Salário para o cargo de Gerente de departamento de vendas
CBO 1423-20 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de departamento de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de departamento de vendas

Um Gerente de departamento de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.664,30 e R$ 14.791,08, com a média salarial de R$ 5.100,03 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de departamento de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.100,03 61.200,40 1.275,01 23,89
1º Quartil 1.664,30 19.971,60 416,07 7,80
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,71
3º Quartil 11.280,31 135.363,69 2.820,08 52,84
Teto Salarial 14.791,08 177.492,93 3.697,77 69,28


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.110 - 27.859 9.958,58 2.110,21 6.823,19 23.000,69 27.859,12
Rio de Janeiro - RJ 1.431 - 17.959 5.582,95 1.430,61 2.640,72 14.827,36 17.959,34
Fortaleza - CE 1.158 - 6.548 2.539,65 1.157,92 1.713,63 5.405,89 6.547,78
Belo Horizonte - MG 1.291 - 10.168 3.582,15 1.290,61 2.200,00 8.394,90 10.168,15
Curitiba - PR 1.485 - 15.347 5.073,82 1.485,06 2.761,35 12.670,27 15.346,61
Barueri - SP 1.779 - 21.161 7.418,67 1.778,89 5.000,00 17.470,38 21.160,65
Brasília - DF 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Campinas - SP 1.450 - 18.649 6.141,29 1.449,71 3.184,00 15.396,52 18.648,73
Goiânia - GO 1.194 - 11.272 3.698,82 1.194,03 2.000,00 9.306,31 11.272,08
Porto Alegre - RS 1.386 - 12.724 4.324,70 1.385,59 2.500,00 10.505,26 12.724,29
Recife - PE 1.321 - 11.000 3.683,35 1.320,59 2.000,00 9.081,88 11.000,25
Uberlândia - MG 1.419 - 10.946 4.309,72 1.418,96 3.487,70 9.037,11 10.946,02
Salvador - BA 1.297 - 9.336 3.428,20 1.297,18 2.250,00 7.707,50 9.335,55
Ribeirão Preto - SP 1.650 - 13.608 4.665,71 1.649,92 2.700,00 11.235,20 13.608,41
Cuiabá - MT 1.151 - 10.001 3.587,58 1.151,19 2.198,00 8.256,61 10.000,65
Osasco - SP 1.736 - 27.452 8.172,97 1.735,52 3.437,00 22.664,83 27.452,32
Joinville - SC 1.499 - 12.680 4.179,18 1.499,03 2.142,93 10.468,75 12.680,06
Manaus - AM 1.241 - 8.478 2.990,10 1.240,76 1.800,00 6.999,57 8.478,08
São Luís - MA 1.204 - 10.640 3.420,48 1.204,35 1.900,00 8.784,74 10.640,34
São José do Rio Preto - SP 1.496 - 7.379 2.909,91 1.496,02 1.938,38 6.092,17 7.379,02


