ligações;
    • simular situações reais;
    • adequar o tom de voz;
    • retransmitir mensagens;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • elaborar revezamento;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • preencher boleto de tarifa;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • demonstrar imparcialidade;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • orientar trajeto do motorista;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • transmitir informações corretamente;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • programar pabx;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • identificar necessidades do cliente;
    • registrar reclamações de trote;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • preencher livros de ocorrências diárias;


    Setores que mais contratam Telefonista-monitor no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Atividades de vigilância e segurança privada




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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