Salário para o cargo de Radioperador
CBO 4222-20 > Operadores de telefonia

Radioperador - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Radioperador

Um Radioperador trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.269,28 e R$ 3.268,66, com a média salarial de R$ 1.717,24 e o salário mediana em R$ 1.401,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Radioperador

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.717,24 20.606,91 429,31 8,51
1º Quartil 1.269,28 15.231,35 317,32 6,29
Salário Mediana 1.401,00 16.812,00 350,25 6,94
3º Quartil 2.492,82 29.913,84 623,21 12,35
Teto Salarial 3.268,66 39.223,93 817,17 16,19


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.237 - 1.951 1.383,75 1.236,61 1.318,26 1.610,82 1.951,08
Rio de Janeiro - RJ 1.339 - 4.286 2.216,93 1.338,54 2.000,00 3.538,35 4.285,76
Macaé - RJ 1.861 - 4.703 2.771,95 1.860,88 2.665,70 3.882,66 4.702,80
Vitoria - ES 1.763 - 2.848 2.003,64 1.763,40 1.950,00 2.351,17 2.847,81
Alfredo Chaves - ES 2.136 - 3.295 2.507,90 2.135,78 2.537,07 2.720,35 3.294,97
Porto Alegre - RS 1.287 - 2.263 1.515,48 1.287,25 1.358,82 1.868,49 2.263,17
Maceió - AL 1.125 - 1.494 1.166,64 1.124,58 1.154,51 1.233,10 1.493,56
Curitiba - PR 1.344 - 2.516 1.584,77 1.343,82 1.375,01 2.077,33 2.516,12
Goiânia - GO 1.167 - 2.135 1.405,10 1.166,81 1.320,74 1.762,98 2.135,37
Florianópolis - SC 1.582 - 1.996 1.621,65 1.581,54 1.634,04 1.647,63 1.995,66
Belo Horizonte - MG 1.073 - 2.040 1.305,07 1.073,35 1.178,16 1.684,35 2.040,13
Salvador - BA 1.098 - 2.468 1.434,34 1.098,28 1.253,04 2.037,32 2.467,66
Cascavel - PR 1.167 - 1.819 1.253,70 1.166,58 1.195,29 1.501,47 1.818,63
Novo Hamburgo - RS 1.305 - 2.486 1.512,47 1.304,67 1.358,81 2.052,17 2.485,64
Juiz de Fora - MG 1.045 - 1.343 1.065,59 1.045,00 1.045,00 1.109,00 1.343,25
Varginha - MG 1.086 - 1.315 1.085,76 1.085,76 1.085,76 1.085,76 1.315,11
Xangri-La - RS 1.305 - 1.728 1.366,17 1.305,17 1.358,81 1.426,75 1.728,12
Capão da Canoa - RS 1.345 - 1.666 1.359,65 1.345,40 1.358,81 1.375,80 1.666,40
Santa Maria - RS 1.101 - 1.666 1.267,85 1.100,78 1.297,41 1.375,80 1.666,40
Jaguaruna - SC 1.375 - 1.665 1.375,01 1.375,01 1.375,01 1.375,01 1.665,45


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.237 - 2.119 1.424,23 1.236,57 1.341,85 1.749,63 2.119,20
Rio de Janeiro 1.407 - 4.503 2.394,36 1.406,56 2.139,78 3.717,35 4.502,57
Rio Grande do Sul 1.250 - 2.118 1.430,88 1.249,69 1.358,81 1.748,77 2.118,16
Espírito Santo 1.684 - 3.318 2.163,13 1.684,40 1.950,00 2.739,22 3.317,82
Minas Gerais 1.046 - 1.797 1.187,51 1.046,27 1.098,24 1.484,01 1.797,48
Paraná 1.158 - 2.516 1.549,65 1.157,83 1.501,47 2.077,02 2.515,74
Santa Catarina 1.222 - 2.090 1.449,09 1.221,88 1.375,01 1.725,78 2.090,32
Alagoas 1.119 - 1.494 1.164,83 1.118,70 1.154,51 1.233,10 1.493,56
Goiás 1.166 - 2.093 1.384,63 1.165,57 1.320,74 1.728,10 2.093,12
Bahia 1.061 - 2.373 1.358,27 1.061,05 1.100,00 1.959,25 2.373,10
Piauí 1.124 - 1.403 1.150,91 1.124,03 1.158,24 1.158,24 1.402,90
Distrito Federal 1.374 - 2.306 1.570,89 1.374,28 1.512,42 1.903,91 2.306,07
Pará 1.371 - 5.315 2.520,95 1.371,10 1.842,30 4.388,30 5.315,24
Sergipe 2.056 - 2.941 2.258,79 2.056,22 2.319,46 2.427,78 2.940,60
Amazonas 1.045 - 1.363 1.071,67 1.045,00 1.045,00 1.125,00 1.362,63


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Radioperador

Operadores de telefonia devem:

  • fornecer informações;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • treinar funcionários;
  • prestar serviços;
  • atender o cliente;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • cadastrar informações;
  • operar equipamentos;
  • monitorar atendimentos;

  • Atividades

    • responder a questionários de avaliação interna;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • localizar pessoas;
    • demonstrar imparcialidade;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • acionar despertador automático;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • pronunciar-se claramente;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • monitorar tempo de atendimento;
    • documentar serviços prestados;
    • bloquear ligações;
    • adequar o tom de voz;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • demonstrar segurança;
    • demonstrar agilidade;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • gravar informações;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • ler mensagem para cliente;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • elaborar relatórios mensais;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • anotar recados;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • consultar código de grupo;
    • informar fuso-horário;
    • demonstrar pontualidade;
    • demonstrar entusiasmo;
    • especificar atendimentos diários;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • informar tarifas;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • manter sigilo;
    • demonstrar objetividade;
    • ouvir o cliente;
    • simular situações reais;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • atualizar cadastro;
    • cadastrar números de telefones;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • registrar reclamações de trote;
    • informar ramais;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • enviar correio eletrônico;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • identificar necessidades do cliente;
    • atualizar código de grupo;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • enviar mensagens;
    • saudar o cliente;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • monitorar tempo de pausa;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • demonstrar paciência;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • retornar contato com cliente;
    • informar horário de atendimento;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • consultar terminal de informações;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • informar números de telefones internos;
    • identificar tipo de chamada;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • identificar pontos de melhoria;
    • retransmitir mensagens;
    • propor medidas corretivas;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • registrar pendências de informações;
    • preencher boleto de tarifa;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • transmitir recados;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • demonstrar autocontrole;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • acompanhar ligação;
    • elaborar revezamento;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • redigir ordens de serviço;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • informar alteração de número telefônico;
    • lançar ligações manualmente;
    • interceptar ligações;
    • fazer monitoria ativa;
    • falar formalmente;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • preencher bilhete;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • identificar origem da chamada;
    • digitar mensagem;
    • controlar frequência de funcionários;
    • demonstrar cordialidade;
    • programar mensagem;
    • operar pabx;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • dominar o idioma inglês;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • programar pabx;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • participar de cursos específicos;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • sugerir agenda de folgas;
    • acessar códigos;
    • trocar senha do cliente;
    • relatar informações de troca de turno;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • transmitir informações corretamente;
    • digitar teclados;
    • demonstrar prontidão;
    • orientar trajeto do motorista;


    Setores que mais contratam Radioperador no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de rádio
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Serviço de táxi
    • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais não especificados anteriormente
    • Atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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