Salário para o cargo de Telefonista
CBO 4222-05 > Operadores de telefonia

Telefonista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Telefonista

Um Telefonista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.075,49 e R$ 2.268,08, com a média salarial de R$ 1.346,79 e o salário mediana em R$ 1.275,60 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Telefonista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.346,79 16.161,53 336,70 7,49
1º Quartil 1.075,49 12.905,84 268,87 5,98
Salário Mediana 1.275,60 15.307,20 318,90 7,10
3º Quartil 1.729,73 20.756,81 432,43 9,62
Teto Salarial 2.268,08 27.216,95 567,02 12,62


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.074 - 2.698 1.517,02 1.074,46 1.390,00 2.227,26 2.697,72
Belo Horizonte - MG 1.104 - 2.282 1.457,94 1.103,90 1.413,36 1.884,19 2.282,19
Curitiba - PR 1.131 - 1.868 1.291,03 1.130,52 1.193,00 1.542,59 1.868,44
Florianópolis - SC 1.177 - 1.951 1.434,35 1.177,23 1.496,00 1.610,84 1.951,09
Salvador - BA 1.094 - 1.870 1.272,31 1.093,62 1.229,01 1.544,09 1.870,24
São Jose - SC 1.228 - 1.861 1.439,07 1.227,58 1.499,01 1.536,36 1.860,88
Brasília - DF 1.041 - 1.983 1.258,54 1.041,04 1.184,45 1.637,49 1.983,38
Rio de Janeiro - RJ 1.200 - 2.296 1.476,40 1.199,64 1.389,10 1.895,28 2.295,62
Porto Alegre - RS 1.061 - 1.914 1.229,18 1.061,40 1.116,37 1.580,07 1.913,83
Goiânia - GO 1.143 - 1.757 1.286,55 1.142,93 1.290,77 1.450,97 1.757,46
Barueri - SP 1.241 - 1.873 1.426,73 1.241,29 1.496,00 1.546,75 1.873,47
Londrina - PR 1.188 - 2.276 1.512,24 1.188,43 1.496,00 1.879,00 2.275,91
Lauro de Freitas - BA 1.118 - 1.593 1.203,07 1.117,95 1.191,21 1.314,85 1.592,58
Joinville - SC 1.147 - 1.736 1.259,35 1.146,75 1.229,01 1.433,28 1.736,04
Recife - PE 1.056 - 1.529 1.114,59 1.055,90 1.071,93 1.262,22 1.528,83
Fortaleza - CE 1.052 - 1.606 1.151,24 1.052,06 1.111,49 1.326,24 1.606,38
São José dos Campos - SP 1.045 - 1.975 1.239,84 1.045,00 1.100,00 1.630,81 1.975,29
Bauru - SP 1.215 - 1.780 1.340,27 1.215,33 1.338,15 1.469,51 1.779,91
Teresina - PI 1.045 - 1.485 1.113,23 1.045,00 1.082,86 1.226,35 1.485,39
São José do Rio Preto - SP 1.189 - 2.168 1.436,44 1.188,57 1.386,00 1.790,24 2.168,40


