Salário para o cargo de Operador bilíngüe (telefonia)
CBO 4222-10 > Operadores de telefonia

Operador bilíngüe (telefonia) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Operador bilíngüe (telefonia)

Um Operador bilíngüe (telefonia) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.043,64 e R$ 2.395,99, com a média salarial de R$ 1.308,22 e o salário mediana em R$ 1.185,16 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador bilíngüe (telefonia)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.308,22 15.698,68 327,06 7,06
1º Quartil 1.043,64 12.523,62 260,91 5,63
Salário Mediana 1.185,16 14.221,92 296,29 6,40
3º Quartil 1.827,28 21.927,41 456,82 9,86
Teto Salarial 2.395,99 28.751,87 599,00 12,93


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Campina Grande - PB 1.045 - 1.299 1.051,87 1.045,00 1.045,00 1.072,60 1.299,17
São Paulo - SP 1.213 - 2.403 1.621,58 1.212,96 1.618,88 1.984,14 2.403,26
Curitiba - PR 1.045 - 1.725 1.193,48 1.045,00 1.109,65 1.424,33 1.725,19
Brasília - DF 1.165 - 1.722 1.274,37 1.164,57 1.267,12 1.421,66 1.721,96
Belo Horizonte - MG 1.093 - 1.549 1.181,59 1.092,52 1.173,62 1.279,08 1.549,26
Belém - PA 1.243 - 1.732 1.353,87 1.242,86 1.430,20 1.430,20 1.732,30
Porto Alegre - RS 1.143 - 1.673 1.259,00 1.142,76 1.272,80 1.380,91 1.672,60
Rio de Janeiro - RJ 1.045 - 3.341 1.675,62 1.045,00 1.375,01 2.758,54 3.341,22
Fortaleza - CE 1.053 - 1.471 1.102,34 1.053,26 1.063,94 1.214,84 1.471,45
Goiânia - GO 996 - 1.810 1.153,55 995,50 1.060,67 1.494,73 1.810,47
Paracatu - MG 1.045 - 1.316 1.055,19 1.045,00 1.045,00 1.086,25 1.315,70
Aparecida de Goiânia - GO 1.029 - 1.342 1.071,27 1.029,42 1.079,00 1.108,33 1.342,45
Recife - PE 1.045 - 7.209 2.295,49 1.045,00 1.200,00 5.952,08 7.209,33
Cachoeirinha - RS 1.343 - 2.016 1.522,13 1.342,72 1.575,20 1.664,50 2.016,09
Itapevi - SP 1.057 - 1.726 1.146,47 1.057,00 1.057,00 1.424,81 1.725,77
Guarabira - PB 1.275 - 1.544 1.275,00 1.275,00 1.275,00 1.275,00 1.544,32
Monte do Carmo - TO 1.094 - 1.433 1.138,44 1.093,58 1.134,58 1.183,48 1.433,47
Sorocaba - SP 1.050 - 1.619 1.191,13 1.050,00 1.288,78 1.336,67 1.619,02
Taboão da Serra - SP 1.100 - 1.332 1.100,00 1.100,00 1.100,00 1.100,00 1.332,35
Barueri - SP 1.146 - 2.898 1.589,43 1.146,20 1.428,00 2.392,61 2.898,00


