Salário para o cargo de Chefe de serviços de saúde
CBO 1312-10 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Chefe de serviços de saúde - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Chefe de serviços de saúde

Um Chefe de serviços de saúde trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.064,31 e R$ 19.616,37, com a média salarial de R$ 6.812,93 e o salário mediana em R$ 4.798,44 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de serviços de saúde

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.812,93 81.755,12 1.703,23 33,63
1º Quartil 2.064,31 24.771,73 516,08 10,19
Salário Mediana 4.798,44 57.581,28 1.199,61 23,69
3º Quartil 14.960,28 179.523,36 3.740,07 73,85
Teto Salarial 19.616,37 235.396,42 4.904,09 96,84


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.525 - 28.528 11.468,59 3.525,02 9.293,35 23.553,32 28.528,49
Rio de Janeiro - RJ 3.383 - 18.201 7.792,67 3.382,54 6.500,00 15.027,14 18.201,33
Porto Alegre - RS 2.919 - 18.103 8.335,69 2.918,87 8.181,50 14.945,90 18.102,92
Belo Horizonte - MG 2.012 - 11.907 4.900,54 2.011,67 3.686,07 9.830,32 11.906,78
Cotia - SP 3.224 - 9.162 4.291,77 3.223,86 3.235,27 7.564,57 9.162,44
Salvador - BA 2.642 - 13.483 6.122,21 2.641,58 4.933,81 11.131,94 13.483,34
Fortaleza - CE 3.156 - 14.383 6.325,25 3.155,68 5.000,00 11.874,69 14.382,98
Brasília - DF 2.405 - 18.677 7.113,34 2.404,51 5.000,00 15.420,00 18.677,17
Recife - PE 2.096 - 14.777 6.077,18 2.095,78 4.989,49 12.199,96 14.776,96
Goiânia - GO 1.965 - 10.216 4.630,99 1.964,88 4.000,00 8.434,61 10.216,25
Sorocaba - SP 2.215 - 12.639 4.634,55 2.214,67 2.500,00 10.435,12 12.639,33
Curitiba - PR 2.150 - 17.367 5.995,01 2.149,55 3.303,70 14.338,48 17.367,20
João Monlevade - MG 1.729 - 2.282 1.767,15 1.729,25 1.729,25 1.883,99 2.281,95
Barueri - SP 3.249 - 14.794 6.883,15 3.249,50 6.200,00 12.213,62 14.793,50
São José dos Campos - SP 2.453 - 9.957 4.962,27 2.452,64 4.500,00 8.220,95 9.957,46
Ubaíra - BA 3.880 - 9.690 5.750,91 3.880,32 5.000,00 8.000,00 9.689,84
Vitoria - ES 2.819 - 15.305 6.187,37 2.819,01 5.000,00 12.636,15 15.305,29
São Bernardo do Campo - SP 3.478 - 21.047 8.862,56 3.478,47 8.240,67 17.376,68 21.047,15
São Luís - MA 1.738 - 10.724 4.198,80 1.738,00 3.045,23 8.853,80 10.723,99
Dourados - MS 1.401 - 10.417 4.982,75 1.400,57 3.200,00 8.600,00 10.416,58


