Salário para o cargo de Operador bilíngüe (telefonia)
CBO 4222-10 > Operadores de telefonia

Operador bilíngüe (telefonia) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Operador bilíngüe (telefonia)

Um Operador bilíngüe (telefonia) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.073,58 e R$ 2.223,52, com a média salarial de R$ 1.308,22 e o salário mediana em R$ 1.185,16 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador bilíngüe (telefonia)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.308,22 15.698,68 327,06 7,06
1º Quartil 1.073,58 12.882,96 268,39 5,79
Salário Mediana 1.185,16 14.221,92 296,29 6,40
3º Quartil 1.695,75 20.348,98 423,94 9,15
Teto Salarial 2.223,52 26.682,20 555,88 12,00


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Campina Grande - PB 1.045 - 1.299 1.051,87 1.045,00 1.045,00 1.072,60 1.299,17
São Paulo - SP 1.213 - 2.403 1.621,58 1.212,96 1.618,88 1.984,14 2.403,26
Curitiba - PR 1.045 - 1.725 1.193,48 1.045,00 1.109,65 1.424,33 1.725,19
Brasília - DF 1.165 - 1.722 1.274,37 1.164,57 1.267,12 1.421,66 1.721,96
Belo Horizonte - MG 1.093 - 1.549 1.181,59 1.092,52 1.173,62 1.279,08 1.549,26
Belém - PA 1.243 - 1.732 1.353,87 1.242,86 1.430,20 1.430,20 1.732,30
Porto Alegre - RS 1.143 - 1.673 1.259,00 1.142,76 1.272,80 1.380,91 1.672,60
Rio de Janeiro - RJ 1.045 - 3.341 1.675,62 1.045,00 1.375,01 2.758,54 3.341,22
Fortaleza - CE 1.053 - 1.471 1.102,34 1.053,26 1.063,94 1.214,84 1.471,45
Goiânia - GO 996 - 1.810 1.153,55 995,50 1.060,67 1.494,73 1.810,47
Paracatu - MG 1.045 - 1.316 1.055,19 1.045,00 1.045,00 1.086,25 1.315,70
Aparecida de Goiânia - GO 1.029 - 1.342 1.071,27 1.029,42 1.079,00 1.108,33 1.342,45
Recife - PE 1.045 - 7.209 2.295,49 1.045,00 1.200,00 5.952,08 7.209,33
Cachoeirinha - RS 1.343 - 2.016 1.522,13 1.342,72 1.575,20 1.664,50 2.016,09
Itapevi - SP 1.057 - 1.726 1.146,47 1.057,00 1.057,00 1.424,81 1.725,77
Guarabira - PB 1.275 - 1.544 1.275,00 1.275,00 1.275,00 1.275,00 1.544,32
Monte do Carmo - TO 1.094 - 1.433 1.138,44 1.093,58 1.134,58 1.183,48 1.433,47
Taboão da Serra - SP 1.100 - 1.332 1.100,00 1.100,00 1.100,00 1.100,00 1.332,35
Sorocaba - SP 1.050 - 1.619 1.191,13 1.050,00 1.288,78 1.336,67 1.619,02
Barueri - SP 1.146 - 2.898 1.589,43 1.146,20 1.428,00 2.392,61 2.898,00