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.127 - 2.413 1.479,02 1.127,41 1.411,18 1.992,30 2.413,13
Santa Catarina 1.173 - 1.959 1.409,70 1.172,98 1.496,00 1.617,33 1.958,96
Paraná 1.111 - 2.024 1.344,46 1.110,95 1.299,56 1.670,79 2.023,71
Minas Gerais 1.075 - 2.210 1.394,04 1.075,47 1.361,53 1.824,48 2.209,86
Bahia 1.084 - 1.784 1.235,39 1.083,84 1.191,21 1.472,96 1.784,09
Rio Grande do Sul 1.059 - 1.989 1.273,79 1.059,40 1.204,98 1.641,91 1.988,73
Rio de Janeiro 1.164 - 2.213 1.441,27 1.164,43 1.378,32 1.827,43 2.213,44
Goiás 1.107 - 1.752 1.263,35 1.107,35 1.248,00 1.446,28 1.751,78
Distrito Federal 1.041 - 1.983 1.258,54 1.041,04 1.184,45 1.637,49 1.983,38
Pernambuco 1.054 - 1.569 1.124,21 1.054,15 1.071,93 1.295,60 1.569,27
Ceará 1.047 - 1.611 1.148,15 1.047,36 1.111,49 1.330,34 1.611,35
Mato Grosso 1.047 - 1.822 1.195,23 1.046,98 1.100,00 1.504,53 1.822,33
Espírito Santo 1.091 - 1.907 1.284,56 1.091,19 1.208,75 1.574,53 1.907,12
Piauí 1.045 - 1.481 1.112,80 1.045,00 1.082,86 1.222,43 1.480,64
Rio Grande do Norte 1.042 - 2.042 1.281,50 1.042,17 1.150,00 1.685,77 2.041,86
Pará 1.049 - 2.042 1.279,34 1.049,04 1.174,00 1.685,56 2.041,60
Maranhão 1.050 - 1.538 1.136,03 1.050,49 1.081,60 1.269,69 1.537,89
Alagoas 1.045 - 1.511 1.102,56 1.045,00 1.047,96 1.247,27 1.510,73
Mato Grosso do Sul 1.079 - 1.678 1.206,51 1.078,74 1.180,00 1.385,50 1.678,16
Paraíba 1.037 - 1.870 1.184,92 1.036,84 1.061,60 1.543,83 1.869,94
Amazonas 1.079 - 1.707 1.219,98 1.078,67 1.180,67 1.409,39 1.707,10
Sergipe 1.057 - 1.486 1.136,41 1.056,84 1.147,98 1.226,55 1.485,63
Rondônia 1.078 - 1.719 1.205,33 1.077,61 1.154,50 1.419,22 1.719,00
Acre 1.212 - 1.658 1.317,56 1.212,30 1.341,00 1.369,00 1.658,17
Amapá 1.087 - 1.840 1.386,31 1.086,76 1.495,16 1.518,92 1.839,76
Tocantins 1.061 - 1.588 1.152,37 1.061,46 1.134,01 1.310,99 1.587,91
Roraima 1.045 - 1.385 1.073,48 1.045,00 1.059,00 1.143,76 1.385,36


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Telefonista

Operadores de telefonia devem:

  • cadastrar informações;
  • prestar serviços;
  • atender o cliente;
  • fornecer informações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • operar equipamentos;
  • monitorar atendimentos;
  • treinar funcionários;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • difundir alerta aos funcionários;
    • operar pabx;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • demonstrar autocontrole;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • simular situações reais;
    • enviar mensagens;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • acionar despertador automático;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • documentar serviços prestados;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • redigir ordens de serviço;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • trocar senha do cliente;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • propor medidas corretivas;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • registrar pendências de informações;
    • monitorar tempo de pausa;
    • retransmitir mensagens;
    • falar formalmente;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • informar horário de atendimento;
    • gravar informações;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • informar tarifas;
    • pronunciar-se claramente;
    • transmitir informações corretamente;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • consultar terminal de informações;
    • demonstrar objetividade;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • demonstrar cordialidade;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • demonstrar agilidade;
    • relatar informações de troca de turno;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • retornar contato com cliente;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • demonstrar paciência;
    • identificar origem da chamada;
    • programar pabx;
    • atualizar código de grupo;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • especificar atendimentos diários;
    • informar alteração de número telefônico;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • preencher boleto de tarifa;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • anotar recados;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • atualizar cadastro;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • adequar o tom de voz;
    • digitar teclados;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • acessar códigos;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • transmitir recados;
    • enviar correio eletrônico;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • identificar pontos de melhoria;
    • participar de cursos específicos;
    • manter sigilo;
    • elaborar relatórios mensais;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • demonstrar entusiasmo;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • demonstrar prontidão;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • informar números de telefones internos;
    • registrar reclamações de trote;
    • orientar trajeto do motorista;
    • localizar pessoas;
    • dominar o idioma inglês;
    • informar ramais;
    • sugerir agenda de folgas;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • identificar tipo de chamada;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • lançar ligações manualmente;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • interceptar ligações;
    • bloquear ligações;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • digitar mensagem;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • identificar necessidades do cliente;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • cadastrar números de telefones;
    • demonstrar segurança;
    • fazer monitoria ativa;
    • elaborar revezamento;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • controlar frequência de funcionários;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • informar fuso-horário;
    • consultar código de grupo;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • preencher bilhete;
    • programar mensagem;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • ler mensagem para cliente;
    • ouvir o cliente;
    • demonstrar pontualidade;
    • acompanhar ligação;
    • saudar o cliente;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • demonstrar imparcialidade;
    • permutar dias e turnos de trabalho;


    Setores que mais contratam Telefonista no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de teleatendimento
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Outras obras de acabamento da construção




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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