Salário para o cargo de Gerente de albergue
CBO 1415-20 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de albergue - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Gerente de albergue

Um Gerente de albergue trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.336,21 e R$ 5.044,71, com a média salarial de R$ 2.179,57 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de albergue

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.179,57 26.154,88 544,89 10,16
1º Quartil 1.336,21 16.034,57 334,05 6,23
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 8,39
3º Quartil 3.847,31 46.167,73 961,83 17,93
Teto Salarial 5.044,71 60.536,52 1.261,18 23,51


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São José do Rio Preto - SP 1.418 - 6.521 2.608,70 1.417,50 1.714,00 5.384,00 6.521,26
Angra dos Reis - RJ 1.502 - 3.810 2.087,69 1.501,50 1.802,17 3.145,80 3.810,29
Salvador - BA 1.500 - 3.028 2.000,00 1.500,00 2.000,00 2.500,00 3.028,08


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.422 - 3.215 1.905,64 1.422,22 1.802,17 2.654,43 3.215,13
São Paulo 1.369 - 8.085 3.017,13 1.368,98 1.894,96 6.675,29 8.085,31
Minas Gerais 1.327 - 3.900 2.121,68 1.326,88 2.000,00 3.219,94 3.900,08
Bahia 1.135 - 2.725 1.714,15 1.135,41 1.685,33 2.250,00 2.725,27
Santa Catarina 1.361 - 6.988 2.541,17 1.361,00 1.785,00 5.769,75 6.988,49
Espírito Santo 1.407 - 3.228 1.934,63 1.407,34 1.910,11 2.665,00 3.227,93
Rio Grande do Sul 1.350 - 2.570 1.717,42 1.350,00 1.711,27 2.122,00 2.570,23
Sergipe 1.155 - 2.544 1.549,71 1.155,00 1.484,12 2.100,00 2.543,58


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Gerente de albergue

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • administrar recursos financeiros;
  • executar rotinas administrativas;
  • administrar pessoal;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • promover vendas de produtos e serviços;
  • gerenciar compras;
  • prestar assessoria;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • controlar documentação;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • analisar previsões de mercado;
    • elaborar carta de bebidas;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • tomar decisões;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • definir fornecedores;
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • definir equipes de trabalho;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • pesquisar novas receitas;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • medir satisfação do cliente;
    • propor investimentos;
    • supervisionar serviços de governança;
    • alocar recursos;
    • coordenar execução de obras;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • controlar desperdícios;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • elaborar relatórios gerenciais;
    • criar planos de incentivo;
    • propor reformas de instalações;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • administrar conflitos;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • supervisionar serviços de eventos;
    • autorizar compras;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • demonstrar senso de organização;
    • elaborar orçamento;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • participar da promoção de ações sociais;
    • viabilizar treinamento;
    • atender fiscalizações;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • promover reuniões da equipe;
    • atender fornecedores;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • controlar inventários;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • controlar reposição de uniformes;
    • verificar arrumação de salões;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • assumir responsabilidade;
    • atender auditorias;
    • motivar equipes;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • demonstrar fluência verbal;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • liderar equipes;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • elaborar cardápio;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • demonstrar dinamismo;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • relacionar-se com a mídia;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • identificar segmentos de turismo;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;


    Setores que mais contratam Gerente de albergue no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Motéis
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Restaurantes e similares
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Condomínios prediais
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Pensões (alojamento)
    • Agências de viagens




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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