Salário para o cargo de Operador de radiotelefonia
CBO 4222-20 > Operadores de telefonia

Operador de radiotelefonia - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Operador de radiotelefonia

Um Operador de radiotelefonia trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.188,45 e R$ 3.576,25, com a média salarial de R$ 1.717,24 e o salário mediana em R$ 1.401,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de radiotelefonia

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.717,24 20.606,91 429,31 8,51
1º Quartil 1.188,45 14.261,43 297,11 5,89
Salário Mediana 1.401,00 16.812,00 350,25 6,94
3º Quartil 2.727,40 32.728,83 681,85 13,51
Teto Salarial 3.576,25 42.915,03 894,06 17,71


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.237 - 1.951 1.383,75 1.236,61 1.318,26 1.610,82 1.951,08
Rio de Janeiro - RJ 1.339 - 4.286 2.216,93 1.338,54 2.000,00 3.538,35 4.285,76
Macaé - RJ 1.861 - 4.703 2.771,95 1.860,88 2.665,70 3.882,66 4.702,80
Vitoria - ES 1.763 - 2.848 2.003,64 1.763,40 1.950,00 2.351,17 2.847,81
Alfredo Chaves - ES 2.136 - 3.295 2.507,90 2.135,78 2.537,07 2.720,35 3.294,97
Porto Alegre - RS 1.287 - 2.263 1.515,48 1.287,25 1.358,82 1.868,49 2.263,17
Maceió - AL 1.125 - 1.494 1.166,64 1.124,58 1.154,51 1.233,10 1.493,56
Curitiba - PR 1.344 - 2.516 1.584,77 1.343,82 1.375,01 2.077,33 2.516,12
Goiânia - GO 1.167 - 2.135 1.405,10 1.166,81 1.320,74 1.762,98 2.135,37
Belo Horizonte - MG 1.073 - 2.040 1.305,07 1.073,35 1.178,16 1.684,35 2.040,13
Florianópolis - SC 1.582 - 1.996 1.621,65 1.581,54 1.634,04 1.647,63 1.995,66
Salvador - BA 1.098 - 2.468 1.434,34 1.098,28 1.253,04 2.037,32 2.467,66
Cascavel - PR 1.167 - 1.819 1.253,70 1.166,58 1.195,29 1.501,47 1.818,63
Novo Hamburgo - RS 1.305 - 2.486 1.512,47 1.304,67 1.358,81 2.052,17 2.485,64
Capão da Canoa - RS 1.345 - 1.666 1.359,65 1.345,40 1.358,81 1.375,80 1.666,40
Xangri-La - RS 1.305 - 1.728 1.366,17 1.305,17 1.358,81 1.426,75 1.728,12
Varginha - MG 1.086 - 1.315 1.085,76 1.085,76 1.085,76 1.085,76 1.315,11
Juiz de Fora - MG 1.045 - 1.343 1.065,59 1.045,00 1.045,00 1.109,00 1.343,25
Santa Maria - RS 1.101 - 1.666 1.267,85 1.100,78 1.297,41 1.375,80 1.666,40
Jaguaruna - SC 1.375 - 1.665 1.375,01 1.375,01 1.375,01 1.375,01 1.665,45


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.237 - 2.119 1.424,23 1.236,57 1.341,85 1.749,63 2.119,20
Rio de Janeiro 1.407 - 4.503 2.394,36 1.406,56 2.139,78 3.717,35 4.502,57
Rio Grande do Sul 1.250 - 2.118 1.430,88 1.249,69 1.358,81 1.748,77 2.118,16
Espírito Santo 1.684 - 3.318 2.163,13 1.684,40 1.950,00 2.739,22 3.317,82
Minas Gerais 1.046 - 1.797 1.187,51 1.046,27 1.098,24 1.484,01 1.797,48
Paraná 1.158 - 2.516 1.549,65 1.157,83 1.501,47 2.077,02 2.515,74
Santa Catarina 1.222 - 2.090 1.449,09 1.221,88 1.375,01 1.725,78 2.090,32
Alagoas 1.119 - 1.494 1.164,83 1.118,70 1.154,51 1.233,10 1.493,56
Goiás 1.166 - 2.093 1.384,63 1.165,57 1.320,74 1.728,10 2.093,12
Bahia 1.061 - 2.373 1.358,27 1.061,05 1.100,00 1.959,25 2.373,10
Piauí 1.124 - 1.403 1.150,91 1.124,03 1.158,24 1.158,24 1.402,90
Distrito Federal 1.374 - 2.306 1.570,89 1.374,28 1.512,42 1.903,91 2.306,07
Sergipe 2.056 - 2.941 2.258,79 2.056,22 2.319,46 2.427,78 2.940,60
Pará 1.371 - 5.315 2.520,95 1.371,10 1.842,30 4.388,30 5.315,24
Amazonas 1.045 - 1.363 1.071,67 1.045,00 1.045,00 1.125,00 1.362,63


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de radiotelefonia

Operadores de telefonia devem:

  • cadastrar informações;
  • fornecer informações;
  • treinar funcionários;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • prestar serviços;
  • monitorar atendimentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender o cliente;
  • comunicar-se;
  • operar equipamentos;

  • Atividades

    • controlar frequência de funcionários;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • participar de cursos específicos;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • informar fuso-horário;
    • identificar tipo de chamada;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • demonstrar paciência;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • demonstrar agilidade;
    • transmitir recados;
    • demonstrar entusiasmo;
    • preencher boleto de tarifa;
    • informar horário de atendimento;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • acessar códigos;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • atualizar código de grupo;
    • adequar o tom de voz;
    • ler mensagem para cliente;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • digitar teclados;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • trocar senha do cliente;
    • digitar mensagem;
    • sugerir agenda de folgas;
    • demonstrar cordialidade;
    • informar alteração de número telefônico;
    • demonstrar objetividade;
    • registrar reclamações de trote;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • gravar informações;
    • demonstrar autocontrole;
    • redigir ordens de serviço;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • orientar trajeto do motorista;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • informar números de telefones internos;
    • propor medidas corretivas;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • transmitir informações corretamente;
    • dominar o idioma inglês;
    • localizar pessoas;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • registrar pendências de informações;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • identificar origem da chamada;
    • atualizar cadastro;
    • elaborar revezamento;
    • enviar mensagens;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • identificar pontos de melhoria;
    • preencher bilhete;
    • anotar recados;
    • lançar ligações manualmente;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • pronunciar-se claramente;
    • elaborar relatórios mensais;
    • informar ramais;
    • identificar necessidades do cliente;
    • interceptar ligações;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • especificar atendimentos diários;
    • monitorar tempo de pausa;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • fazer monitoria ativa;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • demonstrar pontualidade;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • simular situações reais;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • retransmitir mensagens;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • acompanhar ligação;
    • consultar código de grupo;
    • programar pabx;
    • demonstrar imparcialidade;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • saudar o cliente;
    • cadastrar números de telefones;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • demonstrar prontidão;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • informar tarifas;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • manter sigilo;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • acionar despertador automático;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • retornar contato com cliente;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • demonstrar segurança;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • falar formalmente;
    • documentar serviços prestados;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • enviar correio eletrônico;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • ouvir o cliente;
    • operar pabx;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • bloquear ligações;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • relatar informações de troca de turno;
    • programar mensagem;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • consultar terminal de informações;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;


    Setores que mais contratam Operador de radiotelefonia no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de rádio
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Serviço de táxi
    • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais não especificados anteriormente
    • Atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: