Salário para o cargo de Monitor de teleatendimento
CBO 4222-15 > Operadores de telefonia

Monitor de teleatendimento - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Monitor de teleatendimento

Um Monitor de teleatendimento trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.172,82 e R$ 2.784,58, com a média salarial de R$ 1.533,85 e o salário mediana em R$ 1.358,81 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Monitor de teleatendimento

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.533,85 18.406,21 383,46 7,56
1º Quartil 1.172,82 14.073,81 293,20 5,78
Salário Mediana 1.358,81 16.305,72 339,70 6,70
3º Quartil 2.123,64 25.483,66 530,91 10,46
Teto Salarial 2.784,58 33.414,94 696,14 13,72


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.081 - 3.172 1.666,94 1.081,42 1.450,00 2.618,43 3.171,52
Curitiba - PR 1.110 - 2.353 1.438,54 1.109,67 1.331,34 1.942,31 2.352,58
Brasília - DF 1.045 - 2.697 1.540,89 1.045,00 1.381,28 2.227,02 2.697,44
Belo Horizonte - MG 1.063 - 1.847 1.234,67 1.062,62 1.169,73 1.524,62 1.846,66
Fortaleza - CE 1.060 - 2.021 1.338,08 1.059,80 1.287,49 1.668,90 2.021,43
Novo Hamburgo - RS 1.225 - 1.505 1.236,43 1.224,98 1.239,02 1.242,55 1.505,01
Rio de Janeiro - RJ 1.160 - 3.056 1.675,93 1.159,75 1.500,00 2.522,97 3.055,90
Recife - PE 1.160 - 2.252 1.418,55 1.159,72 1.240,00 1.859,37 2.252,12
Goiânia - GO 1.106 - 1.894 1.260,36 1.106,09 1.201,62 1.564,07 1.894,45
Ribeirão Preto - SP 1.296 - 4.308 1.938,93 1.296,38 1.462,00 3.556,39 4.307,60
Salvador - BA 1.057 - 2.109 1.303,56 1.056,85 1.147,00 1.741,09 2.108,86
Barueri - SP 1.305 - 2.457 1.571,70 1.305,41 1.439,00 2.028,59 2.457,08
Vitoria - ES 1.569 - 2.189 1.647,70 1.568,52 1.608,55 1.807,22 2.188,96
Porto Alegre - RS 1.208 - 3.936 1.933,03 1.207,54 1.460,00 3.250,00 3.936,50
Bauru - SP 1.404 - 2.233 1.647,69 1.403,90 1.687,67 1.843,69 2.233,14
São Bernardo do Campo - SP 1.103 - 2.261 1.353,67 1.103,40 1.177,10 1.866,52 2.260,78
Guarulhos - SP 1.144 - 2.862 1.547,55 1.143,82 1.302,21 2.362,75 2.861,83
Campinas - SP 1.099 - 2.594 1.529,63 1.099,06 1.305,37 2.141,65 2.594,03
Santo André - SP 1.142 - 1.706 1.231,95 1.142,48 1.188,57 1.408,18 1.705,63
Campo Grande - MS 1.066 - 1.940 1.224,45 1.066,24 1.140,03 1.602,03 1.940,42


