Salário para o cargo de Telefonista bilíngüe
CBO 4222-05 > Operadores de telefonia

Telefonista bilíngüe - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Telefonista bilíngüe

Um Telefonista bilíngüe trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.139,08 e R$ 2.176,12, com a média salarial de R$ 1.346,79 e o salário mediana em R$ 1.275,60 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Telefonista bilíngüe

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.346,79 16.161,53 336,70 7,49
1º Quartil 1.139,08 13.668,93 284,77 6,34
Salário Mediana 1.275,60 15.307,20 318,90 7,10
3º Quartil 1.659,61 19.915,27 414,90 9,23
Teto Salarial 2.176,12 26.113,50 544,03 12,11


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.074 - 2.698 1.517,02 1.074,46 1.390,00 2.227,26 2.697,72
Belo Horizonte - MG 1.104 - 2.282 1.457,94 1.103,90 1.413,36 1.884,19 2.282,19
Curitiba - PR 1.131 - 1.868 1.291,03 1.130,52 1.193,00 1.542,59 1.868,44
Florianópolis - SC 1.177 - 1.951 1.434,35 1.177,23 1.496,00 1.610,84 1.951,09
Salvador - BA 1.094 - 1.870 1.272,31 1.093,62 1.229,01 1.544,09 1.870,24
São Jose - SC 1.228 - 1.861 1.439,07 1.227,58 1.499,01 1.536,36 1.860,88
Brasília - DF 1.041 - 1.983 1.258,54 1.041,04 1.184,45 1.637,49 1.983,38
Rio de Janeiro - RJ 1.200 - 2.296 1.476,40 1.199,64 1.389,10 1.895,28 2.295,62
Porto Alegre - RS 1.061 - 1.914 1.229,18 1.061,40 1.116,37 1.580,07 1.913,83
Goiânia - GO 1.143 - 1.757 1.286,55 1.142,93 1.290,77 1.450,97 1.757,46
Barueri - SP 1.241 - 1.873 1.426,73 1.241,29 1.496,00 1.546,75 1.873,47
Londrina - PR 1.188 - 2.276 1.512,24 1.188,43 1.496,00 1.879,00 2.275,91
Lauro de Freitas - BA 1.118 - 1.593 1.203,07 1.117,95 1.191,21 1.314,85 1.592,58
Joinville - SC 1.147 - 1.736 1.259,35 1.146,75 1.229,01 1.433,28 1.736,04
Recife - PE 1.056 - 1.529 1.114,59 1.055,90 1.071,93 1.262,22 1.528,83
Fortaleza - CE 1.052 - 1.606 1.151,24 1.052,06 1.111,49 1.326,24 1.606,38
São José dos Campos - SP 1.045 - 1.975 1.239,84 1.045,00 1.100,00 1.630,81 1.975,29
Bauru - SP 1.215 - 1.780 1.340,27 1.215,33 1.338,15 1.469,51 1.779,91
Teresina - PI 1.045 - 1.485 1.113,23 1.045,00 1.082,86 1.226,35 1.485,39
São José do Rio Preto - SP 1.189 - 2.168 1.436,44 1.188,57 1.386,00 1.790,24 2.168,40


