Salário para o cargo de Operador internacional (telefonia)
CBO 4222-10 > Operadores de telefonia

Operador internacional (telefonia) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Operador internacional (telefonia)

Um Operador internacional (telefonia) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.043,64 e R$ 2.395,99, com a média salarial de R$ 1.308,22 e o salário mediana em R$ 1.185,16 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador internacional (telefonia)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.308,22 15.698,68 327,06 7,06
1º Quartil 1.043,64 12.523,62 260,91 5,63
Salário Mediana 1.185,16 14.221,92 296,29 6,40
3º Quartil 1.827,28 21.927,41 456,82 9,86
Teto Salarial 2.395,99 28.751,87 599,00 12,93


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Campina Grande - PB 1.045 - 1.299 1.051,87 1.045,00 1.045,00 1.072,60 1.299,17
São Paulo - SP 1.213 - 2.403 1.621,58 1.212,96 1.618,88 1.984,14 2.403,26
Curitiba - PR 1.045 - 1.725 1.193,48 1.045,00 1.109,65 1.424,33 1.725,19
Brasília - DF 1.165 - 1.722 1.274,37 1.164,57 1.267,12 1.421,66 1.721,96
Belo Horizonte - MG 1.093 - 1.549 1.181,59 1.092,52 1.173,62 1.279,08 1.549,26
Belém - PA 1.243 - 1.732 1.353,87 1.242,86 1.430,20 1.430,20 1.732,30
Porto Alegre - RS 1.143 - 1.673 1.259,00 1.142,76 1.272,80 1.380,91 1.672,60
Rio de Janeiro - RJ 1.045 - 3.341 1.675,62 1.045,00 1.375,01 2.758,54 3.341,22
Fortaleza - CE 1.053 - 1.471 1.102,34 1.053,26 1.063,94 1.214,84 1.471,45
Goiânia - GO 996 - 1.810 1.153,55 995,50 1.060,67 1.494,73 1.810,47
Paracatu - MG 1.045 - 1.316 1.055,19 1.045,00 1.045,00 1.086,25 1.315,70
Aparecida de Goiânia - GO 1.029 - 1.342 1.071,27 1.029,42 1.079,00 1.108,33 1.342,45
Recife - PE 1.045 - 7.209 2.295,49 1.045,00 1.200,00 5.952,08 7.209,33
Cachoeirinha - RS 1.343 - 2.016 1.522,13 1.342,72 1.575,20 1.664,50 2.016,09
Itapevi - SP 1.057 - 1.726 1.146,47 1.057,00 1.057,00 1.424,81 1.725,77
Guarabira - PB 1.275 - 1.544 1.275,00 1.275,00 1.275,00 1.275,00 1.544,32
Monte do Carmo - TO 1.094 - 1.433 1.138,44 1.093,58 1.134,58 1.183,48 1.433,47
Sorocaba - SP 1.050 - 1.619 1.191,13 1.050,00 1.288,78 1.336,67 1.619,02
Taboão da Serra - SP 1.100 - 1.332 1.100,00 1.100,00 1.100,00 1.100,00 1.332,35
Barueri - SP 1.146 - 2.898 1.589,43 1.146,20 1.428,00 2.392,61 2.898,00


