Salário para o cargo de Teleoperador
CBO 4222-10 > Operadores de telefonia

Teleoperador - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Teleoperador

Um Teleoperador trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.073,58 e R$ 2.223,52, com a média salarial de R$ 1.308,22 e o salário mediana em R$ 1.185,16 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Teleoperador

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.308,22 15.698,68 327,06 7,06
1º Quartil 1.073,58 12.882,96 268,39 5,79
Salário Mediana 1.185,16 14.221,92 296,29 6,40
3º Quartil 1.695,75 20.348,98 423,94 9,15
Teto Salarial 2.223,52 26.682,20 555,88 12,00


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Campina Grande - PB 1.045 - 1.299 1.051,87 1.045,00 1.045,00 1.072,60 1.299,17
São Paulo - SP 1.213 - 2.403 1.621,58 1.212,96 1.618,88 1.984,14 2.403,26
Curitiba - PR 1.045 - 1.725 1.193,48 1.045,00 1.109,65 1.424,33 1.725,19
Brasília - DF 1.165 - 1.722 1.274,37 1.164,57 1.267,12 1.421,66 1.721,96
Belo Horizonte - MG 1.093 - 1.549 1.181,59 1.092,52 1.173,62 1.279,08 1.549,26
Belém - PA 1.243 - 1.732 1.353,87 1.242,86 1.430,20 1.430,20 1.732,30
Porto Alegre - RS 1.143 - 1.673 1.259,00 1.142,76 1.272,80 1.380,91 1.672,60
Rio de Janeiro - RJ 1.045 - 3.341 1.675,62 1.045,00 1.375,01 2.758,54 3.341,22
Fortaleza - CE 1.053 - 1.471 1.102,34 1.053,26 1.063,94 1.214,84 1.471,45
Goiânia - GO 996 - 1.810 1.153,55 995,50 1.060,67 1.494,73 1.810,47
Paracatu - MG 1.045 - 1.316 1.055,19 1.045,00 1.045,00 1.086,25 1.315,70
Aparecida de Goiânia - GO 1.029 - 1.342 1.071,27 1.029,42 1.079,00 1.108,33 1.342,45
Recife - PE 1.045 - 7.209 2.295,49 1.045,00 1.200,00 5.952,08 7.209,33
Cachoeirinha - RS 1.343 - 2.016 1.522,13 1.342,72 1.575,20 1.664,50 2.016,09
Itapevi - SP 1.057 - 1.726 1.146,47 1.057,00 1.057,00 1.424,81 1.725,77
Guarabira - PB 1.275 - 1.544 1.275,00 1.275,00 1.275,00 1.275,00 1.544,32
Monte do Carmo - TO 1.094 - 1.433 1.138,44 1.093,58 1.134,58 1.183,48 1.433,47
Taboão da Serra - SP 1.100 - 1.332 1.100,00 1.100,00 1.100,00 1.100,00 1.332,35
Sorocaba - SP 1.050 - 1.619 1.191,13 1.050,00 1.288,78 1.336,67 1.619,02
Barueri - SP 1.146 - 2.898 1.589,43 1.146,20 1.428,00 2.392,61 2.898,00


