Salário para o cargo de Telefonista bilíngüe
CBO 4222-05 > Operadores de telefonia

Telefonista bilíngüe - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Telefonista bilíngüe

Um Telefonista bilíngüe trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.075,49 e R$ 2.268,08, com a média salarial de R$ 1.346,79 e o salário mediana em R$ 1.275,60 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Telefonista bilíngüe

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.346,79 16.161,53 336,70 7,49
1º Quartil 1.075,49 12.905,84 268,87 5,98
Salário Mediana 1.275,60 15.307,20 318,90 7,10
3º Quartil 1.729,73 20.756,81 432,43 9,62
Teto Salarial 2.268,08 27.216,95 567,02 12,62


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.074 - 2.698 1.517,02 1.074,46 1.390,00 2.227,26 2.697,72
Belo Horizonte - MG 1.104 - 2.282 1.457,94 1.103,90 1.413,36 1.884,19 2.282,19
Curitiba - PR 1.131 - 1.868 1.291,03 1.130,52 1.193,00 1.542,59 1.868,44
Florianópolis - SC 1.177 - 1.951 1.434,35 1.177,23 1.496,00 1.610,84 1.951,09
Salvador - BA 1.094 - 1.870 1.272,31 1.093,62 1.229,01 1.544,09 1.870,24
São Jose - SC 1.228 - 1.861 1.439,07 1.227,58 1.499,01 1.536,36 1.860,88
Brasília - DF 1.041 - 1.983 1.258,54 1.041,04 1.184,45 1.637,49 1.983,38
Rio de Janeiro - RJ 1.200 - 2.296 1.476,40 1.199,64 1.389,10 1.895,28 2.295,62
Porto Alegre - RS 1.061 - 1.914 1.229,18 1.061,40 1.116,37 1.580,07 1.913,83
Goiânia - GO 1.143 - 1.757 1.286,55 1.142,93 1.290,77 1.450,97 1.757,46
Barueri - SP 1.241 - 1.873 1.426,73 1.241,29 1.496,00 1.546,75 1.873,47
Londrina - PR 1.188 - 2.276 1.512,24 1.188,43 1.496,00 1.879,00 2.275,91
Lauro de Freitas - BA 1.118 - 1.593 1.203,07 1.117,95 1.191,21 1.314,85 1.592,58
Joinville - SC 1.147 - 1.736 1.259,35 1.146,75 1.229,01 1.433,28 1.736,04
Recife - PE 1.056 - 1.529 1.114,59 1.055,90 1.071,93 1.262,22 1.528,83
Fortaleza - CE 1.052 - 1.606 1.151,24 1.052,06 1.111,49 1.326,24 1.606,38
São José dos Campos - SP 1.045 - 1.975 1.239,84 1.045,00 1.100,00 1.630,81 1.975,29
Bauru - SP 1.215 - 1.780 1.340,27 1.215,33 1.338,15 1.469,51 1.779,91
Teresina - PI 1.045 - 1.485 1.113,23 1.045,00 1.082,86 1.226,35 1.485,39
São José do Rio Preto - SP 1.189 - 2.168 1.436,44 1.188,57 1.386,00 1.790,24 2.168,40


