Salário para o cargo de Operador de rádio-chamada
CBO 4222-20 > Operadores de telefonia

Operador de rádio-chamada - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Operador de rádio-chamada

Um Operador de rádio-chamada trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.269,28 e R$ 3.268,66, com a média salarial de R$ 1.717,24 e o salário mediana em R$ 1.401,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de rádio-chamada

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.717,24 20.606,91 429,31 8,51
1º Quartil 1.269,28 15.231,35 317,32 6,29
Salário Mediana 1.401,00 16.812,00 350,25 6,94
3º Quartil 2.492,82 29.913,84 623,21 12,35
Teto Salarial 3.268,66 39.223,93 817,17 16,19


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.237 - 1.951 1.383,75 1.236,61 1.318,26 1.610,82 1.951,08
Rio de Janeiro - RJ 1.339 - 4.286 2.216,93 1.338,54 2.000,00 3.538,35 4.285,76
Macaé - RJ 1.861 - 4.703 2.771,95 1.860,88 2.665,70 3.882,66 4.702,80
Vitoria - ES 1.763 - 2.848 2.003,64 1.763,40 1.950,00 2.351,17 2.847,81
Alfredo Chaves - ES 2.136 - 3.295 2.507,90 2.135,78 2.537,07 2.720,35 3.294,97
Porto Alegre - RS 1.287 - 2.263 1.515,48 1.287,25 1.358,82 1.868,49 2.263,17
Maceió - AL 1.125 - 1.494 1.166,64 1.124,58 1.154,51 1.233,10 1.493,56
Curitiba - PR 1.344 - 2.516 1.584,77 1.343,82 1.375,01 2.077,33 2.516,12
Goiânia - GO 1.167 - 2.135 1.405,10 1.166,81 1.320,74 1.762,98 2.135,37
Florianópolis - SC 1.582 - 1.996 1.621,65 1.581,54 1.634,04 1.647,63 1.995,66
Belo Horizonte - MG 1.073 - 2.040 1.305,07 1.073,35 1.178,16 1.684,35 2.040,13
Salvador - BA 1.098 - 2.468 1.434,34 1.098,28 1.253,04 2.037,32 2.467,66
Cascavel - PR 1.167 - 1.819 1.253,70 1.166,58 1.195,29 1.501,47 1.818,63
Novo Hamburgo - RS 1.305 - 2.486 1.512,47 1.304,67 1.358,81 2.052,17 2.485,64
Varginha - MG 1.086 - 1.315 1.085,76 1.085,76 1.085,76 1.085,76 1.315,11
Xangri-La - RS 1.305 - 1.728 1.366,17 1.305,17 1.358,81 1.426,75 1.728,12
Capão da Canoa - RS 1.345 - 1.666 1.359,65 1.345,40 1.358,81 1.375,80 1.666,40
Juiz de Fora - MG 1.045 - 1.343 1.065,59 1.045,00 1.045,00 1.109,00 1.343,25
Santa Maria - RS 1.101 - 1.666 1.267,85 1.100,78 1.297,41 1.375,80 1.666,40
Jaguaruna - SC 1.375 - 1.665 1.375,01 1.375,01 1.375,01 1.375,01 1.665,45


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.237 - 2.119 1.424,23 1.236,57 1.341,85 1.749,63 2.119,20
Rio de Janeiro 1.407 - 4.503 2.394,36 1.406,56 2.139,78 3.717,35 4.502,57
Rio Grande do Sul 1.250 - 2.118 1.430,88 1.249,69 1.358,81 1.748,77 2.118,16
Espírito Santo 1.684 - 3.318 2.163,13 1.684,40 1.950,00 2.739,22 3.317,82
Minas Gerais 1.046 - 1.797 1.187,51 1.046,27 1.098,24 1.484,01 1.797,48
Paraná 1.158 - 2.516 1.549,65 1.157,83 1.501,47 2.077,02 2.515,74
Santa Catarina 1.222 - 2.090 1.449,09 1.221,88 1.375,01 1.725,78 2.090,32
Alagoas 1.119 - 1.494 1.164,83 1.118,70 1.154,51 1.233,10 1.493,56
Goiás 1.166 - 2.093 1.384,63 1.165,57 1.320,74 1.728,10 2.093,12
Bahia 1.061 - 2.373 1.358,27 1.061,05 1.100,00 1.959,25 2.373,10
Piauí 1.124 - 1.403 1.150,91 1.124,03 1.158,24 1.158,24 1.402,90
Distrito Federal 1.374 - 2.306 1.570,89 1.374,28 1.512,42 1.903,91 2.306,07
Pará 1.371 - 5.315 2.520,95 1.371,10 1.842,30 4.388,30 5.315,24
Sergipe 2.056 - 2.941 2.258,79 2.056,22 2.319,46 2.427,78 2.940,60
Amazonas 1.045 - 1.363 1.071,67 1.045,00 1.045,00 1.125,00 1.362,63


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de rádio-chamada

Operadores de telefonia devem:

  • treinar funcionários;
  • comunicar-se;
  • monitorar atendimentos;
  • cadastrar informações;
  • atender o cliente;
  • fornecer informações;
  • prestar serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • operar equipamentos;
  • elaborar escalas de trabalho;

  • Atividades

    • elaborar relatórios mensais;
    • consultar terminal de informações;
    • informar fuso-horário;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • lançar ligações manualmente;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • demonstrar segurança;
    • demonstrar paciência;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • elaborar revezamento;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • enviar correio eletrônico;
    • informar tarifas;
    • preencher boleto de tarifa;
    • adequar o tom de voz;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • retornar contato com cliente;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • demonstrar entusiasmo;
    • transmitir informações corretamente;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • demonstrar prontidão;
    • dominar o idioma inglês;
    • consultar código de grupo;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • controlar frequência de funcionários;
    • demonstrar objetividade;
    • trocar senha do cliente;
    • propor medidas corretivas;
    • acessar códigos;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • manter sigilo;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • demonstrar agilidade;
    • identificar pontos de melhoria;
    • orientar trajeto do motorista;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • digitar mensagem;
    • acionar despertador automático;
    • demonstrar cordialidade;
    • documentar serviços prestados;
    • informar números de telefones internos;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • programar mensagem;
    • sugerir agenda de folgas;
    • atualizar cadastro;
    • demonstrar pontualidade;
    • relatar informações de troca de turno;
    • cadastrar números de telefones;
    • informar horário de atendimento;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • identificar necessidades do cliente;
    • pronunciar-se claramente;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • ouvir o cliente;
    • ler mensagem para cliente;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • falar formalmente;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • anotar recados;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • localizar pessoas;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • enviar mensagens;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • informar ramais;
    • digitar teclados;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • operar pabx;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • monitorar tempo de pausa;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • acompanhar ligação;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • demonstrar imparcialidade;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • programar pabx;
    • transmitir recados;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • registrar pendências de informações;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • simular situações reais;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • bloquear ligações;
    • atualizar código de grupo;
    • identificar tipo de chamada;
    • preencher bilhete;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • retransmitir mensagens;
    • saudar o cliente;
    • redigir ordens de serviço;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • fazer monitoria ativa;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • demonstrar autocontrole;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • gravar informações;
    • participar de cursos específicos;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • informar alteração de número telefônico;
    • interceptar ligações;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • identificar origem da chamada;
    • especificar atendimentos diários;
    • registrar reclamações de trote;


    Setores que mais contratam Operador de rádio-chamada no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de rádio
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Serviço de táxi
    • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais não especificados anteriormente
    • Atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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