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.101 - 2.431 1.545,50 1.100,57 1.525,70 2.007,14 2.431,11
Paraíba 1.045 - 1.361 1.064,67 1.045,00 1.045,00 1.123,81 1.361,19
Paraná 1.045 - 1.736 1.195,96 1.045,00 1.109,65 1.432,91 1.735,59
Minas Gerais 1.045 - 1.531 1.148,66 1.045,00 1.173,62 1.264,36 1.531,43
Distrito Federal 1.165 - 1.722 1.274,37 1.164,57 1.267,12 1.421,66 1.721,96
Pará 1.244 - 1.773 1.365,93 1.243,95 1.430,20 1.463,87 1.773,09
Rio Grande do Sul 1.156 - 1.884 1.319,34 1.155,73 1.276,00 1.555,28 1.883,80
Goiás 1.013 - 1.573 1.112,99 1.013,42 1.079,00 1.298,72 1.573,04
Rio de Janeiro 1.055 - 3.399 1.690,62 1.054,95 1.375,01 2.806,42 3.399,22
Ceará 1.054 - 1.470 1.101,91 1.054,06 1.063,94 1.213,72 1.470,10
Pernambuco 1.045 - 5.971 2.043,73 1.045,00 1.100,00 4.929,38 5.970,61
Bahia 1.069 - 1.613 1.172,80 1.069,15 1.139,51 1.331,89 1.613,22
Tocantins 1.056 - 1.410 1.103,16 1.056,00 1.093,58 1.163,95 1.409,81
Amazonas 1.156 - 7.738 2.415,72 1.156,26 1.285,02 6.388,85 7.738,37
Espírito Santo 1.115 - 4.230 2.268,45 1.114,87 1.822,78 3.492,00 4.229,62
Santa Catarina 1.220 - 1.599 1.255,67 1.220,00 1.260,00 1.320,50 1.599,43
Mato Grosso 1.304 - 2.310 1.708,32 1.304,42 1.810,83 1.907,20 2.310,06
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.616 1.112,37 1.045,00 1.072,50 1.333,80 1.615,54
Piauí 1.045 - 1.538 1.111,07 1.045,00 1.095,80 1.269,55 1.537,72
Alagoas 1.070 - 1.363 1.087,00 1.070,00 1.070,00 1.125,00 1.362,63


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador bilíngüe (telefonia)

Operadores de telefonia devem:

  • operar equipamentos;
  • comunicar-se;
  • monitorar atendimentos;
  • atender o cliente;
  • cadastrar informações;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • prestar serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • treinar funcionários;
  • fornecer informações;

  • Atividades

    • programar pabx;
    • demonstrar entusiasmo;
    • localizar pessoas;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • redigir ordens de serviço;
    • demonstrar agilidade;
    • operar pabx;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • elaborar revezamento;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • acompanhar ligação;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • informar números de telefones internos;
    • informar ramais;
    • retransmitir mensagens;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • transmitir recados;
    • demonstrar segurança;
    • ler mensagem para cliente;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • adequar o tom de voz;
    • relatar informações de troca de turno;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • controlar frequência de funcionários;
    • ouvir o cliente;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • identificar tipo de chamada;
    • especificar atendimentos diários;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • acessar códigos;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • informar alteração de número telefônico;
    • demonstrar imparcialidade;
    • orientar trajeto do motorista;
    • dominar o idioma inglês;
    • falar formalmente;
    • atualizar cadastro;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • demonstrar objetividade;
    • digitar mensagem;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • registrar reclamações de trote;
    • participar de cursos específicos;
    • pronunciar-se claramente;
    • consultar terminal de informações;
    • identificar origem da chamada;
    • identificar necessidades do cliente;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • trocar senha do cliente;
    • monitorar tempo de pausa;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • enviar mensagens;
    • informar tarifas;
    • demonstrar prontidão;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • anotar recados;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • simular situações reais;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • demonstrar pontualidade;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • registrar pendências de informações;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • interceptar ligações;
    • consultar código de grupo;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • programar mensagem;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • demonstrar autocontrole;
    • preencher boleto de tarifa;
    • retornar contato com cliente;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • cadastrar números de telefones;
    • demonstrar cordialidade;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • bloquear ligações;
    • gravar informações;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • manter sigilo;
    • identificar pontos de melhoria;
    • demonstrar paciência;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • fazer monitoria ativa;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • documentar serviços prestados;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • propor medidas corretivas;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • digitar teclados;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • sugerir agenda de folgas;
    • atualizar código de grupo;
    • preencher bilhete;
    • informar fuso-horário;
    • acionar despertador automático;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • informar horário de atendimento;
    • enviar correio eletrônico;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • lançar ligações manualmente;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • saudar o cliente;
    • transmitir informações corretamente;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • elaborar relatórios mensais;


    Setores que mais contratam Operador bilíngüe (telefonia) no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Planos de saúde




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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