Salário para o cargo de Operador de centro telefônico
CBO 4222-05 > Operadores de telefonia

Operador de centro telefônico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Operador de centro telefônico

Um Operador de centro telefônico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.075,49 e R$ 2.268,08, com a média salarial de R$ 1.346,79 e o salário mediana em R$ 1.275,60 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de centro telefônico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.346,79 16.161,53 336,70 7,49
1º Quartil 1.075,49 12.905,84 268,87 5,98
Salário Mediana 1.275,60 15.307,20 318,90 7,10
3º Quartil 1.729,73 20.756,81 432,43 9,62
Teto Salarial 2.268,08 27.216,95 567,02 12,62


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.074 - 2.698 1.517,02 1.074,46 1.390,00 2.227,26 2.697,72
Belo Horizonte - MG 1.104 - 2.282 1.457,94 1.103,90 1.413,36 1.884,19 2.282,19
Curitiba - PR 1.131 - 1.868 1.291,03 1.130,52 1.193,00 1.542,59 1.868,44
Florianópolis - SC 1.177 - 1.951 1.434,35 1.177,23 1.496,00 1.610,84 1.951,09
Salvador - BA 1.094 - 1.870 1.272,31 1.093,62 1.229,01 1.544,09 1.870,24
São Jose - SC 1.228 - 1.861 1.439,07 1.227,58 1.499,01 1.536,36 1.860,88
Brasília - DF 1.041 - 1.983 1.258,54 1.041,04 1.184,45 1.637,49 1.983,38
Rio de Janeiro - RJ 1.200 - 2.296 1.476,40 1.199,64 1.389,10 1.895,28 2.295,62
Porto Alegre - RS 1.061 - 1.914 1.229,18 1.061,40 1.116,37 1.580,07 1.913,83
Goiânia - GO 1.143 - 1.757 1.286,55 1.142,93 1.290,77 1.450,97 1.757,46
Barueri - SP 1.241 - 1.873 1.426,73 1.241,29 1.496,00 1.546,75 1.873,47
Londrina - PR 1.188 - 2.276 1.512,24 1.188,43 1.496,00 1.879,00 2.275,91
Lauro de Freitas - BA 1.118 - 1.593 1.203,07 1.117,95 1.191,21 1.314,85 1.592,58
Joinville - SC 1.147 - 1.736 1.259,35 1.146,75 1.229,01 1.433,28 1.736,04
Recife - PE 1.056 - 1.529 1.114,59 1.055,90 1.071,93 1.262,22 1.528,83
Fortaleza - CE 1.052 - 1.606 1.151,24 1.052,06 1.111,49 1.326,24 1.606,38
São José dos Campos - SP 1.045 - 1.975 1.239,84 1.045,00 1.100,00 1.630,81 1.975,29
Bauru - SP 1.215 - 1.780 1.340,27 1.215,33 1.338,15 1.469,51 1.779,91
Teresina - PI 1.045 - 1.485 1.113,23 1.045,00 1.082,86 1.226,35 1.485,39
São José do Rio Preto - SP 1.189 - 2.168 1.436,44 1.188,57 1.386,00 1.790,24 2.168,40


