Salário para o cargo de Operador de pabx
CBO 4222-05 > Operadores de telefonia

Operador de pabx - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Operador de pabx

Um Operador de pabx trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.139,08 e R$ 2.176,12, com a média salarial de R$ 1.346,79 e o salário mediana em R$ 1.275,60 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de pabx

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.346,79 16.161,53 336,70 7,49
1º Quartil 1.139,08 13.668,93 284,77 6,34
Salário Mediana 1.275,60 15.307,20 318,90 7,10
3º Quartil 1.659,61 19.915,27 414,90 9,23
Teto Salarial 2.176,12 26.113,50 544,03 12,11


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.074 - 2.698 1.517,02 1.074,46 1.390,00 2.227,26 2.697,72
Belo Horizonte - MG 1.104 - 2.282 1.457,94 1.103,90 1.413,36 1.884,19 2.282,19
Curitiba - PR 1.131 - 1.868 1.291,03 1.130,52 1.193,00 1.542,59 1.868,44
Florianópolis - SC 1.177 - 1.951 1.434,35 1.177,23 1.496,00 1.610,84 1.951,09
Salvador - BA 1.094 - 1.870 1.272,31 1.093,62 1.229,01 1.544,09 1.870,24
São Jose - SC 1.228 - 1.861 1.439,07 1.227,58 1.499,01 1.536,36 1.860,88
Brasília - DF 1.041 - 1.983 1.258,54 1.041,04 1.184,45 1.637,49 1.983,38
Rio de Janeiro - RJ 1.200 - 2.296 1.476,40 1.199,64 1.389,10 1.895,28 2.295,62
Porto Alegre - RS 1.061 - 1.914 1.229,18 1.061,40 1.116,37 1.580,07 1.913,83
Goiânia - GO 1.143 - 1.757 1.286,55 1.142,93 1.290,77 1.450,97 1.757,46
Barueri - SP 1.241 - 1.873 1.426,73 1.241,29 1.496,00 1.546,75 1.873,47
Londrina - PR 1.188 - 2.276 1.512,24 1.188,43 1.496,00 1.879,00 2.275,91
Lauro de Freitas - BA 1.118 - 1.593 1.203,07 1.117,95 1.191,21 1.314,85 1.592,58
Joinville - SC 1.147 - 1.736 1.259,35 1.146,75 1.229,01 1.433,28 1.736,04
Recife - PE 1.056 - 1.529 1.114,59 1.055,90 1.071,93 1.262,22 1.528,83
Fortaleza - CE 1.052 - 1.606 1.151,24 1.052,06 1.111,49 1.326,24 1.606,38
São José dos Campos - SP 1.045 - 1.975 1.239,84 1.045,00 1.100,00 1.630,81 1.975,29
Bauru - SP 1.215 - 1.780 1.340,27 1.215,33 1.338,15 1.469,51 1.779,91
Teresina - PI 1.045 - 1.485 1.113,23 1.045,00 1.082,86 1.226,35 1.485,39
São José do Rio Preto - SP 1.189 - 2.168 1.436,44 1.188,57 1.386,00 1.790,24 2.168,40


