Salário para o cargo de Operador de rádio
CBO 4222-20 > Operadores de telefonia

Operador de rádio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Operador de rádio

Um Operador de rádio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.269,28 e R$ 3.268,66, com a média salarial de R$ 1.717,24 e o salário mediana em R$ 1.401,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de rádio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.717,24 20.606,91 429,31 8,51
1º Quartil 1.269,28 15.231,35 317,32 6,29
Salário Mediana 1.401,00 16.812,00 350,25 6,94
3º Quartil 2.492,82 29.913,84 623,21 12,35
Teto Salarial 3.268,66 39.223,93 817,17 16,19


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.237 - 1.951 1.383,75 1.236,61 1.318,26 1.610,82 1.951,08
Rio de Janeiro - RJ 1.339 - 4.286 2.216,93 1.338,54 2.000,00 3.538,35 4.285,76
Macaé - RJ 1.861 - 4.703 2.771,95 1.860,88 2.665,70 3.882,66 4.702,80
Vitoria - ES 1.763 - 2.848 2.003,64 1.763,40 1.950,00 2.351,17 2.847,81
Alfredo Chaves - ES 2.136 - 3.295 2.507,90 2.135,78 2.537,07 2.720,35 3.294,97
Porto Alegre - RS 1.287 - 2.263 1.515,48 1.287,25 1.358,82 1.868,49 2.263,17
Maceió - AL 1.125 - 1.494 1.166,64 1.124,58 1.154,51 1.233,10 1.493,56
Curitiba - PR 1.344 - 2.516 1.584,77 1.343,82 1.375,01 2.077,33 2.516,12
Goiânia - GO 1.167 - 2.135 1.405,10 1.166,81 1.320,74 1.762,98 2.135,37
Florianópolis - SC 1.582 - 1.996 1.621,65 1.581,54 1.634,04 1.647,63 1.995,66
Belo Horizonte - MG 1.073 - 2.040 1.305,07 1.073,35 1.178,16 1.684,35 2.040,13
Salvador - BA 1.098 - 2.468 1.434,34 1.098,28 1.253,04 2.037,32 2.467,66
Cascavel - PR 1.167 - 1.819 1.253,70 1.166,58 1.195,29 1.501,47 1.818,63
Novo Hamburgo - RS 1.305 - 2.486 1.512,47 1.304,67 1.358,81 2.052,17 2.485,64
Varginha - MG 1.086 - 1.315 1.085,76 1.085,76 1.085,76 1.085,76 1.315,11
Xangri-La - RS 1.305 - 1.728 1.366,17 1.305,17 1.358,81 1.426,75 1.728,12
Capão da Canoa - RS 1.345 - 1.666 1.359,65 1.345,40 1.358,81 1.375,80 1.666,40
Juiz de Fora - MG 1.045 - 1.343 1.065,59 1.045,00 1.045,00 1.109,00 1.343,25
Santa Maria - RS 1.101 - 1.666 1.267,85 1.100,78 1.297,41 1.375,80 1.666,40
Teresina - PI 1.124 - 1.403 1.150,91 1.124,03 1.158,24 1.158,24 1.402,90


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.237 - 2.119 1.424,23 1.236,57 1.341,85 1.749,63 2.119,20
Rio de Janeiro 1.407 - 4.503 2.394,36 1.406,56 2.139,78 3.717,35 4.502,57
Rio Grande do Sul 1.250 - 2.118 1.430,88 1.249,69 1.358,81 1.748,77 2.118,16
Espírito Santo 1.684 - 3.318 2.163,13 1.684,40 1.950,00 2.739,22 3.317,82
Minas Gerais 1.046 - 1.797 1.187,51 1.046,27 1.098,24 1.484,01 1.797,48
Paraná 1.158 - 2.516 1.549,65 1.157,83 1.501,47 2.077,02 2.515,74
Santa Catarina 1.222 - 2.090 1.449,09 1.221,88 1.375,01 1.725,78 2.090,32
Alagoas 1.119 - 1.494 1.164,83 1.118,70 1.154,51 1.233,10 1.493,56
Goiás 1.166 - 2.093 1.384,63 1.165,57 1.320,74 1.728,10 2.093,12
Bahia 1.061 - 2.373 1.358,27 1.061,05 1.100,00 1.959,25 2.373,10
Piauí 1.124 - 1.403 1.150,91 1.124,03 1.158,24 1.158,24 1.402,90
Distrito Federal 1.374 - 2.306 1.570,89 1.374,28 1.512,42 1.903,91 2.306,07
Pará 1.371 - 5.315 2.520,95 1.371,10 1.842,30 4.388,30 5.315,24
Sergipe 2.056 - 2.941 2.258,79 2.056,22 2.319,46 2.427,78 2.940,60
Amazonas 1.045 - 1.363 1.071,67 1.045,00 1.045,00 1.125,00 1.362,63


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de rádio

Operadores de telefonia devem:

  • cadastrar informações;
  • prestar serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • operar equipamentos;
  • treinar funcionários;
  • atender o cliente;
  • fornecer informações;
  • monitorar atendimentos;
  • comunicar-se;
  • elaborar escalas de trabalho;

  • Atividades

    • bloquear ligações;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • falar formalmente;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • demonstrar segurança;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • monitorar tempo de pausa;
    • identificar origem da chamada;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • elaborar revezamento;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • informar horário de atendimento;
    • lançar ligações manualmente;
    • preencher boleto de tarifa;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • identificar pontos de melhoria;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • anotar recados;
    • acessar códigos;
    • elaborar relatórios mensais;
    • demonstrar agilidade;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • retransmitir mensagens;
    • pronunciar-se claramente;
    • demonstrar cordialidade;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • demonstrar autocontrole;
    • consultar terminal de informações;
    • localizar pessoas;
    • atualizar cadastro;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • cadastrar números de telefones;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • transmitir recados;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • ouvir o cliente;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • simular situações reais;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • registrar pendências de informações;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • dominar o idioma inglês;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • demonstrar pontualidade;
    • propor medidas corretivas;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • interceptar ligações;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • gravar informações;
    • manter sigilo;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • enviar correio eletrônico;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • demonstrar prontidão;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • programar mensagem;
    • programar pabx;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • controlar frequência de funcionários;
    • operar pabx;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • informar fuso-horário;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • saudar o cliente;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • registrar reclamações de trote;
    • demonstrar paciência;
    • informar ramais;
    • preencher bilhete;
    • digitar mensagem;
    • adequar o tom de voz;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • documentar serviços prestados;
    • demonstrar imparcialidade;
    • especificar atendimentos diários;
    • participar de cursos específicos;
    • trocar senha do cliente;
    • identificar necessidades do cliente;
    • ler mensagem para cliente;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • acionar despertador automático;
    • identificar tipo de chamada;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • sugerir agenda de folgas;
    • redigir ordens de serviço;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • transmitir informações corretamente;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • acompanhar ligação;
    • atualizar código de grupo;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • retornar contato com cliente;
    • informar alteração de número telefônico;
    • demonstrar entusiasmo;
    • enviar mensagens;
    • fazer monitoria ativa;
    • informar tarifas;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • relatar informações de troca de turno;
    • orientar trajeto do motorista;
    • consultar código de grupo;
    • informar números de telefones internos;
    • demonstrar objetividade;
    • digitar teclados;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);


    Setores que mais contratam Operador de rádio no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de rádio
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviço de táxi
    • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais não especificados anteriormente
    • Atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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