Salário para o cargo de Operador de pabx
CBO 4222-05 > Operadores de telefonia

Operador de pabx - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Operador de pabx

Um Operador de pabx trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.075,49 e R$ 2.268,08, com a média salarial de R$ 1.346,79 e o salário mediana em R$ 1.275,60 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de pabx

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.346,79 16.161,53 336,70 7,49
1º Quartil 1.075,49 12.905,84 268,87 5,98
Salário Mediana 1.275,60 15.307,20 318,90 7,10
3º Quartil 1.729,73 20.756,81 432,43 9,62
Teto Salarial 2.268,08 27.216,95 567,02 12,62


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.074 - 2.698 1.517,02 1.074,46 1.390,00 2.227,26 2.697,72
Belo Horizonte - MG 1.104 - 2.282 1.457,94 1.103,90 1.413,36 1.884,19 2.282,19
Curitiba - PR 1.131 - 1.868 1.291,03 1.130,52 1.193,00 1.542,59 1.868,44
Florianópolis - SC 1.177 - 1.951 1.434,35 1.177,23 1.496,00 1.610,84 1.951,09
Salvador - BA 1.094 - 1.870 1.272,31 1.093,62 1.229,01 1.544,09 1.870,24
São Jose - SC 1.228 - 1.861 1.439,07 1.227,58 1.499,01 1.536,36 1.860,88
Brasília - DF 1.041 - 1.983 1.258,54 1.041,04 1.184,45 1.637,49 1.983,38
Rio de Janeiro - RJ 1.200 - 2.296 1.476,40 1.199,64 1.389,10 1.895,28 2.295,62
Porto Alegre - RS 1.061 - 1.914 1.229,18 1.061,40 1.116,37 1.580,07 1.913,83
Goiânia - GO 1.143 - 1.757 1.286,55 1.142,93 1.290,77 1.450,97 1.757,46
Barueri - SP 1.241 - 1.873 1.426,73 1.241,29 1.496,00 1.546,75 1.873,47
Londrina - PR 1.188 - 2.276 1.512,24 1.188,43 1.496,00 1.879,00 2.275,91
Lauro de Freitas - BA 1.118 - 1.593 1.203,07 1.117,95 1.191,21 1.314,85 1.592,58
Joinville - SC 1.147 - 1.736 1.259,35 1.146,75 1.229,01 1.433,28 1.736,04
Recife - PE 1.056 - 1.529 1.114,59 1.055,90 1.071,93 1.262,22 1.528,83
Fortaleza - CE 1.052 - 1.606 1.151,24 1.052,06 1.111,49 1.326,24 1.606,38
São José dos Campos - SP 1.045 - 1.975 1.239,84 1.045,00 1.100,00 1.630,81 1.975,29
Bauru - SP 1.215 - 1.780 1.340,27 1.215,33 1.338,15 1.469,51 1.779,91
Teresina - PI 1.045 - 1.485 1.113,23 1.045,00 1.082,86 1.226,35 1.485,39
São José do Rio Preto - SP 1.189 - 2.168 1.436,44 1.188,57 1.386,00 1.790,24 2.168,40


