Salário para o cargo de Telefonista-monitor
CBO 4222-15 > Operadores de telefonia

Telefonista-monitor - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Telefonista-monitor

Um Telefonista-monitor trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.172,82 e R$ 2.784,58, com a média salarial de R$ 1.533,85 e o salário mediana em R$ 1.358,81 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Telefonista-monitor

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.533,85 18.406,21 383,46 7,56
1º Quartil 1.172,82 14.073,81 293,20 5,78
Salário Mediana 1.358,81 16.305,72 339,70 6,70
3º Quartil 2.123,64 25.483,66 530,91 10,46
Teto Salarial 2.784,58 33.414,94 696,14 13,72


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.081 - 3.172 1.666,94 1.081,42 1.450,00 2.618,43 3.171,52
Curitiba - PR 1.110 - 2.353 1.438,54 1.109,67 1.331,34 1.942,31 2.352,58
Brasília - DF 1.045 - 2.697 1.540,89 1.045,00 1.381,28 2.227,02 2.697,44
Belo Horizonte - MG 1.063 - 1.847 1.234,67 1.062,62 1.169,73 1.524,62 1.846,66
Fortaleza - CE 1.060 - 2.021 1.338,08 1.059,80 1.287,49 1.668,90 2.021,43
Novo Hamburgo - RS 1.225 - 1.505 1.236,43 1.224,98 1.239,02 1.242,55 1.505,01
Rio de Janeiro - RJ 1.160 - 3.056 1.675,93 1.159,75 1.500,00 2.522,97 3.055,90
Recife - PE 1.160 - 2.252 1.418,55 1.159,72 1.240,00 1.859,37 2.252,12
Goiânia - GO 1.106 - 1.894 1.260,36 1.106,09 1.201,62 1.564,07 1.894,45
Ribeirão Preto - SP 1.296 - 4.308 1.938,93 1.296,38 1.462,00 3.556,39 4.307,60
Salvador - BA 1.057 - 2.109 1.303,56 1.056,85 1.147,00 1.741,09 2.108,86
Barueri - SP 1.305 - 2.457 1.571,70 1.305,41 1.439,00 2.028,59 2.457,08
Vitoria - ES 1.569 - 2.189 1.647,70 1.568,52 1.608,55 1.807,22 2.188,96
Porto Alegre - RS 1.208 - 3.936 1.933,03 1.207,54 1.460,00 3.250,00 3.936,50
Bauru - SP 1.404 - 2.233 1.647,69 1.403,90 1.687,67 1.843,69 2.233,14
São Bernardo do Campo - SP 1.103 - 2.261 1.353,67 1.103,40 1.177,10 1.866,52 2.260,78
Guarulhos - SP 1.144 - 2.862 1.547,55 1.143,82 1.302,21 2.362,75 2.861,83
Campinas - SP 1.099 - 2.594 1.529,63 1.099,06 1.305,37 2.141,65 2.594,03
Santo André - SP 1.142 - 1.706 1.231,95 1.142,48 1.188,57 1.408,18 1.705,63
Campo Grande - MS 1.066 - 1.940 1.224,45 1.066,24 1.140,03 1.602,03 1.940,42