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.101 - 2.431 1.545,50 1.100,57 1.525,70 2.007,14 2.431,11
Paraíba 1.045 - 1.361 1.064,67 1.045,00 1.045,00 1.123,81 1.361,19
Paraná 1.045 - 1.736 1.195,96 1.045,00 1.109,65 1.432,91 1.735,59
Minas Gerais 1.045 - 1.531 1.148,66 1.045,00 1.173,62 1.264,36 1.531,43
Distrito Federal 1.165 - 1.722 1.274,37 1.164,57 1.267,12 1.421,66 1.721,96
Pará 1.244 - 1.773 1.365,93 1.243,95 1.430,20 1.463,87 1.773,09
Rio Grande do Sul 1.156 - 1.884 1.319,34 1.155,73 1.276,00 1.555,28 1.883,80
Goiás 1.013 - 1.573 1.112,99 1.013,42 1.079,00 1.298,72 1.573,04
Rio de Janeiro 1.055 - 3.399 1.690,62 1.054,95 1.375,01 2.806,42 3.399,22
Ceará 1.054 - 1.470 1.101,91 1.054,06 1.063,94 1.213,72 1.470,10
Pernambuco 1.045 - 5.971 2.043,73 1.045,00 1.100,00 4.929,38 5.970,61
Bahia 1.069 - 1.613 1.172,80 1.069,15 1.139,51 1.331,89 1.613,22
Tocantins 1.056 - 1.410 1.103,16 1.056,00 1.093,58 1.163,95 1.409,81
Amazonas 1.156 - 7.738 2.415,72 1.156,26 1.285,02 6.388,85 7.738,37
Espírito Santo 1.115 - 4.230 2.268,45 1.114,87 1.822,78 3.492,00 4.229,62
Santa Catarina 1.220 - 1.599 1.255,67 1.220,00 1.260,00 1.320,50 1.599,43
Mato Grosso 1.304 - 2.310 1.708,32 1.304,42 1.810,83 1.907,20 2.310,06
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.616 1.112,37 1.045,00 1.072,50 1.333,80 1.615,54
Piauí 1.045 - 1.538 1.111,07 1.045,00 1.095,80 1.269,55 1.537,72
Alagoas 1.070 - 1.363 1.087,00 1.070,00 1.070,00 1.125,00 1.362,63


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador internacional (telefonia)

Operadores de telefonia devem:

  • operar equipamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • treinar funcionários;
  • prestar serviços;
  • cadastrar informações;
  • atender o cliente;
  • monitorar atendimentos;
  • comunicar-se;
  • fornecer informações;
  • elaborar escalas de trabalho;

  • Atividades

    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • consultar terminal de informações;
    • gravar informações;
    • informar ramais;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • preencher boleto de tarifa;
    • simular situações reais;
    • informar tarifas;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • fazer monitoria ativa;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • sugerir agenda de folgas;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • trocar senha do cliente;
    • ouvir o cliente;
    • falar formalmente;
    • atualizar código de grupo;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • elaborar relatórios mensais;
    • especificar atendimentos diários;
    • orientar trajeto do motorista;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • dominar o idioma inglês;
    • informar fuso-horário;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • informar horário de atendimento;
    • saudar o cliente;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • acompanhar ligação;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • demonstrar segurança;
    • manter sigilo;
    • demonstrar paciência;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • bloquear ligações;
    • preencher bilhete;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • acionar despertador automático;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • operar pabx;
    • relatar informações de troca de turno;
    • demonstrar entusiasmo;
    • enviar mensagens;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • transmitir informações corretamente;
    • identificar pontos de melhoria;
    • participar de cursos específicos;
    • consultar código de grupo;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • acessar códigos;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • propor medidas corretivas;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • retornar contato com cliente;
    • monitorar tempo de pausa;
    • localizar pessoas;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • interceptar ligações;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • demonstrar cordialidade;
    • demonstrar prontidão;
    • ler mensagem para cliente;
    • registrar reclamações de trote;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • transmitir recados;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • demonstrar autocontrole;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • redigir ordens de serviço;
    • programar pabx;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • informar números de telefones internos;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • identificar origem da chamada;
    • retransmitir mensagens;
    • controlar frequência de funcionários;
    • identificar tipo de chamada;
    • identificar necessidades do cliente;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • demonstrar agilidade;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • anotar recados;
    • elaborar revezamento;
    • demonstrar objetividade;
    • programar mensagem;
    • lançar ligações manualmente;
    • atualizar cadastro;
    • documentar serviços prestados;
    • enviar correio eletrônico;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • demonstrar pontualidade;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • pronunciar-se claramente;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • registrar pendências de informações;
    • digitar teclados;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • adequar o tom de voz;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • informar alteração de número telefônico;
    • digitar mensagem;
    • cadastrar números de telefones;
    • demonstrar imparcialidade;


    Setores que mais contratam Operador internacional (telefonia) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Planos de saúde




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Supervisor de trens
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Supervisor de trens