Salário para o cargo de Teleoperador
CBO 4222-10 > Operadores de telefonia

Teleoperador - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Teleoperador

Um Teleoperador trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.043,64 e R$ 2.395,99, com a média salarial de R$ 1.308,22 e o salário mediana em R$ 1.185,16 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Teleoperador

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.308,22 15.698,68 327,06 7,06
1º Quartil 1.043,64 12.523,62 260,91 5,63
Salário Mediana 1.185,16 14.221,92 296,29 6,40
3º Quartil 1.827,28 21.927,41 456,82 9,86
Teto Salarial 2.395,99 28.751,87 599,00 12,93


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Campina Grande - PB 1.045 - 1.299 1.051,87 1.045,00 1.045,00 1.072,60 1.299,17
São Paulo - SP 1.213 - 2.403 1.621,58 1.212,96 1.618,88 1.984,14 2.403,26
Curitiba - PR 1.045 - 1.725 1.193,48 1.045,00 1.109,65 1.424,33 1.725,19
Brasília - DF 1.165 - 1.722 1.274,37 1.164,57 1.267,12 1.421,66 1.721,96
Belo Horizonte - MG 1.093 - 1.549 1.181,59 1.092,52 1.173,62 1.279,08 1.549,26
Belém - PA 1.243 - 1.732 1.353,87 1.242,86 1.430,20 1.430,20 1.732,30
Porto Alegre - RS 1.143 - 1.673 1.259,00 1.142,76 1.272,80 1.380,91 1.672,60
Rio de Janeiro - RJ 1.045 - 3.341 1.675,62 1.045,00 1.375,01 2.758,54 3.341,22
Fortaleza - CE 1.053 - 1.471 1.102,34 1.053,26 1.063,94 1.214,84 1.471,45
Goiânia - GO 996 - 1.810 1.153,55 995,50 1.060,67 1.494,73 1.810,47
Paracatu - MG 1.045 - 1.316 1.055,19 1.045,00 1.045,00 1.086,25 1.315,70
Aparecida de Goiânia - GO 1.029 - 1.342 1.071,27 1.029,42 1.079,00 1.108,33 1.342,45
Recife - PE 1.045 - 7.209 2.295,49 1.045,00 1.200,00 5.952,08 7.209,33
Cachoeirinha - RS 1.343 - 2.016 1.522,13 1.342,72 1.575,20 1.664,50 2.016,09
Itapevi - SP 1.057 - 1.726 1.146,47 1.057,00 1.057,00 1.424,81 1.725,77
Guarabira - PB 1.275 - 1.544 1.275,00 1.275,00 1.275,00 1.275,00 1.544,32
Monte do Carmo - TO 1.094 - 1.433 1.138,44 1.093,58 1.134,58 1.183,48 1.433,47
Sorocaba - SP 1.050 - 1.619 1.191,13 1.050,00 1.288,78 1.336,67 1.619,02
Taboão da Serra - SP 1.100 - 1.332 1.100,00 1.100,00 1.100,00 1.100,00 1.332,35
Barueri - SP 1.146 - 2.898 1.589,43 1.146,20 1.428,00 2.392,61 2.898,00


