Salário para o cargo de Gerente de apoio e diagnóstico de saúde
CBO 1312-10 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Gerente de apoio e diagnóstico de saúde - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Gerente de apoio e diagnóstico de saúde

Um Gerente de apoio e diagnóstico de saúde trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.064,31 e R$ 19.616,37, com a média salarial de R$ 6.812,93 e o salário mediana em R$ 4.798,44 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de apoio e diagnóstico de saúde

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.812,93 81.755,12 1.703,23 33,63
1º Quartil 2.064,31 24.771,73 516,08 10,19
Salário Mediana 4.798,44 57.581,28 1.199,61 23,69
3º Quartil 14.960,28 179.523,36 3.740,07 73,85
Teto Salarial 19.616,37 235.396,42 4.904,09 96,84


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.525 - 28.528 11.468,59 3.525,02 9.293,35 23.553,32 28.528,49
Rio de Janeiro - RJ 3.383 - 18.201 7.792,67 3.382,54 6.500,00 15.027,14 18.201,33
Porto Alegre - RS 2.919 - 18.103 8.335,69 2.918,87 8.181,50 14.945,90 18.102,92
Belo Horizonte - MG 2.012 - 11.907 4.900,54 2.011,67 3.686,07 9.830,32 11.906,78
Cotia - SP 3.224 - 9.162 4.291,77 3.223,86 3.235,27 7.564,57 9.162,44
Salvador - BA 2.642 - 13.483 6.122,21 2.641,58 4.933,81 11.131,94 13.483,34
Fortaleza - CE 3.156 - 14.383 6.325,25 3.155,68 5.000,00 11.874,69 14.382,98
Brasília - DF 2.405 - 18.677 7.113,34 2.404,51 5.000,00 15.420,00 18.677,17
Recife - PE 2.096 - 14.777 6.077,18 2.095,78 4.989,49 12.199,96 14.776,96
Goiânia - GO 1.965 - 10.216 4.630,99 1.964,88 4.000,00 8.434,61 10.216,25
Sorocaba - SP 2.215 - 12.639 4.634,55 2.214,67 2.500,00 10.435,12 12.639,33
Curitiba - PR 2.150 - 17.367 5.995,01 2.149,55 3.303,70 14.338,48 17.367,20
João Monlevade - MG 1.729 - 2.282 1.767,15 1.729,25 1.729,25 1.883,99 2.281,95
Barueri - SP 3.249 - 14.794 6.883,15 3.249,50 6.200,00 12.213,62 14.793,50
São José dos Campos - SP 2.453 - 9.957 4.962,27 2.452,64 4.500,00 8.220,95 9.957,46
Ubaíra - BA 3.880 - 9.690 5.750,91 3.880,32 5.000,00 8.000,00 9.689,84
Vitoria - ES 2.819 - 15.305 6.187,37 2.819,01 5.000,00 12.636,15 15.305,29
São Bernardo do Campo - SP 3.478 - 21.047 8.862,56 3.478,47 8.240,67 17.376,68 21.047,15
São Luís - MA 1.738 - 10.724 4.198,80 1.738,00 3.045,23 8.853,80 10.723,99
Dourados - MS 1.401 - 10.417 4.982,75 1.400,57 3.200,00 8.600,00 10.416,58