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.500 - 23.464 8.680,23 2.500,00 6.057,69 19.372,03 23.463,99
Rio de Janeiro 3.073 - 16.833 7.189,52 3.073,44 6.083,92 13.897,72 16.833,33
Minas Gerais 1.625 - 10.876 4.286,07 1.625,14 3.361,68 8.979,11 10.875,76
Rio Grande do Sul 2.219 - 16.028 6.746,04 2.219,49 5.228,88 13.233,03 16.028,24
Bahia 1.935 - 11.155 5.048,49 1.934,84 4.436,78 9.209,48 11.154,80
Paraná 1.672 - 14.311 5.063,37 1.671,78 3.120,00 11.815,31 14.311,05
Pernambuco 1.174 - 12.538 4.463,29 1.173,94 2.621,53 10.351,72 12.538,31
Ceará 2.175 - 13.409 5.679,40 2.174,55 4.224,03 11.070,19 13.408,54
Goiás 1.887 - 8.963 4.235,25 1.887,36 3.599,70 7.400,00 8.963,11
Santa Catarina 1.696 - 10.190 4.274,40 1.696,18 3.500,00 8.412,55 10.189,54
Distrito Federal 2.405 - 18.677 7.113,34 2.404,51 5.000,00 15.420,00 18.677,17
Espírito Santo 1.923 - 12.853 5.347,01 1.923,20 4.159,42 10.611,57 12.853,05
Mato Grosso do Sul 1.664 - 11.125 4.686,21 1.664,25 3.259,00 9.184,80 11.124,90
Pará 1.702 - 12.243 4.933,22 1.701,58 3.548,90 10.107,74 12.242,80
Maranhão 1.718 - 9.662 4.035,01 1.717,84 3.045,23 7.976,84 9.661,79
Alagoas 1.090 - 9.712 4.523,75 1.089,59 5.000,00 8.018,01 9.711,65
Mato Grosso 1.939 - 8.500 3.796,63 1.938,56 3.090,00 7.017,56 8.499,87
Sergipe 2.168 - 11.096 4.453,73 2.167,86 3.185,47 9.161,01 11.096,10
Amazonas 1.560 - 17.784 6.936,90 1.560,00 5.205,14 14.682,93 17.784,41
Paraíba 1.518 - 11.723 4.422,78 1.518,37 3.020,00 9.678,23 11.722,56
Tocantins 1.679 - 10.503 4.035,92 1.679,03 2.616,48 8.671,72 10.503,44
Rio Grande do Norte 2.847 - 11.701 6.419,01 2.846,67 7.250,88 9.660,02 11.700,50
Roraima 2.126 - 13.739 7.075,67 2.126,00 7.315,00 11.343,33 13.739,39
Piauí 2.028 - 10.538 4.699,22 2.028,20 3.403,79 8.700,00 10.537,70
Rondônia 1.689 - 12.261 4.355,06 1.689,00 3.000,00 10.122,95 12.261,22
Acre 2.000 - 12.718 6.135,20 2.000,00 4.180,00 10.500,00 12.717,92


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Chefe de serviços de saúde

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • planejar ações de saúde;
  • coordenar ações de saúde;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • administrar recursos financeiros;
  • avaliar ações de saúde;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar recursos humanos;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;

  • Atividades

    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • produzir material técnico-científico;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • planejar ações de educação permanente;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • implementar programas de saúde;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • prestar consultoria;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • definir instruções de serviços internos;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • prestar assessoria;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • liderar pessoas;
    • planejar ações de sensibilização;
    • planejar ações de capacitação;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • participar de conferência de saúde;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • demonstrar empatia;
    • analisar indicadores de saúde;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • definir estratégias de avaliação;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • realizar convênios e parcerias;
    • contornar situações adversas;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • demonstrar iniciativa;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • definir investimentos e custeio;
    • avaliar programas implementados;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • evidenciar acessibilidade;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • delegar funções;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • realizar pesquisas;
    • contratar auditorias;
    • elaborar plano estratégico;
    • nomear ouvidores;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • avaliar resultados financeiros;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • prestar auditoria;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • promover atividades científicas;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • elaborar relatórios;
    • levantar custo por departamento;
    • aprovar contratações e demissões;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • propor auditorias;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • implementar ações de sensibilização;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • demonstrar criatividade;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • participar em conselhos;
    • calcular custo de tratamentos;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • viabilizar captação de recursos;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • demonstrar capacidade de escuta;


    Setores que mais contratam Chefe de serviços de saúde no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Planos de saúde
    • Administração pública em geral
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividades de atenção ambulatorial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Orientador sócio educativo
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Orientador sócio educativo

    Salário para o cargo de Educador social de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social de rua