Salário para o cargo de Telefonista
CBO 4222-05 > Operadores de telefonia

Telefonista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Telefonista

Um Telefonista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.139,08 e R$ 2.176,12, com a média salarial de R$ 1.346,79 e o salário mediana em R$ 1.275,60 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Telefonista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.346,79 16.161,53 336,70 7,49
1º Quartil 1.139,08 13.668,93 284,77 6,34
Salário Mediana 1.275,60 15.307,20 318,90 7,10
3º Quartil 1.659,61 19.915,27 414,90 9,23
Teto Salarial 2.176,12 26.113,50 544,03 12,11


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.074 - 2.698 1.517,02 1.074,46 1.390,00 2.227,26 2.697,72
Belo Horizonte - MG 1.104 - 2.282 1.457,94 1.103,90 1.413,36 1.884,19 2.282,19
Curitiba - PR 1.131 - 1.868 1.291,03 1.130,52 1.193,00 1.542,59 1.868,44
Florianópolis - SC 1.177 - 1.951 1.434,35 1.177,23 1.496,00 1.610,84 1.951,09
Salvador - BA 1.094 - 1.870 1.272,31 1.093,62 1.229,01 1.544,09 1.870,24
São Jose - SC 1.228 - 1.861 1.439,07 1.227,58 1.499,01 1.536,36 1.860,88
Brasília - DF 1.041 - 1.983 1.258,54 1.041,04 1.184,45 1.637,49 1.983,38
Rio de Janeiro - RJ 1.200 - 2.296 1.476,40 1.199,64 1.389,10 1.895,28 2.295,62
Porto Alegre - RS 1.061 - 1.914 1.229,18 1.061,40 1.116,37 1.580,07 1.913,83
Goiânia - GO 1.143 - 1.757 1.286,55 1.142,93 1.290,77 1.450,97 1.757,46
Barueri - SP 1.241 - 1.873 1.426,73 1.241,29 1.496,00 1.546,75 1.873,47
Londrina - PR 1.188 - 2.276 1.512,24 1.188,43 1.496,00 1.879,00 2.275,91
Lauro de Freitas - BA 1.118 - 1.593 1.203,07 1.117,95 1.191,21 1.314,85 1.592,58
Joinville - SC 1.147 - 1.736 1.259,35 1.146,75 1.229,01 1.433,28 1.736,04
Recife - PE 1.056 - 1.529 1.114,59 1.055,90 1.071,93 1.262,22 1.528,83
Fortaleza - CE 1.052 - 1.606 1.151,24 1.052,06 1.111,49 1.326,24 1.606,38
São José dos Campos - SP 1.045 - 1.975 1.239,84 1.045,00 1.100,00 1.630,81 1.975,29
Bauru - SP 1.215 - 1.780 1.340,27 1.215,33 1.338,15 1.469,51 1.779,91
Teresina - PI 1.045 - 1.485 1.113,23 1.045,00 1.082,86 1.226,35 1.485,39
São José do Rio Preto - SP 1.189 - 2.168 1.436,44 1.188,57 1.386,00 1.790,24 2.168,40


