Salário para o cargo de Monitor de teleatendimento
CBO 4222-15 > Operadores de telefonia

Monitor de teleatendimento - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Monitor de teleatendimento

Um Monitor de teleatendimento trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.087,83 e R$ 3.023,71, com a média salarial de R$ 1.533,85 e o salário mediana em R$ 1.358,81 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Monitor de teleatendimento

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.533,85 18.406,21 383,46 7,56
1º Quartil 1.087,83 13.053,99 271,96 5,36
Salário Mediana 1.358,81 16.305,72 339,70 6,70
3º Quartil 2.306,01 27.672,11 576,50 11,36
Teto Salarial 3.023,71 36.284,50 755,93 14,90


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.081 - 3.172 1.666,94 1.081,42 1.450,00 2.618,43 3.171,52
Curitiba - PR 1.110 - 2.353 1.438,54 1.109,67 1.331,34 1.942,31 2.352,58
Belo Horizonte - MG 1.063 - 1.847 1.234,67 1.062,62 1.169,73 1.524,62 1.846,66
Brasília - DF 1.045 - 2.697 1.540,89 1.045,00 1.381,28 2.227,02 2.697,44
Fortaleza - CE 1.060 - 2.021 1.338,08 1.059,80 1.287,49 1.668,90 2.021,43
Novo Hamburgo - RS 1.225 - 1.505 1.236,43 1.224,98 1.239,02 1.242,55 1.505,01
Rio de Janeiro - RJ 1.160 - 3.056 1.675,93 1.159,75 1.500,00 2.522,97 3.055,90
Recife - PE 1.160 - 2.252 1.418,55 1.159,72 1.240,00 1.859,37 2.252,12
Goiânia - GO 1.106 - 1.894 1.260,36 1.106,09 1.201,62 1.564,07 1.894,45
Ribeirão Preto - SP 1.296 - 4.308 1.938,93 1.296,38 1.462,00 3.556,39 4.307,60
Salvador - BA 1.057 - 2.109 1.303,56 1.056,85 1.147,00 1.741,09 2.108,86
Barueri - SP 1.305 - 2.457 1.571,70 1.305,41 1.439,00 2.028,59 2.457,08
Vitoria - ES 1.569 - 2.189 1.647,70 1.568,52 1.608,55 1.807,22 2.188,96
Porto Alegre - RS 1.208 - 3.936 1.933,03 1.207,54 1.460,00 3.250,00 3.936,50
Bauru - SP 1.404 - 2.233 1.647,69 1.403,90 1.687,67 1.843,69 2.233,14
São Bernardo do Campo - SP 1.103 - 2.261 1.353,67 1.103,40 1.177,10 1.866,52 2.260,78
Guarulhos - SP 1.144 - 2.862 1.547,55 1.143,82 1.302,21 2.362,75 2.861,83
Campinas - SP 1.099 - 2.594 1.529,63 1.099,06 1.305,37 2.141,65 2.594,03
Santo André - SP 1.142 - 1.706 1.231,95 1.142,48 1.188,57 1.408,18 1.705,63
Campo Grande - MS 1.066 - 1.940 1.224,45 1.066,24 1.140,03 1.602,03 1.940,42