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.731 - 23.438 7.782,73 1.730,59 4.400,00 19.350,36 23.437,74
Minas Gerais 1.220 - 8.897 3.200,03 1.220,31 2.000,00 7.345,35 8.896,91
Paraná 1.408 - 11.010 3.791,27 1.407,92 2.142,86 9.090,12 11.010,23
Rio de Janeiro 1.381 - 14.781 4.653,44 1.381,19 2.203,48 12.202,95 14.780,58
Santa Catarina 1.430 - 9.318 3.412,40 1.430,34 2.120,02 7.692,84 9.317,80
Rio Grande do Sul 1.364 - 10.279 3.617,26 1.364,38 2.103,44 8.486,34 10.278,91
Ceará 1.136 - 6.861 2.578,68 1.136,47 1.669,00 5.664,09 6.860,52
Goiás 1.162 - 9.807 3.365,82 1.162,08 2.000,00 8.096,95 9.807,27
Bahia 1.189 - 7.758 2.907,05 1.188,56 1.996,00 6.404,79 7.757,67
Pernambuco 1.238 - 8.848 3.140,32 1.237,67 1.900,00 7.304,90 8.847,91
Mato Grosso 1.034 - 7.675 2.766,65 1.033,86 1.786,00 6.336,68 7.675,18
Distrito Federal 1.351 - 14.579 4.848,54 1.350,53 2.612,00 12.036,28 14.578,70
Espírito Santo 1.218 - 8.187 3.012,78 1.218,22 1.983,20 6.758,87 8.186,55
Maranhão 1.156 - 7.933 2.830,69 1.156,37 1.800,00 6.549,50 7.932,96
Pará 1.170 - 8.248 2.945,14 1.169,99 1.827,64 6.809,21 8.247,51
Paraíba 1.132 - 5.853 2.337,09 1.131,98 1.600,00 4.832,55 5.853,33
Mato Grosso do Sul 1.300 - 7.731 3.041,94 1.300,18 2.038,37 6.382,70 7.730,92
Rio Grande do Norte 1.104 - 4.573 2.037,88 1.104,13 1.552,76 3.775,74 4.573,28
Piauí 1.096 - 31.838 7.602,86 1.096,17 1.500,00 26.285,68 31.838,00
Rondônia 1.153 - 5.390 2.347,75 1.153,49 2.000,00 4.449,85 5.389,79
Amazonas 1.222 - 7.975 2.862,64 1.222,19 1.794,75 6.583,83 7.974,53
Alagoas 1.158 - 7.156 2.805,50 1.157,89 2.000,00 5.907,65 7.155,53
Sergipe 1.147 - 12.994 3.776,88 1.146,66 1.526,94 10.727,69 12.993,70
Tocantins 1.127 - 6.415 2.679,47 1.127,04 2.090,00 5.296,50 6.415,28
Roraima 1.056 - 3.382 1.661,99 1.056,16 1.350,00 2.792,12 3.381,90
Acre 1.122 - 3.629 1.863,33 1.122,05 1.598,00 2.996,06 3.628,92
Amapá 1.162 - 4.604 2.062,72 1.162,33 1.659,98 3.800,85 4.603,70


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de departamento de vendas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;

  • Atividades

    • realizar estudo de viabilidade;
    • tomar decisões;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • gerenciar equipes;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • mapear processo de decisão;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • analisar impacto normativo;
    • identificar necessidade de recursos;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • analisar demanda do cliente;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • gerenciar remanejamentos;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • negociar com clientes;
    • negociar com partes interessadas;
    • estabelecer diálogo;
    • realizar campanhas de vendas;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • avaliar alternativas de soluções;
    • formular plano de incentivos;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • saber ouvir;
    • monitorar contratos;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • realizar escuta ativa;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • revisar planos;
    • analisar cenários;
    • analisar tendências do mercado;
    • cobrar ações;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • planejar campanhas de vendas;
    • entrevistar candidatos;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • agir com empatia;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • checar informações para divulgação;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • administrar orçamentos;
    • representar empresa publicamente;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • cobrar resultados da equipe;
    • pensar estrategicamente;
    • autorizar pagamentos;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • liderar pessoas;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • analisar contexto;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • administrar conflitos entre partes;
    • delegar atribuições;
    • contratar serviços de terceiros;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • monitorar mídias;
    • otimizar custos e recursos;
    • demonstrar criatividade;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • avaliar desempenho;
    • analisar demanda reclamatória;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • demonstrar flexibilidade;
    • examinar currículos;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • gerir lucratividade;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • estabelecer política comercial;
    • pesquisar mercado;
    • elaborar orçamentos;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • elaborar relatórios;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • dimensionar equipe;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • trabalhar em equipe;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • definir perfis profissionais;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • captar recursos;
    • mediar conflitos;


    Setores que mais contratam Gerente de departamento de vendas no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de calçados
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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