Salário para o cargo de Chefe de serviços de saúde
CBO 1312-10 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Chefe de serviços de saúde - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Chefe de serviços de saúde

Um Chefe de serviços de saúde trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.064,31 e R$ 19.616,37, com a média salarial de R$ 6.812,93 e o salário mediana em R$ 4.798,44 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de serviços de saúde

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.812,93 81.755,12 1.703,23 33,63
1º Quartil 2.064,31 24.771,73 516,08 10,19
Salário Mediana 4.798,44 57.581,28 1.199,61 23,69
3º Quartil 14.960,28 179.523,36 3.740,07 73,85
Teto Salarial 19.616,37 235.396,42 4.904,09 96,84


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.525 - 28.528 11.468,59 3.525,02 9.293,35 23.553,32 28.528,49
Rio de Janeiro - RJ 3.383 - 18.201 7.792,67 3.382,54 6.500,00 15.027,14 18.201,33
Porto Alegre - RS 2.919 - 18.103 8.335,69 2.918,87 8.181,50 14.945,90 18.102,92
Belo Horizonte - MG 2.012 - 11.907 4.900,54 2.011,67 3.686,07 9.830,32 11.906,78
Cotia - SP 3.224 - 9.162 4.291,77 3.223,86 3.235,27 7.564,57 9.162,44
Salvador - BA 2.642 - 13.483 6.122,21 2.641,58 4.933,81 11.131,94 13.483,34
Fortaleza - CE 3.156 - 14.383 6.325,25 3.155,68 5.000,00 11.874,69 14.382,98
Brasília - DF 2.405 - 18.677 7.113,34 2.404,51 5.000,00 15.420,00 18.677,17
Recife - PE 2.096 - 14.777 6.077,18 2.095,78 4.989,49 12.199,96 14.776,96
Goiânia - GO 1.965 - 10.216 4.630,99 1.964,88 4.000,00 8.434,61 10.216,25
Sorocaba - SP 2.215 - 12.639 4.634,55 2.214,67 2.500,00 10.435,12 12.639,33
Curitiba - PR 2.150 - 17.367 5.995,01 2.149,55 3.303,70 14.338,48 17.367,20
João Monlevade - MG 1.729 - 2.282 1.767,15 1.729,25 1.729,25 1.883,99 2.281,95
Barueri - SP 3.249 - 14.794 6.883,15 3.249,50 6.200,00 12.213,62 14.793,50
São José dos Campos - SP 2.453 - 9.957 4.962,27 2.452,64 4.500,00 8.220,95 9.957,46
Ubaíra - BA 3.880 - 9.690 5.750,91 3.880,32 5.000,00 8.000,00 9.689,84
Vitoria - ES 2.819 - 15.305 6.187,37 2.819,01 5.000,00 12.636,15 15.305,29
São Bernardo do Campo - SP 3.478 - 21.047 8.862,56 3.478,47 8.240,67 17.376,68 21.047,15
São Luís - MA 1.738 - 10.724 4.198,80 1.738,00 3.045,23 8.853,80 10.723,99
Dourados - MS 1.401 - 10.417 4.982,75 1.400,57 3.200,00 8.600,00 10.416,58


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.500 - 23.464 8.680,23 2.500,00 6.057,69 19.372,03 23.463,99
Rio de Janeiro 3.073 - 16.833 7.189,52 3.073,44 6.083,92 13.897,72 16.833,33
Minas Gerais 1.625 - 10.876 4.286,07 1.625,14 3.361,68 8.979,11 10.875,76
Rio Grande do Sul 2.219 - 16.028 6.746,04 2.219,49 5.228,88 13.233,03 16.028,24
Bahia 1.935 - 11.155 5.048,49 1.934,84 4.436,78 9.209,48 11.154,80
Paraná 1.672 - 14.311 5.063,37 1.671,78 3.120,00 11.815,31 14.311,05
Pernambuco 1.174 - 12.538 4.463,29 1.173,94 2.621,53 10.351,72 12.538,31
Ceará 2.175 - 13.409 5.679,40 2.174,55 4.224,03 11.070,19 13.408,54
Goiás 1.887 - 8.963 4.235,25 1.887,36 3.599,70 7.400,00 8.963,11
Santa Catarina 1.696 - 10.190 4.274,40 1.696,18 3.500,00 8.412,55 10.189,54
Distrito Federal 2.405 - 18.677 7.113,34 2.404,51 5.000,00 15.420,00 18.677,17
Espírito Santo 1.923 - 12.853 5.347,01 1.923,20 4.159,42 10.611,57 12.853,05
Mato Grosso do Sul 1.664 - 11.125 4.686,21 1.664,25 3.259,00 9.184,80 11.124,90
Pará 1.702 - 12.243 4.933,22 1.701,58 3.548,90 10.107,74 12.242,80
Maranhão 1.718 - 9.662 4.035,01 1.717,84 3.045,23 7.976,84 9.661,79
Alagoas 1.090 - 9.712 4.523,75 1.089,59 5.000,00 8.018,01 9.711,65
Mato Grosso 1.939 - 8.500 3.796,63 1.938,56 3.090,00 7.017,56 8.499,87
Sergipe 2.168 - 11.096 4.453,73 2.167,86 3.185,47 9.161,01 11.096,10
Amazonas 1.560 - 17.784 6.936,90 1.560,00 5.205,14 14.682,93 17.784,41
Paraíba 1.518 - 11.723 4.422,78 1.518,37 3.020,00 9.678,23 11.722,56
Tocantins 1.679 - 10.503 4.035,92 1.679,03 2.616,48 8.671,72 10.503,44
Rio Grande do Norte 2.847 - 11.701 6.419,01 2.846,67 7.250,88 9.660,02 11.700,50
Roraima 2.126 - 13.739 7.075,67 2.126,00 7.315,00 11.343,33 13.739,39
Piauí 2.028 - 10.538 4.699,22 2.028,20 3.403,79 8.700,00 10.537,70
Rondônia 1.689 - 12.261 4.355,06 1.689,00 3.000,00 10.122,95 12.261,22
Acre 2.000 - 12.718 6.135,20 2.000,00 4.180,00 10.500,00 12.717,92


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Chefe de serviços de saúde

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • gerenciar recursos humanos;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • coordenar ações de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • administrar recursos financeiros;
  • avaliar ações de saúde;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar ações de saúde;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • realizar convênios e parcerias;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • levantar custo por departamento;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • definir instruções de serviços internos;
    • implementar programas de saúde;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • analisar indicadores de saúde;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • avaliar programas implementados;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • viabilizar captação de recursos;
    • participar em conselhos;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • realizar pesquisas;
    • produzir material técnico-científico;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • calcular custo de tratamentos;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • planejar ações de educação permanente;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • contratar auditorias;
    • prestar consultoria;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • elaborar relatórios;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • promover atividades científicas;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • planejar ações de capacitação;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • planejar ações de sensibilização;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • participar de conferência de saúde;
    • delegar funções;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • definir estratégias de avaliação;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • nomear ouvidores;
    • implementar ações de sensibilização;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • prestar assessoria;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • demonstrar empatia;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • prestar auditoria;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • liderar pessoas;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • evidenciar acessibilidade;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • demonstrar criatividade;
    • contornar situações adversas;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • demonstrar iniciativa;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • elaborar plano estratégico;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • definir investimentos e custeio;
    • aprovar contratações e demissões;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • propor auditorias;
    • avaliar resultados financeiros;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;


    Setores que mais contratam Chefe de serviços de saúde no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Planos de saúde
    • Administração pública em geral
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividades de atenção ambulatorial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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