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.100 - 3.084 1.640,73 1.100,06 1.446,24 2.545,79 3.083,54
Minas Gerais 1.061 - 2.672 1.427,50 1.060,54 1.217,51 2.206,33 2.672,37
Paraná 1.126 - 2.393 1.460,51 1.126,48 1.369,68 1.975,92 2.393,30
Rio Grande do Sul 1.203 - 2.404 1.439,36 1.203,49 1.239,02 1.984,82 2.404,08
Distrito Federal 1.045 - 2.697 1.540,89 1.045,00 1.381,28 2.227,02 2.697,44
Santa Catarina 1.118 - 2.276 1.411,99 1.118,23 1.348,33 1.878,87 2.275,74
Ceará 1.066 - 2.013 1.340,46 1.066,04 1.287,49 1.661,93 2.012,98
Rio de Janeiro 1.167 - 2.870 1.627,41 1.167,43 1.477,09 2.369,31 2.869,78
Pernambuco 1.071 - 2.215 1.359,15 1.070,57 1.205,00 1.828,42 2.214,63
Goiás 1.095 - 2.023 1.284,83 1.095,22 1.203,23 1.669,81 2.022,52
Bahia 1.060 - 2.158 1.326,04 1.060,41 1.166,00 1.781,42 2.157,71
Espírito Santo 1.298 - 2.154 1.573,40 1.298,44 1.608,55 1.778,06 2.153,64
Mato Grosso do Sul 1.066 - 1.833 1.204,69 1.066,44 1.128,40 1.513,42 1.833,10
Paraíba 1.055 - 2.273 1.296,51 1.055,10 1.105,76 1.876,28 2.272,60
Mato Grosso 1.073 - 1.918 1.259,32 1.073,38 1.152,56 1.583,56 1.918,05
Pará 1.113 - 1.763 1.276,62 1.112,74 1.279,81 1.455,62 1.763,09
Amazonas 1.174 - 1.781 1.319,49 1.174,47 1.358,16 1.470,25 1.780,82
Rio Grande do Norte 1.055 - 2.110 1.348,37 1.055,28 1.266,10 1.741,94 2.109,89
Maranhão 1.152 - 2.309 1.417,50 1.151,79 1.251,82 1.906,70 2.309,45
Rondônia 1.045 - 1.761 1.189,54 1.045,00 1.128,00 1.454,15 1.761,31
Piauí 1.045 - 1.541 1.104,11 1.045,00 1.045,00 1.272,17 1.540,89
Sergipe 1.045 - 2.193 1.245,37 1.045,00 1.121,50 1.810,64 2.193,10
Tocantins 1.073 - 1.305 1.073,77 1.072,51 1.072,51 1.077,57 1.305,18
Alagoas 1.202 - 1.775 1.324,39 1.201,52 1.337,39 1.465,70 1.775,30


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Monitor de teleatendimento

Operadores de telefonia devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • monitorar atendimentos;
  • operar equipamentos;
  • fornecer informações;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços;
  • atender o cliente;
  • treinar funcionários;
  • cadastrar informações;

  • Atividades

    • enviar correio eletrônico;
    • retransmitir mensagens;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • pronunciar-se claramente;
    • acompanhar ligação;
    • informar ramais;
    • especificar atendimentos diários;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • monitorar tempo de pausa;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • simular situações reais;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • identificar tipo de chamada;
    • elaborar revezamento;
    • retornar contato com cliente;
    • manter sigilo;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • preencher boleto de tarifa;
    • enviar mensagens;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • informar números de telefones internos;
    • demonstrar imparcialidade;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • bloquear ligações;
    • demonstrar entusiasmo;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • falar formalmente;
    • preencher bilhete;
    • registrar pendências de informações;
    • ouvir o cliente;
    • propor medidas corretivas;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • demonstrar objetividade;
    • digitar teclados;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • elaborar relatórios mensais;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • operar pabx;
    • identificar pontos de melhoria;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • demonstrar agilidade;
    • adequar o tom de voz;
    • relatar informações de troca de turno;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • programar pabx;
    • trocar senha do cliente;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • registrar reclamações de trote;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • acionar despertador automático;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • consultar código de grupo;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • interceptar ligações;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • agendar chamadas com intérprete;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • digitar mensagem;
    • informar horário de atendimento;
    • lançar ligações manualmente;
    • anotar recados;
    • consultar terminal de informações;
    • informar tarifas;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • atualizar cadastro;
    • controlar frequência de funcionários;
    • demonstrar prontidão;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • ler mensagem para cliente;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • transmitir informações corretamente;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • demonstrar paciência;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • demonstrar segurança;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • atualizar código de grupo;
    • localizar pessoas;
    • demonstrar pontualidade;
    • gravar informações;
    • demonstrar autocontrole;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • identificar origem da chamada;
    • informar fuso-horário;
    • acessar códigos;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • documentar serviços prestados;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • saudar o cliente;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • informar alteração de número telefônico;
    • participar de cursos específicos;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • sugerir agenda de folgas;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • cadastrar números de telefones;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • fazer monitoria ativa;
    • identificar necessidades do cliente;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • programar mensagem;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • demonstrar cordialidade;
    • orientar trajeto do motorista;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • dominar o idioma inglês;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • redigir ordens de serviço;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • transmitir recados;


    Setores que mais contratam Monitor de teleatendimento no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Atividades de vigilância e segurança privada




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: