Salário para o cargo de Monitor de apoio ao teleatendimento
CBO 4222-15 > Operadores de telefonia

Monitor de apoio ao teleatendimento - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Monitor de apoio ao teleatendimento

Um Monitor de apoio ao teleatendimento trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.087,83 e R$ 3.023,71, com a média salarial de R$ 1.533,85 e o salário mediana em R$ 1.358,81 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Monitor de apoio ao teleatendimento

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.533,85 18.406,21 383,46 7,56
1º Quartil 1.087,83 13.053,99 271,96 5,36
Salário Mediana 1.358,81 16.305,72 339,70 6,70
3º Quartil 2.306,01 27.672,11 576,50 11,36
Teto Salarial 3.023,71 36.284,50 755,93 14,90


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.081 - 3.172 1.666,94 1.081,42 1.450,00 2.618,43 3.171,52
Curitiba - PR 1.110 - 2.353 1.438,54 1.109,67 1.331,34 1.942,31 2.352,58
Belo Horizonte - MG 1.063 - 1.847 1.234,67 1.062,62 1.169,73 1.524,62 1.846,66
Brasília - DF 1.045 - 2.697 1.540,89 1.045,00 1.381,28 2.227,02 2.697,44
Fortaleza - CE 1.060 - 2.021 1.338,08 1.059,80 1.287,49 1.668,90 2.021,43
Novo Hamburgo - RS 1.225 - 1.505 1.236,43 1.224,98 1.239,02 1.242,55 1.505,01
Rio de Janeiro - RJ 1.160 - 3.056 1.675,93 1.159,75 1.500,00 2.522,97 3.055,90
Recife - PE 1.160 - 2.252 1.418,55 1.159,72 1.240,00 1.859,37 2.252,12
Goiânia - GO 1.106 - 1.894 1.260,36 1.106,09 1.201,62 1.564,07 1.894,45
Ribeirão Preto - SP 1.296 - 4.308 1.938,93 1.296,38 1.462,00 3.556,39 4.307,60
Salvador - BA 1.057 - 2.109 1.303,56 1.056,85 1.147,00 1.741,09 2.108,86
Barueri - SP 1.305 - 2.457 1.571,70 1.305,41 1.439,00 2.028,59 2.457,08
Vitoria - ES 1.569 - 2.189 1.647,70 1.568,52 1.608,55 1.807,22 2.188,96
Porto Alegre - RS 1.208 - 3.936 1.933,03 1.207,54 1.460,00 3.250,00 3.936,50
Bauru - SP 1.404 - 2.233 1.647,69 1.403,90 1.687,67 1.843,69 2.233,14
São Bernardo do Campo - SP 1.103 - 2.261 1.353,67 1.103,40 1.177,10 1.866,52 2.260,78
Guarulhos - SP 1.144 - 2.862 1.547,55 1.143,82 1.302,21 2.362,75 2.861,83
Campinas - SP 1.099 - 2.594 1.529,63 1.099,06 1.305,37 2.141,65 2.594,03
Santo André - SP 1.142 - 1.706 1.231,95 1.142,48 1.188,57 1.408,18 1.705,63
Campo Grande - MS 1.066 - 1.940 1.224,45 1.066,24 1.140,03 1.602,03 1.940,42


