Salário para o cargo de Operador de centro telefônico
CBO 4222-05 > Operadores de telefonia

Operador de centro telefônico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Operador de centro telefônico

Um Operador de centro telefônico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.139,08 e R$ 2.176,12, com a média salarial de R$ 1.346,79 e o salário mediana em R$ 1.275,60 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de centro telefônico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.346,79 16.161,53 336,70 7,49
1º Quartil 1.139,08 13.668,93 284,77 6,34
Salário Mediana 1.275,60 15.307,20 318,90 7,10
3º Quartil 1.659,61 19.915,27 414,90 9,23
Teto Salarial 2.176,12 26.113,50 544,03 12,11


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.074 - 2.698 1.517,02 1.074,46 1.390,00 2.227,26 2.697,72
Belo Horizonte - MG 1.104 - 2.282 1.457,94 1.103,90 1.413,36 1.884,19 2.282,19
Curitiba - PR 1.131 - 1.868 1.291,03 1.130,52 1.193,00 1.542,59 1.868,44
Florianópolis - SC 1.177 - 1.951 1.434,35 1.177,23 1.496,00 1.610,84 1.951,09
Salvador - BA 1.094 - 1.870 1.272,31 1.093,62 1.229,01 1.544,09 1.870,24
São Jose - SC 1.228 - 1.861 1.439,07 1.227,58 1.499,01 1.536,36 1.860,88
Brasília - DF 1.041 - 1.983 1.258,54 1.041,04 1.184,45 1.637,49 1.983,38
Rio de Janeiro - RJ 1.200 - 2.296 1.476,40 1.199,64 1.389,10 1.895,28 2.295,62
Porto Alegre - RS 1.061 - 1.914 1.229,18 1.061,40 1.116,37 1.580,07 1.913,83
Goiânia - GO 1.143 - 1.757 1.286,55 1.142,93 1.290,77 1.450,97 1.757,46
Barueri - SP 1.241 - 1.873 1.426,73 1.241,29 1.496,00 1.546,75 1.873,47
Londrina - PR 1.188 - 2.276 1.512,24 1.188,43 1.496,00 1.879,00 2.275,91
Lauro de Freitas - BA 1.118 - 1.593 1.203,07 1.117,95 1.191,21 1.314,85 1.592,58
Joinville - SC 1.147 - 1.736 1.259,35 1.146,75 1.229,01 1.433,28 1.736,04
Recife - PE 1.056 - 1.529 1.114,59 1.055,90 1.071,93 1.262,22 1.528,83
Fortaleza - CE 1.052 - 1.606 1.151,24 1.052,06 1.111,49 1.326,24 1.606,38
São José dos Campos - SP 1.045 - 1.975 1.239,84 1.045,00 1.100,00 1.630,81 1.975,29
Bauru - SP 1.215 - 1.780 1.340,27 1.215,33 1.338,15 1.469,51 1.779,91
Teresina - PI 1.045 - 1.485 1.113,23 1.045,00 1.082,86 1.226,35 1.485,39
São José do Rio Preto - SP 1.189 - 2.168 1.436,44 1.188,57 1.386,00 1.790,24 2.168,40


