Salário para o cargo de Operador internacional (telefonia)
CBO 4222-10 > Operadores de telefonia

Operador internacional (telefonia) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Operador internacional (telefonia)

Um Operador internacional (telefonia) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.073,58 e R$ 2.223,52, com a média salarial de R$ 1.308,22 e o salário mediana em R$ 1.185,16 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador internacional (telefonia)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.308,22 15.698,68 327,06 7,06
1º Quartil 1.073,58 12.882,96 268,39 5,79
Salário Mediana 1.185,16 14.221,92 296,29 6,40
3º Quartil 1.695,75 20.348,98 423,94 9,15
Teto Salarial 2.223,52 26.682,20 555,88 12,00


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Campina Grande - PB 1.045 - 1.299 1.051,87 1.045,00 1.045,00 1.072,60 1.299,17
São Paulo - SP 1.213 - 2.403 1.621,58 1.212,96 1.618,88 1.984,14 2.403,26
Curitiba - PR 1.045 - 1.725 1.193,48 1.045,00 1.109,65 1.424,33 1.725,19
Brasília - DF 1.165 - 1.722 1.274,37 1.164,57 1.267,12 1.421,66 1.721,96
Belo Horizonte - MG 1.093 - 1.549 1.181,59 1.092,52 1.173,62 1.279,08 1.549,26
Belém - PA 1.243 - 1.732 1.353,87 1.242,86 1.430,20 1.430,20 1.732,30
Porto Alegre - RS 1.143 - 1.673 1.259,00 1.142,76 1.272,80 1.380,91 1.672,60
Rio de Janeiro - RJ 1.045 - 3.341 1.675,62 1.045,00 1.375,01 2.758,54 3.341,22
Fortaleza - CE 1.053 - 1.471 1.102,34 1.053,26 1.063,94 1.214,84 1.471,45
Goiânia - GO 996 - 1.810 1.153,55 995,50 1.060,67 1.494,73 1.810,47
Paracatu - MG 1.045 - 1.316 1.055,19 1.045,00 1.045,00 1.086,25 1.315,70
Aparecida de Goiânia - GO 1.029 - 1.342 1.071,27 1.029,42 1.079,00 1.108,33 1.342,45
Recife - PE 1.045 - 7.209 2.295,49 1.045,00 1.200,00 5.952,08 7.209,33
Cachoeirinha - RS 1.343 - 2.016 1.522,13 1.342,72 1.575,20 1.664,50 2.016,09
Itapevi - SP 1.057 - 1.726 1.146,47 1.057,00 1.057,00 1.424,81 1.725,77
Guarabira - PB 1.275 - 1.544 1.275,00 1.275,00 1.275,00 1.275,00 1.544,32
Monte do Carmo - TO 1.094 - 1.433 1.138,44 1.093,58 1.134,58 1.183,48 1.433,47
Taboão da Serra - SP 1.100 - 1.332 1.100,00 1.100,00 1.100,00 1.100,00 1.332,35
Sorocaba - SP 1.050 - 1.619 1.191,13 1.050,00 1.288,78 1.336,67 1.619,02
Barueri - SP 1.146 - 2.898 1.589,43 1.146,20 1.428,00 2.392,61 2.898,00


