Salário para o cargo de Tecnólogo em gestão hospitalar
CBO 1312-15 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Tecnólogo em gestão hospitalar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Tecnólogo em gestão hospitalar

Um Tecnólogo em gestão hospitalar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.553,41 e R$ 10.642,48, com a média salarial de R$ 4.291,83 e o salário mediana em R$ 3.400,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Tecnólogo em gestão hospitalar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.291,83 51.501,92 1.072,96 21,14
1º Quartil 1.553,41 18.640,96 388,35 7,65
Salário Mediana 3.400,00 40.800,00 850,00 16,75
3º Quartil 8.116,41 97.396,92 2.029,10 39,98
Teto Salarial 10.642,48 127.709,76 2.660,62 52,42


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Brasília - DF 6.726 - 8.147 6.726,30 6.726,30 6.726,30 6.726,30 8.147,10
Belo Horizonte - MG 1.167 - 7.279 3.341,00 1.167,00 2.300,00 6.009,33 7.278,68
São Paulo - SP 2.000 - 12.456 4.390,50 2.000,00 2.850,00 10.284,00 12.456,29
Salvador - BA 1.045 - 9.730 2.799,04 1.045,00 1.045,00 8.033,18 9.730,03
Fortaleza - CE 3.400 - 4.118 3.400,00 3.400,00 3.400,00 3.400,00 4.118,18
Goiânia - GO 2.657 - 7.616 3.577,31 2.657,11 2.896,00 6.287,43 7.615,52
Rio de Janeiro - RJ 1.600 - 8.807 5.242,60 1.600,00 6.544,00 7.271,00 8.806,85
Curitiba - PR 7.718 - 22.901 12.654,23 7.717,65 12.289,55 18.907,28 22.901,06


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.779 - 8.203 3.550,30 1.778,57 2.500,00 6.772,26 8.202,76
Minas Gerais 1.380 - 6.620 3.421,41 1.380,20 3.207,20 5.465,60 6.620,10
Distrito Federal 6.726 - 8.147 6.726,30 6.726,30 6.726,30 6.726,30 8.147,10
Bahia 1.045 - 9.730 3.151,82 1.045,00 1.372,50 8.033,18 9.730,03
Ceará 3.400 - 4.118 3.400,00 3.400,00 3.400,00 3.400,00 4.118,18
Rio de Janeiro 2.379 - 8.476 4.805,62 2.379,48 4.536,50 6.998,00 8.476,19
Goiás 1.100 - 7.616 2.869,51 1.100,00 2.896,00 6.287,43 7.615,52
Paraná 7.718 - 22.901 12.654,23 7.717,65 12.289,55 18.907,28 22.901,06


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Tecnólogo em gestão hospitalar

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • planejar ações de saúde;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos financeiros;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • avaliar ações de saúde;
  • gerenciar recursos humanos;
  • coordenar ações de saúde;

  • Atividades

    • implementar programas de saúde;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • delegar funções;
    • aprovar contratações e demissões;
    • avaliar resultados financeiros;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • calcular custo de tratamentos;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • evidenciar capacidade crítica;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • participar de conferência de saúde;
    • prestar auditoria;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • planejar ações de educação permanente;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • demonstrar empatia;
    • realizar convênios e parcerias;
    • elaborar relatórios;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • evidenciar acessibilidade;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • analisar indicadores de saúde;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • demonstrar criatividade;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • produzir material técnico-científico;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • propor auditorias;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • realizar pesquisas;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • levantar custo por departamento;
    • promover atividades científicas;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • viabilizar captação de recursos;
    • prestar assessoria;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • avaliar programas implementados;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • estabelecer políticas de gestão;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • planejar ações de capacitação;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • elaborar plano estratégico;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • planejar ações de sensibilização;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • prestar consultoria;
    • definir investimentos e custeio;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • contratar auditorias;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • definir instruções de serviços internos;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • participar em conselhos;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • liderar pessoas;
    • implementar ações de sensibilização;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • demonstrar iniciativa;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • definir estratégias de avaliação;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • nomear ouvidores;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • contornar situações adversas;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • demonstrar capacidade de comunicação;


    Setores que mais contratam Tecnólogo em gestão hospitalar no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Outras atividades de ensino
    • Instituições de longa permanência para idosos
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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