Salário para o cargo de Operador de mesa telefônica
CBO 4222-05 > Operadores de telefonia

Operador de mesa telefônica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Operador de mesa telefônica

Um Operador de mesa telefônica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.075,49 e R$ 2.268,08, com a média salarial de R$ 1.346,79 e o salário mediana em R$ 1.275,60 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de mesa telefônica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.346,79 16.161,53 336,70 7,49
1º Quartil 1.075,49 12.905,84 268,87 5,98
Salário Mediana 1.275,60 15.307,20 318,90 7,10
3º Quartil 1.729,73 20.756,81 432,43 9,62
Teto Salarial 2.268,08 27.216,95 567,02 12,62


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.074 - 2.698 1.517,02 1.074,46 1.390,00 2.227,26 2.697,72
Belo Horizonte - MG 1.104 - 2.282 1.457,94 1.103,90 1.413,36 1.884,19 2.282,19
Curitiba - PR 1.131 - 1.868 1.291,03 1.130,52 1.193,00 1.542,59 1.868,44
Florianópolis - SC 1.177 - 1.951 1.434,35 1.177,23 1.496,00 1.610,84 1.951,09
Salvador - BA 1.094 - 1.870 1.272,31 1.093,62 1.229,01 1.544,09 1.870,24
São Jose - SC 1.228 - 1.861 1.439,07 1.227,58 1.499,01 1.536,36 1.860,88
Brasília - DF 1.041 - 1.983 1.258,54 1.041,04 1.184,45 1.637,49 1.983,38
Rio de Janeiro - RJ 1.200 - 2.296 1.476,40 1.199,64 1.389,10 1.895,28 2.295,62
Porto Alegre - RS 1.061 - 1.914 1.229,18 1.061,40 1.116,37 1.580,07 1.913,83
Goiânia - GO 1.143 - 1.757 1.286,55 1.142,93 1.290,77 1.450,97 1.757,46
Barueri - SP 1.241 - 1.873 1.426,73 1.241,29 1.496,00 1.546,75 1.873,47
Londrina - PR 1.188 - 2.276 1.512,24 1.188,43 1.496,00 1.879,00 2.275,91
Lauro de Freitas - BA 1.118 - 1.593 1.203,07 1.117,95 1.191,21 1.314,85 1.592,58
Joinville - SC 1.147 - 1.736 1.259,35 1.146,75 1.229,01 1.433,28 1.736,04
Recife - PE 1.056 - 1.529 1.114,59 1.055,90 1.071,93 1.262,22 1.528,83
Fortaleza - CE 1.052 - 1.606 1.151,24 1.052,06 1.111,49 1.326,24 1.606,38
São José dos Campos - SP 1.045 - 1.975 1.239,84 1.045,00 1.100,00 1.630,81 1.975,29
Bauru - SP 1.215 - 1.780 1.340,27 1.215,33 1.338,15 1.469,51 1.779,91
Teresina - PI 1.045 - 1.485 1.113,23 1.045,00 1.082,86 1.226,35 1.485,39
São José do Rio Preto - SP 1.189 - 2.168 1.436,44 1.188,57 1.386,00 1.790,24 2.168,40