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.127 - 2.413 1.479,02 1.127,41 1.411,18 1.992,30 2.413,13
Santa Catarina 1.173 - 1.959 1.409,70 1.172,98 1.496,00 1.617,33 1.958,96
Paraná 1.111 - 2.024 1.344,46 1.110,95 1.299,56 1.670,79 2.023,71
Minas Gerais 1.075 - 2.210 1.394,04 1.075,47 1.361,53 1.824,48 2.209,86
Bahia 1.084 - 1.784 1.235,39 1.083,84 1.191,21 1.472,96 1.784,09
Rio Grande do Sul 1.059 - 1.989 1.273,79 1.059,40 1.204,98 1.641,91 1.988,73
Rio de Janeiro 1.164 - 2.213 1.441,27 1.164,43 1.378,32 1.827,43 2.213,44
Goiás 1.107 - 1.752 1.263,35 1.107,35 1.248,00 1.446,28 1.751,78
Distrito Federal 1.041 - 1.983 1.258,54 1.041,04 1.184,45 1.637,49 1.983,38
Pernambuco 1.054 - 1.569 1.124,21 1.054,15 1.071,93 1.295,60 1.569,27
Ceará 1.047 - 1.611 1.148,15 1.047,36 1.111,49 1.330,34 1.611,35
Mato Grosso 1.047 - 1.822 1.195,23 1.046,98 1.100,00 1.504,53 1.822,33
Espírito Santo 1.091 - 1.907 1.284,56 1.091,19 1.208,75 1.574,53 1.907,12
Piauí 1.045 - 1.481 1.112,80 1.045,00 1.082,86 1.222,43 1.480,64
Rio Grande do Norte 1.042 - 2.042 1.281,50 1.042,17 1.150,00 1.685,77 2.041,86
Pará 1.049 - 2.042 1.279,34 1.049,04 1.174,00 1.685,56 2.041,60
Maranhão 1.050 - 1.538 1.136,03 1.050,49 1.081,60 1.269,69 1.537,89
Alagoas 1.045 - 1.511 1.102,56 1.045,00 1.047,96 1.247,27 1.510,73
Mato Grosso do Sul 1.079 - 1.678 1.206,51 1.078,74 1.180,00 1.385,50 1.678,16
Paraíba 1.037 - 1.870 1.184,92 1.036,84 1.061,60 1.543,83 1.869,94
Amazonas 1.079 - 1.707 1.219,98 1.078,67 1.180,67 1.409,39 1.707,10
Sergipe 1.057 - 1.486 1.136,41 1.056,84 1.147,98 1.226,55 1.485,63
Rondônia 1.078 - 1.719 1.205,33 1.077,61 1.154,50 1.419,22 1.719,00
Acre 1.212 - 1.658 1.317,56 1.212,30 1.341,00 1.369,00 1.658,17
Amapá 1.087 - 1.840 1.386,31 1.086,76 1.495,16 1.518,92 1.839,76
Tocantins 1.061 - 1.588 1.152,37 1.061,46 1.134,01 1.310,99 1.587,91
Roraima 1.045 - 1.385 1.073,48 1.045,00 1.059,00 1.143,76 1.385,36


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Telefonista bilíngüe

Operadores de telefonia devem:

  • atender o cliente;
  • comunicar-se;
  • monitorar atendimentos;
  • treinar funcionários;
  • operar equipamentos;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • fornecer informações;
  • prestar serviços;
  • cadastrar informações;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • dominar o idioma inglês;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • informar tarifas;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • acionar despertador automático;
    • demonstrar autocontrole;
    • monitorar tempo de pausa;
    • demonstrar segurança;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • transmitir informações corretamente;
    • demonstrar agilidade;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • elaborar revezamento;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • demonstrar objetividade;
    • atualizar código de grupo;
    • controlar frequência de funcionários;
    • adequar o tom de voz;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • propor medidas corretivas;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • difundir alerta aos funcionários;
    • bloquear ligações;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • enviar mensagens;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • lançar ligações manualmente;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • consultar terminal de informações;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • atualizar cadastro;
    • informar números de telefones internos;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • operar pabx;
    • interceptar ligações;
    • consultar código de grupo;
    • retransmitir mensagens;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • retornar contato com cliente;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • gravar informações;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • programar pabx;
    • trocar senha do cliente;
    • ler mensagem para cliente;
    • programar mensagem;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • acompanhar ligação;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • manter sigilo;
    • anotar recados;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • sugerir agenda de folgas;
    • participar de cursos específicos;
    • localizar pessoas;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • informar alteração de número telefônico;
    • transmitir recados;
    • especificar atendimentos diários;
    • preencher bilhete;
    • documentar serviços prestados;
    • identificar pontos de melhoria;
    • saudar o cliente;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • cadastrar números de telefones;
    • preencher boleto de tarifa;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • identificar necessidades do cliente;
    • registrar reclamações de trote;
    • informar ramais;
    • demonstrar paciência;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • demonstrar entusiasmo;
    • enviar correio eletrônico;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • acessar códigos;
    • falar formalmente;
    • pronunciar-se claramente;
    • demonstrar prontidão;
    • fazer monitoria ativa;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • identificar origem da chamada;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • digitar teclados;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • demonstrar pontualidade;
    • registrar pendências de informações;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • demonstrar cordialidade;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • identificar tipo de chamada;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • redigir ordens de serviço;
    • digitar mensagem;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • elaborar relatórios mensais;
    • orientar trajeto do motorista;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • informar fuso-horário;
    • simular situações reais;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • ouvir o cliente;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • relatar informações de troca de turno;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • informar horário de atendimento;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • demonstrar imparcialidade;


    Setores que mais contratam Telefonista bilíngüe no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de teleatendimento
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Outras obras de acabamento da construção




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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