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.100 - 3.084 1.640,73 1.100,06 1.446,24 2.545,79 3.083,54
Minas Gerais 1.061 - 2.672 1.427,50 1.060,54 1.217,51 2.206,33 2.672,37
Paraná 1.126 - 2.393 1.460,51 1.126,48 1.369,68 1.975,92 2.393,30
Rio Grande do Sul 1.203 - 2.404 1.439,36 1.203,49 1.239,02 1.984,82 2.404,08
Distrito Federal 1.045 - 2.697 1.540,89 1.045,00 1.381,28 2.227,02 2.697,44
Santa Catarina 1.118 - 2.276 1.411,99 1.118,23 1.348,33 1.878,87 2.275,74
Ceará 1.066 - 2.013 1.340,46 1.066,04 1.287,49 1.661,93 2.012,98
Rio de Janeiro 1.167 - 2.870 1.627,41 1.167,43 1.477,09 2.369,31 2.869,78
Pernambuco 1.071 - 2.215 1.359,15 1.070,57 1.205,00 1.828,42 2.214,63
Goiás 1.095 - 2.023 1.284,83 1.095,22 1.203,23 1.669,81 2.022,52
Bahia 1.060 - 2.158 1.326,04 1.060,41 1.166,00 1.781,42 2.157,71
Espírito Santo 1.298 - 2.154 1.573,40 1.298,44 1.608,55 1.778,06 2.153,64
Mato Grosso do Sul 1.066 - 1.833 1.204,69 1.066,44 1.128,40 1.513,42 1.833,10
Paraíba 1.055 - 2.273 1.296,51 1.055,10 1.105,76 1.876,28 2.272,60
Mato Grosso 1.073 - 1.918 1.259,32 1.073,38 1.152,56 1.583,56 1.918,05
Pará 1.113 - 1.763 1.276,62 1.112,74 1.279,81 1.455,62 1.763,09
Amazonas 1.174 - 1.781 1.319,49 1.174,47 1.358,16 1.470,25 1.780,82
Rio Grande do Norte 1.055 - 2.110 1.348,37 1.055,28 1.266,10 1.741,94 2.109,89
Maranhão 1.152 - 2.309 1.417,50 1.151,79 1.251,82 1.906,70 2.309,45
Piauí 1.045 - 1.541 1.104,11 1.045,00 1.045,00 1.272,17 1.540,89
Rondônia 1.045 - 1.761 1.189,54 1.045,00 1.128,00 1.454,15 1.761,31
Sergipe 1.045 - 2.193 1.245,37 1.045,00 1.121,50 1.810,64 2.193,10
Tocantins 1.073 - 1.305 1.073,77 1.072,51 1.072,51 1.077,57 1.305,18
Alagoas 1.202 - 1.775 1.324,39 1.201,52 1.337,39 1.465,70 1.775,30


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Monitor de teleatendimento

Operadores de telefonia devem:

  • cadastrar informações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • monitorar atendimentos;
  • comunicar-se;
  • treinar funcionários;
  • fornecer informações;
  • operar equipamentos;
  • prestar serviços;
  • atender o cliente;

  • Atividades

    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • bloquear ligações;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • demonstrar entusiasmo;
    • demonstrar agilidade;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • demonstrar imparcialidade;
    • elaborar relatórios mensais;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • demonstrar cordialidade;
    • digitar mensagem;
    • registrar reclamações de trote;
    • transmitir recados;
    • informar horário de atendimento;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • identificar tipo de chamada;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • demonstrar prontidão;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • demonstrar objetividade;
    • demonstrar segurança;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • especificar atendimentos diários;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • consultar código de grupo;
    • relatar informações de troca de turno;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • identificar necessidades do cliente;
    • trocar senha do cliente;
    • elaborar revezamento;
    • registrar pendências de informações;
    • acompanhar ligação;
    • dominar o idioma inglês;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • retornar contato com cliente;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • documentar serviços prestados;
    • informar números de telefones internos;
    • falar formalmente;
    • acionar despertador automático;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • cadastrar números de telefones;
    • identificar origem da chamada;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • demonstrar pontualidade;
    • atualizar cadastro;
    • informar alteração de número telefônico;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • identificar pontos de melhoria;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • programar mensagem;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • enviar correio eletrônico;
    • redigir ordens de serviço;
    • monitorar tempo de pausa;
    • acessar códigos;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • ler mensagem para cliente;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • fazer monitoria ativa;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • participar de cursos específicos;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • adequar o tom de voz;
    • enviar mensagens;
    • anotar recados;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • programar pabx;
    • informar fuso-horário;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • lançar ligações manualmente;
    • transmitir informações corretamente;
    • demonstrar autocontrole;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • pronunciar-se claramente;
    • propor medidas corretivas;
    • consultar terminal de informações;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • gravar informações;
    • orientar trajeto do motorista;
    • ouvir o cliente;
    • informar ramais;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • preencher bilhete;
    • demonstrar paciência;
    • retransmitir mensagens;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • operar pabx;
    • simular situações reais;
    • digitar teclados;
    • saudar o cliente;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • interceptar ligações;
    • controlar frequência de funcionários;
    • informar tarifas;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • preencher boleto de tarifa;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • localizar pessoas;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • atualizar código de grupo;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • sugerir agenda de folgas;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • manter sigilo;


    Setores que mais contratam Monitor de teleatendimento no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Atividades de vigilância e segurança privada




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Arte educador
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Arte educador

    Salário para o cargo de Escultor
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Escultor