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.100 - 3.084 1.640,73 1.100,06 1.446,24 2.545,79 3.083,54
Minas Gerais 1.061 - 2.672 1.427,50 1.060,54 1.217,51 2.206,33 2.672,37
Paraná 1.126 - 2.393 1.460,51 1.126,48 1.369,68 1.975,92 2.393,30
Rio Grande do Sul 1.203 - 2.404 1.439,36 1.203,49 1.239,02 1.984,82 2.404,08
Distrito Federal 1.045 - 2.697 1.540,89 1.045,00 1.381,28 2.227,02 2.697,44
Santa Catarina 1.118 - 2.276 1.411,99 1.118,23 1.348,33 1.878,87 2.275,74
Ceará 1.066 - 2.013 1.340,46 1.066,04 1.287,49 1.661,93 2.012,98
Rio de Janeiro 1.167 - 2.870 1.627,41 1.167,43 1.477,09 2.369,31 2.869,78
Pernambuco 1.071 - 2.215 1.359,15 1.070,57 1.205,00 1.828,42 2.214,63
Goiás 1.095 - 2.023 1.284,83 1.095,22 1.203,23 1.669,81 2.022,52
Bahia 1.060 - 2.158 1.326,04 1.060,41 1.166,00 1.781,42 2.157,71
Espírito Santo 1.298 - 2.154 1.573,40 1.298,44 1.608,55 1.778,06 2.153,64
Mato Grosso do Sul 1.066 - 1.833 1.204,69 1.066,44 1.128,40 1.513,42 1.833,10
Paraíba 1.055 - 2.273 1.296,51 1.055,10 1.105,76 1.876,28 2.272,60
Mato Grosso 1.073 - 1.918 1.259,32 1.073,38 1.152,56 1.583,56 1.918,05
Pará 1.113 - 1.763 1.276,62 1.112,74 1.279,81 1.455,62 1.763,09
Amazonas 1.174 - 1.781 1.319,49 1.174,47 1.358,16 1.470,25 1.780,82
Rio Grande do Norte 1.055 - 2.110 1.348,37 1.055,28 1.266,10 1.741,94 2.109,89
Maranhão 1.152 - 2.309 1.417,50 1.151,79 1.251,82 1.906,70 2.309,45
Rondônia 1.045 - 1.761 1.189,54 1.045,00 1.128,00 1.454,15 1.761,31
Piauí 1.045 - 1.541 1.104,11 1.045,00 1.045,00 1.272,17 1.540,89
Sergipe 1.045 - 2.193 1.245,37 1.045,00 1.121,50 1.810,64 2.193,10
Tocantins 1.073 - 1.305 1.073,77 1.072,51 1.072,51 1.077,57 1.305,18
Alagoas 1.202 - 1.775 1.324,39 1.201,52 1.337,39 1.465,70 1.775,30


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Monitor de apoio ao teleatendimento

Operadores de telefonia devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços;
  • operar equipamentos;
  • monitorar atendimentos;
  • treinar funcionários;
  • comunicar-se;
  • fornecer informações;
  • cadastrar informações;
  • atender o cliente;
  • elaborar escalas de trabalho;

  • Atividades

    • redigir ordens de serviço;
    • demonstrar prontidão;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • informar números de telefones internos;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • orientar trajeto do motorista;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • identificar necessidades do cliente;
    • relatar informações de troca de turno;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • anotar recados;
    • enviar mensagens;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • informar tarifas;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • trocar senha do cliente;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • ler mensagem para cliente;
    • registrar reclamações de trote;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • informar alteração de número telefônico;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • retornar contato com cliente;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • preencher bilhete;
    • manter sigilo;
    • monitorar tempo de pausa;
    • localizar pessoas;
    • demonstrar paciência;
    • registrar pendências de informações;
    • cadastrar números de telefones;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • ouvir o cliente;
    • identificar pontos de melhoria;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • demonstrar objetividade;
    • demonstrar autocontrole;
    • acessar códigos;
    • demonstrar pontualidade;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • acompanhar ligação;
    • informar horário de atendimento;
    • identificar tipo de chamada;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • programar mensagem;
    • elaborar revezamento;
    • demonstrar imparcialidade;
    • atualizar código de grupo;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • falar formalmente;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • elaborar relatórios mensais;
    • digitar teclados;
    • saudar o cliente;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • lançar ligações manualmente;
    • demonstrar agilidade;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • sugerir agenda de folgas;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • demonstrar cordialidade;
    • especificar atendimentos diários;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • retransmitir mensagens;
    • acionar despertador automático;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • fazer monitoria ativa;
    • informar fuso-horário;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • programar pabx;
    • demonstrar entusiasmo;
    • participar de cursos específicos;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • transmitir recados;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • identificar origem da chamada;
    • bloquear ligações;
    • interceptar ligações;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • atualizar cadastro;
    • consultar código de grupo;
    • informar ramais;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • gravar informações;
    • simular situações reais;
    • demonstrar segurança;
    • controlar frequência de funcionários;
    • enviar correio eletrônico;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • adequar o tom de voz;
    • consultar terminal de informações;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • documentar serviços prestados;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • digitar mensagem;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • transmitir informações corretamente;
    • operar pabx;
    • dominar o idioma inglês;
    • preencher boleto de tarifa;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • pronunciar-se claramente;
    • propor medidas corretivas;


    Setores que mais contratam Monitor de apoio ao teleatendimento no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Atividades de vigilância e segurança privada




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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