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.101 - 2.431 1.545,50 1.100,57 1.525,70 2.007,14 2.431,11
Paraíba 1.045 - 1.361 1.064,67 1.045,00 1.045,00 1.123,81 1.361,19
Paraná 1.045 - 1.736 1.195,96 1.045,00 1.109,65 1.432,91 1.735,59
Minas Gerais 1.045 - 1.531 1.148,66 1.045,00 1.173,62 1.264,36 1.531,43
Distrito Federal 1.165 - 1.722 1.274,37 1.164,57 1.267,12 1.421,66 1.721,96
Pará 1.244 - 1.773 1.365,93 1.243,95 1.430,20 1.463,87 1.773,09
Rio Grande do Sul 1.156 - 1.884 1.319,34 1.155,73 1.276,00 1.555,28 1.883,80
Goiás 1.013 - 1.573 1.112,99 1.013,42 1.079,00 1.298,72 1.573,04
Rio de Janeiro 1.055 - 3.399 1.690,62 1.054,95 1.375,01 2.806,42 3.399,22
Ceará 1.054 - 1.470 1.101,91 1.054,06 1.063,94 1.213,72 1.470,10
Pernambuco 1.045 - 5.971 2.043,73 1.045,00 1.100,00 4.929,38 5.970,61
Bahia 1.069 - 1.613 1.172,80 1.069,15 1.139,51 1.331,89 1.613,22
Tocantins 1.056 - 1.410 1.103,16 1.056,00 1.093,58 1.163,95 1.409,81
Amazonas 1.156 - 7.738 2.415,72 1.156,26 1.285,02 6.388,85 7.738,37
Espírito Santo 1.115 - 4.230 2.268,45 1.114,87 1.822,78 3.492,00 4.229,62
Santa Catarina 1.220 - 1.599 1.255,67 1.220,00 1.260,00 1.320,50 1.599,43
Mato Grosso 1.304 - 2.310 1.708,32 1.304,42 1.810,83 1.907,20 2.310,06
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.616 1.112,37 1.045,00 1.072,50 1.333,80 1.615,54
Alagoas 1.070 - 1.363 1.087,00 1.070,00 1.070,00 1.125,00 1.362,63
Piauí 1.045 - 1.538 1.111,07 1.045,00 1.095,80 1.269,55 1.537,72


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador internacional (telefonia)

Operadores de telefonia devem:

  • monitorar atendimentos;
  • atender o cliente;
  • operar equipamentos;
  • treinar funcionários;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • cadastrar informações;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • fornecer informações;
  • prestar serviços;

  • Atividades

    • transmitir informações corretamente;
    • saudar o cliente;
    • sugerir agenda de folgas;
    • documentar serviços prestados;
    • pronunciar-se claramente;
    • preencher boleto de tarifa;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • informar números de telefones internos;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • demonstrar prontidão;
    • orientar trajeto do motorista;
    • demonstrar agilidade;
    • relatar informações de troca de turno;
    • identificar necessidades do cliente;
    • programar pabx;
    • transmitir recados;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • redigir ordens de serviço;
    • demonstrar entusiasmo;
    • digitar mensagem;
    • informar alteração de número telefônico;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • dominar o idioma inglês;
    • identificar pontos de melhoria;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • fazer monitoria ativa;
    • falar formalmente;
    • identificar tipo de chamada;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • monitorar tempo de pausa;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • localizar pessoas;
    • registrar pendências de informações;
    • especificar atendimentos diários;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • participar de cursos específicos;
    • elaborar revezamento;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • consultar código de grupo;
    • acionar despertador automático;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • trocar senha do cliente;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • adequar o tom de voz;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • acompanhar ligação;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • bloquear ligações;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • retransmitir mensagens;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • enviar mensagens;
    • informar horário de atendimento;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • interceptar ligações;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • gravar informações;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • ouvir o cliente;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • cadastrar números de telefones;
    • demonstrar objetividade;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • digitar teclados;
    • demonstrar autocontrole;
    • elaborar relatórios mensais;
    • manter sigilo;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • demonstrar imparcialidade;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • retornar contato com cliente;
    • demonstrar segurança;
    • enviar correio eletrônico;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • controlar frequência de funcionários;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • demonstrar cordialidade;
    • consultar terminal de informações;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • atualizar código de grupo;
    • acessar códigos;
    • anotar recados;
    • lançar ligações manualmente;
    • informar tarifas;
    • informar ramais;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • monitorar tempo de atendimento;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • propor medidas corretivas;
    • programar mensagem;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • ler mensagem para cliente;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • identificar origem da chamada;
    • demonstrar paciência;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • atualizar cadastro;
    • operar pabx;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • preencher bilhete;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • demonstrar pontualidade;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • informar fuso-horário;
    • simular situações reais;
    • registrar reclamações de trote;
    • responder a questionários de avaliação interna;


    Setores que mais contratam Operador internacional (telefonia) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Planos de saúde




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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