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.127 - 2.413 1.479,02 1.127,41 1.411,18 1.992,30 2.413,13
Santa Catarina 1.173 - 1.959 1.409,70 1.172,98 1.496,00 1.617,33 1.958,96
Paraná 1.111 - 2.024 1.344,46 1.110,95 1.299,56 1.670,79 2.023,71
Minas Gerais 1.075 - 2.210 1.394,04 1.075,47 1.361,53 1.824,48 2.209,86
Bahia 1.084 - 1.784 1.235,39 1.083,84 1.191,21 1.472,96 1.784,09
Rio Grande do Sul 1.059 - 1.989 1.273,79 1.059,40 1.204,98 1.641,91 1.988,73
Rio de Janeiro 1.164 - 2.213 1.441,27 1.164,43 1.378,32 1.827,43 2.213,44
Goiás 1.107 - 1.752 1.263,35 1.107,35 1.248,00 1.446,28 1.751,78
Distrito Federal 1.041 - 1.983 1.258,54 1.041,04 1.184,45 1.637,49 1.983,38
Pernambuco 1.054 - 1.569 1.124,21 1.054,15 1.071,93 1.295,60 1.569,27
Ceará 1.047 - 1.611 1.148,15 1.047,36 1.111,49 1.330,34 1.611,35
Mato Grosso 1.047 - 1.822 1.195,23 1.046,98 1.100,00 1.504,53 1.822,33
Espírito Santo 1.091 - 1.907 1.284,56 1.091,19 1.208,75 1.574,53 1.907,12
Piauí 1.045 - 1.481 1.112,80 1.045,00 1.082,86 1.222,43 1.480,64
Rio Grande do Norte 1.042 - 2.042 1.281,50 1.042,17 1.150,00 1.685,77 2.041,86
Pará 1.049 - 2.042 1.279,34 1.049,04 1.174,00 1.685,56 2.041,60
Maranhão 1.050 - 1.538 1.136,03 1.050,49 1.081,60 1.269,69 1.537,89
Alagoas 1.045 - 1.511 1.102,56 1.045,00 1.047,96 1.247,27 1.510,73
Mato Grosso do Sul 1.079 - 1.678 1.206,51 1.078,74 1.180,00 1.385,50 1.678,16
Paraíba 1.037 - 1.870 1.184,92 1.036,84 1.061,60 1.543,83 1.869,94
Amazonas 1.079 - 1.707 1.219,98 1.078,67 1.180,67 1.409,39 1.707,10
Sergipe 1.057 - 1.486 1.136,41 1.056,84 1.147,98 1.226,55 1.485,63
Rondônia 1.078 - 1.719 1.205,33 1.077,61 1.154,50 1.419,22 1.719,00
Acre 1.212 - 1.658 1.317,56 1.212,30 1.341,00 1.369,00 1.658,17
Amapá 1.087 - 1.840 1.386,31 1.086,76 1.495,16 1.518,92 1.839,76
Tocantins 1.061 - 1.588 1.152,37 1.061,46 1.134,01 1.310,99 1.587,91
Roraima 1.045 - 1.385 1.073,48 1.045,00 1.059,00 1.143,76 1.385,36


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Telefonista bilíngüe

Operadores de telefonia devem:

  • elaborar escalas de trabalho;
  • prestar serviços;
  • operar equipamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cadastrar informações;
  • fornecer informações;
  • atender o cliente;
  • monitorar atendimentos;
  • comunicar-se;
  • treinar funcionários;

  • Atividades

    • demonstrar paciência;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • registrar reclamações de trote;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • registrar pendências de informações;
    • atualizar código de grupo;
    • acessar códigos;
    • anotar recados;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • simular situações reais;
    • interceptar ligações;
    • informar tarifas;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • adequar o tom de voz;
    • pronunciar-se claramente;
    • operar pabx;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • programar pabx;
    • documentar serviços prestados;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • saudar o cliente;
    • atualizar cadastro;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • lançar ligações manualmente;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • trocar senha do cliente;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • sugerir agenda de folgas;
    • programar mensagem;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • informar alteração de número telefônico;
    • acompanhar ligação;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • ouvir o cliente;
    • retornar contato com cliente;
    • preencher bilhete;
    • propor medidas corretivas;
    • demonstrar pontualidade;
    • elaborar relatórios mensais;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • demonstrar imparcialidade;
    • informar fuso-horário;
    • identificar necessidades do cliente;
    • demonstrar entusiasmo;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • demonstrar prontidão;
    • localizar pessoas;
    • identificar pontos de melhoria;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • controlar frequência de funcionários;
    • informar ramais;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • demonstrar agilidade;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • bloquear ligações;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • especificar atendimentos diários;
    • orientar trajeto do motorista;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • fazer monitoria ativa;
    • enviar correio eletrônico;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • consultar código de grupo;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • gravar informações;
    • demonstrar objetividade;
    • informar números de telefones internos;
    • retransmitir mensagens;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • acionar despertador automático;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • identificar origem da chamada;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • monitorar tempo de pausa;
    • participar de cursos específicos;
    • preencher boleto de tarifa;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • enviar mensagens;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • elaborar revezamento;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • demonstrar cordialidade;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • demonstrar segurança;
    • ler mensagem para cliente;
    • consultar terminal de informações;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • identificar tipo de chamada;
    • digitar mensagem;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • transmitir recados;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • cadastrar números de telefones;
    • digitar teclados;
    • informar horário de atendimento;
    • redigir ordens de serviço;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • relatar informações de troca de turno;
    • dominar o idioma inglês;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • demonstrar autocontrole;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • falar formalmente;
    • transmitir informações corretamente;
    • manter sigilo;


    Setores que mais contratam Telefonista bilíngüe no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de teleatendimento
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Outras obras de acabamento da construção




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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