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.127 - 2.413 1.479,02 1.127,41 1.411,18 1.992,30 2.413,13
Santa Catarina 1.173 - 1.959 1.409,70 1.172,98 1.496,00 1.617,33 1.958,96
Paraná 1.111 - 2.024 1.344,46 1.110,95 1.299,56 1.670,79 2.023,71
Minas Gerais 1.075 - 2.210 1.394,04 1.075,47 1.361,53 1.824,48 2.209,86
Bahia 1.084 - 1.784 1.235,39 1.083,84 1.191,21 1.472,96 1.784,09
Rio Grande do Sul 1.059 - 1.989 1.273,79 1.059,40 1.204,98 1.641,91 1.988,73
Rio de Janeiro 1.164 - 2.213 1.441,27 1.164,43 1.378,32 1.827,43 2.213,44
Goiás 1.107 - 1.752 1.263,35 1.107,35 1.248,00 1.446,28 1.751,78
Distrito Federal 1.041 - 1.983 1.258,54 1.041,04 1.184,45 1.637,49 1.983,38
Pernambuco 1.054 - 1.569 1.124,21 1.054,15 1.071,93 1.295,60 1.569,27
Ceará 1.047 - 1.611 1.148,15 1.047,36 1.111,49 1.330,34 1.611,35
Mato Grosso 1.047 - 1.822 1.195,23 1.046,98 1.100,00 1.504,53 1.822,33
Espírito Santo 1.091 - 1.907 1.284,56 1.091,19 1.208,75 1.574,53 1.907,12
Piauí 1.045 - 1.481 1.112,80 1.045,00 1.082,86 1.222,43 1.480,64
Rio Grande do Norte 1.042 - 2.042 1.281,50 1.042,17 1.150,00 1.685,77 2.041,86
Pará 1.049 - 2.042 1.279,34 1.049,04 1.174,00 1.685,56 2.041,60
Maranhão 1.050 - 1.538 1.136,03 1.050,49 1.081,60 1.269,69 1.537,89
Alagoas 1.045 - 1.511 1.102,56 1.045,00 1.047,96 1.247,27 1.510,73
Mato Grosso do Sul 1.079 - 1.678 1.206,51 1.078,74 1.180,00 1.385,50 1.678,16
Paraíba 1.037 - 1.870 1.184,92 1.036,84 1.061,60 1.543,83 1.869,94
Amazonas 1.079 - 1.707 1.219,98 1.078,67 1.180,67 1.409,39 1.707,10
Sergipe 1.057 - 1.486 1.136,41 1.056,84 1.147,98 1.226,55 1.485,63
Rondônia 1.078 - 1.719 1.205,33 1.077,61 1.154,50 1.419,22 1.719,00
Acre 1.212 - 1.658 1.317,56 1.212,30 1.341,00 1.369,00 1.658,17
Amapá 1.087 - 1.840 1.386,31 1.086,76 1.495,16 1.518,92 1.839,76
Tocantins 1.061 - 1.588 1.152,37 1.061,46 1.134,01 1.310,99 1.587,91
Roraima 1.045 - 1.385 1.073,48 1.045,00 1.059,00 1.143,76 1.385,36


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de centro telefônico

Operadores de telefonia devem:

  • operar equipamentos;
  • atender o cliente;
  • monitorar atendimentos;
  • fornecer informações;
  • cadastrar informações;
  • prestar serviços;
  • treinar funcionários;
  • comunicar-se;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • saudar o cliente;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • transmitir informações corretamente;
    • documentar serviços prestados;
    • preencher boleto de tarifa;
    • demonstrar pontualidade;
    • demonstrar entusiasmo;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • consultar terminal de informações;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • gravar informações;
    • orientar trajeto do motorista;
    • simular situações reais;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • relatar informações de troca de turno;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • registrar reclamações de trote;
    • sugerir agenda de folgas;
    • lançar ligações manualmente;
    • dominar o idioma inglês;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • falar formalmente;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • ler mensagem para cliente;
    • identificar origem da chamada;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • demonstrar cordialidade;
    • operar pabx;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • transmitir recados;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • informar números de telefones internos;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • redigir ordens de serviço;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • informar tarifas;
    • informar alteração de número telefônico;
    • informar fuso-horário;
    • fazer monitoria ativa;
    • identificar tipo de chamada;
    • retransmitir mensagens;
    • ouvir o cliente;
    • programar pabx;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • identificar pontos de melhoria;
    • pronunciar-se claramente;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • digitar mensagem;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • atualizar cadastro;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • localizar pessoas;
    • demonstrar segurança;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • elaborar revezamento;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • consultar código de grupo;
    • acessar códigos;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • enviar correio eletrônico;
    • anotar recados;
    • participar de cursos específicos;
    • demonstrar paciência;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • acionar despertador automático;
    • demonstrar agilidade;
    • adequar o tom de voz;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • trocar senha do cliente;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • demonstrar imparcialidade;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • informar horário de atendimento;
    • demonstrar prontidão;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • acompanhar ligação;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • preencher bilhete;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • interceptar ligações;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • cadastrar números de telefones;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • programar mensagem;
    • bloquear ligações;
    • informar ramais;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • especificar atendimentos diários;
    • enviar mensagens;
    • demonstrar objetividade;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • identificar necessidades do cliente;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • retornar contato com cliente;
    • registrar pendências de informações;
    • atualizar código de grupo;
    • propor medidas corretivas;
    • monitorar tempo de pausa;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • elaborar relatórios mensais;
    • digitar teclados;
    • demonstrar autocontrole;
    • manter sigilo;
    • controlar frequência de funcionários;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • informar endereços da empresa e filiais;


    Setores que mais contratam Operador de centro telefônico no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de teleatendimento
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Outras obras de acabamento da construção




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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