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.101 - 2.431 1.545,50 1.100,57 1.525,70 2.007,14 2.431,11
Paraíba 1.045 - 1.361 1.064,67 1.045,00 1.045,00 1.123,81 1.361,19
Paraná 1.045 - 1.736 1.195,96 1.045,00 1.109,65 1.432,91 1.735,59
Minas Gerais 1.045 - 1.531 1.148,66 1.045,00 1.173,62 1.264,36 1.531,43
Distrito Federal 1.165 - 1.722 1.274,37 1.164,57 1.267,12 1.421,66 1.721,96
Pará 1.244 - 1.773 1.365,93 1.243,95 1.430,20 1.463,87 1.773,09
Rio Grande do Sul 1.156 - 1.884 1.319,34 1.155,73 1.276,00 1.555,28 1.883,80
Goiás 1.013 - 1.573 1.112,99 1.013,42 1.079,00 1.298,72 1.573,04
Rio de Janeiro 1.055 - 3.399 1.690,62 1.054,95 1.375,01 2.806,42 3.399,22
Ceará 1.054 - 1.470 1.101,91 1.054,06 1.063,94 1.213,72 1.470,10
Pernambuco 1.045 - 5.971 2.043,73 1.045,00 1.100,00 4.929,38 5.970,61
Bahia 1.069 - 1.613 1.172,80 1.069,15 1.139,51 1.331,89 1.613,22
Tocantins 1.056 - 1.410 1.103,16 1.056,00 1.093,58 1.163,95 1.409,81
Amazonas 1.156 - 7.738 2.415,72 1.156,26 1.285,02 6.388,85 7.738,37
Espírito Santo 1.115 - 4.230 2.268,45 1.114,87 1.822,78 3.492,00 4.229,62
Santa Catarina 1.220 - 1.599 1.255,67 1.220,00 1.260,00 1.320,50 1.599,43
Mato Grosso 1.304 - 2.310 1.708,32 1.304,42 1.810,83 1.907,20 2.310,06
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.616 1.112,37 1.045,00 1.072,50 1.333,80 1.615,54
Alagoas 1.070 - 1.363 1.087,00 1.070,00 1.070,00 1.125,00 1.362,63
Piauí 1.045 - 1.538 1.111,07 1.045,00 1.095,80 1.269,55 1.537,72


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador bilíngüe (telefonia)

Operadores de telefonia devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • monitorar atendimentos;
  • atender o cliente;
  • fornecer informações;
  • prestar serviços;
  • treinar funcionários;
  • comunicar-se;
  • operar equipamentos;
  • cadastrar informações;

  • Atividades

    • ouvir o cliente;
    • preencher bilhete;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • demonstrar cordialidade;
    • atualizar código de grupo;
    • informar ramais;
    • pronunciar-se claramente;
    • programar pabx;
    • retornar contato com cliente;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • propor medidas corretivas;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • demonstrar pontualidade;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • programar mensagem;
    • acompanhar ligação;
    • demonstrar imparcialidade;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • elaborar relatórios mensais;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • demonstrar segurança;
    • documentar serviços prestados;
    • identificar necessidades do cliente;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • demonstrar autocontrole;
    • elaborar revezamento;
    • transmitir informações corretamente;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • orientar trajeto do motorista;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • informar números de telefones internos;
    • preencher boleto de tarifa;
    • demonstrar entusiasmo;
    • saudar o cliente;
    • bloquear ligações;
    • redigir ordens de serviço;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • adequar o tom de voz;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • manter sigilo;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • informar alteração de número telefônico;
    • demonstrar prontidão;
    • digitar teclados;
    • registrar pendências de informações;
    • localizar pessoas;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • digitar mensagem;
    • demonstrar paciência;
    • especificar atendimentos diários;
    • participar de cursos específicos;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • operar pabx;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • atualizar cadastro;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • ler mensagem para cliente;
    • informar fuso-horário;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • informar tarifas;
    • retransmitir mensagens;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • identificar tipo de chamada;
    • demonstrar agilidade;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • trocar senha do cliente;
    • consultar terminal de informações;
    • gravar informações;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • sugerir agenda de folgas;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • consultar código de grupo;
    • identificar origem da chamada;
    • cadastrar números de telefones;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • identificar pontos de melhoria;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • fazer monitoria ativa;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • informar horário de atendimento;
    • acionar despertador automático;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • acessar códigos;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • simular situações reais;
    • monitorar tempo de pausa;
    • enviar mensagens;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • registrar reclamações de trote;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • controlar frequência de funcionários;
    • interceptar ligações;
    • enviar correio eletrônico;
    • anotar recados;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • relatar informações de troca de turno;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • dominar o idioma inglês;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • demonstrar objetividade;
    • transmitir recados;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • falar formalmente;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • lançar ligações manualmente;


    Setores que mais contratam Operador bilíngüe (telefonia) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Planos de saúde




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: