Salário para o cargo de Diretor de unidade hospitalar
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor de unidade hospitalar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor de unidade hospitalar

Um Diretor de unidade hospitalar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.129,50 e R$ 44.782,87, com a média salarial de R$ 13.184,57 e o salário mediana em R$ 8.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de unidade hospitalar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 13.184,57 158.214,86 3.296,14 69,84
1º Quartil 2.129,50 25.553,94 532,37 11,28
Salário Mediana 8.000,00 96.000,00 2.000,00 42,38
3º Quartil 34.153,33 409.840,00 8.538,33 180,91
Teto Salarial 44.782,87 537.394,50 11.195,72 237,21


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 7.210 - 70.240 31.216,13 7.209,70 29.290,08 57.990,62 70.239,98
São Luís - MA 6.760 - 10.773 7.913,51 6.759,87 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Rio de Janeiro - RJ 3.026 - 47.761 16.408,09 3.026,13 11.867,02 39.432,15 47.761,40
Curitiba - PR 1.392 - 31.349 11.421,90 1.392,33 4.988,50 25.881,83 31.348,85
Goiânia - GO 3.764 - 32.711 14.939,57 3.764,43 12.246,90 27.006,67 32.711,28
Recife - PE 2.565 - 123.670 28.445,98 2.564,98 10.383,90 102.102,59 123.669,72
Holambra - SP 3.625 - 6.350 4.545,75 3.624,75 4.556,00 5.243,00 6.350,48
Salvador - BA 3.933 - 28.909 11.741,95 3.933,33 10.078,53 23.867,51 28.909,04
Dourados - MS 7.873 - 12.597 8.847,69 7.873,33 8.600,00 10.400,00 12.596,79
Fortaleza - CE 7.533 - 62.700 24.664,92 7.533,33 22.281,55 51.765,91 62.700,42
São Gonçalo - RJ 8.212 - 17.661 12.021,32 8.212,25 14.162,00 14.581,00 17.660,94
Frutal - MG 3.127 - 7.650 5.118,22 3.126,88 6.106,84 6.315,84 7.649,93
Vitoria - ES 12.000 - 35.500 20.154,53 12.000,00 19.419,56 29.308,91 35.499,83
Juazeiro do Norte - CE 4.097 - 7.706 4.943,69 4.097,43 4.657,43 6.362,48 7.706,42
Pariquera-Acu - SP 7.448 - 15.787 11.128,79 7.448,21 12.516,74 13.033,47 15.786,53
Brasília - DF 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Jaru - RO 1.200 - 4.542 2.037,50 1.200,00 1.600,00 3.750,00 4.542,11
Guanambi - BA 6.327 - 10.441 7.759,97 6.326,86 8.619,84 8.619,84 10.440,61
Aparecida de Goiânia - GO 2.847 - 19.043 6.986,57 2.847,39 4.454,52 15.721,81 19.042,72
Belo Horizonte - MG 2.000 - 52.110 16.928,28 2.000,00 12.218,80 43.022,78 52.110,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.525 - 53.718 17.866,13 2.524,94 9.728,30 44.349,87 53.717,89
Rio de Janeiro 2.944 - 38.960 14.406,60 2.943,78 12.000,00 32.165,64 38.959,98
Minas Gerais 1.543 - 23.324 7.467,46 1.543,17 4.534,22 19.256,18 23.323,66
Maranhão 6.533 - 10.773 7.858,92 6.532,69 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Paraná 1.330 - 25.298 8.447,18 1.329,80 4.573,11 20.886,25 25.298,06
Goiás 1.775 - 29.013 10.542,55 1.775,28 9.000,00 23.953,06 29.012,66
Bahia 2.619 - 20.775 8.708,01 2.618,75 8.619,84 17.152,18 20.775,24
Rio Grande do Sul 2.411 - 24.925 9.173,22 2.410,56 6.278,59 20.578,23 24.924,97
Mato Grosso do Sul 3.108 - 14.128 7.555,31 3.108,40 8.600,00 11.664,56 14.128,46
Ceará 3.864 - 43.190 12.877,11 3.864,37 5.738,90 35.658,26 43.190,35
Pernambuco 2.496 - 93.192 24.437,94 2.496,06 10.383,90 76.939,90 93.191,92
Espírito Santo 4.364 - 31.013 13.430,65 4.364,10 12.000,00 25.604,36 31.012,76
Santa Catarina 2.031 - 14.332 6.163,42 2.030,86 4.470,18 11.832,36 14.331,70
Pará 4.442 - 41.184 19.833,71 4.441,75 19.123,47 34.002,04 41.184,29
Rondônia 1.148 - 10.848 3.368,76 1.148,33 2.493,60 8.955,91 10.847,66
Alagoas 1.424 - 19.380 8.993,81 1.424,36 12.000,00 16.000,00 19.379,68
Mato Grosso 2.118 - 24.504 7.896,60 2.117,50 5.000,00 20.230,49 24.503,78
Distrito Federal 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Tocantins 1.098 - 1.332 1.098,70 1.098,05 1.098,05 1.100,00 1.332,35
Piauí 2.000 - 20.210 6.198,12 2.000,00 3.196,59 16.685,37 20.209,82


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de unidade hospitalar

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • administrar recursos financeiros;
  • avaliar ações de saúde;
  • gerenciar recursos humanos;
  • planejar ações de saúde;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • coordenar ações de saúde;

  • Atividades

    • elaborar relatórios;
    • contornar situações adversas;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • prestar auditoria;
    • definir instruções de serviços internos;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • planejar ações de educação permanente;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • evidenciar acessibilidade;
    • liderar pessoas;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • prestar assessoria;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • delegar funções;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • definir estratégias de avaliação;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • planejar ações de sensibilização;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • demonstrar iniciativa;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • levantar custo por departamento;
    • avaliar resultados financeiros;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • contratar auditorias;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • definir investimentos e custeio;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • participar de conferência de saúde;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • implementar programas de saúde;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • avaliar programas implementados;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • elaborar plano estratégico;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • participar em conselhos;
    • realizar pesquisas;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • produzir material técnico-científico;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • planejar ações de capacitação;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • viabilizar captação de recursos;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • demonstrar empatia;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • promover atividades científicas;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • nomear ouvidores;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • calcular custo de tratamentos;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • implementar ações de sensibilização;
    • demonstrar criatividade;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • propor auditorias;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • aprovar contratações e demissões;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • prestar consultoria;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • analisar indicadores de saúde;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • realizar convênios e parcerias;


    Setores que mais contratam Diretor de unidade hospitalar no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Administração pública em geral
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Planos de saúde
    • Laboratórios clínicos
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Atividades associativas
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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