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.101 - 2.431 1.545,50 1.100,57 1.525,70 2.007,14 2.431,11
Paraíba 1.045 - 1.361 1.064,67 1.045,00 1.045,00 1.123,81 1.361,19
Paraná 1.045 - 1.736 1.195,96 1.045,00 1.109,65 1.432,91 1.735,59
Minas Gerais 1.045 - 1.531 1.148,66 1.045,00 1.173,62 1.264,36 1.531,43
Distrito Federal 1.165 - 1.722 1.274,37 1.164,57 1.267,12 1.421,66 1.721,96
Pará 1.244 - 1.773 1.365,93 1.243,95 1.430,20 1.463,87 1.773,09
Rio Grande do Sul 1.156 - 1.884 1.319,34 1.155,73 1.276,00 1.555,28 1.883,80
Goiás 1.013 - 1.573 1.112,99 1.013,42 1.079,00 1.298,72 1.573,04
Rio de Janeiro 1.055 - 3.399 1.690,62 1.054,95 1.375,01 2.806,42 3.399,22
Ceará 1.054 - 1.470 1.101,91 1.054,06 1.063,94 1.213,72 1.470,10
Pernambuco 1.045 - 5.971 2.043,73 1.045,00 1.100,00 4.929,38 5.970,61
Bahia 1.069 - 1.613 1.172,80 1.069,15 1.139,51 1.331,89 1.613,22
Tocantins 1.056 - 1.410 1.103,16 1.056,00 1.093,58 1.163,95 1.409,81
Amazonas 1.156 - 7.738 2.415,72 1.156,26 1.285,02 6.388,85 7.738,37
Espírito Santo 1.115 - 4.230 2.268,45 1.114,87 1.822,78 3.492,00 4.229,62
Santa Catarina 1.220 - 1.599 1.255,67 1.220,00 1.260,00 1.320,50 1.599,43
Mato Grosso 1.304 - 2.310 1.708,32 1.304,42 1.810,83 1.907,20 2.310,06
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.616 1.112,37 1.045,00 1.072,50 1.333,80 1.615,54
Piauí 1.045 - 1.538 1.111,07 1.045,00 1.095,80 1.269,55 1.537,72
Alagoas 1.070 - 1.363 1.087,00 1.070,00 1.070,00 1.125,00 1.362,63


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Teleoperador

Operadores de telefonia devem:

  • comunicar-se;
  • treinar funcionários;
  • fornecer informações;
  • cadastrar informações;
  • prestar serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • monitorar atendimentos;
  • atender o cliente;
  • operar equipamentos;
  • elaborar escalas de trabalho;

  • Atividades

    • informar sobre eventos e cursos;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • atualizar código de grupo;
    • redigir ordens de serviço;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • manter sigilo;
    • sugerir agenda de folgas;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • demonstrar prontidão;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • consultar código de grupo;
    • propor medidas corretivas;
    • demonstrar segurança;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • simular situações reais;
    • consultar terminal de informações;
    • acionar despertador automático;
    • especificar atendimentos diários;
    • digitar teclados;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • ouvir o cliente;
    • enviar correio eletrônico;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • acompanhar ligação;
    • participar de cursos específicos;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • trocar senha do cliente;
    • informar ramais;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • orientar trajeto do motorista;
    • anotar recados;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • identificar pontos de melhoria;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • controlar frequência de funcionários;
    • demonstrar agilidade;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • informar tarifas;
    • identificar necessidades do cliente;
    • registrar reclamações de trote;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • programar mensagem;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • registrar pendências de informações;
    • bloquear ligações;
    • ler mensagem para cliente;
    • localizar pessoas;
    • enviar mensagens;
    • informar fuso-horário;
    • demonstrar paciência;
    • pronunciar-se claramente;
    • fazer monitoria ativa;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • demonstrar pontualidade;
    • acessar códigos;
    • informar números de telefones internos;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • gravar informações;
    • informar alteração de número telefônico;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • demonstrar cordialidade;
    • falar formalmente;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • lançar ligações manualmente;
    • elaborar revezamento;
    • relatar informações de troca de turno;
    • adequar o tom de voz;
    • interceptar ligações;
    • atualizar cadastro;
    • cadastrar números de telefones;
    • transmitir informações corretamente;
    • demonstrar autocontrole;
    • documentar serviços prestados;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • dominar o idioma inglês;
    • monitorar tempo de pausa;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • operar pabx;
    • demonstrar imparcialidade;
    • programar pabx;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • elaborar relatórios mensais;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • informar horário de atendimento;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • digitar mensagem;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • retornar contato com cliente;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • identificar origem da chamada;
    • demonstrar entusiasmo;
    • retransmitir mensagens;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • transmitir recados;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • demonstrar objetividade;
    • identificar tipo de chamada;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • preencher bilhete;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • saudar o cliente;
    • preencher boleto de tarifa;


    Setores que mais contratam Teleoperador no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Planos de saúde




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Artista plástico
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Artista plástico