Salário para o cargo de Gerente de ambulatório
CBO 1312-10 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Gerente de ambulatório - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Gerente de ambulatório

Um Gerente de ambulatório trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.064,31 e R$ 19.616,37, com a média salarial de R$ 6.812,93 e o salário mediana em R$ 4.798,44 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de ambulatório

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.812,93 81.755,12 1.703,23 33,63
1º Quartil 2.064,31 24.771,73 516,08 10,19
Salário Mediana 4.798,44 57.581,28 1.199,61 23,69
3º Quartil 14.960,28 179.523,36 3.740,07 73,85
Teto Salarial 19.616,37 235.396,42 4.904,09 96,84


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.525 - 28.528 11.468,59 3.525,02 9.293,35 23.553,32 28.528,49
Rio de Janeiro - RJ 3.383 - 18.201 7.792,67 3.382,54 6.500,00 15.027,14 18.201,33
Porto Alegre - RS 2.919 - 18.103 8.335,69 2.918,87 8.181,50 14.945,90 18.102,92
Belo Horizonte - MG 2.012 - 11.907 4.900,54 2.011,67 3.686,07 9.830,32 11.906,78
Cotia - SP 3.224 - 9.162 4.291,77 3.223,86 3.235,27 7.564,57 9.162,44
Salvador - BA 2.642 - 13.483 6.122,21 2.641,58 4.933,81 11.131,94 13.483,34
Fortaleza - CE 3.156 - 14.383 6.325,25 3.155,68 5.000,00 11.874,69 14.382,98
Brasília - DF 2.405 - 18.677 7.113,34 2.404,51 5.000,00 15.420,00 18.677,17
Recife - PE 2.096 - 14.777 6.077,18 2.095,78 4.989,49 12.199,96 14.776,96
Goiânia - GO 1.965 - 10.216 4.630,99 1.964,88 4.000,00 8.434,61 10.216,25
Sorocaba - SP 2.215 - 12.639 4.634,55 2.214,67 2.500,00 10.435,12 12.639,33
Curitiba - PR 2.150 - 17.367 5.995,01 2.149,55 3.303,70 14.338,48 17.367,20
João Monlevade - MG 1.729 - 2.282 1.767,15 1.729,25 1.729,25 1.883,99 2.281,95
Barueri - SP 3.249 - 14.794 6.883,15 3.249,50 6.200,00 12.213,62 14.793,50
São José dos Campos - SP 2.453 - 9.957 4.962,27 2.452,64 4.500,00 8.220,95 9.957,46
Ubaíra - BA 3.880 - 9.690 5.750,91 3.880,32 5.000,00 8.000,00 9.689,84
Vitoria - ES 2.819 - 15.305 6.187,37 2.819,01 5.000,00 12.636,15 15.305,29
São Bernardo do Campo - SP 3.478 - 21.047 8.862,56 3.478,47 8.240,67 17.376,68 21.047,15
São Luís - MA 1.738 - 10.724 4.198,80 1.738,00 3.045,23 8.853,80 10.723,99
Dourados - MS 1.401 - 10.417 4.982,75 1.400,57 3.200,00 8.600,00 10.416,58


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.500 - 23.464 8.680,23 2.500,00 6.057,69 19.372,03 23.463,99
Rio de Janeiro 3.073 - 16.833 7.189,52 3.073,44 6.083,92 13.897,72 16.833,33
Minas Gerais 1.625 - 10.876 4.286,07 1.625,14 3.361,68 8.979,11 10.875,76
Rio Grande do Sul 2.219 - 16.028 6.746,04 2.219,49 5.228,88 13.233,03 16.028,24
Bahia 1.935 - 11.155 5.048,49 1.934,84 4.436,78 9.209,48 11.154,80
Paraná 1.672 - 14.311 5.063,37 1.671,78 3.120,00 11.815,31 14.311,05
Pernambuco 1.174 - 12.538 4.463,29 1.173,94 2.621,53 10.351,72 12.538,31
Ceará 2.175 - 13.409 5.679,40 2.174,55 4.224,03 11.070,19 13.408,54
Goiás 1.887 - 8.963 4.235,25 1.887,36 3.599,70 7.400,00 8.963,11
Santa Catarina 1.696 - 10.190 4.274,40 1.696,18 3.500,00 8.412,55 10.189,54
Distrito Federal 2.405 - 18.677 7.113,34 2.404,51 5.000,00 15.420,00 18.677,17
Espírito Santo 1.923 - 12.853 5.347,01 1.923,20 4.159,42 10.611,57 12.853,05
Mato Grosso do Sul 1.664 - 11.125 4.686,21 1.664,25 3.259,00 9.184,80 11.124,90
Pará 1.702 - 12.243 4.933,22 1.701,58 3.548,90 10.107,74 12.242,80
Maranhão 1.718 - 9.662 4.035,01 1.717,84 3.045,23 7.976,84 9.661,79
Alagoas 1.090 - 9.712 4.523,75 1.089,59 5.000,00 8.018,01 9.711,65
Mato Grosso 1.939 - 8.500 3.796,63 1.938,56 3.090,00 7.017,56 8.499,87
Sergipe 2.168 - 11.096 4.453,73 2.167,86 3.185,47 9.161,01 11.096,10
Amazonas 1.560 - 17.784 6.936,90 1.560,00 5.205,14 14.682,93 17.784,41
Paraíba 1.518 - 11.723 4.422,78 1.518,37 3.020,00 9.678,23 11.722,56
Tocantins 1.679 - 10.503 4.035,92 1.679,03 2.616,48 8.671,72 10.503,44
Rio Grande do Norte 2.847 - 11.701 6.419,01 2.846,67 7.250,88 9.660,02 11.700,50
Roraima 2.126 - 13.739 7.075,67 2.126,00 7.315,00 11.343,33 13.739,39
Piauí 2.028 - 10.538 4.699,22 2.028,20 3.403,79 8.700,00 10.537,70
Rondônia 1.689 - 12.261 4.355,06 1.689,00 3.000,00 10.122,95 12.261,22
Acre 2.000 - 12.718 6.135,20 2.000,00 4.180,00 10.500,00 12.717,92


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de ambulatório

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • planejar ações de saúde;
  • coordenar ações de saúde;
  • gerenciar recursos humanos;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • administrar recursos financeiros;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • avaliar ações de saúde;

  • Atividades

    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • implementar ações de sensibilização;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • contornar situações adversas;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • delegar funções;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • planejar ações de sensibilização;
    • promover atividades científicas;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • avaliar resultados financeiros;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • aprovar contratações e demissões;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • planejar ações de educação permanente;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • evidenciar acessibilidade;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • viabilizar captação de recursos;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • elaborar relatórios;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • prestar auditoria;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • prestar assessoria;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • liderar pessoas;
    • produzir material técnico-científico;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • elaborar plano estratégico;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • calcular custo de tratamentos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar criatividade;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • realizar pesquisas;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • demonstrar iniciativa;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • analisar indicadores de saúde;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • definir estratégias de avaliação;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • planejar ações de capacitação;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • implementar programas de saúde;
    • propor auditorias;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • definir instruções de serviços internos;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • demonstrar empatia;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • nomear ouvidores;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • prestar consultoria;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • levantar custo por departamento;
    • participar em conselhos;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • realizar convênios e parcerias;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • contratar auditorias;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • participar de conferência de saúde;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • avaliar programas implementados;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • definir investimentos e custeio;


    Setores que mais contratam Gerente de ambulatório no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Planos de saúde
    • Administração pública em geral
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividades de atenção ambulatorial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Chefe de bilheteria