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.127 - 2.413 1.479,02 1.127,41 1.411,18 1.992,30 2.413,13
Santa Catarina 1.173 - 1.959 1.409,70 1.172,98 1.496,00 1.617,33 1.958,96
Paraná 1.111 - 2.024 1.344,46 1.110,95 1.299,56 1.670,79 2.023,71
Minas Gerais 1.075 - 2.210 1.394,04 1.075,47 1.361,53 1.824,48 2.209,86
Bahia 1.084 - 1.784 1.235,39 1.083,84 1.191,21 1.472,96 1.784,09
Rio Grande do Sul 1.059 - 1.989 1.273,79 1.059,40 1.204,98 1.641,91 1.988,73
Rio de Janeiro 1.164 - 2.213 1.441,27 1.164,43 1.378,32 1.827,43 2.213,44
Goiás 1.107 - 1.752 1.263,35 1.107,35 1.248,00 1.446,28 1.751,78
Distrito Federal 1.041 - 1.983 1.258,54 1.041,04 1.184,45 1.637,49 1.983,38
Pernambuco 1.054 - 1.569 1.124,21 1.054,15 1.071,93 1.295,60 1.569,27
Ceará 1.047 - 1.611 1.148,15 1.047,36 1.111,49 1.330,34 1.611,35
Mato Grosso 1.047 - 1.822 1.195,23 1.046,98 1.100,00 1.504,53 1.822,33
Espírito Santo 1.091 - 1.907 1.284,56 1.091,19 1.208,75 1.574,53 1.907,12
Piauí 1.045 - 1.481 1.112,80 1.045,00 1.082,86 1.222,43 1.480,64
Rio Grande do Norte 1.042 - 2.042 1.281,50 1.042,17 1.150,00 1.685,77 2.041,86
Pará 1.049 - 2.042 1.279,34 1.049,04 1.174,00 1.685,56 2.041,60
Maranhão 1.050 - 1.538 1.136,03 1.050,49 1.081,60 1.269,69 1.537,89
Alagoas 1.045 - 1.511 1.102,56 1.045,00 1.047,96 1.247,27 1.510,73
Paraíba 1.037 - 1.870 1.184,92 1.036,84 1.061,60 1.543,83 1.869,94
Mato Grosso do Sul 1.079 - 1.678 1.206,51 1.078,74 1.180,00 1.385,50 1.678,16
Amazonas 1.079 - 1.707 1.219,98 1.078,67 1.180,67 1.409,39 1.707,10
Sergipe 1.057 - 1.486 1.136,41 1.056,84 1.147,98 1.226,55 1.485,63
Rondônia 1.078 - 1.719 1.205,33 1.077,61 1.154,50 1.419,22 1.719,00
Acre 1.212 - 1.658 1.317,56 1.212,30 1.341,00 1.369,00 1.658,17
Amapá 1.087 - 1.840 1.386,31 1.086,76 1.495,16 1.518,92 1.839,76
Tocantins 1.061 - 1.588 1.152,37 1.061,46 1.134,01 1.310,99 1.587,91
Roraima 1.045 - 1.385 1.073,48 1.045,00 1.059,00 1.143,76 1.385,36


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de centro telefônico

Operadores de telefonia devem:

  • fornecer informações;
  • operar equipamentos;
  • treinar funcionários;
  • cadastrar informações;
  • prestar serviços;
  • comunicar-se;
  • monitorar atendimentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • atender o cliente;

  • Atividades

    • orientar trajeto do motorista;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • elaborar revezamento;
    • dominar o idioma inglês;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • registrar pendências de informações;
    • enviar mensagens;
    • ler mensagem para cliente;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • atualizar cadastro;
    • gravar informações;
    • ouvir o cliente;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • demonstrar paciência;
    • bloquear ligações;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • demonstrar autocontrole;
    • identificar origem da chamada;
    • preencher boleto de tarifa;
    • interceptar ligações;
    • sugerir agenda de folgas;
    • participar de cursos específicos;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • informar alteração de número telefônico;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • simular situações reais;
    • acompanhar ligação;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • acessar códigos;
    • demonstrar segurança;
    • atualizar código de grupo;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • demonstrar cordialidade;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • relatar informações de troca de turno;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • informar fuso-horário;
    • enviar correio eletrônico;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • fazer monitoria ativa;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • transmitir informações corretamente;
    • demonstrar pontualidade;
    • identificar tipo de chamada;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • demonstrar imparcialidade;
    • especificar atendimentos diários;
    • adequar o tom de voz;
    • anotar recados;
    • manter sigilo;
    • controlar frequência de funcionários;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • pronunciar-se claramente;
    • retransmitir mensagens;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • informar tarifas;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • informar números de telefones internos;
    • elaborar relatórios mensais;
    • cadastrar números de telefones;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • propor medidas corretivas;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • trocar senha do cliente;
    • consultar código de grupo;
    • digitar mensagem;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • demonstrar objetividade;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • localizar pessoas;
    • demonstrar agilidade;
    • programar mensagem;
    • transmitir recados;
    • informar horário de atendimento;
    • informar ramais;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • identificar pontos de melhoria;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • redigir ordens de serviço;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • preencher bilhete;
    • demonstrar prontidão;
    • acionar despertador automático;
    • monitorar tempo de pausa;
    • retornar contato com cliente;
    • demonstrar entusiasmo;
    • lançar ligações manualmente;
    • registrar reclamações de trote;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • consultar terminal de informações;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • digitar teclados;
    • documentar serviços prestados;
    • operar pabx;
    • programar pabx;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • saudar o cliente;
    • falar formalmente;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • identificar necessidades do cliente;


    Setores que mais contratam Operador de centro telefônico no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de teleatendimento
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Outras obras de acabamento da construção




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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