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.127 - 2.413 1.479,02 1.127,41 1.411,18 1.992,30 2.413,13
Santa Catarina 1.173 - 1.959 1.409,70 1.172,98 1.496,00 1.617,33 1.958,96
Paraná 1.111 - 2.024 1.344,46 1.110,95 1.299,56 1.670,79 2.023,71
Minas Gerais 1.075 - 2.210 1.394,04 1.075,47 1.361,53 1.824,48 2.209,86
Bahia 1.084 - 1.784 1.235,39 1.083,84 1.191,21 1.472,96 1.784,09
Rio Grande do Sul 1.059 - 1.989 1.273,79 1.059,40 1.204,98 1.641,91 1.988,73
Rio de Janeiro 1.164 - 2.213 1.441,27 1.164,43 1.378,32 1.827,43 2.213,44
Goiás 1.107 - 1.752 1.263,35 1.107,35 1.248,00 1.446,28 1.751,78
Distrito Federal 1.041 - 1.983 1.258,54 1.041,04 1.184,45 1.637,49 1.983,38
Pernambuco 1.054 - 1.569 1.124,21 1.054,15 1.071,93 1.295,60 1.569,27
Ceará 1.047 - 1.611 1.148,15 1.047,36 1.111,49 1.330,34 1.611,35
Mato Grosso 1.047 - 1.822 1.195,23 1.046,98 1.100,00 1.504,53 1.822,33
Espírito Santo 1.091 - 1.907 1.284,56 1.091,19 1.208,75 1.574,53 1.907,12
Piauí 1.045 - 1.481 1.112,80 1.045,00 1.082,86 1.222,43 1.480,64
Rio Grande do Norte 1.042 - 2.042 1.281,50 1.042,17 1.150,00 1.685,77 2.041,86
Pará 1.049 - 2.042 1.279,34 1.049,04 1.174,00 1.685,56 2.041,60
Maranhão 1.050 - 1.538 1.136,03 1.050,49 1.081,60 1.269,69 1.537,89
Alagoas 1.045 - 1.511 1.102,56 1.045,00 1.047,96 1.247,27 1.510,73
Paraíba 1.037 - 1.870 1.184,92 1.036,84 1.061,60 1.543,83 1.869,94
Mato Grosso do Sul 1.079 - 1.678 1.206,51 1.078,74 1.180,00 1.385,50 1.678,16
Amazonas 1.079 - 1.707 1.219,98 1.078,67 1.180,67 1.409,39 1.707,10
Sergipe 1.057 - 1.486 1.136,41 1.056,84 1.147,98 1.226,55 1.485,63
Rondônia 1.078 - 1.719 1.205,33 1.077,61 1.154,50 1.419,22 1.719,00
Acre 1.212 - 1.658 1.317,56 1.212,30 1.341,00 1.369,00 1.658,17
Amapá 1.087 - 1.840 1.386,31 1.086,76 1.495,16 1.518,92 1.839,76
Tocantins 1.061 - 1.588 1.152,37 1.061,46 1.134,01 1.310,99 1.587,91
Roraima 1.045 - 1.385 1.073,48 1.045,00 1.059,00 1.143,76 1.385,36


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de pabx

Operadores de telefonia devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • fornecer informações;
  • monitorar atendimentos;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • prestar serviços;
  • atender o cliente;
  • treinar funcionários;
  • cadastrar informações;
  • operar equipamentos;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • monitorar tempo de atendimento;
    • demonstrar pontualidade;
    • documentar serviços prestados;
    • atualizar cadastro;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • retransmitir mensagens;
    • informar números de telefones internos;
    • consultar terminal de informações;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • demonstrar autocontrole;
    • demonstrar prontidão;
    • preencher bilhete;
    • simular situações reais;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • pronunciar-se claramente;
    • identificar necessidades do cliente;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • informar alteração de número telefônico;
    • lançar ligações manualmente;
    • enviar correio eletrônico;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • manter sigilo;
    • demonstrar agilidade;
    • informar horário de atendimento;
    • especificar atendimentos diários;
    • fazer monitoria ativa;
    • digitar mensagem;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • orientar trajeto do motorista;
    • elaborar revezamento;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • elaborar relatórios mensais;
    • controlar frequência de funcionários;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • informar fuso-horário;
    • demonstrar cordialidade;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • informar tarifas;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • propor medidas corretivas;
    • sugerir agenda de folgas;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • acompanhar ligação;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • programar pabx;
    • informar ramais;
    • operar pabx;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • redigir ordens de serviço;
    • ler mensagem para cliente;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • monitorar tempo de pausa;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • retornar contato com cliente;
    • atualizar código de grupo;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • acessar códigos;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • interceptar ligações;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • dominar o idioma inglês;
    • demonstrar imparcialidade;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • participar de cursos específicos;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • saudar o cliente;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • identificar pontos de melhoria;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • consultar código de grupo;
    • acionar despertador automático;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • digitar teclados;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • relatar informações de troca de turno;
    • demonstrar entusiasmo;
    • transmitir informações corretamente;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • gravar informações;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • enviar mensagens;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • ouvir o cliente;
    • trocar senha do cliente;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • falar formalmente;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • bloquear ligações;
    • identificar origem da chamada;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • adequar o tom de voz;
    • cadastrar números de telefones;
    • anotar recados;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • identificar tipo de chamada;
    • localizar pessoas;
    • preencher boleto de tarifa;
    • registrar reclamações de trote;
    • transmitir recados;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • registrar pendências de informações;
    • programar mensagem;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • demonstrar objetividade;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar segurança;


    Setores que mais contratam Operador de pabx no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de teleatendimento
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Outras obras de acabamento da construção




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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