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.127 - 2.413 1.479,02 1.127,41 1.411,18 1.992,30 2.413,13
Santa Catarina 1.173 - 1.959 1.409,70 1.172,98 1.496,00 1.617,33 1.958,96
Paraná 1.111 - 2.024 1.344,46 1.110,95 1.299,56 1.670,79 2.023,71
Minas Gerais 1.075 - 2.210 1.394,04 1.075,47 1.361,53 1.824,48 2.209,86
Bahia 1.084 - 1.784 1.235,39 1.083,84 1.191,21 1.472,96 1.784,09
Rio Grande do Sul 1.059 - 1.989 1.273,79 1.059,40 1.204,98 1.641,91 1.988,73
Rio de Janeiro 1.164 - 2.213 1.441,27 1.164,43 1.378,32 1.827,43 2.213,44
Goiás 1.107 - 1.752 1.263,35 1.107,35 1.248,00 1.446,28 1.751,78
Distrito Federal 1.041 - 1.983 1.258,54 1.041,04 1.184,45 1.637,49 1.983,38
Pernambuco 1.054 - 1.569 1.124,21 1.054,15 1.071,93 1.295,60 1.569,27
Ceará 1.047 - 1.611 1.148,15 1.047,36 1.111,49 1.330,34 1.611,35
Mato Grosso 1.047 - 1.822 1.195,23 1.046,98 1.100,00 1.504,53 1.822,33
Espírito Santo 1.091 - 1.907 1.284,56 1.091,19 1.208,75 1.574,53 1.907,12
Piauí 1.045 - 1.481 1.112,80 1.045,00 1.082,86 1.222,43 1.480,64
Rio Grande do Norte 1.042 - 2.042 1.281,50 1.042,17 1.150,00 1.685,77 2.041,86
Pará 1.049 - 2.042 1.279,34 1.049,04 1.174,00 1.685,56 2.041,60
Maranhão 1.050 - 1.538 1.136,03 1.050,49 1.081,60 1.269,69 1.537,89
Alagoas 1.045 - 1.511 1.102,56 1.045,00 1.047,96 1.247,27 1.510,73
Mato Grosso do Sul 1.079 - 1.678 1.206,51 1.078,74 1.180,00 1.385,50 1.678,16
Paraíba 1.037 - 1.870 1.184,92 1.036,84 1.061,60 1.543,83 1.869,94
Amazonas 1.079 - 1.707 1.219,98 1.078,67 1.180,67 1.409,39 1.707,10
Sergipe 1.057 - 1.486 1.136,41 1.056,84 1.147,98 1.226,55 1.485,63
Rondônia 1.078 - 1.719 1.205,33 1.077,61 1.154,50 1.419,22 1.719,00
Acre 1.212 - 1.658 1.317,56 1.212,30 1.341,00 1.369,00 1.658,17
Amapá 1.087 - 1.840 1.386,31 1.086,76 1.495,16 1.518,92 1.839,76
Tocantins 1.061 - 1.588 1.152,37 1.061,46 1.134,01 1.310,99 1.587,91
Roraima 1.045 - 1.385 1.073,48 1.045,00 1.059,00 1.143,76 1.385,36


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de mesa telefônica

Operadores de telefonia devem:

  • comunicar-se;
  • monitorar atendimentos;
  • atender o cliente;
  • treinar funcionários;
  • prestar serviços;
  • cadastrar informações;
  • fornecer informações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • operar equipamentos;
  • elaborar escalas de trabalho;

  • Atividades

    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • programar pabx;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • anotar recados;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • falar formalmente;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • adequar o tom de voz;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • bloquear ligações;
    • orientar trajeto do motorista;
    • demonstrar imparcialidade;
    • cadastrar números de telefones;
    • demonstrar objetividade;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • ler mensagem para cliente;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • retornar contato com cliente;
    • consultar terminal de informações;
    • demonstrar autocontrole;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • demonstrar entusiasmo;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • fazer monitoria ativa;
    • demonstrar cordialidade;
    • elaborar revezamento;
    • registrar pendências de informações;
    • retransmitir mensagens;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • enviar correio eletrônico;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • interceptar ligações;
    • demonstrar paciência;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • programar mensagem;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • informar fuso-horário;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • digitar mensagem;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • pronunciar-se claramente;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • especificar atendimentos diários;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • elaborar relatórios mensais;
    • consultar código de grupo;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • demonstrar prontidão;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • acessar códigos;
    • controlar frequência de funcionários;
    • digitar teclados;
    • identificar pontos de melhoria;
    • acompanhar ligação;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • ouvir o cliente;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • documentar serviços prestados;
    • manter sigilo;
    • dominar o idioma inglês;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • simular situações reais;
    • propor medidas corretivas;
    • localizar pessoas;
    • atualizar código de grupo;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • operar pabx;
    • preencher boleto de tarifa;
    • saudar o cliente;
    • gravar informações;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • informar números de telefones internos;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • acionar despertador automático;
    • informar ramais;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • informar alteração de número telefônico;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • transmitir informações corretamente;
    • transmitir recados;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • atualizar cadastro;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • demonstrar segurança;
    • identificar origem da chamada;
    • demonstrar pontualidade;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • sugerir agenda de folgas;
    • enviar mensagens;
    • identificar necessidades do cliente;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • demonstrar agilidade;
    • preencher bilhete;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • registrar reclamações de trote;
    • informar horário de atendimento;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • informar tarifas;
    • participar de cursos específicos;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • relatar informações de troca de turno;
    • identificar tipo de chamada;
    • monitorar tempo de pausa;
    • redigir ordens de serviço;
    • trocar senha do cliente;
    • lançar ligações manualmente;
    • verificar diariamente correio eletrônico;


    Setores que mais contratam Operador de mesa telefônica no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de teleatendimento
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Outras obras de acabamento da construção




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Supervisor de trens
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Supervisor de trens

    Salário para o cargo de Tradutor
    Filólogos, tradutores ,intérpretes

    Tradutor