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.100 - 3.084 1.640,73 1.100,06 1.446,24 2.545,79 3.083,54
Minas Gerais 1.061 - 2.672 1.427,50 1.060,54 1.217,51 2.206,33 2.672,37
Paraná 1.126 - 2.393 1.460,51 1.126,48 1.369,68 1.975,92 2.393,30
Rio Grande do Sul 1.203 - 2.404 1.439,36 1.203,49 1.239,02 1.984,82 2.404,08
Distrito Federal 1.045 - 2.697 1.540,89 1.045,00 1.381,28 2.227,02 2.697,44
Santa Catarina 1.118 - 2.276 1.411,99 1.118,23 1.348,33 1.878,87 2.275,74
Ceará 1.066 - 2.013 1.340,46 1.066,04 1.287,49 1.661,93 2.012,98
Rio de Janeiro 1.167 - 2.870 1.627,41 1.167,43 1.477,09 2.369,31 2.869,78
Pernambuco 1.071 - 2.215 1.359,15 1.070,57 1.205,00 1.828,42 2.214,63
Goiás 1.095 - 2.023 1.284,83 1.095,22 1.203,23 1.669,81 2.022,52
Bahia 1.060 - 2.158 1.326,04 1.060,41 1.166,00 1.781,42 2.157,71
Espírito Santo 1.298 - 2.154 1.573,40 1.298,44 1.608,55 1.778,06 2.153,64
Mato Grosso do Sul 1.066 - 1.833 1.204,69 1.066,44 1.128,40 1.513,42 1.833,10
Paraíba 1.055 - 2.273 1.296,51 1.055,10 1.105,76 1.876,28 2.272,60
Mato Grosso 1.073 - 1.918 1.259,32 1.073,38 1.152,56 1.583,56 1.918,05
Pará 1.113 - 1.763 1.276,62 1.112,74 1.279,81 1.455,62 1.763,09
Amazonas 1.174 - 1.781 1.319,49 1.174,47 1.358,16 1.470,25 1.780,82
Rio Grande do Norte 1.055 - 2.110 1.348,37 1.055,28 1.266,10 1.741,94 2.109,89
Maranhão 1.152 - 2.309 1.417,50 1.151,79 1.251,82 1.906,70 2.309,45
Piauí 1.045 - 1.541 1.104,11 1.045,00 1.045,00 1.272,17 1.540,89
Rondônia 1.045 - 1.761 1.189,54 1.045,00 1.128,00 1.454,15 1.761,31
Sergipe 1.045 - 2.193 1.245,37 1.045,00 1.121,50 1.810,64 2.193,10
Tocantins 1.073 - 1.305 1.073,77 1.072,51 1.072,51 1.077,57 1.305,18
Alagoas 1.202 - 1.775 1.324,39 1.201,52 1.337,39 1.465,70 1.775,30


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Telefonista-monitor

Operadores de telefonia devem:

  • prestar serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender o cliente;
  • treinar funcionários;
  • cadastrar informações;
  • monitorar atendimentos;
  • comunicar-se;
  • fornecer informações;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • operar equipamentos;

  • Atividades

    • operar pabx;
    • informar tarifas;
    • bloquear ligações;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • identificar pontos de melhoria;
    • programar pabx;
    • controlar frequência de funcionários;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • preencher bilhete;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • informar alteração de número telefônico;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • elaborar relatórios mensais;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • ler mensagem para cliente;
    • enviar mensagens;
    • transmitir informações corretamente;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • redigir ordens de serviço;
    • preencher boleto de tarifa;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • monitorar tempo de pausa;
    • especificar atendimentos diários;
    • adequar o tom de voz;
    • interceptar ligações;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • consultar terminal de informações;
    • acessar códigos;
    • sugerir agenda de folgas;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • demonstrar segurança;
    • lançar ligações manualmente;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • propor medidas corretivas;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • enviar correio eletrônico;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • saudar o cliente;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • informar fuso-horário;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • demonstrar cordialidade;
    • simular situações reais;
    • relatar informações de troca de turno;
    • atualizar cadastro;
    • demonstrar objetividade;
    • identificar tipo de chamada;
    • fazer monitoria ativa;
    • informar ramais;
    • digitar mensagem;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • anotar recados;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • transmitir recados;
    • manter sigilo;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • pronunciar-se claramente;
    • elaborar revezamento;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • identificar necessidades do cliente;
    • retornar contato com cliente;
    • participar de cursos específicos;
    • programar mensagem;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • atualizar código de grupo;
    • cadastrar números de telefones;
    • trocar senha do cliente;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • demonstrar agilidade;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • consultar código de grupo;
    • registrar pendências de informações;
    • dominar o idioma inglês;
    • acompanhar ligação;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • acionar despertador automático;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • orientar trajeto do motorista;
    • demonstrar prontidão;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • pesquisar restrições do telefone;
    • localizar pessoas;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • demonstrar imparcialidade;
    • retransmitir mensagens;
    • documentar serviços prestados;
    • informar horário de atendimento;
    • demonstrar entusiasmo;
    • gravar informações;
    • falar formalmente;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • informar números de telefones internos;
    • demonstrar paciência;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • ouvir o cliente;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • demonstrar pontualidade;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • registrar reclamações de trote;
    • digitar teclados;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • identificar origem da chamada;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • demonstrar autocontrole;


    Setores que mais contratam Telefonista-monitor no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Atividades de vigilância e segurança privada




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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