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.500 - 23.464 8.680,23 2.500,00 6.057,69 19.372,03 23.463,99
Rio de Janeiro 3.073 - 16.833 7.189,52 3.073,44 6.083,92 13.897,72 16.833,33
Minas Gerais 1.625 - 10.876 4.286,07 1.625,14 3.361,68 8.979,11 10.875,76
Rio Grande do Sul 2.219 - 16.028 6.746,04 2.219,49 5.228,88 13.233,03 16.028,24
Bahia 1.935 - 11.155 5.048,49 1.934,84 4.436,78 9.209,48 11.154,80
Paraná 1.672 - 14.311 5.063,37 1.671,78 3.120,00 11.815,31 14.311,05
Pernambuco 1.174 - 12.538 4.463,29 1.173,94 2.621,53 10.351,72 12.538,31
Ceará 2.175 - 13.409 5.679,40 2.174,55 4.224,03 11.070,19 13.408,54
Goiás 1.887 - 8.963 4.235,25 1.887,36 3.599,70 7.400,00 8.963,11
Santa Catarina 1.696 - 10.190 4.274,40 1.696,18 3.500,00 8.412,55 10.189,54
Distrito Federal 2.405 - 18.677 7.113,34 2.404,51 5.000,00 15.420,00 18.677,17
Espírito Santo 1.923 - 12.853 5.347,01 1.923,20 4.159,42 10.611,57 12.853,05
Mato Grosso do Sul 1.664 - 11.125 4.686,21 1.664,25 3.259,00 9.184,80 11.124,90
Pará 1.702 - 12.243 4.933,22 1.701,58 3.548,90 10.107,74 12.242,80
Maranhão 1.718 - 9.662 4.035,01 1.717,84 3.045,23 7.976,84 9.661,79
Alagoas 1.090 - 9.712 4.523,75 1.089,59 5.000,00 8.018,01 9.711,65
Mato Grosso 1.939 - 8.500 3.796,63 1.938,56 3.090,00 7.017,56 8.499,87
Sergipe 2.168 - 11.096 4.453,73 2.167,86 3.185,47 9.161,01 11.096,10
Amazonas 1.560 - 17.784 6.936,90 1.560,00 5.205,14 14.682,93 17.784,41
Paraíba 1.518 - 11.723 4.422,78 1.518,37 3.020,00 9.678,23 11.722,56
Tocantins 1.679 - 10.503 4.035,92 1.679,03 2.616,48 8.671,72 10.503,44
Rio Grande do Norte 2.847 - 11.701 6.419,01 2.846,67 7.250,88 9.660,02 11.700,50
Roraima 2.126 - 13.739 7.075,67 2.126,00 7.315,00 11.343,33 13.739,39
Piauí 2.028 - 10.538 4.699,22 2.028,20 3.403,79 8.700,00 10.537,70
Rondônia 1.689 - 12.261 4.355,06 1.689,00 3.000,00 10.122,95 12.261,22
Acre 2.000 - 12.718 6.135,20 2.000,00 4.180,00 10.500,00 12.717,92


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de apoio e diagnóstico de saúde

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • administrar recursos financeiros;
  • avaliar ações de saúde;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • gerenciar recursos humanos;
  • planejar ações de saúde;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • coordenar ações de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • aprovar contratações e demissões;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • planejar ações de capacitação;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • contratar auditorias;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • participar de conferência de saúde;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • avaliar resultados financeiros;
    • implementar ações de sensibilização;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • prestar assessoria;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • delegar funções;
    • realizar pesquisas;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • viabilizar captação de recursos;
    • propor auditorias;
    • definir instruções de serviços internos;
    • planejar ações de sensibilização;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • analisar indicadores de saúde;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • planejar ações de educação permanente;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • realizar convênios e parcerias;
    • definir investimentos e custeio;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • calcular custo de tratamentos;
    • liderar pessoas;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • demonstrar criatividade;
    • avaliar programas implementados;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • prestar consultoria;
    • prestar auditoria;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • evidenciar acessibilidade;
    • elaborar relatórios;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • nomear ouvidores;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • promover atividades científicas;
    • participar em conselhos;
    • definir estratégias de avaliação;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • produzir material técnico-científico;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • implementar programas de saúde;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • elaborar plano estratégico;
    • levantar custo por departamento;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • contornar situações adversas;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • demonstrar iniciativa;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • demonstrar empatia;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;


    Setores que mais contratam Gerente de apoio e diagnóstico de saúde no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Planos de saúde
    • Administração pública em geral
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividades de atenção ambulatorial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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