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.101 - 2.431 1.545,50 1.100,57 1.525,70 2.007,14 2.431,11
Paraíba 1.045 - 1.361 1.064,67 1.045,00 1.045,00 1.123,81 1.361,19
Paraná 1.045 - 1.736 1.195,96 1.045,00 1.109,65 1.432,91 1.735,59
Minas Gerais 1.045 - 1.531 1.148,66 1.045,00 1.173,62 1.264,36 1.531,43
Distrito Federal 1.165 - 1.722 1.274,37 1.164,57 1.267,12 1.421,66 1.721,96
Pará 1.244 - 1.773 1.365,93 1.243,95 1.430,20 1.463,87 1.773,09
Rio Grande do Sul 1.156 - 1.884 1.319,34 1.155,73 1.276,00 1.555,28 1.883,80
Rio de Janeiro 1.055 - 3.399 1.690,62 1.054,95 1.375,01 2.806,42 3.399,22
Goiás 1.013 - 1.573 1.112,99 1.013,42 1.079,00 1.298,72 1.573,04
Ceará 1.054 - 1.470 1.101,91 1.054,06 1.063,94 1.213,72 1.470,10
Pernambuco 1.045 - 5.971 2.043,73 1.045,00 1.100,00 4.929,38 5.970,61
Bahia 1.069 - 1.613 1.172,80 1.069,15 1.139,51 1.331,89 1.613,22
Tocantins 1.056 - 1.410 1.103,16 1.056,00 1.093,58 1.163,95 1.409,81
Amazonas 1.156 - 7.738 2.415,72 1.156,26 1.285,02 6.388,85 7.738,37
Espírito Santo 1.115 - 4.230 2.268,45 1.114,87 1.822,78 3.492,00 4.229,62
Santa Catarina 1.220 - 1.599 1.255,67 1.220,00 1.260,00 1.320,50 1.599,43
Mato Grosso 1.304 - 2.310 1.708,32 1.304,42 1.810,83 1.907,20 2.310,06
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.616 1.112,37 1.045,00 1.072,50 1.333,80 1.615,54
Piauí 1.045 - 1.538 1.111,07 1.045,00 1.095,80 1.269,55 1.537,72
Alagoas 1.070 - 1.363 1.087,00 1.070,00 1.070,00 1.125,00 1.362,63


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Teleoperador

Operadores de telefonia devem:

  • elaborar escalas de trabalho;
  • fornecer informações;
  • comunicar-se;
  • treinar funcionários;
  • monitorar atendimentos;
  • prestar serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender o cliente;
  • cadastrar informações;
  • operar equipamentos;

  • Atividades

    • conservar equipamentos de trabalho;
    • trocar senha do cliente;
    • manter sigilo;
    • demonstrar paciência;
    • ouvir o cliente;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • preencher bilhete;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • registrar pendências de informações;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • informar tarifas;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • programar pabx;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • digitar teclados;
    • identificar origem da chamada;
    • demonstrar objetividade;
    • registrar reclamações de trote;
    • acompanhar ligação;
    • demonstrar segurança;
    • pronunciar-se claramente;
    • consultar código de grupo;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • programar mensagem;
    • digitar mensagem;
    • atualizar código de grupo;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • informar números de telefones internos;
    • operar pabx;
    • orientar trajeto do motorista;
    • documentar serviços prestados;
    • elaborar relatórios mensais;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • informar ramais;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • demonstrar cordialidade;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • identificar pontos de melhoria;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • interceptar ligações;
    • demonstrar agilidade;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • identificar tipo de chamada;
    • retransmitir mensagens;
    • propor medidas corretivas;
    • adequar o tom de voz;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • bloquear ligações;
    • demonstrar prontidão;
    • redigir ordens de serviço;
    • informar horário de atendimento;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • acionar despertador automático;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • consultar terminal de informações;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • relatar informações de troca de turno;
    • atualizar cadastro;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • transmitir recados;
    • preencher boleto de tarifa;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • elaborar revezamento;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • especificar atendimentos diários;
    • informar fuso-horário;
    • ler mensagem para cliente;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • demonstrar pontualidade;
    • retornar contato com cliente;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • localizar pessoas;
    • monitorar tempo de pausa;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • simular situações reais;
    • acessar códigos;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • gravar informações;
    • falar formalmente;
    • identificar necessidades do cliente;
    • saudar o cliente;
    • demonstrar entusiasmo;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • enviar correio eletrônico;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • fazer monitoria ativa;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • informar alteração de número telefônico;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • transmitir informações corretamente;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • dominar o idioma inglês;
    • lançar ligações manualmente;
    • demonstrar imparcialidade;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • anotar recados;
    • participar de cursos específicos;
    • demonstrar autocontrole;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • controlar frequência de funcionários;
    • sugerir agenda de folgas;
    • cadastrar números de telefones;
    • enviar mensagens;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;


    Setores que mais contratam Teleoperador no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Planos de saúde




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Chargista