Salário para o cargo de Gerente de ambulatório
CBO 1312-10 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Gerente de ambulatório - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Gerente de ambulatório

Um Gerente de ambulatório trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.470,19 e R$ 19.867,11, com a média salarial de R$ 7.907,77 e o salário mediana em R$ 5.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de ambulatório

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.907,77 94.893,27 1.976,94 38,51
1º Quartil 3.470,19 41.642,29 867,55 16,90
Salário Mediana 5.800,00 69.600,00 1.450,00 28,25
3º Quartil 15.151,50 181.818,03 3.787,88 73,79
Teto Salarial 19.867,11 238.405,26 4.966,78 96,76


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.270 - 32.108 13.861,97 4.270,06 12.413,00 26.508,87 32.108,34
Rio de Janeiro - RJ 3.283 - 22.976 9.475,72 3.282,82 7.199,00 18.969,40 22.976,30
Belo Horizonte - MG 2.506 - 15.844 6.434,09 2.506,13 5.250,00 13.081,33 15.844,49
Brasília - DF 2.740 - 20.134 8.208,98 2.740,36 6.597,50 16.622,46 20.133,62
Salvador - BA 3.507 - 15.526 7.152,44 3.506,51 5.937,00 12.818,26 15.525,87
Fortaleza - CE 3.037 - 13.161 6.276,81 3.037,42 5.921,00 10.865,64 13.160,79
Garanhuns - PE 1.412 - 3.114 2.063,65 1.412,00 2.017,00 2.571,00 3.114,07
Porto Alegre - RS 2.897 - 18.821 8.631,65 2.897,35 8.437,00 15.538,56 18.820,77
Goiânia - GO 2.544 - 14.398 5.955,18 2.543,55 4.599,00 11.887,29 14.398,24
Curitiba - PR 3.789 - 16.697 7.479,40 3.788,55 6.106,00 13.784,77 16.696,53
Santo André - SP 2.107 - 13.676 4.646,49 2.107,00 2.375,00 11.290,92 13.675,90
Recife - PE 2.829 - 14.891 6.514,71 2.829,22 5.143,00 12.294,00 14.890,86
Barueri - SP 3.024 - 21.470 7.824,93 3.024,43 5.000,00 17.726,10 21.470,38
São Luís - MA 2.979 - 12.625 5.666,46 2.978,56 4.680,00 10.423,48 12.625,24
Campinas - SP 2.582 - 16.430 7.257,15 2.582,13 6.138,00 13.565,06 16.430,41
Juiz de Fora - MG 2.874 - 11.473 5.916,02 2.874,33 5.350,00 9.471,93 11.472,69
Uberlândia - MG 3.158 - 14.563 6.335,35 3.158,33 4.763,00 12.023,40 14.563,10
Niterói - RJ 2.654 - 15.030 6.227,69 2.654,44 4.909,50 12.409,10 15.030,27
João Pessoa - PB 2.036 - 8.896 4.036,16 2.035,92 2.928,00 7.344,33 8.895,68
São José dos Campos - SP 2.900 - 18.410 7.149,06 2.900,00 5.000,00 15.199,52 18.410,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.867 - 27.388 10.551,79 2.867,38 7.811,00 22.611,78 27.388,07
Rio de Janeiro 2.809 - 20.972 8.221,73 2.809,35 6.043,00 17.315,00 20.972,45
Minas Gerais 2.285 - 13.703 5.871,15 2.284,86 5.000,00 11.313,27 13.702,97
Rio Grande do Sul 2.334 - 16.665 7.170,04 2.333,53 5.800,00 13.758,93 16.665,23
Pernambuco 1.509 - 9.504 3.644,05 1.509,36 2.571,00 7.846,62 9.504,06
Bahia 2.525 - 14.265 6.397,75 2.525,40 5.560,00 11.777,13 14.264,81
Goiás 2.638 - 13.867 6.036,82 2.637,68 5.000,00 11.448,57 13.866,86
Paraná 2.359 - 15.874 6.443,66 2.358,97 5.046,00 13.105,33 15.873,56
Ceará 2.569 - 12.368 5.809,50 2.569,04 4.851,50 10.210,83 12.367,66
Distrito Federal 2.740 - 20.134 8.208,98 2.740,36 6.597,50 16.622,46 20.133,62
Santa Catarina 2.235 - 12.315 5.606,30 2.234,67 4.889,00 10.167,01 12.314,59
Maranhão 2.494 - 11.959 5.407,09 2.493,95 4.680,00 9.873,16 11.958,67
Espírito Santo 2.647 - 15.321 6.974,95 2.646,80 6.402,00 12.649,34 15.321,26
Mato Grosso do Sul 2.243 - 17.922 6.430,46 2.243,11 3.972,00 14.796,68 17.922,19
Mato Grosso 2.102 - 12.360 5.067,86 2.101,81 3.794,00 10.204,53 12.360,03
Paraíba 1.930 - 8.484 3.804,66 1.930,25 2.800,00 7.004,73 8.484,34
Pará 2.100 - 14.648 5.930,78 2.100,33 4.018,50 12.093,57 14.648,10
Amazonas 2.122 - 17.732 6.913,74 2.122,00 5.767,00 14.639,70 17.732,04
Alagoas 1.595 - 13.549 5.405,95 1.594,80 4.946,00 11.186,30 13.549,18
Sergipe 2.071 - 13.177 5.630,41 2.071,33 4.092,00 10.879,00 13.176,97
Rio Grande do Norte 2.238 - 15.130 6.250,00 2.237,50 5.386,00 12.491,38 15.129,93
Tocantins 2.023 - 14.979 5.851,85 2.023,33 4.750,00 12.366,67 14.978,88
Roraima 3.923 - 19.106 10.201,96 3.922,67 10.612,00 15.774,17 19.106,14
Piauí 1.588 - 15.919 5.592,16 1.588,00 3.949,00 13.142,50 15.918,59
Rondônia 3.064 - 18.960 7.006,41 3.064,25 4.800,00 15.653,75 18.960,29
Amapá 1.414 - 9.814 3.741,21 1.414,00 2.437,50 8.102,67 9.814,19
Acre 1.500 - 6.056 2.845,33 1.500,00 2.686,00 5.000,00 6.056,15


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de ambulatório

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • coordenar ações de saúde;
  • planejar ações de saúde;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • avaliar ações de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • administrar recursos financeiros;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar recursos humanos;

  • Atividades

    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • realizar pesquisas;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • participar de conferência de saúde;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • prestar auditoria;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • planejar ações de sensibilização;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • realizar convênios e parcerias;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • nomear ouvidores;
    • implementar ações de sensibilização;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • produzir material técnico-científico;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • propor auditorias;
    • liderar pessoas;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • demonstrar criatividade;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • definir estratégias de avaliação;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • demonstrar empatia;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • viabilizar captação de recursos;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • avaliar resultados financeiros;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • elaborar relatórios;
    • evidenciar acessibilidade;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • levantar custo por departamento;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • participar em conselhos;
    • prestar consultoria;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • calcular custo de tratamentos;
    • avaliar programas implementados;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • promover atividades científicas;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • definir investimentos e custeio;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • aprovar contratações e demissões;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • prestar assessoria;
    • contornar situações adversas;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • implementar programas de saúde;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • demonstrar iniciativa;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • elaborar plano estratégico;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • contratar auditorias;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • planejar ações de educação permanente;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • definir instruções de serviços internos;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • delegar funções;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • planejar ações de capacitação;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • analisar indicadores de saúde;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;


    Setores que mais contratam Gerente de ambulatório no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Laboratórios clínicos
    • Planos de saúde
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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