Salário para o cargo de Operador de radiotelefonia
CBO 4222-20 > Operadores de telefonia

Operador de radiotelefonia - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Operador de radiotelefonia

Um Operador de radiotelefonia trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.269,28 e R$ 3.268,66, com a média salarial de R$ 1.717,24 e o salário mediana em R$ 1.401,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de radiotelefonia

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.717,24 20.606,91 429,31 8,51
1º Quartil 1.269,28 15.231,35 317,32 6,29
Salário Mediana 1.401,00 16.812,00 350,25 6,94
3º Quartil 2.492,82 29.913,84 623,21 12,35
Teto Salarial 3.268,66 39.223,93 817,17 16,19


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.237 - 1.951 1.383,75 1.236,61 1.318,26 1.610,82 1.951,08
Rio de Janeiro - RJ 1.339 - 4.286 2.216,93 1.338,54 2.000,00 3.538,35 4.285,76
Macaé - RJ 1.861 - 4.703 2.771,95 1.860,88 2.665,70 3.882,66 4.702,80
Vitoria - ES 1.763 - 2.848 2.003,64 1.763,40 1.950,00 2.351,17 2.847,81
Alfredo Chaves - ES 2.136 - 3.295 2.507,90 2.135,78 2.537,07 2.720,35 3.294,97
Porto Alegre - RS 1.287 - 2.263 1.515,48 1.287,25 1.358,82 1.868,49 2.263,17
Maceió - AL 1.125 - 1.494 1.166,64 1.124,58 1.154,51 1.233,10 1.493,56
Curitiba - PR 1.344 - 2.516 1.584,77 1.343,82 1.375,01 2.077,33 2.516,12
Goiânia - GO 1.167 - 2.135 1.405,10 1.166,81 1.320,74 1.762,98 2.135,37
Florianópolis - SC 1.582 - 1.996 1.621,65 1.581,54 1.634,04 1.647,63 1.995,66
Belo Horizonte - MG 1.073 - 2.040 1.305,07 1.073,35 1.178,16 1.684,35 2.040,13
Salvador - BA 1.098 - 2.468 1.434,34 1.098,28 1.253,04 2.037,32 2.467,66
Cascavel - PR 1.167 - 1.819 1.253,70 1.166,58 1.195,29 1.501,47 1.818,63
Novo Hamburgo - RS 1.305 - 2.486 1.512,47 1.304,67 1.358,81 2.052,17 2.485,64
Varginha - MG 1.086 - 1.315 1.085,76 1.085,76 1.085,76 1.085,76 1.315,11
Xangri-La - RS 1.305 - 1.728 1.366,17 1.305,17 1.358,81 1.426,75 1.728,12
Capão da Canoa - RS 1.345 - 1.666 1.359,65 1.345,40 1.358,81 1.375,80 1.666,40
Juiz de Fora - MG 1.045 - 1.343 1.065,59 1.045,00 1.045,00 1.109,00 1.343,25
Santa Maria - RS 1.101 - 1.666 1.267,85 1.100,78 1.297,41 1.375,80 1.666,40
Jaguaruna - SC 1.375 - 1.665 1.375,01 1.375,01 1.375,01 1.375,01 1.665,45


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.237 - 2.119 1.424,23 1.236,57 1.341,85 1.749,63 2.119,20
Rio de Janeiro 1.407 - 4.503 2.394,36 1.406,56 2.139,78 3.717,35 4.502,57
Rio Grande do Sul 1.250 - 2.118 1.430,88 1.249,69 1.358,81 1.748,77 2.118,16
Espírito Santo 1.684 - 3.318 2.163,13 1.684,40 1.950,00 2.739,22 3.317,82
Minas Gerais 1.046 - 1.797 1.187,51 1.046,27 1.098,24 1.484,01 1.797,48
Paraná 1.158 - 2.516 1.549,65 1.157,83 1.501,47 2.077,02 2.515,74
Santa Catarina 1.222 - 2.090 1.449,09 1.221,88 1.375,01 1.725,78 2.090,32
Alagoas 1.119 - 1.494 1.164,83 1.118,70 1.154,51 1.233,10 1.493,56
Goiás 1.166 - 2.093 1.384,63 1.165,57 1.320,74 1.728,10 2.093,12
Bahia 1.061 - 2.373 1.358,27 1.061,05 1.100,00 1.959,25 2.373,10
Piauí 1.124 - 1.403 1.150,91 1.124,03 1.158,24 1.158,24 1.402,90
Distrito Federal 1.374 - 2.306 1.570,89 1.374,28 1.512,42 1.903,91 2.306,07
Pará 1.371 - 5.315 2.520,95 1.371,10 1.842,30 4.388,30 5.315,24
Sergipe 2.056 - 2.941 2.258,79 2.056,22 2.319,46 2.427,78 2.940,60
Amazonas 1.045 - 1.363 1.071,67 1.045,00 1.045,00 1.125,00 1.362,63


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de radiotelefonia

Operadores de telefonia devem:

  • comunicar-se;
  • prestar serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • fornecer informações;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • treinar funcionários;
  • monitorar atendimentos;
  • cadastrar informações;
  • operar equipamentos;
  • atender o cliente;

  • Atividades

    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • trocar senha do cliente;
    • manter sigilo;
    • demonstrar agilidade;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • gravar informações;
    • consultar código de grupo;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • demonstrar pontualidade;
    • preencher boleto de tarifa;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • demonstrar cordialidade;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • bloquear ligações;
    • demonstrar entusiasmo;
    • falar formalmente;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • acionar despertador automático;
    • dominar o idioma inglês;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • registrar reclamações de trote;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • demonstrar prontidão;
    • retornar contato com cliente;
    • programar pabx;
    • monitorar tempo de pausa;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • pronunciar-se claramente;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • fazer monitoria ativa;
    • programar mensagem;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • adequar o tom de voz;
    • digitar mensagem;
    • elaborar relatórios mensais;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • identificar tipo de chamada;
    • documentar serviços prestados;
    • digitar teclados;
    • sugerir agenda de folgas;
    • operar pabx;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • acessar códigos;
    • identificar origem da chamada;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • atualizar código de grupo;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • transmitir informações corretamente;
    • cadastrar números de telefones;
    • relatar informações de troca de turno;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • demonstrar imparcialidade;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • interceptar ligações;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • demonstrar paciência;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • saudar o cliente;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • demonstrar segurança;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • demonstrar autocontrole;
    • preencher bilhete;
    • simular situações reais;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • informar ramais;
    • controlar frequência de funcionários;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • atualizar cadastro;
    • participar de cursos específicos;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • consultar terminal de informações;
    • informar horário de atendimento;
    • registrar pendências de informações;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • informar números de telefones internos;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • retransmitir mensagens;
    • enviar correio eletrônico;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • transmitir recados;
    • identificar pontos de melhoria;
    • propor medidas corretivas;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • redigir ordens de serviço;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • informar fuso-horário;
    • elaborar revezamento;
    • identificar necessidades do cliente;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • demonstrar objetividade;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • acompanhar ligação;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • localizar pessoas;
    • anotar recados;
    • informar alteração de número telefônico;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • lançar ligações manualmente;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • ler mensagem para cliente;
    • especificar atendimentos diários;
    • orientar trajeto do motorista;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • enviar mensagens;
    • informar tarifas;
    • ouvir o cliente;


    Setores que mais contratam Operador de radiotelefonia no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de rádio
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Serviço de táxi
    • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais não especificados anteriormente
    • Atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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