Salário para o cargo de Operador de mesa telefônica
CBO 4222-05 > Operadores de telefonia

Operador de mesa telefônica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Operador de mesa telefônica

Um Operador de mesa telefônica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.139,08 e R$ 2.176,12, com a média salarial de R$ 1.346,79 e o salário mediana em R$ 1.275,60 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de mesa telefônica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.346,79 16.161,53 336,70 7,49
1º Quartil 1.139,08 13.668,93 284,77 6,34
Salário Mediana 1.275,60 15.307,20 318,90 7,10
3º Quartil 1.659,61 19.915,27 414,90 9,23
Teto Salarial 2.176,12 26.113,50 544,03 12,11


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.074 - 2.698 1.517,02 1.074,46 1.390,00 2.227,26 2.697,72
Belo Horizonte - MG 1.104 - 2.282 1.457,94 1.103,90 1.413,36 1.884,19 2.282,19
Curitiba - PR 1.131 - 1.868 1.291,03 1.130,52 1.193,00 1.542,59 1.868,44
Florianópolis - SC 1.177 - 1.951 1.434,35 1.177,23 1.496,00 1.610,84 1.951,09
Salvador - BA 1.094 - 1.870 1.272,31 1.093,62 1.229,01 1.544,09 1.870,24
São Jose - SC 1.228 - 1.861 1.439,07 1.227,58 1.499,01 1.536,36 1.860,88
Brasília - DF 1.041 - 1.983 1.258,54 1.041,04 1.184,45 1.637,49 1.983,38
Rio de Janeiro - RJ 1.200 - 2.296 1.476,40 1.199,64 1.389,10 1.895,28 2.295,62
Porto Alegre - RS 1.061 - 1.914 1.229,18 1.061,40 1.116,37 1.580,07 1.913,83
Goiânia - GO 1.143 - 1.757 1.286,55 1.142,93 1.290,77 1.450,97 1.757,46
Barueri - SP 1.241 - 1.873 1.426,73 1.241,29 1.496,00 1.546,75 1.873,47
Londrina - PR 1.188 - 2.276 1.512,24 1.188,43 1.496,00 1.879,00 2.275,91
Lauro de Freitas - BA 1.118 - 1.593 1.203,07 1.117,95 1.191,21 1.314,85 1.592,58
Joinville - SC 1.147 - 1.736 1.259,35 1.146,75 1.229,01 1.433,28 1.736,04
Recife - PE 1.056 - 1.529 1.114,59 1.055,90 1.071,93 1.262,22 1.528,83
Fortaleza - CE 1.052 - 1.606 1.151,24 1.052,06 1.111,49 1.326,24 1.606,38
São José dos Campos - SP 1.045 - 1.975 1.239,84 1.045,00 1.100,00 1.630,81 1.975,29
Bauru - SP 1.215 - 1.780 1.340,27 1.215,33 1.338,15 1.469,51 1.779,91
Teresina - PI 1.045 - 1.485 1.113,23 1.045,00 1.082,86 1.226,35 1.485,39
São José do Rio Preto - SP 1.189 - 2.168 1.436,44 1.188,57 1.386,00 1.790,24 2.168,40