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.127 - 2.413 1.479,02 1.127,41 1.411,18 1.992,30 2.413,13
Santa Catarina 1.173 - 1.959 1.409,70 1.172,98 1.496,00 1.617,33 1.958,96
Paraná 1.111 - 2.024 1.344,46 1.110,95 1.299,56 1.670,79 2.023,71
Minas Gerais 1.075 - 2.210 1.394,04 1.075,47 1.361,53 1.824,48 2.209,86
Bahia 1.084 - 1.784 1.235,39 1.083,84 1.191,21 1.472,96 1.784,09
Rio Grande do Sul 1.059 - 1.989 1.273,79 1.059,40 1.204,98 1.641,91 1.988,73
Rio de Janeiro 1.164 - 2.213 1.441,27 1.164,43 1.378,32 1.827,43 2.213,44
Goiás 1.107 - 1.752 1.263,35 1.107,35 1.248,00 1.446,28 1.751,78
Distrito Federal 1.041 - 1.983 1.258,54 1.041,04 1.184,45 1.637,49 1.983,38
Pernambuco 1.054 - 1.569 1.124,21 1.054,15 1.071,93 1.295,60 1.569,27
Ceará 1.047 - 1.611 1.148,15 1.047,36 1.111,49 1.330,34 1.611,35
Mato Grosso 1.047 - 1.822 1.195,23 1.046,98 1.100,00 1.504,53 1.822,33
Espírito Santo 1.091 - 1.907 1.284,56 1.091,19 1.208,75 1.574,53 1.907,12
Piauí 1.045 - 1.481 1.112,80 1.045,00 1.082,86 1.222,43 1.480,64
Rio Grande do Norte 1.042 - 2.042 1.281,50 1.042,17 1.150,00 1.685,77 2.041,86
Pará 1.049 - 2.042 1.279,34 1.049,04 1.174,00 1.685,56 2.041,60
Maranhão 1.050 - 1.538 1.136,03 1.050,49 1.081,60 1.269,69 1.537,89
Alagoas 1.045 - 1.511 1.102,56 1.045,00 1.047,96 1.247,27 1.510,73
Mato Grosso do Sul 1.079 - 1.678 1.206,51 1.078,74 1.180,00 1.385,50 1.678,16
Paraíba 1.037 - 1.870 1.184,92 1.036,84 1.061,60 1.543,83 1.869,94
Amazonas 1.079 - 1.707 1.219,98 1.078,67 1.180,67 1.409,39 1.707,10
Sergipe 1.057 - 1.486 1.136,41 1.056,84 1.147,98 1.226,55 1.485,63
Rondônia 1.078 - 1.719 1.205,33 1.077,61 1.154,50 1.419,22 1.719,00
Acre 1.212 - 1.658 1.317,56 1.212,30 1.341,00 1.369,00 1.658,17
Amapá 1.087 - 1.840 1.386,31 1.086,76 1.495,16 1.518,92 1.839,76
Tocantins 1.061 - 1.588 1.152,37 1.061,46 1.134,01 1.310,99 1.587,91
Roraima 1.045 - 1.385 1.073,48 1.045,00 1.059,00 1.143,76 1.385,36


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de pabx

Operadores de telefonia devem:

  • atender o cliente;
  • treinar funcionários;
  • demonstrar competências pessoais;
  • monitorar atendimentos;
  • fornecer informações;
  • operar equipamentos;
  • prestar serviços;
  • cadastrar informações;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • transmitir recados;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • simular situações reais;
    • preencher bilhete;
    • demonstrar segurança;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • registrar reclamações de trote;
    • participar de cursos específicos;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • demonstrar paciência;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • demonstrar cordialidade;
    • cadastrar números de telefones;
    • ler mensagem para cliente;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • ouvir o cliente;
    • identificar origem da chamada;
    • especificar atendimentos diários;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • informar tarifas;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • preencher boleto de tarifa;
    • adequar o tom de voz;
    • acionar despertador automático;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • manter sigilo;
    • demonstrar autocontrole;
    • identificar tipo de chamada;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • acompanhar ligação;
    • elaborar relatórios mensais;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • trocar senha do cliente;
    • elaborar revezamento;
    • orientar trajeto do motorista;
    • atualizar código de grupo;
    • demonstrar prontidão;
    • interceptar ligações;
    • bloquear ligações;
    • demonstrar pontualidade;
    • localizar pessoas;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • lançar ligações manualmente;
    • identificar necessidades do cliente;
    • digitar mensagem;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • programar mensagem;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • informar alteração de número telefônico;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • enviar mensagens;
    • relatar informações de troca de turno;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • enviar correio eletrônico;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • propor medidas corretivas;
    • retransmitir mensagens;
    • fazer monitoria ativa;
    • identificar pontos de melhoria;
    • demonstrar agilidade;
    • pronunciar-se claramente;
    • consultar terminal de informações;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • dominar o idioma inglês;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • consultar código de grupo;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • gravar informações;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • demonstrar objetividade;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • programar pabx;
    • monitorar tempo de pausa;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • operar pabx;
    • demonstrar entusiasmo;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • demonstrar imparcialidade;
    • transmitir informações corretamente;
    • controlar frequência de funcionários;
    • anotar recados;
    • digitar teclados;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • acessar códigos;
    • redigir ordens de serviço;
    • sugerir agenda de folgas;
    • retornar contato com cliente;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • saudar o cliente;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • informar ramais;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • informar números de telefones internos;
    • atualizar cadastro;
    • registrar pendências de informações;
    • informar fuso-horário;
    • informar horário de atendimento;
    • documentar serviços prestados;
    • falar formalmente;


    Setores que mais contratam Operador de pabx no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de teleatendimento
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Outras obras de acabamento da construção




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de albergue
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de albergue

    Salário para o cargo de Esteticista
    Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas

    Esteticista