Salário para o cargo de Monitor de apoio ao teleatendimento
CBO 4222-15 > Operadores de telefonia

Monitor de apoio ao teleatendimento - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Monitor de apoio ao teleatendimento

Um Monitor de apoio ao teleatendimento trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.172,82 e R$ 2.784,58, com a média salarial de R$ 1.533,85 e o salário mediana em R$ 1.358,81 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Monitor de apoio ao teleatendimento

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.533,85 18.406,21 383,46 7,56
1º Quartil 1.172,82 14.073,81 293,20 5,78
Salário Mediana 1.358,81 16.305,72 339,70 6,70
3º Quartil 2.123,64 25.483,66 530,91 10,46
Teto Salarial 2.784,58 33.414,94 696,14 13,72


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.081 - 3.172 1.666,94 1.081,42 1.450,00 2.618,43 3.171,52
Curitiba - PR 1.110 - 2.353 1.438,54 1.109,67 1.331,34 1.942,31 2.352,58
Belo Horizonte - MG 1.063 - 1.847 1.234,67 1.062,62 1.169,73 1.524,62 1.846,66
Brasília - DF 1.045 - 2.697 1.540,89 1.045,00 1.381,28 2.227,02 2.697,44
Fortaleza - CE 1.060 - 2.021 1.338,08 1.059,80 1.287,49 1.668,90 2.021,43
Novo Hamburgo - RS 1.225 - 1.505 1.236,43 1.224,98 1.239,02 1.242,55 1.505,01
Rio de Janeiro - RJ 1.160 - 3.056 1.675,93 1.159,75 1.500,00 2.522,97 3.055,90
Recife - PE 1.160 - 2.252 1.418,55 1.159,72 1.240,00 1.859,37 2.252,12
Goiânia - GO 1.106 - 1.894 1.260,36 1.106,09 1.201,62 1.564,07 1.894,45
Ribeirão Preto - SP 1.296 - 4.308 1.938,93 1.296,38 1.462,00 3.556,39 4.307,60
Salvador - BA 1.057 - 2.109 1.303,56 1.056,85 1.147,00 1.741,09 2.108,86
Barueri - SP 1.305 - 2.457 1.571,70 1.305,41 1.439,00 2.028,59 2.457,08
Vitoria - ES 1.569 - 2.189 1.647,70 1.568,52 1.608,55 1.807,22 2.188,96
Porto Alegre - RS 1.208 - 3.936 1.933,03 1.207,54 1.460,00 3.250,00 3.936,50
Bauru - SP 1.404 - 2.233 1.647,69 1.403,90 1.687,67 1.843,69 2.233,14
São Bernardo do Campo - SP 1.103 - 2.261 1.353,67 1.103,40 1.177,10 1.866,52 2.260,78
Guarulhos - SP 1.144 - 2.862 1.547,55 1.143,82 1.302,21 2.362,75 2.861,83
Campinas - SP 1.099 - 2.594 1.529,63 1.099,06 1.305,37 2.141,65 2.594,03
Santo André - SP 1.142 - 1.706 1.231,95 1.142,48 1.188,57 1.408,18 1.705,63
Campo Grande - MS 1.066 - 1.940 1.224,45 1.066,24 1.140,03 1.602,03 1.940,42


