Salário para o cargo de Tecnólogo em gestão hospitalar
CBO 1312-15 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Tecnólogo em gestão hospitalar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Tecnólogo em gestão hospitalar

Um Tecnólogo em gestão hospitalar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.553,41 e R$ 10.642,48, com a média salarial de R$ 4.291,83 e o salário mediana em R$ 3.400,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Tecnólogo em gestão hospitalar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.291,83 51.501,92 1.072,96 21,14
1º Quartil 1.553,41 18.640,96 388,35 7,65
Salário Mediana 3.400,00 40.800,00 850,00 16,75
3º Quartil 8.116,41 97.396,92 2.029,10 39,98
Teto Salarial 10.642,48 127.709,76 2.660,62 52,42


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Brasília - DF 6.726 - 8.147 6.726,30 6.726,30 6.726,30 6.726,30 8.147,10
Belo Horizonte - MG 1.167 - 7.279 3.341,00 1.167,00 2.300,00 6.009,33 7.278,68
São Paulo - SP 2.000 - 12.456 4.390,50 2.000,00 2.850,00 10.284,00 12.456,29
Salvador - BA 1.045 - 9.730 2.799,04 1.045,00 1.045,00 8.033,18 9.730,03
Fortaleza - CE 3.400 - 4.118 3.400,00 3.400,00 3.400,00 3.400,00 4.118,18
Goiânia - GO 2.657 - 7.616 3.577,31 2.657,11 2.896,00 6.287,43 7.615,52
Rio de Janeiro - RJ 1.600 - 8.807 5.242,60 1.600,00 6.544,00 7.271,00 8.806,85
Curitiba - PR 7.718 - 22.901 12.654,23 7.717,65 12.289,55 18.907,28 22.901,06


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.779 - 8.203 3.550,30 1.778,57 2.500,00 6.772,26 8.202,76
Minas Gerais 1.380 - 6.620 3.421,41 1.380,20 3.207,20 5.465,60 6.620,10
Distrito Federal 6.726 - 8.147 6.726,30 6.726,30 6.726,30 6.726,30 8.147,10
Bahia 1.045 - 9.730 3.151,82 1.045,00 1.372,50 8.033,18 9.730,03
Ceará 3.400 - 4.118 3.400,00 3.400,00 3.400,00 3.400,00 4.118,18
Rio de Janeiro 2.379 - 8.476 4.805,62 2.379,48 4.536,50 6.998,00 8.476,19
Goiás 1.100 - 7.616 2.869,51 1.100,00 2.896,00 6.287,43 7.615,52
Paraná 7.718 - 22.901 12.654,23 7.717,65 12.289,55 18.907,28 22.901,06


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Tecnólogo em gestão hospitalar

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • planejar ações de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • administrar recursos financeiros;
  • avaliar ações de saúde;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • coordenar ações de saúde;
  • gerenciar recursos humanos;

  • Atividades

    • elaborar relatórios;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • prestar consultoria;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • levantar custo por departamento;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • demonstrar empatia;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • prestar auditoria;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • prestar assessoria;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • participar em conselhos;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • planejar ações de sensibilização;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • promover atividades científicas;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • liderar pessoas;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • avaliar programas implementados;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • elaborar plano estratégico;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • realizar pesquisas;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • definir investimentos e custeio;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • viabilizar captação de recursos;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • definir instruções de serviços internos;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • propor auditorias;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • contratar auditorias;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • realizar convênios e parcerias;
    • definir estratégias de avaliação;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • participar de conferência de saúde;
    • demonstrar criatividade;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • avaliar resultados financeiros;
    • demonstrar iniciativa;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • delegar funções;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • calcular custo de tratamentos;
    • evidenciar acessibilidade;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • implementar ações de sensibilização;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • implementar programas de saúde;
    • analisar indicadores de saúde;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • contornar situações adversas;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • produzir material técnico-científico;
    • nomear ouvidores;
    • aprovar contratações e demissões;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • planejar ações de educação permanente;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • planejar ações de capacitação;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • definir capacidade operacional da instituição;


    Setores que mais contratam Tecnólogo em gestão hospitalar no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Outras atividades de ensino
    • Instituições de longa permanência para idosos
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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