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.127 - 2.413 1.479,02 1.127,41 1.411,18 1.992,30 2.413,13
Santa Catarina 1.173 - 1.959 1.409,70 1.172,98 1.496,00 1.617,33 1.958,96
Paraná 1.111 - 2.024 1.344,46 1.110,95 1.299,56 1.670,79 2.023,71
Minas Gerais 1.075 - 2.210 1.394,04 1.075,47 1.361,53 1.824,48 2.209,86
Bahia 1.084 - 1.784 1.235,39 1.083,84 1.191,21 1.472,96 1.784,09
Rio Grande do Sul 1.059 - 1.989 1.273,79 1.059,40 1.204,98 1.641,91 1.988,73
Rio de Janeiro 1.164 - 2.213 1.441,27 1.164,43 1.378,32 1.827,43 2.213,44
Goiás 1.107 - 1.752 1.263,35 1.107,35 1.248,00 1.446,28 1.751,78
Distrito Federal 1.041 - 1.983 1.258,54 1.041,04 1.184,45 1.637,49 1.983,38
Pernambuco 1.054 - 1.569 1.124,21 1.054,15 1.071,93 1.295,60 1.569,27
Ceará 1.047 - 1.611 1.148,15 1.047,36 1.111,49 1.330,34 1.611,35
Mato Grosso 1.047 - 1.822 1.195,23 1.046,98 1.100,00 1.504,53 1.822,33
Espírito Santo 1.091 - 1.907 1.284,56 1.091,19 1.208,75 1.574,53 1.907,12
Piauí 1.045 - 1.481 1.112,80 1.045,00 1.082,86 1.222,43 1.480,64
Rio Grande do Norte 1.042 - 2.042 1.281,50 1.042,17 1.150,00 1.685,77 2.041,86
Pará 1.049 - 2.042 1.279,34 1.049,04 1.174,00 1.685,56 2.041,60
Maranhão 1.050 - 1.538 1.136,03 1.050,49 1.081,60 1.269,69 1.537,89
Alagoas 1.045 - 1.511 1.102,56 1.045,00 1.047,96 1.247,27 1.510,73
Mato Grosso do Sul 1.079 - 1.678 1.206,51 1.078,74 1.180,00 1.385,50 1.678,16
Paraíba 1.037 - 1.870 1.184,92 1.036,84 1.061,60 1.543,83 1.869,94
Amazonas 1.079 - 1.707 1.219,98 1.078,67 1.180,67 1.409,39 1.707,10
Sergipe 1.057 - 1.486 1.136,41 1.056,84 1.147,98 1.226,55 1.485,63
Rondônia 1.078 - 1.719 1.205,33 1.077,61 1.154,50 1.419,22 1.719,00
Acre 1.212 - 1.658 1.317,56 1.212,30 1.341,00 1.369,00 1.658,17
Amapá 1.087 - 1.840 1.386,31 1.086,76 1.495,16 1.518,92 1.839,76
Tocantins 1.061 - 1.588 1.152,37 1.061,46 1.134,01 1.310,99 1.587,91
Roraima 1.045 - 1.385 1.073,48 1.045,00 1.059,00 1.143,76 1.385,36


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de mesa telefônica

Operadores de telefonia devem:

  • treinar funcionários;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • cadastrar informações;
  • monitorar atendimentos;
  • prestar serviços;
  • fornecer informações;
  • comunicar-se;
  • operar equipamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender o cliente;

  • Atividades

    • demonstrar entusiasmo;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • demonstrar autocontrole;
    • falar formalmente;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • atualizar cadastro;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • adequar o tom de voz;
    • simular situações reais;
    • acompanhar ligação;
    • digitar mensagem;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • consultar código de grupo;
    • identificar necessidades do cliente;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • trocar senha do cliente;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • ouvir o cliente;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • gravar informações;
    • relatar informações de troca de turno;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • orientar trajeto do motorista;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • controlar frequência de funcionários;
    • informar alteração de número telefônico;
    • ler mensagem para cliente;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • enviar mensagens;
    • consultar terminal de informações;
    • propor medidas corretivas;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • atualizar código de grupo;
    • cadastrar números de telefones;
    • demonstrar agilidade;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • elaborar revezamento;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • informar ramais;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • informar horário de atendimento;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • demonstrar objetividade;
    • acionar despertador automático;
    • identificar pontos de melhoria;
    • dominar o idioma inglês;
    • fazer monitoria ativa;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • registrar pendências de informações;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • manter sigilo;
    • bloquear ligações;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • demonstrar prontidão;
    • monitorar tempo de pausa;
    • redigir ordens de serviço;
    • sugerir agenda de folgas;
    • registrar reclamações de trote;
    • especificar atendimentos diários;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • enviar correio eletrônico;
    • anotar recados;
    • operar pabx;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • lançar ligações manualmente;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • programar mensagem;
    • localizar pessoas;
    • informar fuso-horário;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • demonstrar imparcialidade;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • demonstrar pontualidade;
    • pronunciar-se claramente;
    • documentar serviços prestados;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • programar pabx;
    • digitar teclados;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • identificar origem da chamada;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • preencher bilhete;
    • demonstrar cordialidade;
    • interceptar ligações;
    • demonstrar segurança;
    • transmitir recados;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • preencher boleto de tarifa;
    • participar de cursos específicos;
    • acessar códigos;
    • transmitir informações corretamente;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • identificar tipo de chamada;
    • elaborar relatórios mensais;
    • informar números de telefones internos;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • informar tarifas;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • retornar contato com cliente;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • retransmitir mensagens;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • demonstrar paciência;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • saudar o cliente;


    Setores que mais contratam Operador de mesa telefônica no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de teleatendimento
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Outras obras de acabamento da construção




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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