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.100 - 3.084 1.640,73 1.100,06 1.446,24 2.545,79 3.083,54
Minas Gerais 1.061 - 2.672 1.427,50 1.060,54 1.217,51 2.206,33 2.672,37
Paraná 1.126 - 2.393 1.460,51 1.126,48 1.369,68 1.975,92 2.393,30
Rio Grande do Sul 1.203 - 2.404 1.439,36 1.203,49 1.239,02 1.984,82 2.404,08
Distrito Federal 1.045 - 2.697 1.540,89 1.045,00 1.381,28 2.227,02 2.697,44
Santa Catarina 1.118 - 2.276 1.411,99 1.118,23 1.348,33 1.878,87 2.275,74
Ceará 1.066 - 2.013 1.340,46 1.066,04 1.287,49 1.661,93 2.012,98
Rio de Janeiro 1.167 - 2.870 1.627,41 1.167,43 1.477,09 2.369,31 2.869,78
Pernambuco 1.071 - 2.215 1.359,15 1.070,57 1.205,00 1.828,42 2.214,63
Goiás 1.095 - 2.023 1.284,83 1.095,22 1.203,23 1.669,81 2.022,52
Bahia 1.060 - 2.158 1.326,04 1.060,41 1.166,00 1.781,42 2.157,71
Espírito Santo 1.298 - 2.154 1.573,40 1.298,44 1.608,55 1.778,06 2.153,64
Mato Grosso do Sul 1.066 - 1.833 1.204,69 1.066,44 1.128,40 1.513,42 1.833,10
Paraíba 1.055 - 2.273 1.296,51 1.055,10 1.105,76 1.876,28 2.272,60
Mato Grosso 1.073 - 1.918 1.259,32 1.073,38 1.152,56 1.583,56 1.918,05
Pará 1.113 - 1.763 1.276,62 1.112,74 1.279,81 1.455,62 1.763,09
Amazonas 1.174 - 1.781 1.319,49 1.174,47 1.358,16 1.470,25 1.780,82
Rio Grande do Norte 1.055 - 2.110 1.348,37 1.055,28 1.266,10 1.741,94 2.109,89
Maranhão 1.152 - 2.309 1.417,50 1.151,79 1.251,82 1.906,70 2.309,45
Rondônia 1.045 - 1.761 1.189,54 1.045,00 1.128,00 1.454,15 1.761,31
Piauí 1.045 - 1.541 1.104,11 1.045,00 1.045,00 1.272,17 1.540,89
Sergipe 1.045 - 2.193 1.245,37 1.045,00 1.121,50 1.810,64 2.193,10
Tocantins 1.073 - 1.305 1.073,77 1.072,51 1.072,51 1.077,57 1.305,18
Alagoas 1.202 - 1.775 1.324,39 1.201,52 1.337,39 1.465,70 1.775,30


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Monitor de apoio ao teleatendimento

Operadores de telefonia devem:

  • prestar serviços;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • fornecer informações;
  • atender o cliente;
  • operar equipamentos;
  • monitorar atendimentos;
  • cadastrar informações;
  • treinar funcionários;

  • Atividades

    • falar formalmente;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • registrar reclamações de trote;
    • demonstrar autocontrole;
    • acompanhar ligação;
    • digitar mensagem;
    • atualizar cadastro;
    • elaborar revezamento;
    • demonstrar agilidade;
    • localizar pessoas;
    • fazer monitoria ativa;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • transmitir informações corretamente;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • elaborar relatórios mensais;
    • lançar ligações manualmente;
    • informar ramais;
    • demonstrar segurança;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • demonstrar entusiasmo;
    • preencher boleto de tarifa;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • saudar o cliente;
    • orientar trajeto do motorista;
    • transmitir recados;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • especificar atendimentos diários;
    • interceptar ligações;
    • adequar o tom de voz;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • identificar pontos de melhoria;
    • ler mensagem para cliente;
    • programar pabx;
    • informar números de telefones internos;
    • identificar necessidades do cliente;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • demonstrar cordialidade;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • simular situações reais;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • retornar contato com cliente;
    • relatar informações de troca de turno;
    • manter sigilo;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • enviar correio eletrônico;
    • informar tarifas;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • consultar código de grupo;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • redigir ordens de serviço;
    • enviar mensagens;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • demonstrar prontidão;
    • digitar teclados;
    • demonstrar paciência;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • anotar recados;
    • cadastrar números de telefones;
    • gravar informações;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • registrar pendências de informações;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • dominar o idioma inglês;
    • demonstrar objetividade;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • participar de cursos específicos;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • consultar terminal de informações;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • atualizar código de grupo;
    • monitorar tempo de pausa;
    • informar horário de atendimento;
    • ouvir o cliente;
    • operar pabx;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • informar fuso-horário;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • documentar serviços prestados;
    • pronunciar-se claramente;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • acionar despertador automático;
    • demonstrar pontualidade;
    • controlar frequência de funcionários;
    • preencher bilhete;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • demonstrar imparcialidade;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • identificar origem da chamada;
    • retransmitir mensagens;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • bloquear ligações;
    • trocar senha do cliente;
    • acessar códigos;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • sugerir agenda de folgas;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • programar mensagem;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • informar alteração de número telefônico;
    • propor medidas corretivas;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • identificar tipo de chamada;


    Setores que mais contratam Monitor de apoio ao teleatendimento no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Atividades de vigilância e segurança privada




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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