Salário para o cargo de Diretor clínico
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor clínico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor clínico

Um Diretor clínico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.955,98 e R$ 42.480,98, com a média salarial de R$ 15.390,53 e o salário mediana em R$ 10.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor clínico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 15.390,53 184.686,31 3.847,63 79,51
1º Quartil 4.955,98 59.471,70 1.238,99 25,60
Salário Mediana 10.000,00 120.000,00 2.500,00 51,66
3º Quartil 32.397,81 388.773,69 8.099,45 167,37
Teto Salarial 42.480,98 509.771,72 10.620,24 219,46


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.516 - 62.924 25.827,70 4.515,92 24.984,00 51.950,28 62.923,74
Rio de Janeiro - RJ 3.171 - 33.350 9.856,64 3.171,00 3.236,00 27.534,08 33.350,10
Curitiba - PR 3.168 - 44.000 18.135,82 3.167,57 13.658,00 36.326,95 44.000,29
Limeira - SP 3.657 - 10.202 5.429,80 3.657,14 4.600,00 8.423,14 10.202,36
São Luís - MA 6.898 - 9.690 7.733,93 6.897,71 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Fortaleza - CE 9.233 - 74.878 31.517,74 9.232,50 32.550,50 61.820,00 74.878,24
Goiânia - GO 7.568 - 40.544 22.104,49 7.567,80 23.557,00 33.473,00 40.543,50
Recife - PE 6.507 - 33.694 15.796,68 6.507,00 15.072,00 27.817,60 33.693,51
Salvador - BA 1.870 - 38.841 12.935,84 1.870,00 8.500,00 32.067,50 38.841,12
Brasília - DF 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Ribeirão Preto - SP 2.594 - 48.449 16.900,20 2.593,75 4.758,50 40.000,00 48.449,20
Belo Horizonte - MG 2.083 - 54.573 16.427,21 2.082,67 8.500,00 45.055,67 54.572,78
Saquarema - RJ 9.730 - 30.281 16.276,46 9.730,00 12.857,00 25.000,00 30.280,75
Canoas - RS 13.699 - 29.070 18.468,23 13.699,00 15.000,00 24.000,00 29.069,52
Maringá - PR 2.525 - 27.253 7.806,13 2.524,53 3.000,00 22.500,00 27.252,68
Toledo - PR 1.721 - 2.085 1.721,00 1.721,00 1.721,00 1.721,00 2.084,53
São Luís de Montes Belos - GO 8.172 - 21.184 11.722,30 8.171,50 10.000,00 17.490,00 21.184,41
Bofete - SP 2.521 - 6.682 3.795,50 2.521,31 3.583,91 5.517,03 6.682,39
João Pessoa - PB 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Anápolis - GO 11.000 - 21.677 14.777,75 11.000,00 15.107,00 17.897,00 21.677,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.600 - 55.040 20.338,98 3.599,68 16.028,50 45.441,41 55.040,00
Rio de Janeiro 3.074 - 36.438 11.961,19 3.074,41 6.040,00 30.083,40 36.437,91
Goiás 4.931 - 34.328 15.013,32 4.931,11 14.134,00 28.341,32 34.327,86
Minas Gerais 2.961 - 34.606 11.698,74 2.961,06 7.373,00 28.570,59 34.605,55
Paraná 1.757 - 35.354 11.552,14 1.756,79 6.295,00 29.188,48 35.353,96
Ceará 7.224 - 65.430 23.612,67 7.223,80 12.000,00 54.019,68 65.430,26
Pernambuco 4.493 - 27.169 12.569,74 4.492,60 10.852,00 22.431,26 27.169,41
Bahia 2.789 - 29.613 11.236,49 2.788,89 9.000,00 24.449,00 29.613,36
Rio Grande do Sul 4.794 - 51.834 19.647,61 4.794,00 15.000,00 42.794,56 51.834,05
Maranhão 6.536 - 9.690 7.655,41 6.535,50 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Santa Catarina 2.612 - 34.287 11.028,32 2.611,50 6.588,00 28.307,75 34.287,20
Distrito Federal 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Espírito Santo 2.167 - 21.662 8.979,93 2.166,67 6.500,00 17.884,33 21.662,04
Pará 1.700 - 23.013 9.964,00 1.700,00 11.250,00 19.000,00 23.013,37
Mato Grosso 3.273 - 21.472 7.664,68 3.273,00 4.750,00 17.727,27 21.471,80
Mato Grosso do Sul 2.352 - 15.913 7.535,60 2.352,00 7.139,50 13.137,50 15.912,53
Paraíba 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Alagoas 3.563 - 10.735 6.356,50 3.563,00 7.000,00 8.863,00 10.735,13
Rondônia 1.910 - 6.056 2.830,20 1.910,00 2.500,00 5.000,00 6.056,15


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor clínico

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • coordenar ações de saúde;
  • avaliar ações de saúde;
  • gerenciar recursos humanos;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • planejar ações de saúde;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos financeiros;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;

  • Atividades

    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • implementar programas de saúde;
    • planejar ações de sensibilização;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • definir investimentos e custeio;
    • elaborar plano estratégico;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • levantar custo por departamento;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • propor auditorias;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • realizar pesquisas;
    • produzir material técnico-científico;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • implementar ações de sensibilização;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • evidenciar acessibilidade;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • elaborar relatórios;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • definir instruções de serviços internos;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • planejar ações de capacitação;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • liderar pessoas;
    • demonstrar criatividade;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • prestar assessoria;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • promover atividades científicas;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • avaliar programas implementados;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • nomear ouvidores;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • contratar auditorias;
    • avaliar resultados financeiros;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • planejar ações de educação permanente;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • aprovar contratações e demissões;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • participar em conselhos;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • delegar funções;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • realizar convênios e parcerias;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • demonstrar iniciativa;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • participar de conferência de saúde;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • contornar situações adversas;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • viabilizar captação de recursos;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • prestar auditoria;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • calcular custo de tratamentos;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • definir estratégias de avaliação;
    • analisar indicadores de saúde;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • prestar consultoria;
    • demonstrar empatia;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;


    Setores que mais contratam Diretor clínico no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Planos de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Administração pública em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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