Salário para o cargo de Operador de rádio
CBO 4222-20 > Operadores de telefonia

Operador de rádio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Operador de rádio

Um Operador de rádio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.188,45 e R$ 3.576,25, com a média salarial de R$ 1.717,24 e o salário mediana em R$ 1.401,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de rádio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.717,24 20.606,91 429,31 8,51
1º Quartil 1.188,45 14.261,43 297,11 5,89
Salário Mediana 1.401,00 16.812,00 350,25 6,94
3º Quartil 2.727,40 32.728,83 681,85 13,51
Teto Salarial 3.576,25 42.915,03 894,06 17,71


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.237 - 1.951 1.383,75 1.236,61 1.318,26 1.610,82 1.951,08
Rio de Janeiro - RJ 1.339 - 4.286 2.216,93 1.338,54 2.000,00 3.538,35 4.285,76
Macaé - RJ 1.861 - 4.703 2.771,95 1.860,88 2.665,70 3.882,66 4.702,80
Vitoria - ES 1.763 - 2.848 2.003,64 1.763,40 1.950,00 2.351,17 2.847,81
Alfredo Chaves - ES 2.136 - 3.295 2.507,90 2.135,78 2.537,07 2.720,35 3.294,97
Porto Alegre - RS 1.287 - 2.263 1.515,48 1.287,25 1.358,82 1.868,49 2.263,17
Maceió - AL 1.125 - 1.494 1.166,64 1.124,58 1.154,51 1.233,10 1.493,56
Curitiba - PR 1.344 - 2.516 1.584,77 1.343,82 1.375,01 2.077,33 2.516,12
Goiânia - GO 1.167 - 2.135 1.405,10 1.166,81 1.320,74 1.762,98 2.135,37
Belo Horizonte - MG 1.073 - 2.040 1.305,07 1.073,35 1.178,16 1.684,35 2.040,13
Florianópolis - SC 1.582 - 1.996 1.621,65 1.581,54 1.634,04 1.647,63 1.995,66
Salvador - BA 1.098 - 2.468 1.434,34 1.098,28 1.253,04 2.037,32 2.467,66
Cascavel - PR 1.167 - 1.819 1.253,70 1.166,58 1.195,29 1.501,47 1.818,63
Novo Hamburgo - RS 1.305 - 2.486 1.512,47 1.304,67 1.358,81 2.052,17 2.485,64
Capão da Canoa - RS 1.345 - 1.666 1.359,65 1.345,40 1.358,81 1.375,80 1.666,40
Xangri-La - RS 1.305 - 1.728 1.366,17 1.305,17 1.358,81 1.426,75 1.728,12
Varginha - MG 1.086 - 1.315 1.085,76 1.085,76 1.085,76 1.085,76 1.315,11
Juiz de Fora - MG 1.045 - 1.343 1.065,59 1.045,00 1.045,00 1.109,00 1.343,25
Santa Maria - RS 1.101 - 1.666 1.267,85 1.100,78 1.297,41 1.375,80 1.666,40
Jaguaruna - SC 1.375 - 1.665 1.375,01 1.375,01 1.375,01 1.375,01 1.665,45


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.237 - 2.119 1.424,23 1.236,57 1.341,85 1.749,63 2.119,20
Rio de Janeiro 1.407 - 4.503 2.394,36 1.406,56 2.139,78 3.717,35 4.502,57
Rio Grande do Sul 1.250 - 2.118 1.430,88 1.249,69 1.358,81 1.748,77 2.118,16
Espírito Santo 1.684 - 3.318 2.163,13 1.684,40 1.950,00 2.739,22 3.317,82
Minas Gerais 1.046 - 1.797 1.187,51 1.046,27 1.098,24 1.484,01 1.797,48
Paraná 1.158 - 2.516 1.549,65 1.157,83 1.501,47 2.077,02 2.515,74
Santa Catarina 1.222 - 2.090 1.449,09 1.221,88 1.375,01 1.725,78 2.090,32
Alagoas 1.119 - 1.494 1.164,83 1.118,70 1.154,51 1.233,10 1.493,56
Goiás 1.166 - 2.093 1.384,63 1.165,57 1.320,74 1.728,10 2.093,12
Bahia 1.061 - 2.373 1.358,27 1.061,05 1.100,00 1.959,25 2.373,10
Piauí 1.124 - 1.403 1.150,91 1.124,03 1.158,24 1.158,24 1.402,90
Distrito Federal 1.374 - 2.306 1.570,89 1.374,28 1.512,42 1.903,91 2.306,07
Sergipe 2.056 - 2.941 2.258,79 2.056,22 2.319,46 2.427,78 2.940,60
Pará 1.371 - 5.315 2.520,95 1.371,10 1.842,30 4.388,30 5.315,24
Amazonas 1.045 - 1.363 1.071,67 1.045,00 1.045,00 1.125,00 1.362,63


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de rádio

Operadores de telefonia devem:

  • cadastrar informações;
  • atender o cliente;
  • operar equipamentos;
  • fornecer informações;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • monitorar atendimentos;
  • prestar serviços;
  • treinar funcionários;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • averiguar números solicitados no exterior;
    • lançar ligações manualmente;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • identificar pontos de melhoria;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • transmitir recados;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • falar formalmente;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • localizar pessoas;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • interpretar mensagem do cliente;
    • demonstrar segurança;
    • atualizar código de grupo;
    • ouvir o cliente;
    • demonstrar objetividade;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • relatar informações de troca de turno;
    • consultar código de grupo;
    • registrar reclamações de trote;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • elaborar revezamento;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • acompanhar ligação;
    • identificar tipo de chamada;
    • consultar terminal de informações;
    • documentar serviços prestados;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • monitorar tempo de pausa;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • anotar recados;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • programar pabx;
    • informar alteração de número telefônico;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • simular situações reais;
    • demonstrar paciência;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • demonstrar imparcialidade;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • informar tarifas;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • preencher boleto de tarifa;
    • interceptar ligações;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • bloquear ligações;
    • manter sigilo;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • sugerir agenda de folgas;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • demonstrar agilidade;
    • enviar mensagens;
    • atualizar cadastro;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • retransmitir mensagens;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • informar horário de atendimento;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • fazer monitoria ativa;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • ler mensagem para cliente;
    • cadastrar números de telefones;
    • saudar o cliente;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • identificar origem da chamada;
    • trocar senha do cliente;
    • digitar teclados;
    • participar de cursos específicos;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • registrar pendências de informações;
    • propor medidas corretivas;
    • dominar o idioma inglês;
    • transmitir informações corretamente;
    • informar fuso-horário;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • identificar necessidades do cliente;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • enviar correio eletrônico;
    • retornar contato com cliente;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • demonstrar entusiasmo;
    • demonstrar cordialidade;
    • operar pabx;
    • demonstrar prontidão;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • gravar informações;
    • informar ramais;
    • acionar despertador automático;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • acessar códigos;
    • pronunciar-se claramente;
    • programar mensagem;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • demonstrar pontualidade;
    • orientar trajeto do motorista;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • digitar mensagem;
    • informar números de telefones internos;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • elaborar relatórios mensais;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • preencher bilhete;
    • controlar frequência de funcionários;
    • especificar atendimentos diários;
    • redigir ordens de serviço;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • adequar o tom de voz;
    • demonstrar autocontrole;


    Setores que mais contratam Operador de rádio no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de rádio
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Serviço de táxi
    • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais não especificados anteriormente
    • Atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Operador de reator nuclear
    Operadores de instalações de geração e distribuição de energia elétrica, hidráulica, térmica ou nuclear

    Operador de reator nuclear