Salário para o cargo de Operador de rádio-chamada
CBO 4222-20 > Operadores de telefonia

Operador de rádio-chamada - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Operador de rádio-chamada

Um Operador de rádio-chamada trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.188,45 e R$ 3.576,25, com a média salarial de R$ 1.717,24 e o salário mediana em R$ 1.401,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de rádio-chamada

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.717,24 20.606,91 429,31 8,51
1º Quartil 1.188,45 14.261,43 297,11 5,89
Salário Mediana 1.401,00 16.812,00 350,25 6,94
3º Quartil 2.727,40 32.728,83 681,85 13,51
Teto Salarial 3.576,25 42.915,03 894,06 17,71


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.237 - 1.951 1.383,75 1.236,61 1.318,26 1.610,82 1.951,08
Rio de Janeiro - RJ 1.339 - 4.286 2.216,93 1.338,54 2.000,00 3.538,35 4.285,76
Macaé - RJ 1.861 - 4.703 2.771,95 1.860,88 2.665,70 3.882,66 4.702,80
Vitoria - ES 1.763 - 2.848 2.003,64 1.763,40 1.950,00 2.351,17 2.847,81
Alfredo Chaves - ES 2.136 - 3.295 2.507,90 2.135,78 2.537,07 2.720,35 3.294,97
Porto Alegre - RS 1.287 - 2.263 1.515,48 1.287,25 1.358,82 1.868,49 2.263,17
Maceió - AL 1.125 - 1.494 1.166,64 1.124,58 1.154,51 1.233,10 1.493,56
Curitiba - PR 1.344 - 2.516 1.584,77 1.343,82 1.375,01 2.077,33 2.516,12
Goiânia - GO 1.167 - 2.135 1.405,10 1.166,81 1.320,74 1.762,98 2.135,37
Belo Horizonte - MG 1.073 - 2.040 1.305,07 1.073,35 1.178,16 1.684,35 2.040,13
Florianópolis - SC 1.582 - 1.996 1.621,65 1.581,54 1.634,04 1.647,63 1.995,66
Salvador - BA 1.098 - 2.468 1.434,34 1.098,28 1.253,04 2.037,32 2.467,66
Cascavel - PR 1.167 - 1.819 1.253,70 1.166,58 1.195,29 1.501,47 1.818,63
Novo Hamburgo - RS 1.305 - 2.486 1.512,47 1.304,67 1.358,81 2.052,17 2.485,64
Capão da Canoa - RS 1.345 - 1.666 1.359,65 1.345,40 1.358,81 1.375,80 1.666,40
Xangri-La - RS 1.305 - 1.728 1.366,17 1.305,17 1.358,81 1.426,75 1.728,12
Varginha - MG 1.086 - 1.315 1.085,76 1.085,76 1.085,76 1.085,76 1.315,11
Juiz de Fora - MG 1.045 - 1.343 1.065,59 1.045,00 1.045,00 1.109,00 1.343,25
Santa Maria - RS 1.101 - 1.666 1.267,85 1.100,78 1.297,41 1.375,80 1.666,40
Jaguaruna - SC 1.375 - 1.665 1.375,01 1.375,01 1.375,01 1.375,01 1.665,45


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.237 - 2.119 1.424,23 1.236,57 1.341,85 1.749,63 2.119,20
Rio de Janeiro 1.407 - 4.503 2.394,36 1.406,56 2.139,78 3.717,35 4.502,57
Rio Grande do Sul 1.250 - 2.118 1.430,88 1.249,69 1.358,81 1.748,77 2.118,16
Espírito Santo 1.684 - 3.318 2.163,13 1.684,40 1.950,00 2.739,22 3.317,82
Minas Gerais 1.046 - 1.797 1.187,51 1.046,27 1.098,24 1.484,01 1.797,48
Paraná 1.158 - 2.516 1.549,65 1.157,83 1.501,47 2.077,02 2.515,74
Santa Catarina 1.222 - 2.090 1.449,09 1.221,88 1.375,01 1.725,78 2.090,32
Alagoas 1.119 - 1.494 1.164,83 1.118,70 1.154,51 1.233,10 1.493,56
Goiás 1.166 - 2.093 1.384,63 1.165,57 1.320,74 1.728,10 2.093,12
Bahia 1.061 - 2.373 1.358,27 1.061,05 1.100,00 1.959,25 2.373,10
Piauí 1.124 - 1.403 1.150,91 1.124,03 1.158,24 1.158,24 1.402,90
Distrito Federal 1.374 - 2.306 1.570,89 1.374,28 1.512,42 1.903,91 2.306,07
Sergipe 2.056 - 2.941 2.258,79 2.056,22 2.319,46 2.427,78 2.940,60
Pará 1.371 - 5.315 2.520,95 1.371,10 1.842,30 4.388,30 5.315,24
Amazonas 1.045 - 1.363 1.071,67 1.045,00 1.045,00 1.125,00 1.362,63


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de rádio-chamada

Operadores de telefonia devem:

  • elaborar escalas de trabalho;
  • prestar serviços;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender o cliente;
  • operar equipamentos;
  • fornecer informações;
  • monitorar atendimentos;
  • treinar funcionários;
  • cadastrar informações;

  • Atividades

    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • demonstrar agilidade;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • identificar necessidades do cliente;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • trocar senha do cliente;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • transmitir informações corretamente;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • programar pabx;
    • relatar informações de troca de turno;
    • redigir ordens de serviço;
    • enviar correio eletrônico;
    • atualizar código de grupo;
    • consultar terminal de informações;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • informar horário de atendimento;
    • preencher boleto de tarifa;
    • identificar tipo de chamada;
    • informar fuso-horário;
    • ouvir o cliente;
    • interceptar ligações;
    • participar de cursos específicos;
    • demonstrar pontualidade;
    • acionar despertador automático;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • sugerir agenda de folgas;
    • demonstrar imparcialidade;
    • lançar ligações manualmente;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • localizar pessoas;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • consultar código de grupo;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • orientar trajeto do motorista;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • programar mensagem;
    • identificar origem da chamada;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • demonstrar cordialidade;
    • informar ramais;
    • demonstrar segurança;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • demonstrar autocontrole;
    • documentar serviços prestados;
    • ler mensagem para cliente;
    • informar alteração de número telefônico;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • falar formalmente;
    • informar números de telefones internos;
    • demonstrar objetividade;
    • gravar informações;
    • adequar o tom de voz;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • retransmitir mensagens;
    • acessar códigos;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • demonstrar paciência;
    • operar pabx;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • informar tarifas;
    • bloquear ligações;
    • atualizar cadastro;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • dominar o idioma inglês;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • acompanhar ligação;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • agendar chamadas com intérprete;
    • pronunciar-se claramente;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • demonstrar entusiasmo;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • anotar recados;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • elaborar relatórios mensais;
    • digitar teclados;
    • fazer monitoria ativa;
    • digitar mensagem;
    • elaborar revezamento;
    • monitorar tempo de pausa;
    • propor medidas corretivas;
    • enviar mensagens;
    • demonstrar prontidão;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • registrar pendências de informações;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • transmitir recados;
    • preencher bilhete;
    • identificar pontos de melhoria;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • saudar o cliente;
    • especificar atendimentos diários;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • retornar contato com cliente;
    • manter sigilo;
    • controlar frequência de funcionários;
    • cadastrar números de telefones;
    • registrar reclamações de trote;
    • simular situações reais;
    • averiguar números solicitados no exterior;


    Setores que mais contratam Operador de rádio-chamada no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de rádio
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Serviço de táxi
    • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais não especificados anteriormente
    • Atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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