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.127 - 2.413 1.479,02 1.127,41 1.411,18 1.992,30 2.413,13
Santa Catarina 1.173 - 1.959 1.409,70 1.172,98 1.496,00 1.617,33 1.958,96
Paraná 1.111 - 2.024 1.344,46 1.110,95 1.299,56 1.670,79 2.023,71
Minas Gerais 1.075 - 2.210 1.394,04 1.075,47 1.361,53 1.824,48 2.209,86
Bahia 1.084 - 1.784 1.235,39 1.083,84 1.191,21 1.472,96 1.784,09
Rio Grande do Sul 1.059 - 1.989 1.273,79 1.059,40 1.204,98 1.641,91 1.988,73
Rio de Janeiro 1.164 - 2.213 1.441,27 1.164,43 1.378,32 1.827,43 2.213,44
Goiás 1.107 - 1.752 1.263,35 1.107,35 1.248,00 1.446,28 1.751,78
Distrito Federal 1.041 - 1.983 1.258,54 1.041,04 1.184,45 1.637,49 1.983,38
Pernambuco 1.054 - 1.569 1.124,21 1.054,15 1.071,93 1.295,60 1.569,27
Ceará 1.047 - 1.611 1.148,15 1.047,36 1.111,49 1.330,34 1.611,35
Mato Grosso 1.047 - 1.822 1.195,23 1.046,98 1.100,00 1.504,53 1.822,33
Espírito Santo 1.091 - 1.907 1.284,56 1.091,19 1.208,75 1.574,53 1.907,12
Piauí 1.045 - 1.481 1.112,80 1.045,00 1.082,86 1.222,43 1.480,64
Rio Grande do Norte 1.042 - 2.042 1.281,50 1.042,17 1.150,00 1.685,77 2.041,86
Pará 1.049 - 2.042 1.279,34 1.049,04 1.174,00 1.685,56 2.041,60
Maranhão 1.050 - 1.538 1.136,03 1.050,49 1.081,60 1.269,69 1.537,89
Alagoas 1.045 - 1.511 1.102,56 1.045,00 1.047,96 1.247,27 1.510,73
Mato Grosso do Sul 1.079 - 1.678 1.206,51 1.078,74 1.180,00 1.385,50 1.678,16
Paraíba 1.037 - 1.870 1.184,92 1.036,84 1.061,60 1.543,83 1.869,94
Amazonas 1.079 - 1.707 1.219,98 1.078,67 1.180,67 1.409,39 1.707,10
Sergipe 1.057 - 1.486 1.136,41 1.056,84 1.147,98 1.226,55 1.485,63
Rondônia 1.078 - 1.719 1.205,33 1.077,61 1.154,50 1.419,22 1.719,00
Acre 1.212 - 1.658 1.317,56 1.212,30 1.341,00 1.369,00 1.658,17
Amapá 1.087 - 1.840 1.386,31 1.086,76 1.495,16 1.518,92 1.839,76
Tocantins 1.061 - 1.588 1.152,37 1.061,46 1.134,01 1.310,99 1.587,91
Roraima 1.045 - 1.385 1.073,48 1.045,00 1.059,00 1.143,76 1.385,36


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Telefonista

Operadores de telefonia devem:

  • operar equipamentos;
  • cadastrar informações;
  • atender o cliente;
  • fornecer informações;
  • prestar serviços;
  • treinar funcionários;
  • comunicar-se;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • monitorar atendimentos;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • comunicar-se em outros idiomas;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • participar de cursos específicos;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • anotar recados;
    • documentar serviços prestados;
    • trocar senha do cliente;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • identificar necessidades do cliente;
    • demonstrar objetividade;
    • propor medidas corretivas;
    • preencher bilhete;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • consultar código de grupo;
    • preencher boleto de tarifa;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • programar mensagem;
    • demonstrar paciência;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • atualizar código de grupo;
    • especificar atendimentos diários;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • identificar origem da chamada;
    • transmitir recados;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • registrar reclamações de trote;
    • acompanhar ligação;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • transmitir informações corretamente;
    • elaborar relatórios mensais;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • demonstrar prontidão;
    • relatar informações de troca de turno;
    • demonstrar cordialidade;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • dominar o idioma inglês;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • demonstrar segurança;
    • sugerir agenda de folgas;
    • informar alteração de número telefônico;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • falar formalmente;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • cadastrar números de telefones;
    • retransmitir mensagens;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • simular situações reais;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • demonstrar agilidade;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • gravar informações;
    • atualizar cadastro;
    • retornar contato com cliente;
    • elaborar revezamento;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • acessar códigos;
    • fazer monitoria ativa;
    • informar horário de atendimento;
    • digitar teclados;
    • acionar despertador automático;
    • demonstrar pontualidade;
    • localizar pessoas;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • informar números de telefones internos;
    • lançar ligações manualmente;
    • identificar tipo de chamada;
    • manter sigilo;
    • digitar mensagem;
    • orientar trajeto do motorista;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • consultar terminal de informações;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • redigir ordens de serviço;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • informar ramais;
    • informar fuso-horário;
    • adequar o tom de voz;
    • monitorar tempo de pausa;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • informar tarifas;
    • bloquear ligações;
    • saudar o cliente;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • enviar correio eletrônico;
    • demonstrar imparcialidade;
    • demonstrar autocontrole;
    • operar pabx;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • identificar pontos de melhoria;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • ler mensagem para cliente;
    • programar pabx;
    • controlar frequência de funcionários;
    • ouvir o cliente;
    • enviar mensagens;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • interceptar ligações;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • demonstrar entusiasmo;
    • pronunciar-se claramente;
    • registrar pendências de informações;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);


    Setores que mais contratam Telefonista no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de teleatendimento
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Outras obras de acabamento da construção




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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