Salário para o cargo de Radioperador
CBO 4222-20 > Operadores de telefonia

Radioperador - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Radioperador

Um Radioperador trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.188,45 e R$ 3.576,25, com a média salarial de R$ 1.717,24 e o salário mediana em R$ 1.401,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Radioperador

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.717,24 20.606,91 429,31 8,51
1º Quartil 1.188,45 14.261,43 297,11 5,89
Salário Mediana 1.401,00 16.812,00 350,25 6,94
3º Quartil 2.727,40 32.728,83 681,85 13,51
Teto Salarial 3.576,25 42.915,03 894,06 17,71


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.237 - 1.951 1.383,75 1.236,61 1.318,26 1.610,82 1.951,08
Rio de Janeiro - RJ 1.339 - 4.286 2.216,93 1.338,54 2.000,00 3.538,35 4.285,76
Macaé - RJ 1.861 - 4.703 2.771,95 1.860,88 2.665,70 3.882,66 4.702,80
Vitoria - ES 1.763 - 2.848 2.003,64 1.763,40 1.950,00 2.351,17 2.847,81
Alfredo Chaves - ES 2.136 - 3.295 2.507,90 2.135,78 2.537,07 2.720,35 3.294,97
Porto Alegre - RS 1.287 - 2.263 1.515,48 1.287,25 1.358,82 1.868,49 2.263,17
Maceió - AL 1.125 - 1.494 1.166,64 1.124,58 1.154,51 1.233,10 1.493,56
Curitiba - PR 1.344 - 2.516 1.584,77 1.343,82 1.375,01 2.077,33 2.516,12
Goiânia - GO 1.167 - 2.135 1.405,10 1.166,81 1.320,74 1.762,98 2.135,37
Belo Horizonte - MG 1.073 - 2.040 1.305,07 1.073,35 1.178,16 1.684,35 2.040,13
Florianópolis - SC 1.582 - 1.996 1.621,65 1.581,54 1.634,04 1.647,63 1.995,66
Salvador - BA 1.098 - 2.468 1.434,34 1.098,28 1.253,04 2.037,32 2.467,66
Cascavel - PR 1.167 - 1.819 1.253,70 1.166,58 1.195,29 1.501,47 1.818,63
Novo Hamburgo - RS 1.305 - 2.486 1.512,47 1.304,67 1.358,81 2.052,17 2.485,64
Capão da Canoa - RS 1.345 - 1.666 1.359,65 1.345,40 1.358,81 1.375,80 1.666,40
Xangri-La - RS 1.305 - 1.728 1.366,17 1.305,17 1.358,81 1.426,75 1.728,12
Varginha - MG 1.086 - 1.315 1.085,76 1.085,76 1.085,76 1.085,76 1.315,11
Juiz de Fora - MG 1.045 - 1.343 1.065,59 1.045,00 1.045,00 1.109,00 1.343,25
Santa Maria - RS 1.101 - 1.666 1.267,85 1.100,78 1.297,41 1.375,80 1.666,40
Jaguaruna - SC 1.375 - 1.665 1.375,01 1.375,01 1.375,01 1.375,01 1.665,45


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.237 - 2.119 1.424,23 1.236,57 1.341,85 1.749,63 2.119,20
Rio de Janeiro 1.407 - 4.503 2.394,36 1.406,56 2.139,78 3.717,35 4.502,57
Rio Grande do Sul 1.250 - 2.118 1.430,88 1.249,69 1.358,81 1.748,77 2.118,16
Espírito Santo 1.684 - 3.318 2.163,13 1.684,40 1.950,00 2.739,22 3.317,82
Minas Gerais 1.046 - 1.797 1.187,51 1.046,27 1.098,24 1.484,01 1.797,48
Paraná 1.158 - 2.516 1.549,65 1.157,83 1.501,47 2.077,02 2.515,74
Santa Catarina 1.222 - 2.090 1.449,09 1.221,88 1.375,01 1.725,78 2.090,32
Alagoas 1.119 - 1.494 1.164,83 1.118,70 1.154,51 1.233,10 1.493,56
Goiás 1.166 - 2.093 1.384,63 1.165,57 1.320,74 1.728,10 2.093,12
Bahia 1.061 - 2.373 1.358,27 1.061,05 1.100,00 1.959,25 2.373,10
Piauí 1.124 - 1.403 1.150,91 1.124,03 1.158,24 1.158,24 1.402,90
Distrito Federal 1.374 - 2.306 1.570,89 1.374,28 1.512,42 1.903,91 2.306,07
Sergipe 2.056 - 2.941 2.258,79 2.056,22 2.319,46 2.427,78 2.940,60
Pará 1.371 - 5.315 2.520,95 1.371,10 1.842,30 4.388,30 5.315,24
Amazonas 1.045 - 1.363 1.071,67 1.045,00 1.045,00 1.125,00 1.362,63


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Radioperador

Operadores de telefonia devem:

  • operar equipamentos;
  • atender o cliente;
  • treinar funcionários;
  • cadastrar informações;
  • monitorar atendimentos;
  • fornecer informações;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços;

  • Atividades

    • monitorar tempo de pausa;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • especificar atendimentos diários;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • orientar trajeto do motorista;
    • transmitir informações corretamente;
    • participar de cursos específicos;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • saudar o cliente;
    • demonstrar imparcialidade;
    • demonstrar paciência;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • relatar informações de troca de turno;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • retornar contato com cliente;
    • localizar pessoas;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • preencher boleto de tarifa;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • enviar mensagens;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • atualizar cadastro;
    • pronunciar-se claramente;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • enviar correio eletrônico;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • ouvir o cliente;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • demonstrar autocontrole;
    • cadastrar números de telefones;
    • demonstrar agilidade;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • retransmitir mensagens;
    • registrar pendências de informações;
    • gravar informações;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • acompanhar ligação;
    • identificar necessidades do cliente;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • acionar despertador automático;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • transmitir recados;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • registrar reclamações de trote;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • informar fuso-horário;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • consultar terminal de informações;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • identificar tipo de chamada;
    • digitar mensagem;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • consultar código de grupo;
    • preencher bilhete;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • demonstrar entusiasmo;
    • simular situações reais;
    • informar tarifas;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • trocar senha do cliente;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • interceptar ligações;
    • redigir ordens de serviço;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • ler mensagem para cliente;
    • dominar o idioma inglês;
    • programar mensagem;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • informar ramais;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • identificar pontos de melhoria;
    • manter sigilo;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • elaborar relatórios mensais;
    • propor medidas corretivas;
    • operar pabx;
    • informar alteração de número telefônico;
    • atualizar código de grupo;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • sugerir agenda de folgas;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • demonstrar segurança;
    • controlar frequência de funcionários;
    • elaborar revezamento;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • anotar recados;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • falar formalmente;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • demonstrar pontualidade;
    • programar pabx;
    • demonstrar prontidão;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • demonstrar cordialidade;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • informar horário de atendimento;
    • documentar serviços prestados;
    • demonstrar objetividade;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • bloquear ligações;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • identificar origem da chamada;
    • fazer monitoria ativa;
    • acessar códigos;
    • adequar o tom de voz;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • digitar teclados;
    • lançar ligações manualmente;
    • informar números de telefones internos;
    • conservar equipamentos de trabalho;


    Setores que mais contratam Radioperador no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de rádio
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Serviço de táxi
    • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais não especificados anteriormente
    • Atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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